UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Odontologia

Av. Pará, 1720, Bloco 4L - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320
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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

UNIDADE DE ODONTOLOGIA GERIÁTRICA – UOG

Unidade Ofertante:

Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU) – Área de Prótese Removível e Materiais Odontológicos (apror@foufu.ufu.br)

Código:

GOG042

Período/Série:

Turma:

Unica

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Professores Coordenadores da Disciplina:

Luiz Carlos Gonçalves (FOUFU)

Professores que ministrarão a Disciplina:

Andréa Gomes de Oliveira (FOUFU);

Luiz Carlos Gonçalves (FOUFU);

Denise Stefanoni Combinato (IPUFU);

Paulo Rogério de Faria (FOUFU);

Roberto Bernardino Junior (ICBIM);

Saadallah A Fakhouri (FAMED);

Tânia Freitas Borges (ESTES)

Ano/Semestre:

2024/2023.2

Observações:

Orientações das resoluções: Nº 73 CONGRAD, de 17 de outubro de 2022; Nº 118 CONGRAD, de 10 de novembro de 2023 e COLCOCOD Nº 1, de 25 de agosto de 2022 (Avaliação de Recuperação).

 

EMENTA

§ Processo de envelhecimento e suas implicações físicas e psicológicas.

§ As alterações patológicas prevalentes no idoso.

§ A necessidade de cuidados odontológicos específicos.

§ Lei 10741 (estatuto do idoso).

§ Peculiaridades da atuação em equipes multidisciplinares de atenção à saúde do idoso.

JUSTIFICATIVA

A expectativa de vida da população brasileira vem crescendo exponencialmente. Isso se deve a redução da taxa de natalidade e taxa de mortalidade, o que nos leva a um grande aumento da população idosa no Brasil. De acordo com projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que no Brasil no período de 1950-2025 o número de idosos, acima de 60 anos, irá aumentar 15 vezes enquanto a população jovem apenas 5 vezes, sendo um número aproximado de 42 milhões de idosos até 2030. Ou seja, o mundo está envelhecendo e nesse processo, o corpo humano, funciona ininterruptamente, e necessita que todo o mecanismo psicomotor, envolvido em nossas atividades diária de vida, esteja em completo equilíbrio homeostático. Para tanto, os órgãos e sistemas, trabalham em sinergia para que todas as atividades atinjam a melhor performance possível. Esta performance é dependente a completa saúde e essa pode sofrer agravos que culminarão com a redução da performance. Essa redução pode advir de agravos físicos e/ou por um processo degenerativo natural observado no processo de envelhecimento das células e consequentemente dos órgãos. Esse processo vai gerar alterações morfofuncionais que vão comprometer a homeostase dos sistemas que compõem o organismo humano. É imperioso então, que este processo de envelhecimento e suas consequências, sejam conhecidos para que atenção à saúde dos indivíduos, seja coerente com a necessidade de cada organismo. Na odontologia, o sistema estomatognático, se apresenta com um mecanismo bastante complexo na sua anatomofisiopatologia e padrões de atenção ao mesmo depende do bom conhecimento dessa. Não diferente dos demais sistemas do organismo humano, esse sofre também alterações importantes com o processo de envelhecimento. O conhecimento dessas permitirá que, diferentes e adequadas táticas para a atenção à saúde desse sistema sejam instituídas e por consequência se consiga ofertar uma melhor qualidade de vida dos indivíduos senis. Assim, esse conhecimento deve ser abordado para melhor capacitar os discentes em odontologia a serem profissionais em saúde que, conforme objetivos do curso em odontologia, atuem como agentes responsáveis pela promoção de mudanças no processo saúde-doença, mediante ações baseadas em princípios do conhecimento técnico-científico, atuando multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o com a consciência do seu papel social e de cidadania. Portanto, esta abordagem teórica, na disciplina de odontogeriatria, mediante a ministração dos conteúdos correlatos e pertinentes, busca o esclarecimento e exposição da situação do indivíduo senil na comunidade, bem como do processo de envelhecimento e das necessidades específicas geradas por ele vai sem dúvida contribuir para a consecução dos objetivos propostos pelo curso de graduação em odontologia.

OBJETIVO

 

Objetivo Geral:

Apresentar os fenômenos decorrentes do envelhecimento que têm repercussão no sistema estomatognático, bem como as formas pelas quais as alterações desse sistema possam refletir na saúde geral do idoso. Ainda, desenvolvimento e aplicação de habilidades cognitivas específicas para a atuação transdisciplinar nas diversas especialidades odontológicas promovendo diagnóstico, planejamento, tratamento, proservação e, em especial, prevenção das enfermidades bucais e do sistema estomatognático que ocorrem no paciente senil.

 

Objetivos Específicos:

§ Cientificar o discente em odontologia sobre a epidemiologia do envelhecimento e da demanda existente na atenção à saúde bucal de indivíduos senis.

§ Estabelecer a correlação entre o processo de envelhecimento e as necessidades específicas geradas por esse no atendimento à saúde bucal, de indivíduo senil.

§ Promover a capacitação do discente para melhor estabelecer o diagnóstico, tratamento, proservação e prevenção das enfermidades bucais e do sistema estomatognático no paciente senil.

§ Subsidiar o desenvolvimento de habilidades cognitivas específicas para a atuação transdisciplinar e multidisciplinar no atendimento, à saúde bucal, de indivíduo idoso.

