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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Operação e aplicações de transdutores, transformadores e máquinas elétricas. Fornecer aos alunos os conceitos teóricos básicos a respeito de transformadores e de máquinas elétricas rotativas preparando-os para aprofundamentos futuros sobre esses assuntos.
JUSTIFICATIVA
Preparar os estudantes de Engenharia Elétrica sobre os fenômenos elétricos e magnéticos que fundamentam o princípio de funcionamento de transdutores eletromecânicos e das máquinas elétricas estáticas e rotativas. Desenvolver e aprimorar táticas de ligação de máquinas elétricas em instalações, assim como, entender o seu comportamento.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Capacitar o aluno a compreender os princípios básicos da transformação e conversão de energia por meio de conceitos apresentados em aulas teóricas. |
Objetivos Específicos: |
Ao final da disciplina o estudante será capaz de: 1. Identificar, analisar, comparar e especificar transdutores, transformadores e máquinas elétricas a partir de suas conceituações; 2. Solucionar problemas e propor aplicações que envolvam os princípios de funcionamento de transdutores, transformadores e máquinas elétricas. |
PROGRAMA
1. CIRCUITOS MAGNÉTICOS
1.1. Conceitos básicos
1.2. Transdutores eletromagnéticos
1.3. Introdução aos circuitos magnéticos
1.4. Fluxo concatenado, indutância e energia
1.5. Excitação em corrente alternada
1.6. Imãs permanentes
2. TRANSFORMADORES
2.1. Transformadores ideais
2.2. Transformadores reais
2.3. Circuitos equivalentes do transformador
2.4. Regulação de tensão
2.5. Eficiência
2.6. Autotransformadores
2.7. Transformadores trifásicos e bancos trifásicos
2.8. Circuito equivalente de transformadores no sistema pu
3. CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
3.1. Processo de conversão de energia
3.2. Energia e co-energia
3.3. Força e conjugado em sistemas eletromagnéticos
3.4. Conjugados de excitação e de relutância
3.5. Sistemas de campo magnético de excitação múltipla
4. INTRODUÇÃO ÀS MÁQUINAS ROTATIVAS
4.1. Aspectos gerais e conceitos elementares sobre máquinas
4.2. Introdução às máquinas CA e CC
4.3. Fmm de enrolamentos distribuídos
4.4. Campos magnéticos em máquinas rotativas
4.5. Ondas girantes de fmm em máquinas CA
5. MÁQUINA DE INDUÇÃO POLIFÁSICA
5.1. Análise do princípio de funcionamento – motor, gerador
5.2. Modelagem matemática – equações de f.e.m e conjugado
5.3. Circuitos equivalentes
5.4. Determinação de parâmetros a partir de ensaios
5.5. Efeitos da resistência do rotor na partida e funcionamento
5.6. Aplicações de interesse prático
6. MÁQUINA DE CORRENTE CONTÍNUA
6.1. Análise do princípio de funcionamento – motor e gerador
6.2. Modelagem matemática – equações de f.e.m e conjugado
6.3. Circuito equivalente
6.4. Excitações (independente, paralelo, série e composta)
6.5. Reação da armadura, enrolamentos de interpolo e de compensação 6.6. Aplicações de interesse prático.
METODOLOGIA
Diante da situação que a sociedade se encontra e respeitando as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), do Governo Federal, e ainda, atendendo a RESOLUÇÃO Nº 25/2020, do CONGRAD, serão adotadas aulas de caráter assíncrono (aulas gravadas) e de caráter síncrono (aulas ao vivo).
As aulas gravadas serão realizadas por meio das plataformas OBSstudio, Microsoft teams e MCONF/RNP e disponibilizadas via grupo no Microsoft temas e no canal do Youtube.
As aulas ao vivo visam contemplar o conteúdo o qual será exposto na tabela a seguir, solucionar exercícios de aplicação e atender aos alunos, no que tange às possíveis dúvidas surgidas sobre o conteúdo lecionado, pelo Microsoft Teams, Google Meet ou MCONF/RNP.
Ao todo serão ministradas 32 horas na modalidade síncrona e 28 horas na modalidade assíncrona. Sendo as aulas na modalidade síncrona realizadas na terça-feira das 08h50 – 10h40 e na sexta-feira das 08h50 – 10h40.
