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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
Estudos e discussões de conceitos e abordagens relacionados à educação, ao ensino de História e ao multiculturalismo na contemporaneidade. Implicações teóricas, políticas e práticas nos currículos, saberes, avaliações e práticas educativas.
JUSTIFICATIVA
A presente disciplina permite que futuros/as professores/as reflitam acerca de uma sala de aula multicultural, vista como um local em que as desigualdades e diferenças sejam verificadas e percebidas não como um dado, mas como uma forma de atuação e intervenção da realidade social. Assim, os debates bibliográficos e os saberes produzidos por grupos, muitas vezes marginalizados, buscará uma reflexão crítica acerca do currículo e de como determinados personagens são preteridos e silenciados da História oficial.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
· Analisar conceitos e pressupostos teórico-metodológicos que focalizem o debate educação, ensino de história e multiculturalismo; |
Objetivos Específicos: |
· Relacionar o campo dos estudos culturais e os objetos de investigação científica sobre diferentes dimensões da educação escolar; · Articular a pesquisa, a produção de conhecimentos e a reflexão sobre multiculturalismo, saberes e práticas educativas; · Refletir sobre políticas e práticas de produção cultural e as relações com os processos de formação docente, currículos e práticas pedagógicas. |
PROGRAMA
Unidade I – Por uma sala de aula libertária: diversidade e pluralidade no ensino de História
1.1 – Conceituação de Multiculturalismo
1.2 –BNCC – o currículo como voz e/ou silenciamento dos marginalizados?
Unidade II – Por uma educação antirracista – a aplicabilidade da lei 10639/03.
2.1 – Branquitude como uma chave para entender o racismo na cultura escolar
2.2 - A lei 10639/03 como a luta do movimento negro
2.3 – Vamos romper o epistemicidio negro?
Unidade III – “Hoje não é dia de índio”: a lei 11645/08 e a luta por um ensino da cultura indígena
3.1 – a luta pela implementação da lei 11645/08
3.2 – Por um ensino de História indígena que ultrapasse a colonização.
Unidade IV – “Não se trata da história de uma minoria, mas sim de parte da história da humanidade”: mulheres e LGBTQIAP+ no ensino de História.
4.1 – Por um conceito de Gênero que não seja apenas euro-usa-centrado.
4.2 – Cadê as mulheres nos livros didático?
4.3 – “Quantas e quais histórias LGBTI+?”
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida na modalidade presencial, de acordo com a Resolução CONSUN 30/2022, com exposições dialogadas baseadas em textos que serão apresentados pelos/as alunos/as. Serão 17 (dezessete) encontros presenciais às quartas-feiras das 19 horas às 22h30 min. entre os dias 28/09/2022 e 02/02/2023 (haverá uma aula de reposição no dia 02/11/2022). Utilizaremos variadas linguagens de ensino, como textos, vídeos e músicas, que nos auxiliarão no debate produzido sobre os temas levantados. Além disso, buscaremos promover um diálogo entre o debate produzido e o ensino de História, ao promover a possibilidade de confecção, apresentação e análise de sequências didáticas sobre temas pertinentes ao curso: Educação antirracista e aplicabilidade da lei 10639/03; História indígena e o ensino de História: aplicabilidade da lei 11645/08; e História e Gênero: mulheres e movimento LGBTQIAP+.
Unidade I – Por uma sala de aula libertária: diversidade e pluralidade no ensino de História – 29/09/2022 – 19/10/2022
Unidade II – Por uma educação antirracista – a aplicabilidade da lei 10639/03. – 26/10/2022- 23/11/2022
Unidade III – “Hoje não é dia de índio”: a lei 11645/08 e a luta por um ensino da cultura indígena – 07/12/2022 – 14/12/2022
Unidade IV – “Não se trata da história de uma minoria, mas sim de parte da história da humanidade”: mulheres e LGBTQIAP+ no ensino de História –21/12/2022 – 04/01/2023
11/01/2023 – Apresentação do Plano de aula
25/01/2023 - Recuperação
AVALIAÇÃO
A nota final da disciplina será a soma dos seguintes instrumentos avaliativos, de acordo com a Resolução CONGRAD 46/2022:
Avaliação 1: Apresentação de um texto selecionado para os encontros, que serão sorteados para o/a aluno/a que apresentará as principais ideias e conceitos, a fim de propiciar um debate crítico sobre a temática estudada. – 45 pontos
Critérios avaliativos: Postura, clareza nas ideias apresentadas em consonância ao texto; objetividade e sequenciamento de ideias.
Avaliação 2: Confecção textual, apresentação e análise de um plano de aula sobre uma das unidades (Unidades II à IV): Educação antirracista e aplicabilidade da lei 10639/03; História indígena e o ensino de História: aplicabilidade da lei 11645/08; e História e Gênero: mulheres e movimento LGBTQIAP+ - 45 pontos
Critérios avaliativos: Será considerada na parte textual da sequência didática: a correção ortográfica, coerência textual, articulação entre as discussões e textos da disciplina com as atividades propostas e registro das referências utilizadas. Na socialização da sequência, consideraremos: a postura, expressão, clareza, sequenciamento de ideias em consonância com a parte textual.
Avaliação 3 – Participação nas discussões e debates produzidos ao longo da disciplina- 10 pontos
Critérios avaliativos: Assiduidade, comprometimento na elaboração das atividades e participação nos debates.
Avaliação de recuperação: Avaliação escrita desenvolvida a partir de questão produzida sobre as temáticas discutidas ao longo da disciplina e em diálogo com a bibliografia do curso. - aplicação prevista: 25/01/2023
Critérios avaliativos: Correção ortográfica, coerência textual, articulação entre a discussão proposta e os textos da disciplina.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1987.
GOODSON, Ivor F. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008
Complementar
CANDAU, Vera M. MOREIRA, Antonio F. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis / RJ: Vozes, 2008.
GOODSON, Ivor F. Currículo – teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
GUIMARÃES, S. e GATTI JÚNIOR, D. (Orgs.). Perspectiva do Ensino de História: ensino, cidadania e consciência histórica. Uberlândia: Edufu, 2011.
HAAL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Natália Batista Peçanha, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/11/2022, às 22:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 | SEI nº 4041893 |