§ Cientificar o discente em odontologia sobre a legislação vigente em relação à preservação dos direitos dos indivíduos senis.

PROGRAMA

O programa da disciplina, no intuito da consecução dos objetivos anteriormente citados envolverá os seguintes conteúdos: Demografia, sociologia e epidemiologia do envelhecimento: Análises populacionais do envelhecimento - Situação econômica e previdenciária do idoso; Características gerais do envelhecimento: Biologia do envelhecimento – Teorias; Características gerais do envelhecimento: Biologia do envelhecimento – Lesões estomatológicas prevalentes; Características gerais do envelhecimento: Biologia do envelhecimento – Psicologia; Características gerais do envelhecimento: Biologia do envelhecimento – Anatomia; Características gerais do envelhecimento: Biologia do envelhecimento – Nutrologia; Características gerais do envelhecimento: Manifestações e implicações orais do envelhecimento; Interação multiprofissional e transdisciplinar em Odontogeriatria: Programas institucionais de atendimento; Odontogeriatria: Interdisciplinaridade no cuidado odontológico integrado ao idoso - Estatuto do Idoso (Lei federal nº 10741); Odontogeriatria: Interdisciplinaridade no cuidado odontológico integrado ao idoso - Equipe multidisciplinar.

METODOLOGIA

O programa da disciplina será desenvolvido em duas horas aulas semanais de 09:50 às 11:30 às quintas feiras, no bloco 8C.

A ministração dos conteúdos será realizada através de atividades síncronas (presenciais) e assíncronas (distância). Nas atividades síncronas presenciais serão oportunizados momentos de reflexão e discussão de temas previamente propostos, com o uso de métodos interativos [aulas expositivas dialogadas, com uso de mídias diversas, Grupos de discussão, seminários, estudos dirigidos, estudos de casos, relatórios (de pesquisa, de experimentos, de visitas técnicas), elaboração de textos (individuais ou em grupo), fichamentos, sínteses, apresentações orais, resenhas, etc]. Esses instrumentos mediante necessidade e a critério dos ministradores dos conteúdos, poderão ser utilizados, sempre com ciência dos discentes, podendo servir como instrumentação de transmissão e/ou avaliação do conhecimento. As atividades assíncronas, serão desenvolvidas pelos alunos com controle e administração dos docentes ministradores, por meio digital ou outros, nos períodos entre as atividades síncronas, entregues previamente e finalizadas durante essas. Essas atividades poderão envolver os métodos anteriormente citados e resolução das dúvidas no momento das atividades síncronas. As atividades assíncronas poderão ser individuais ou em grupo.

 

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Ano civil 2024 - Semestre letivo 2023.2

 

 

 

 

 

 

DIA

MÊS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADES SÍNCRONAS

ATIVIDADES ASSÍNCRONAS

DOCENTE(S)

11

01

Acolhimento; apresentação da disciplina / plano ensino (Cronograma, conteúdo, métodos e avaliação)

Atividade síncrona 1:

Aula expositiva, dialogada.

 

Luiz Carlos

18

01

Demografia, sociologia e epidemiologia do envelhecimento: Análises populacionais do envelhecimento – Situação econômica e previdenciária do idoso)

Atividade síncrona 2:

Aula expositiva, dialogada e presencial. Orientações sobre o desenvolvimento da atividade assíncrona.

Atividade assíncrona 1:

Os alunos deverão consultar o material bibliográfico disponibilizado e executar a atividade assíncrona proposta, conforme instruções e sob a orientação do docente ministrador. Ao término do conteúdo, ministrado nas reuniões remotas (aulas), será solicitado aos discentes que dissertem, após divisão em grupos, sobre uma situação simulada, a respeito desse. Entrega: 25/01/2024.

Saadallah A Fakhouri

25

01

Características gerais do envelhecimento: Biologia do envelhecimento – Teorias.

Atividade síncrona 3:

Aula expositiva, dialogada presencial. Orientações sobre o desenvolvimento da atividade assíncrona. Distribuição dos artigos científicos.

Atividade assíncrona 2:

Preparação de seminário baseado em artigos científicos sobre o tema teorias do envelhecimento

Paulo Rogério

01

02

Características gerais do envelhecimento: Biologia do envelhecimento – Lesões Estomatológicas prevalentes

Atividade síncrona 4:

Aula expositiva, dialogada presencial. Orientações sobre o desenvolvimento da atividade assíncrona. Distribuição dos artigos científicos.

Atividade assíncrona 3:

Preparação de seminário baseado em artigos científicos sobre o tema lesões estomatológicas prevalentes.

Paulo Rogério

08

02

Características gerais do envelhecimento: Biologia do envelhecimento – Teorias

Atividade síncrona 5:

Apresentação de seminários sobre teorias do envelhecimento

Apresentação e discussão dos seminários apresentados pelos grupos. Entrega dos resumos e arquivos contendo os slides das apresentações.

 

Paulo Rogério

15

02

Características gerais do envelhecimento: Biologia do envelhecimento – Lesões estomatológicas prevalentes.

Atividade síncrona 6:

Apresentação de seminários sobre lesões estomatológicas prevalentes

Apresentação e discussão dos seminários apresentados pelos grupos. Entrega dos resumos e arquivos contendo os slides das apresentações.

