|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Métodos de obtenção, cultivo e utilização de células tronco. Métodos de terapia gênica em oncologia e doenças crônico-degenerativas. Métodos de produção de reagentes biológicos por engenharia genética. Métodos empregados em reprodução assistida. Métodos empregados em epidemiologia molecular. Métodos empregados nos estudos genômicos e pós-genômicos.
JUSTIFICATIVA
Esse componente curricular, possibilita ao discente do curso de Biomedicina aprimorar seus conhecimentos e discutir a aplicação de tecnologias de ponta na pesquisa, diagnósticos e desenvolvimento de novas estratégias em saúde. Por meio de palestras e rodas de conversas professores e profissionais da área biomédica fazem uma interface entre a área acadêmica o campo de atuação do biomédico no mercado profissional.
OBJETIVO
Esta disciplina visa discutir com os alunos os temas que estão sendo investigados atualmente no campo biomédico, bem como os métodos e técnicas que são empregados, e que se constituem estado da arte nestes estudos, demonstrando nitidamente suas perspectivas em termos de contemporaneidade.
|
|
PROGRAMA
1. Obtenção, cultivo e utilização de células tronco.
2. Terapia gênica em oncologia e doenças crônico-degenerativas.
3. Estratégias de produção de reagentes biológicos por engenharia genética.
4. Métodos empregados em reprodução assistida.
5. Estratégias em epidemiologia molecular.
6. Utilização das informações obtidas nos estudos genômicos e pós-genômicos
7. Métodos de caracterização estrutural de biomoléculas.
8. Perspectivas da utilização da nanotecnologia em Biomedicina.
METODOLOGIA
*Atividades síncronas: 15 horas Aulas Síncronas: 2 aulas semanais Horários: Quarta-feira: 14h - 15h; Quinta-feira: 9h - 10h Plataformas de TI/softwares que serão utilizados: Moodle/UFU; Microsoft Teams; Google Meet Atividades: Palestras e apresentações virtuais, com acesso simultâneo de professor, discentes e palestrantes convidados. *Atividades assíncronas: 75 horas Aulas Assíncronas: 10 aulas semanais Plataformas de TI/softwares que serão utilizados: Moodle/UFU Endereço de web de localização dos arquivos: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=5873 Horário de orientação: Quarta-feira: 9h - 12h e 15h - 17h; Quinta-feira: 10h - 12h e 14h - 17h |
Cronograma
Data |
Aulas |
Tipo |
Descrição |
Local/Mediador |
22/10 |
1 |
Síncrona |
Apresentação - Professoras da disciplina |
Moodle/Docentes |
5 |
Assíncrona |
Atividades sobre Biofísica (Ensino/Pesquisa/Extensão) |
Moodle/Docentes |
|
28/10 |
1 |
Síncrona |
Palestra 1: CEUA-UFU |
Moodle/Carla |
5 |
Assíncrona |
Atividades virtuais de preparação, participação e produção |
Moodle/Carla |
|
29/10 |
1 |
Síncrona |
Fórum de discussão 1: Métodos de caracterização de biomoléculas |
Moodle/Carla |
5 |
Assíncrona |
Atividades virtuais de preparação, participação e produção |
Moodle/Carla |
|
04/11 |
1 |
Síncrona |
Palestra 2: Engenharia Genética |
Moodle/Carla |
5 |
Assíncrona |
Atividades virtuais de preparação, participação e produção |
Moodle/Carla |
|
05/11 |
1 |
Síncrona |
Fórum de discussão 2: Estratégias em engenharia genética |
Moodle/Carla |
5 |
Assíncrona |
Atividades virtuais de preparação, participação e produção |
Moodle/Carla |
|
11/11 |
1 |
Síncrona |
Palestra 3: Biomedicina estética |
Meet/Elisângela |
5 |
Assíncrona |
Atividades virtuais de preparação, participação e produção |
Moodle/Elisângela |
|
12/11 |
1 |
Síncrona |
Fórum de discussão 3: Reprodução assistida |
Meet/Elisângela |
5 |
Assíncrona |
Atividades virtuais de preparação, participação e produção |
Moodle/Elisângela |
|
18/11 |
1 |
Síncrona |