Para atendimento em outros horários entrar em contato por e-mail.: giordannitr.93@ufu.br ou via grupo criado no Microsoft Teams.
Cronograma de desenvolvimento do conteúdo:
Data | Aula | Conteúdo |
02/03 | 01 | Introdução |
05/03 | 02 | Circuitos Magnéticos |
09/03 | 02 | Circuitos Magnéticos |
12/03 | 03 | Circuitos Magnéticos |
16/03 | 04 | Circuitos Magnéticos |
19/03 | 05 | Excitação CA, Indutância e Energia |
23/03 | 06 | Perdas em Circuitos Magnéticos |
26/03 | 07 | Ímãs Permanentes |
30/03 | 07 | Ímãs Permanentes |
06/04 | 08 | Transformadores – Parte 1 |
09/04 | 08 | Transformadores – Parte 1 |
13/04 | 09 | Transformadores – Parte 2 |
16/04 | 09 | Transformadores – Parte 2 |
20/04 | 10 | Transformadores – Parte 3 |
23/04 | 10 | Transformadores – Parte 3 |
27/04 | 11 | Revisão e Exercícios |
30/04 | - | Prova 1 |
04/05 | 12 | Conversão Eletromecânica |
07/05 | 12 | Conversão Eletromecânica |
11/05 | 13 | Máquinas Rotativas |
14/05 | 13 | Máquinas Rotativas |
18/05 | 14 | Máquinas de Corrente Contínua – Parte 1 |
21/05 | 14 | Máquinas de Corrente Contínua – Parte 1 |
25/05 | 15 | Máquinas de Corrente Contínua – Parte 2 |
28/05 | 15 | Máquinas de Corrente Contínua – Parte 2 |
01/06 | 16 | Máquinas de Corrente Contínua – Parte 3 |
04/06 | 17 | Máquinas de Corrente Alternada – Parte 1 |
08/06 | 18 | Máquinas de Corrente Alternada – Parte 2 |
11/06 | 18 | Máquinas de Corrente Alternada – Parte 2 |
15/06 | 19 | Revisão e Exercícios |
18/06 | - | Prova 2 |
AVALIAÇÃO
As atividades avaliativas serão realizadas nas datas estabelecidas anteriormente e poderão ser realizadas via Google Meet, Microsoft Teams ou Moodle da disciplina, caso exista e a combinar. A pontuação será distribuída da seguinte forma:
1) Duas Provas (total de 100 pontos): As provas serão com consulta contemplando questões objetivas e/ou dissertativas.
P1 – Valor de 50 pontos
P2 – Valor de 50 pontos
As atividades avaliativas totalizarão 100 pontos
BIBLIOGRAFIA
Básica
FITZGERALD, A. E.; KINGSLEY JR, C.; UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com introdução à eletrônica de potência. 6. ed. Bookman, 2006.
STEPHEN J. CHAPMAN. Fundamentos de Máquinas Elétricas. McgrawHill. 2013
DEL TORO, V. Fundamentos de Máquinas Elétricas. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, c1994.
BOFFI, L. V. Conversão Eletromecânica de Energia. São Paulo: Edgard Blucher, 1977.
Complementar
SIMONE, G.A. e CREPPE, R.C. “Conversão Eletromecânica de Energia - Uma Introdução ao Estudo”. São Paulo: Editora Érica, 1999.
ELLISON, A. J. Conversão Eletromecânica de Energia. São Paulo: Polígono, 1972.
KOSOW, I. L. Máquinas Elétricas e Transformadores. Tradução de Felipe Luiz Ribeiro Daiello e Percy Antonio Pinto Soares. 6a edição. Rio de Janeiro: Globo, 1986.
NASCIMENTO JR, G.C. Máquinas Elétricas: Teoria e Ensaios. São Paulo: Editora Érica, 4ª Edição, 2011.
FITZGERALD, A.E., KINGLEY, C. and UMANS, S.D., “Electric Machinery”, Forth Edition, McGraw-Hill Book Company, USA, 1983.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Sergio Ferreira de Paula Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/02/2021, às 17:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.005413/2021-10 | SEI nº 2560085 |