Paulo Rogério

22

02

Características gerais do envelhecimento: Biologia do envelhecimento – Anatomia.

Atividade síncrona 7:

Para apresentação do tema a aula será realizada presencialmente, mediante a discussão de situações clínicas que se relacionem com as abordagens anatômicas características do envelhecimento. A mediação acontecerá no formado de aula dialogada com a participação ativa de todos os presentes nas discussões sobre o tema.

Atividade assíncrona 4:

Ao final da aula serão apresentadas questões a serem entregues por e-mail, até o dia 29/02/2024, por meio das quais serão avaliados os temas deste tópico do componente curricular.

Roberto Bernardino Jr

29

02

Características gerais do envelhecimento: Biologia do envelhecimento – Psicologia.

Atividade síncrona 8:

Aula expositiva, dialogada presencial. Orientações sobre o desenvolvimento da atividade assíncrona.

Atividade assíncrona 5:

No final da atividade síncrona, os estudantes serão orientados sobre a atividade assíncrona, que será um trabalho realizado em duplas de estudantes, de forma autoral, a partir do referencial bibliográfico indicado na aula síncrona e neste Plano.

Data de entrega: 07/03/2024

Denise Stefanoni Combinato

07

03

Características gerais do envelhecimento: Biologia do envelhecimento – Nutrologia.

Atividade síncrona 9:

Aula expositiva, dialogada presencial. Orientações sobre o desenvolvimento da atividade assíncrona.

Atividade assíncrona 6:

Os alunos deverão consultar o material bibliográfico disponibilizado e executar a atividade assíncrona proposta, conforme instruções e sob a orientação do docente ministrador. Ao término do conteúdo, ministrado nas aulas presenciais, será solicitado aos discentes que dissertem, após divisão em grupos, sobre uma situação simulada, a respeito desse.

Entrega em 14/03/2024.

 

 

Saadallah A Fakhouri

14

03

Interação multiprofissional e transdisciplinar em Odontogeriatria: Programas institucionais de atendimento.

Atividade síncrona 10:

Aula expositiva, dialogada presencial. Orientações sobre o desenvolvimento da atividade assíncrona.

Será disponibilizado um artigo científico relacionado ao tema para leitura.

Atividade assíncrona 7:

Durante a atividade síncrona, serão expostas aos discentes, as questões avaliativas sobre o tema, em conjunção com o texto lido previamente que deverão ser respondidas e devolvidas, à docente, por email em data a ser agendada.

Andreia Gomes de Oliveira

21

03

Características gerais do envelhecimento: Manifestações e implicações orais do envelhecimento

Atividade síncrona 11:

Aula expositiva, dialogada presencial. Orientações sobre o desenvolvimento da atividade assíncrona.

Atividade assíncrona 8:

Temas relacionados ao conteúdo serão distribuídos em grupos no primeiro encontro (21/03/2024). Os alunos deverão desenvolver pesquisas e estruturação de seminários a serem expostos pelos mesmos no segundo encontro (28/03/2024). Referências bibliográficas serão disponibilizadas para servir de insight para elaboração de material a ser apresentado em seminário (28/03/2024).

Tânia de Freitas Borges

28

03

Características gerais do envelhecimento: Manifestações e implicações orais do envelhecimento

Atividade síncrona 12:

Apresentação de seminários, como meio de fomentação de discussão, sobre o tema, coordenado pela docente.

 

Tânia de Freitas Borges

04

04

Odontogeriatria: Interdisciplinaridade no cuidado odontológico integrado ao idoso. Estatuto do Idoso (Lei federal nº 10741).

 

Atividade síncrona 13:

Grupo de Discussão sobre o estatuto do idoso (Lei federal nº 10.741) – (X pontos). Atividade presencial

OBS.: Serão 00:15h para apresentação e 00:05h para discussão. O docente, após leitura dos trabalhos, resultado da atividade assíncrona, fará a mediação de um grupo de discussão sobre os títulos do estatuto do idoso. O docente dará aleatoriamente, mediante lista de nomes, a oportunidade de manifestação, a cada componente do grupo, que exporá sua opinião sobre o (s) tema (s) que dissertaram no trabalho escrito. Durante a manifestação dos discentes o docente poderá interromper a fala e indicar outro discente para continuar o pensamento acerca do tema ou mesmo complementar, caso julgue necessário.

 

Atividade assíncrona 9:

Resenha crítica do Estatuto do idoso (Lei federal nº 10.741) – Ler o estatuto do idoso e fazer uma crítica (pessoal) aos títulos do estatuto, correlacionando o texto ao que se observa na prática (aplicabilidade) através das ações governamentais (municipal, estadual e federal). Justificar as negativas. Lembrando que uma resenha crítica é um trabalho de característica analítica e interpretativa de um texto, que deve vir munida de ideias e referências complementares e resultado das impressões e conhecimentos próprios do leitor, no caso do grupo de trabalho.

O trabalho será realizado por 5 grupos que farão suas ponderações sobre os títulos do estatuto com a seguinte divisão:

Parte 1 – Abordar Título I + Título II (até o capítulo V)

Parte 2 – Abordar Título II do capítulo VI ao X

Parte 3 – Abordar Título III + Título IV

Parte 4 – Abordar Título V

Parte 5 – Abordar Título VI e VII.