Palestra 4: Nanotecnologia |
Meet/Elisângela |
5 |
Assíncrona |
Atividades virtuais de preparação, participação e produção |
Moodle/Elisângela |
|
19/11 |
1 |
Síncrona |
Fórum de discussão 4: Perspectivas em nanotecnologia |
Meet/Elisângela |
5 |
Assíncrona |
Atividades virtuais de preparação, participação e produção |
Moodle/Elisângela |
|
25/11 |
1 |
Síncrona |
Palestra 5: Coronavírus |
Meet/Valeska |
5 |
Assíncrona |
Atividades virtuais de preparação, participação e produção |
Moodle/Valeska |
|
26/11 |
1 |
Síncrona |
Fórum de discussão 5: Mostra de Biofísica |
Meet/Valeska |
5 |
Assíncrona |
Mostra de Biofísica |
Evento/Valeska |
|
02/12 |
1 |
Síncrona |
Palestra 6: Epidemiologia molecular |
Meet/Valeska |
5 |
Assíncrona |
Atividades virtuais de preparação, participação e produção |
Moodle/Valeska |
|
03/12 |
1 |
Síncrona |
Fórum de discussão 6: Estratégias em epidemiologia molecular |
Meet/Valeska |
5 |
Assíncrona |
Atividades virtuais de preparação, participação e produção |
Moodle/Valeska |
|
09/12 |
1 |
Síncrona |
Palestra 7: Células tronco |
Teams/Marina |
5 |
Assíncrona |
Atividades virtuais de preparação, participação e produção |
Moodle/Marina |
|
10/12 |
1 |
Síncrona |
Fórum de discussão 7: Obtenção, cultivo e utilização de células tronco |
Teams/Marina |
5 |
Assíncrona |
Atividades virtuais de preparação, participação e produção |
Moodle/Marina |
|
16/12 |
1 |
Síncrona |
Palestra 8: Terapia gênica |
Teams/Marina |
5 |
Assíncrona |
Atividades virtuais de preparação, participação e produção |
Moodle/Marina |
|
17/12 |
1 |
Síncrona |
Fórum de discussão 8: Aplicações de terapia gênica |
Teams/Marina |
5 |
Assíncrona |
Atividades virtuais de preparação, participação e produção |
Moodle/Marina |
AVALIAÇÃO
Atividades síncronas: 25% - Análise da assiduidade e pontualidade, via relatório de acesso e permanência na plataforma virtual durante as palestras e os fóruns de discussão Atividades assíncronas: 75% - Análise do acesso, desenvolvimento e conclusão das atividades virtuais no período programado, conforme os critérios abaixo: 1. Atividades de preparação (10%): leitura prévia de textos disponibilizados pelo mediador antes das atividades síncronas 2. Atividades de participação (15%): análise da quantidade e qualidade das postagens de comentários e/ou perguntas sobre os temas das palestras e das postagens no fórum de discussões sobre os temas das rodas de conversas Atividades de produção (50%): elaboração de resenhas sobre os temas das atividades síncronas |
BIBLIOGRAFIA
Básica
Science. American Association for the Advancement of Science (AAAS).
Nature. Nature Publishing Group.
Cell. Cell Press.
Complementar
Annual Review of Genetics. Wilson Scientific
Brazilian Journal of Genetics. SciELO Scientific Electronic Library Online
BMC Cell Biology. BioMed Central.
Nature Biotecnology. Nature Publishing Group.
PNAS. Proceedings of the National Academy of Sciences of USA. National Academy of Sciences of USA.
* Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas: Base de dados eBook Academic Collection (EBSCOhost) disponibilizada pelo Sistema de Bibliotecas (SISBI-UFU) através da EBSCO Discovery Service (EDS), disponível em: https://widgets.ebscohost.com/prod/customerspecific/s5277907/searchbox/ |
Portal de periódicos Capes, acesso remoto via CAFe, disponível em: https://www.bibliotecas.ufu.br/servicos/acesso-remoto-portal-capes-cafe
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Elisângela Rosa da Silva, Coordenador(a), em 16/09/2020, às 20:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2259625 e o código CRC 547568EB. |
Referência: Processo nº 23117.051578/2020-74 | SEI nº 2259625 |