UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Microbiologia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Curso Correlações clínico-laboratoriais - ICBIM/UFU (AARE)

Unidade Ofertante:

ICBIM

Código:

 

Período/Série:

7º período

Turma:

ESP

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45h

Prática:

0h

Total:

45h

Obrigatória:

( )

Optativa:

( )

Professor(A):

Sabrina Royer

Ano/Semestre:

2º período esp. 2020

Observações:

Atividade Acadêmica Remota Emergencial (AARE) – Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação

 

EMENTA

Processos patológicos gerais decorrentes de agressões por agentes químicos, físicos e/ou biológicos, alterações laboratoriais e correlação clínica.

JUSTIFICATIVA

Trata-se de um curso de atualização/aprofundamento oferecido no contexto das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) para alunos do curso de Biomedicina que já tenham conhecimentos básicos em Análises Clínicas. O objetivo do curso é interpretar com visão crítica e investigativa os resultados dos exames mais utilizados na prática laboratorial e realizar correlações clínico-laboratoriais dos principais distúrbios fisiopatológicos através da discussão ativa de casos clínicos variados. O curso será oferecido na segunda etapa do período letivo especial para 15 alunos.

O curso terá carga horária total de 45 horas, das quais:

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Interpretar com visão crítica e investigativa os resultados dos principais exames laboratoriais e realizar correlações clínico-laboratoriais dos principais distúrbios fisiopatológicos.

Objetivos Específicos:

  • Fornecer conhecimentos sobre os exames laboratoriais utilizados no diagnóstico das agressões provocadas por agentes físicos, químicos e biológicos, e os mecanismos de defesa do organismo a estas agressões;

  • Estimular nos estudantes o raciocínio clínico e a percepção crítica da prática biomédica em todas as suas áreas, com foco na interdisciplinaridade, ampliando a experiência clínica do aluno através da discussão ativa de casos clínicos variados;

  • Desenvolver o pensamento crítico, habilidades de solução de problemas, capacidade de estudo e de trabalho auto dirigido, comunicação oral, escrita e trabalho em grupo.

PROGRAMA

METODOLOGIA

Imersão de 7 semanas na discussão de casos clínicos variados através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP/PBL, Problem-Based Learning), adaptada ao ensino remoto.

O curso será oferecido na segunda etapa do período letivo especial para 15 alunos. Terá carga horária total de 45 horas, 2 a 4 horas semanais, dependendo da semana, que serão utilizadas para discussão online e 4 horas semanais para atividades assíncronas, de preparação individual guiada/supervisionada para as atividades síncronas.

As reuniões online ocorrerão às segundas-feiras, das 8:50h às 10:20h, e às quartas-feiras, das 14:00h às 15:40h, através do Microsoft Teams, equipe Correlações clínico-laboratoriais - ICBIM/UFU (AARE), link da equipe: https://cutt.ly/CfR4rrw

 

Inscrições:

As pré-inscrições poderão ser realizadas de 13/10/2020 à 18/10/2020 através do e-mail: sabrina.royer@ufu.br

Os seguintes dados precisam ser enviados:

Seleção: Haverá uma reunião prévia ao início das atividades, com os 30 primeiros pré-inscritos, na qual serão explicadas como as atividades do curso serão realizadas e, a partir do interesse dos alunos, serão esclarecidos os critérios de seleção (nota na disciplina de Análises Clínicas - GBD030, CRA geral, prazo para conclusão do curso de graduação).

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados ao longo de todo o curso e receberão feedbacks formativos com a intenção de garantir que todas as metas (objetivos gerais e específicos) do curso sejam alcançadas.

A avaliação será contínua e realizada a cada encontro. Serão avaliadas as habilidades de raciocínio clínico e pensamento crítico (25 pontos), a participação ativa e a comunicação (25 pontos), o estudo individual (conhecimento adquirido e pesquisa) (25 pontos) e a interação do estudante com o grupo (25 pontos). Em todos os encontros o aluno será solicitado a avaliar sua participação, o grupo e o tutor. Para ser aprovado/certificado, o aluno precisa ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e pelo menos 60% (sessenta por cento) dos pontos distribuídos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ANDRIOLO, A. (coord.). Guia de medicina laboratorial. Barueri: Manole, 2008.

BURTIS, C. A.; BRUNS, D. E. (ed.). Tietz fundamentos da química clínica e diagnóstico molecular. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2016.  

CECIL, R. L. Medicina interna. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Complementar

FERREIRA, A. W.; MORAES, S. L. Diagnóstico laboratorial das principais doenças infecciosas e autoimunes: correlações clínico-laboratoriais. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

HENRY, J. B.; MCPHERSON, Richard A.; PINCUS, Matthew R. (ed.). Diagnósticos clínicos e tratamento por métodos laboratoriais. São Paulo: Manole, 2012.

Base de dados para busca de periódicos que tratem sobre os assuntos abordados = MEDLINE (através do PubMed), Web of Science, Cochrane Database of Systematic Reviews, Google Scholar.

Alguns Periódicos:

Blood (https://ashpublications.org/blood)

Blood Reviews (https://www.sciencedirect.com/journal/blood-reviews)

Clinical Infectious Diseases (https://academic.oup.com/cid)

Critical Reviews in Microbiology (https://www.tandfonline.com/toc/imby20/current)

Nature Reviews Microbiology (https://www.nature.com/nrmicro/)

The Journal of Infectious Diseases (https://academic.oup.com/jid)

Trends in Parasitology (https://www.cell.com/trends/parasitology/home)

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sabrina Royer, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/10/2020, às 10:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.051578/2020-74 SEI nº 2304450