Após divisão da turma em cinco grupos será feito um sorteio para definir a parte do estatuto a ser abordada por cada grupo. As referências bibliográficas para a realização da atividade, constam da lista de referências desse plano de ensino e serão passadas aos discentes no início do semestre, bem como as orientações para desenvolvimento do trabalho, via grupo whatsapp gerado.

Data de entrega: 04/04/2024

Luiz Carlos

11

04

Odontogeriatria: Interdisciplinaridade no cuidado odontológico integrado ao idoso. Equipe multidisciplinar

Atividade síncrona 14:

Essa atividade constará de seminários em formato de apresentação de slides ou projeção de textos, de acordo com a decisão do grupo de trabalho, com compartilhamento de tela, em plataforma digital (Zoom). A apresentação se dará pela ordem do sorteio efetuado para a divisão dos temas nos grupos de trabalho e deve ser realizada em 00:15h, ficando 00:05 h para discussão. Após apresentação do grupo, o docente oportunizará aos demais discentes a manifestação sobre o tema e poderá também se manifestar.

Atividade assíncrona 10:

Esse material será resultado de uma busca na literatura e/ou entrevista a profissionais. A premissa é oferecer subsídios para conhecer a importância/necessidade de uma equipe multiprofissional/multidisciplinar, sua composição e estabelecer o perfil de cada profissional/área na atenção à saúde de idosos, identificando suas ações e inter-relações, focando o trabalho em equipe multiprofissional/multidisciplinar e ainda estabelecer um paralelo entre a área e a odontologia evidenciando a influência da ação da área específica na atenção à saúde bucal de idosos. O material será produto de trabalho em grupo e as áreas a serem investigadas serão: 1. Equipe multidisciplinar – Conceito, importância e constituição; 2. Endocrinologia; 3. Oftalmologia; 4. Neurologia; 5. Família/cuidador de idosos.

Após divisão dos grupos cada tema será destinado aos mesmos por sorteio.

O material se dividirá em uma parte escrita (atividade assíncrona) e uma apresentação (atividade síncrona). A parte escrita será entregue em 04/04/2024, devendo ser entregue em arquivo digital (word).

A apresentação do trabalho poderá ser no formato de slides ou mesmo textual, de acordo com a decisão do grupo de trabalho, com compartilhamento de projeção em plataforma digital durante a atividade síncrona (aula) com a participação de todos os membros do grupo.

Luiz Carlos

18

04

Atividade de Recuperação

 

 

Luiz Carlos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO

A aferição do aproveitamento e da assiduidade na disciplina se dará em acordo com os artigos 162, 163 e 164 das normas gerais de graduação, ou seja: durante o semestre, serão distribuídos 100 pontos para as várias atividades avaliativas. Serão destinados 10 pontos para cada conteúdo listado no cronograma de atividades, que serão distribuídos entre as atividades síncronas e assíncronas, conforme critério de cada docente ministrante. Ainda, será considerado o acompanhamento da frequência/assiduidade. O discente deve atingir no mínimo 60 pontos no aproveitamento e 75% de assiduidade/frequência.

Caso o discente não alcance o aproveitamento e/ou assiduidades suficientes, constará em seu histórico a expressão “sem aproveitamento” (res. 25/2020 CONGRAD), salvo o aplicável à questão das atividades de recuperação conforme Resolução CONGRAD 46/2022 (Anexo I) e Normas gerais de Graduação Art. 141, que estará em destaque no final deste item.

 

As modalidades de avaliações estabelecidas e que serão desenvolvidas na disciplina para o acompanhamento e a verificação da aprendizagem do discente, serão:

 

Avaliação formativa: Consistirá na percepção da evolução gradativa do aprendizado e da eficácia da metodologia utilizada por meio da avaliação e acompanhamento das atividades síncronas e assíncronas. Serão realizadas 14 atividades síncronas (aulas presenciais), que afetarão o índice de aproveitamento e caso o aluno não esteja presente (participante) durante a mesma, sem justificativa plausível a sua avaliação será zerada. O atraso ou a saída antecipada, ao final da aula, culminarão com um desconto de 50% dos créditos correlacionados. Existirão 10 atividades assíncronas, desenvolvidas com métodos específicos, definidos por cada professor responsável, descritos anteriormente, por intermédio de aulas expositivas, dialogadas e presenciais, tendo valoração total individual conforme quadro demonstrativo abaixo.

 

A avaliação das atividades assíncronas, terão valor definido pelos docentes de cada conteúdo conforme quadro demonstrativo presente no item avaliação e considerará a qualidade do trabalho, a entrega no tempo determinado e a efetividade na participação de cada discente na realização da tarefa. Parâmetros para a avaliação das atividades assíncronas dissertativas: organização das ideias; clareza de expressão; originalidade; capacidade de correlacionar os fatos dentro do texto e a participação efetiva na elaboração e apresentação das atividades.

 

Atividade assíncrona 1 – Prof. Dr. Saadallah A Fakhouri

A atividade será valorada em 7,0 pontos e avaliada pelos critérios de pontualidade, conteúdo, lógica e originalidade.

Participação efetiva na apresentação/discussão do tema em aula síncrona: 3,0 pontos.

