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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARA GEOCIÊNCIAS |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA |
SIGLA: IGUFU |
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CH TOTAL TEÓRICA: 15 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 45 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Familiarizar o aluno com a elaboração de códigos dedicados à visualização e manipulação de dados de forma que, ao final do curso, o mesmo esteja apto a empregar a programação como ferramenta na abordagem de problemas específicos. Fornecer os conhecimentos básicos necessários para que o aluno possa aprofundar-se no tema e desenvolver códigos adequados às suas necessidades profissionais e acadêmicas.
Ementa
Aspectos básicos de uma linguagem de programação. Automatização de tarefas. Manipulação de arquivos. Organização e manipulação de dados. Visualização de gráficos e mapas.
PROGRAMA
1. Tipos de dados; Variáveis numéricas e variáveis de texto;
2. Entrada e saída de informações;
3. Operadores matemáticos e operadores lógicos;
4. Vetores e Matrizes;
5. Funções;
6. Leitura e Escrita de arquivos de dados;
7. Organização de dados;
8. Elaboração de gráficos para análise de dados;
9. Elaboração de mapas para análise de dados;
10. Manipulação de dados através de ferramentas matemáticas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1. LANGTANGEN, H. P. Python scripting for computational science. Berlin: Springer, 2004. DOI: https://doi-org.ez34.periodicos.capes.gov.br/10.1007/978-3-662-05450-5. Disponível em: https://link-springer-com.ez34.periodicos.capes.gov.br/book/10.1007%2F978-3-662-05450-5#about. Acesso em: 15 out. 2020.
2. M. LUTZ, D. ASCHER. Aprendendo Python. Tradução de João Tortello. Porto Alegre: Bookman, 2007.
3. LINGE, S.; LANGTANGEN, H. P. Programming for computations: Python. Heidelberg: Springer International Publishing, 2016. DOI: 10.1007/978-3-030-16877-3. Disponível em: https://www.doabooks.org/doab?frbrVersion=2&func=search&query=rid:43782. Acesso em: 15 out. 2020.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1. BOOCH, G. Object-oriented analysis and design with applications. 3. ed. Upper Saddle River: Addison-Wesley, 2007.
2. CORMEN, T. H. et al. Algoritmos: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2012.
3. HUNT, A.; THOMAS, D. O programador pragmático: de aprendiz a mestre. Porto Alegre: Bookman, 2010.
4. SEBESTA, R. W. Conceitos de linguagens de programação. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
5. LOPES, A.; GARCIA, G. Introdução à programação: 500 algoritmos resolvidos. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
aprovação
Filipe Goulart Lima Coordenador do Curso de Graduação em Geologia |
Roberto Rosa Diretor do Instituto de Geografia |
Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Coordenador(a), em 16/04/2021, às 10:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por William Rodrigues Ferreira, Diretor(a) substituto(a), em 30/04/2021, às 11:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2578102 e o código CRC 9076C325. |
Referência: Processo nº 23117.009788/2021-41 | SEI nº 2578102 |