|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Desenvolvimento experimental e aplicações à engenharia elétrica de circuitos elétricos.
JUSTIFICATIVA
Conforme o novo Projeto Pedagógico do Curso de Graduação, vigente a partir de 2020/2, a componente curricular Experimental de Circuitos Elétricos II pertence ao conteúdo nomeado como Circuitos Elétricos e Segurança e Prevenção de Acidentes, estabelecido por diretrizes curriculares, tendo a disciplina de Circuitos Elétricos II como correquisito. Com ela, espera-se formar um profissional com embasamento técnico e crítico na área de sistemas de energia elétrica, automação, controle, telecomunicações, eletrônica e biomédica.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Esta disciplina tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais sobre a prática de circuitos elétricos, operando com segurança os equipamentos existentes no laboratório de ensino. |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante deverá ter desenvolvido ou aprimorado competências e habilidades para: 1. Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos e instrumentais na formulação, solução e análise de circuitos elétricos; |
|
PROGRAMA
1. Segurança em eletricidade
1.1. Vestuário e acessórios adequados em práticas de laboratório
1.2. Boas práticas na utilização de equipamentos
1.3. Cuidados e procedimentos para práticas com equipamentos energizados
2. Revisão sobre circuitos de corrente alternada
3. Circuitos magneticamente acoplados
4. Circuitos polifásicos equilibrados
5. Circuitos polifásicos desequilibrados
6. Componentes simétricas
7. Transformada de Laplace e aplicações em circuitos elétricos
8. Ondas não-senoidais
9. Análise de circuitos ressonantes
METODOLOGIA
1º. As aulas práticas serão ministradas em laboratório apropriado e os discentes além da montagem do experimento vão usar simuladores computacionais. Inicialmente uma aula expositiva será feita com o auxilio de recursos audiovisuais (datashow). Os discentes deverão desenvolver trabalhos assíncronos perfazendo um total de 4 aulas. O cronograma do conteúdo segue abaixo:
Cronograma de conteúdo para 2021/2
# |
Data |
Aulas Práticas |
Conteúdo |
1 |
03/05/2022 |
turmas a/b/c |
Conteúdo Programático. Critérios de Avaliação. Segurança em Eletricidade.
|
2 |
10/05/2022 |
turmas a/b/c |
Tensões, Corrente e Potência em Circuito Série, Fator de Potência e Corrente Alternada Senoidal.
|
3 |
17/05/2022 |
turmas a/b/c |
Circuitos Magneticamente Acoplados. Polaridade. Indutância Mútua.
|
4 |
24/052022 |
turmas a/b/c |
- Circuitos trifásicos equilibrados (carga configurada em estrela).
|
5 |
31/05/2022 |
turmas a/b/c |
- Circuitos trifásicos equilibrados (carga configurada em delta).
|
6 |
07/06/2022 |
turmas a/b/c |
- Circuitos trifásicos desequilibrados. Relações de tensões e correntes com e sem o neutro
|
7 |
14/06/2022 |
turmas a/b/c |
- Circuitos trifásicos desequilibrados. Medida de potência e sequência de fases |
8 |
21/06/22 |
turmas a/b/c |
1ª prova de laboratório/ trabalho a ser entregue
|
9 |
28/06/2022 |
turmas a/b/c |
Componentes simétricas
|
10 |
05/07/2022 |
turmas a/b/c |
- Ondas não senoidais: retificação de onda completa usando diodos.
|
11 |
12/07/2022 |
turmas a/b/c |
- Ondas não senoidais: retificação de meia onda usando diodos.
|
12 |
19/07/2022 |
turmas a/b/c |
Ressonância RLC (Parâmetros).
|
13 |
26/07/2022 |
turmas a/b/c |
Ressonância RLC (Frequência).
|
14 |
02/08/2022 |
turmas a/b/c |
- Filtros Passivos.
|
15 |
09/082022 |
turmas a/b/c |
2ª prova de laboratório/trabalho a ser entregue. |
AVALIAÇÃO
Os discentes farão duas provas individuais , objetivas, sem consulta, envolvendo o conteúdo estudado, no valor de 30 pontos cada uma. Ao final do curso farão uma prova prática em grupo valendo 20 pontos. Os relatórios das aulas práticas terão média de 20 pontos, perfazendo um total de cem pontos. Uma prova substitutiva será aplicada aos discentes que não obtiverem a nota mínima.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALEXANDER, Charles K. Fundamentos de circuitos elétricos. São Paulo: AMGH, 2013.
BOYLESTAD, Robert L. Introdução à análise de circuitos. 12. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
EDMINISTER, Joseph A. Circuitos elétricos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.
IRWIN, J. David. Análise de circuitos em engenharia. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
Complementar
HAYT, William Hart. Análise de circuitos em engenharia. 8. ed. São Paulo: AMGH, 2014.
JOHNSON, David E. Fundamentos de análise de circuitos elétricos. 4. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Cienơficos, 1994.
KERCHNER, Russell M. Circuitos de corrente alternada. Porto Alegre: Globo, 1968.
NILSSON, James William. Circuitos elétricos. 8. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
OLIVEIRA, Carlos César Barioni de. Introdução a sistemas elétricos de potência: componentes simétricas. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: E. Blucher, 2000.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Aidson Antonio de Paula, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/04/2022, às 17:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3523265 e o código CRC ACDC437A. |
Referência: Processo nº 23117.018223/2022-35 | SEI nº 3523265 |