 

Atividade assíncrona 2 - Prof. Dr. Paulo Rogério de Faria

A atividade assíncrona será a elaboração de seminário e resumo e será valorado em 4,0 pontos. O arquivo contendo o resumo e os slides de apresentação deverão ser entregues no dia da apresentação (08/02/24) em pasta compartilhada a ser criada pelo docente

Apresentação e discussão dos seminários em aula síncrona (aula expositiva): 6,0 pontos.

 

Atividade assíncrona 3 - Prof. Dr. Paulo Rogério de Faria.

A atividade assíncrona será a elaboração de seminário e resumo e será valorada em 4,0 pontos. O arquivo contendo o resumo (docx) e a apresentação (pptx) deverão ser entregues no dia da apresentação (15/02/24) em pasta compartilhada no google drive a ser criada pelo docente

Apresentação e discussão dos seminários em aula síncrona (aula expositiva): 6,0 pontos.

 

Atividade assíncrona 4 - Prof. Dr. Roberto Bernardino

Avaliação: A avaliação será realizada considerando a participação nas discussões (atividade síncrona) e as respostas das questões (atividade assíncrona). A atividade assíncrona realizada deverá ser enviada para o e- mail do professor ministrante da aula até o dia 22/02/2024.

A atividade assíncrona constará de um questionário, sobre o tema e será valorado em 7,0 pontos.

Participação efetiva na apresentação/discussão do tema em aula síncrona: 3,0 pontos.

 

Atividade assíncrona 5 – Profª Dra Denise Stefanoni Combinato

A atividade assíncrona será um trabalho realizado em dupla de estudantes, autoral (não cópia), a partir do referencial bibliográfico indicado, conforme orientação em aula síncrona e avaliada com a seguinte distribuição dos pontos:

Trabalho: 7,0 pontos (Pontualidade na entrega: 1,0 ponto; clareza e coerência: 1,0 pontos; apropriação do conteúdo indicado nas referências bibliográficas de forma autoral: 5,0 pontos). A atividade assíncrona deverá ser enviada para o e- mail da professora ministrante (denise.combinato@ufu.br) até o dia 07/03/2024.

Participação efetiva na discussão do tema em aula síncrona: 3,0 pontos.

 

Atividade assíncrona 6 - Prof. Dr. Saadallah A Fakhouri

A atividade será valorada em 7,0 pontos e avaliada pelos critérios de pontualidade, conteúdo, lógica e originalidade.

Participação efetiva na apresentação/discussão do tema em aula síncrona expositiva e presencial: 3,0 pontos.

 

Atividade assíncrona 7 – Profa. Dra. Andrea Gomes

A atividade assíncrona será desenvolvida conforme instrução anterior e avaliada em 7,0 pontos quanto à coerência, lógica, originalidade e abordagem do conteúdo solicitado.

Participação efetiva na apresentação/discussão do tema em aula síncrona: 3,0 pontos.

 

Atividade assíncrona 8 Profa. Dra. Tânia Freitas Borges

A atividade assíncrona será desenvolvida conforme instrução anterior e avaliada com a seguinte distribuição dos pontos:

Trabalho escrito: 7,0 pontos (Pontualidade na entrega: 1,0 ponto; Coerência / lógica / originalidade: 3,0 pontos; Conteúdo: 3,0 pontos).

Participação efetiva na apresentação/discussão do tema em aula síncrona: 3,0 pontos.

 

Atividade assíncrona 9 – Prof. Dr. Luiz Carlos Gonçalves

A atividade assíncrona será desenvolvida conforme instrução anterior e avaliada com a seguinte distribuição dos pontos:

Trabalho escrito: 7,0 pontos (Pontualidade na entrega: 1,0 ponto; Coerência / lógica / originalidade: 3,0 pontos; Conteúdo: 3,0 pontos).

Participação efetiva na apresentação/discussão do tema em aula síncrona: 3,0 pontos.

 

Atividade assíncrona 10 – Prof. Dr. Luiz Carlos Gonçalves

A atividade assíncrona será desenvolvida conforme instrução anterior e avaliada com a seguinte distribuição dos pontos:

Trabalho escrito: 7,0 pontos (Pontualidade na entrega: 1,0 ponto; Coerência / lógica / originalidade: 3,0 pontos; Conteúdo: 3,0 pontos).

Participação efetiva na apresentação/discussão do tema em aula síncrona: 3,0 pontos.

 

 

A avaliação das atividades síncronas considerará a frequência e assiduidade bem como a participação efetiva no desenvolvimento da atividade, na dependência do método utilizado para o desenvolvimento da tarefa e estará sob o julgo do docente ministrador do conteúdo.

Será destinado, às atividades síncronas, o valor de 30 pontos, que serão distribuídos, entre os conteúdos, ou seja, 3,0 pontos por atividade.

 

Quadro demonstrativo das atividades avaliativas considerando o tipo, método, datas de entrega/apresentação e distribuição dos respectivos valores.

 

Atividade avaliativa

Data de entrega

Valor

Tipo

Descrição

Formativa

Atividade síncrona 1 – Aula expositiva

11/01/2024

-

Atividade síncrona 2 – Aula expositiva

18/01/2024

3,0

Atividade assíncrona 1 - Dissertação

25/01/2024

7,0

Atividade síncrona 3 – Aula expositiva

25/01/2024

-

Atividade síncrona 4 – Aula expositiva

01/02/2024[PF1]

-

Atividade assíncrona 2 – Preparação de Seminário e Resumo

08/02/2024

4,0

Atividade síncrona 5 – Apresentação de Seminário

08/02/2024

6,0

Atividade síncrona 6 – Apresentação de Seminário

15/02/2024

6,0

Atividade assíncrona 3 - Preparação de Seminário e Resumo

15/02/2024

4,0

Atividade síncrona 7 – Aula dialogada/ED

22/02/2024

3,0

Atividade assíncrona 4 – Questionário/ED

22/02/2024

7,0

Atividade síncrona 8 – Aula expositiva

29/02/2024

3,0

Atividade assíncrona 5 – Reflexão crítica

07/03/2024

7,0

Atividade síncrona 9 – Aula expositiva

07/03/2024

3,0

Atividade assíncrona 6 – Dissertação

14/03/2024

7,0

Atividade síncrona 10 – Aula expositiva

14/03/2024

3,0

Atividade assíncrona 7 - Leitura de artigo/Questões avaliativas

A ser agendada

7,0

Atividade síncrona 11 – Aula expositiva

21/03/2024

2,0

Atividade síncrona 12 – Apresentação de seminário

28/03/2024

4,0

Atividade assíncrona 8 - Estruturação de seminário

28/03/2024

4,0

Atividade síncrona 13 – Grupo de discussão

04/04/2023

3,0

Atividade assíncrona 9 – Resenha crítica

28/03/2024

7,0

Atividade síncrona 14 - Seminário

11/04/2024

3,0

Atividade assíncrona 10 – Estruturação de seminário

28/04/2024

7,0

Somativa

TOTAL

 

100 pontos

 

Atividade de recuperação

18/04/2024

100 pontos

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

Conforme Resolução CONGRAD 46/2022 (Anexo I) e Normas gerais de Graduação Art. 141, será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação (60%) e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular. Portanto, em cumprimento ao disposto, o discente que não alcançar o rendimento mínimo (60%), terá nessa disciplina a possibilidade de se recuperar realizando uma prova, no dia 18/04/2024, formulada por questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo todo o conteúdo ministrado. Obviamente, o mesmo deverá atingir o índice mínimo de 60%, complementando os requisitos, que lhe homologará o direito à aprovação.

 

BIBLIOGRAFIA

Conteúdo 1 –

Demografia, sociologia e epidemiologia do envelhecimento: Análises populacionais do envelhecimento – Situação econômica e previdenciária do idoso):

Professor responsável: Saadallah A Fakhouri

Nasri, Fabio. "O envelhecimento populacional no Brasil." Einstein 6.Supl 1 (2008): S4-S6.

Vieira Do Nascimento, Michelly, And Victor Hugo Dias Diógenes. "Transição demográfica no brasil: um estudo sobre o impacto do envelhecimento populacional na previdência social." Revista Evidenciação Contábil & Finanças 8.1 (2020).

Costa, Cássia Kely Favoretto, et al. "Envelhecimento populacional e a necessidade de reforma da saúde pública e da previdência social brasileiras." A Economia em Revista. Maringá, PR. Vol. 19, n. 2 (dez. 2011), p. 121-131 (2011).

 

 

Conteúdo 2 –

Características gerais do envelhecimento: Biologia do envelhecimento – Teorias.

Professor responsável: Prof. Dr. Paulo Rogério de Faria

Kunlin, J. Modern Biological Theories of Aging. Aging Dis. 2010 Oct; 1(2): 72–74

KUMAR, V.; ABBAS, AK.; ASTER, JC. Patologia: bases patológicas das doenças. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 10ª Edição

MacDonald, RB. Biology of Aging. 2nd Edição. Garland Science, 2019

López-Otín C, Blasco MA, Partridge L, Serrano M, Kroemer G. Hallmarks of aging: An expanding universe. Cell. 2023 Jan 19;186(2):243-278. doi: 10.1016/j.cell.2022.11.001. Epub 2023 Jan 3. PMID: 36599349.

Conteúdo 3 –

Características gerais do envelhecimento: Biologia do envelhecimento – Lesões estomatológicas prevalentes.

Professor responsável: Prof. Dr. Paulo Rogério de Faria

Costa Jr, Gabriel Tadeu. Lesões bucais em pacientes idosos: estudo retrospectivo de 838 casos diagnosticados e registrados no laboratório de patologia bucal da Universidade Federal de Uberlândia MG; Brasil. Dissertação de mestrado – programa de pós-graduação em odontologia. 2007. 93 fls.

Luciana Corrêa; Maria Luiza Moreira Arantes Frigerio; Suzana Cantanhede Orsini Machado de Sousa; Moacyr Domingos Novelli. Oral lesions in elderly population: a biopsy survey using 2250 histopathological records. Gerodontology. 2006; 23; 48–54.

Marcucci, Gilberto. Fundamentos de Odontologia - Estomatologia. Grupo GEN, 2020. 3ª Edição.

Sarah Souza; Técia Alves; Jean Santos; Márcio Oliveira. Oral Lesions in Elderly Patients in Referral Centers for Oral Lesions of Bahia. Int Arch Otorhinolaryngol, 2015;19:279–285.

Wanda C. Gonsalves; A. Stevens Wrightson, Robert G. Henry. Common Oral Conditions in Older Persons. American Family Physician; www.aafp.org/afp; Volume 78, Number 7, October 1, 2008.

 

 

Conteúdo 4 – Características gerais do envelhecimento: Biologia do envelhecimento – Psicologia.

Professor (a) responsável: Profa. Dra Denise Stefanoni Combinato

Básica:

ALMEIDA, Caroline Bitencourt; GRUBITS, Heloísa. Envelhecimento: visão biopsicossocial. Rev. Longeviver, Ano V, n. 18, Abr/Maio/Jun. São Paulo, 2023: ISSN 2596-027X. Disponível em: https://www.bing.com/ck/a?!&&p=3453c5256c4e834eJmltdHM9MTcwMTY0ODAwMCZpZ3VpZD0yNzA0ZjU1YS02MzVjLTY1MWMtMmNmNi1lNzNjNjI5MjY0ZTMmaW5zaWQ9NTE5NQ&ptn=3&ver=2&hsh=3&fclid=2704f55a-635c-651c-2cf6-e73c629264e3&psq=Envelhecimento%3a+vis%c3%a3o+biopsicossocial+Caroline+Bitencourt+de+Almeida+Helo%c3%adsa+Grubits&u=a1aHR0cHM6Ly9yZXZpc3RhbG9uZ2V2aXZlci5jb20uYnIvaW5kZXgucGhwL3JldmlzdGFwb3J0YWwvYXJ0aWNsZS9kb3dubG9hZC8xMDE1LzEwNjc&ntb=1 Acesso em: 04 dez. 2023.

BARBOSA, Lilian Lopes; CARVALHO, Rodrigo Furtado. O enfoque lúdico nas intervenções educativas em saúde bucal para idosos institucionalizados. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v.11, n.2, p.189-197, 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11091/7431 Acesso em: 08 set. 2022.

Complementar:

MOREIRA, Thiago Pelúcio; NATIONS, Marilyn Kay; ALVES, Maria do Socorro Costa Feitosa. Dentes da desigualdade: marcas bucais da experiência vivida na pobreza pela comunidade do Dendê, Fortaleza, Ceará, Brasil. Cad. Saúde Pública, v.23, v.6, p.1383-1392, jun, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/Bj9sKwJZhyFph4k4ddYVgPn/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 30 jan. 2023.

 

Conteúdo 5 – Características gerais do envelhecimento: Biologia do envelhecimento – Anatomia.

Professor responsável: Roberto Bernardino

Amilcar Chagas Freitas Júnior; Erika Oliveira de almeida; Rosse Mary Falcón Antenucci; Ana Kelly Garcia Gallo; Eulália Maria Martins da Silva. Envelhecimento do aparelho estomatognático: alterações fisiológicas e anatômicas. Revista Odontológica de Araçatuba, v.29, n.1, p. 47-52, Janeiro/Junho, 2008

 

Maria Cristina de Almeida Freitas Cardoso. Sistema estomatognático e envelhecimento: associando as características clínicas miofuncionais orofaciais aos hábitos alimentares. Tese doutorado: Gerontologia Biomédica. Porto Alegre: PUCRS, 2010. 182 p.

MARIEB, E. N.; WILHEIM, P. B; MALLATT, J. Anatomia Humana. São Paulo: Pearson, 2014.

Paulinne Junqueira Andresen Strini; Gilmar da Cunha Sousa; Roberto Bernardino Junior; Polianne Junqueira Andresen Strini; Alfredo Júlio Fernandes Neto. Alterações biomecânicas em pacientes portadores de disfunção temporo-mandibular antes e após uso de dispositivos oclusais. Ver Odonto, V 17; N 33; Jan/jun 2009.

 

Roberto Bernardino Junior; Luiz Carlos Gonçalves; Jéssica de Almeida Castro; Ana Carolina Evangelista Colafemina. Análise comparativa da anatomia externa da coroa dentária humana: artificial X natural. Revista Pet Odonto UFU- Ciência e Saúde, ano 5, Vol V, p. 11/17, Set 2018. ISSN 2316 5073.

 

Natália Francine de Paiva; Roberto Bernardino Junior; Lucas Gabriel França Borges; Edilene Barbosa Ribeiro dos Santos; Flaviana Soares Rocha. Análise miográfica do efeito da fisioterapia do musculo masseter em pós-operatório de politrauma de face. RFO UPF, Passo Fundo, v. 24, n. 2, p. 263-272, mai-ago, 2019.

 

Roberto Bernardino Júnior; Mariele Borges Silva; Glenda Nájela Da Silva Campos. Análise da possível contribuição sinérgica entre os músculos Masseter e deltóide por meio de análise eletromiográfica. Texto não publicado

 

 

Conteúdo 6 – Características gerais do envelhecimento: Biologia do envelhecimento – Nutrologia.

Professor responsável: Saadallah A Fakhouri

Moraes, Cristyana Vieira, Luanda Cardoso Albuquerque, And Leila Chevitarese. "A importância da odontogeriatria para a oferta de cuidados bucais em idosos." Revista Rede de Cuidados em Saúde 10.1 (2017).

Silva, Luciana Terezinha Da. "Alterações bucais do envelhecimento e implicações para a atenção odontológica." (2011).

Gaddey, Heidi L., and Kathryn Holder. "Unintentional weight loss in older adults." American family physician 89.9 (2014): 718-722.

 

Conteúdo 7 - Características gerais do envelhecimento: Manifestações e implicações orais do envelhecimento.

Professora responsável: Profa. Dra. Tânia Freitas Borges

Albeny, Anna Luisa; Santos, Débora Bittencourt Ferreira. “Doenças Bucais que mais acometem o paciente na terceira idade: Uma revisão de literatura.” Revista Multidisciplinar e de Psicologia 12.42 (2018): 681-694.

Fernandes-Costa, Anderson Nicolly; Vasconcelos, Marcelo Gadelha; Queiroz, Lélia Maria Guedes; Barboza, Carlos Augusto Galvão; Vasconelos, Rodrigo Gadelha. “As Principais Modificações Orais que ocorrem durante o Envelhecimento.” Revista Brasileira de Ciências da Saúde 17.3 (2013): 293-300.

Brunetti, Ruy Fonseca; Montenegro, Fernando Luiz Brunetti. “Odontogeriatria: uma nova opção de trabalho no Século XXI.” In:Cardoso,J.ª;Machado,M.E.L.- Odontologia :arte e conhecimento vol.3, São Paulo, ed.Artes Médicas, (2003) 440-453.

 

Conteúdo 8 - Interação multiprofissional e transdisciplinar em Odontogeriatria: Programas institucionais de atendimento:

Professora responsável: Andrea Gomes

Gomes Oliveira, A.; Ávila Silva Reis, S. M.; Reis Paula, A.; Amorim Carvalho, T. A integração da odontologia no programa de Assistência Domiciliar (PAD): uma retrospectiva. Revista Em Extensão, v. 9, n. 1, 15 out. 2010.

PRADO, I.M.M. Atuação da Equipe Odontológica no Serviço de Atenção Domiciliar: Relato de Experiência 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Residência do Programa de Residência Multiprofissional Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019, Endereço eletrônico: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25183/3/AtuacaoEquipeOdontologica.pdf

Clemente, M.S. Reabilitação oral de paciente em serviço de assistência domiciliar: relato de caso. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Endereço eletrônico: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25488

 

Conteúdo 9- Odontogeriatria: Interdisciplinaridade no cuidado odontológico integrado ao idoso. Estatuto do Idoso (Lei federal nº 10741):

Professor responsável: Luiz Carlos Gonçalves

BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm#:~:text=LEI%20No%2010.741%2C%20DE%201%C2%BA%20DE%20OUTUBRO%20DE%202003.&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20o%20Estatuto%20do%20Idoso%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.&text=Art.,a%2060%20(sessenta)%20anos.

 

Conteúdo 10 - Odontogeriatria: Interdisciplinaridade no cuidado odontológico integrado ao idoso. Equipe multidisciplinar

Professor responsável: Luiz Carlos Gonçalves

Básica:

 

Marina Peduzzi. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev Saúde Pública 2001;35(1):103-9 103. www.fsp.usp.br/rsp

 

Dirce Stein Backes, Adriana Dornelles Carpes, Chaiana Piovesan, Léris Salete Bonfanti Haeffner, Andreas Büscher e Lurdes Lomba. Trabalho em equipe multiprofissional na saúde: Da concepção ao desafio do fazer na prática. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 15, n. 2, p. 277-289, 2014.

 

Rosemary Sadami Arai Shinkai; Altair Antoninha Del Bel Cury. O papel da odontologia na equipe interdisciplinar: contribuindo para a atenção integral ao idoso. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 16(4):1099-1109, out-dez, 2000.

 

Emmanoel Matheus de Oliveira Matos; Cintia Carliene Santos de Oliveira; Taynara Franciele da Silva Souza; Maria da Conceição do Nascimento; Talita Giselly dos Santos Souza. A importância da atuação do Cirurgião-Dentista na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS): uma revisão bibliográfica. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, v. 3, n. 3, p.4383-4395 may./jun. 2020. ISSN 2595-6825. DOI:10.34119/bjhrv3n3-038

 

Complementar:

 

Maria de Lourdes Feriotti. Equipe multiprofissional, transdisciplinaridade e saúde: desafios do nosso tempo. Vínculo – Revista do NESME, 2009, v. 2, n. 6, p. 113-219.

 

Beatriz Paiva Rocha; Débora Iana da Silva Lima Guerra; Larissa de Castro Maia; Larissa Gomes de Lima; Dayanne Helena Thomé da Silva; Luana Pinheiro da Silva; Marília de Carvalho Gonçalves; Myllena Maria Alves Dias; Vitória Costa de Oliveira. Trabalho da equipe multiprofissional na Atenção primária à saúde. In: Luiz Henrique Almeida Castro; Thiago Teixeira Pereira; Fernanda Vieira de Carvalho Moreto. Propostas, Recursos e Resultados nas Ciências da Saúde 5. Ed. Athena, 2020. Cap. 19; p. 161-66. ISBN 978-65-5706-131-2. DOI 10.22533/at.ed.312202406

 

Nelson Filice de Barros, Cristiane Spadacio, Marcelo Viana da Costa. Trabalho interprofissional e as Práticas Integrativas e Complementares no contexto da Atenção Primária à Saúde: potenciais e desafios. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 42, número especial 1, p. 163-173, setembro, 2018. DOI: 10.1590/0103-11042018S111.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Luiz Carlos Gonçalves, Membro de Comissão, em 12/12/2023, às 09:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.084300/2023-26 SEI nº 5038798