UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 4ª REUNIÃO/2019 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUALIDADE AMBIENTAL

 

Ao décimo terceiro dia do mês de maio do ano de dois mil e dezenove, reuniu-se às onze horas, na sala de reuniões do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) no Campus Glória, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (COLPPGMQ) para a reunião. Estiveram presentes à reunião os membros do Colegiado, os docentes Adriane de Andrade Silva, Fábio Augusto do Amaral, Lucas Carvalho Basilio de Azevedo e Sueli Moura Bertolino. O representante discente Maiko de Ávila Cassiano teve sua ausência justificada.O professor Adão de Siqueira Ferreira teve sua ausência justificada. A Professora Adriane iniciou a reunião dando boas-vindas a todos os presentes. A seguir, passou-se à apreciação dos pontos de pauta, a saber: 1. Aprovação da Ata da 3ª reunião de 2019 (Processo SEI N°: 23117.018593/2019-77): A Coordenadora apresentou a Ata da 3ª reunião de 2019 para os presentes, destacando as deliberações do Colegiado feitas no dia. Posteriormente todos os membros votaram. Assim, com uma abstenção, a Ata foi aprovada. 2º item de pauta. Comunicações: 1) O professor Lucas iniciou os informes considerando que é a sua última participação em reunião, nessa gestão do COLPPGMQ. Assim, agradeceu a colaboração recebida por todos os presentes. Relatou que diante da insuficiência de quantidade de inscritos para composição do COLPPGMQ, caso na próxima consulta eleitoral, nenhum docente se inscreva, colocará seu nome à disposição para continuar colaborando no Colegiado. Nesse momento, os membros presentes incentivaram o professor Lucas a se inscrever como representante docente, independente de outra possível candidatura, pois entendem que sua experiência no Colegiado é de extrema importância para o programa, uma vez que o grupo já receberá duas novas docentes. Nesse sentido, foi proposto como ponto de pauta, no item 3.13 Outros, a nomeação da Comissão Eleitoral responsável pela eleição do último representante docente que falta para composição do COLPPGMQ. 2) Assim como o professor Lucas, a professora Sueli agradeceu a colaboração de todos os presentes. E se colocou à disposição para continuar à frente da Comissão Eleitoral para eleição do representante docente que falta compor o COLPPGMQ. 3) A Coordenadora agradeceu a todos os presentes pela colaboração ao longo dessa gestão que está findando em maio de 2019. Agradeceu também por ter sido eleita novamente como Coordenadora do PPGMQ, da qual terá a possibilidade de dar continuidade ao trabalho que está sendo realizado ao longo dessa gestão. Ainda com a palavra, informou que hoje, no período da tarde, participará de uma reunião na PROPP da qual tratará do corte de recursos financeiros federais da educação e seus impactos nas bolsas da UFU. Assim, é de extrema importância sua participação nessa reunião para saber sobre as bolsas do PPGMQ. Disse ainda que após a eleição do último representante docente, o Colegiado deverá escolher o Vice-Coordenador, visto que a professora Sueli não poderá continuar nesse cargo. Com relação ao preenchimento da Plataforma Sucupira, a Coordenadora informou que irá repassar, por meio de e-mail aos docentes, uma planilha contendo alguns dados que serão necessários para o lançamento de informações no sistema. Tais informações são fundamentais para o encerramento do quadriênio, que ocorrerá no final de 2020. Nesse sentido, reforçou que alguns pontos deverão ganhar mais atenção, como o cadastro de trabalhos de extensão e atualização dos projetos de pesquisas já cadastrados no sistema, por exemplo. 3. Ordem do dia: 3.1. Apreciação de aprovação ad referendum da alteração da indicação de banca de defesa do discente DARIONE ALVES LEAL. Membros indicados: Prof. Dr. Hudson de Paula Carvalho (Orientador); Prof.ª Dr.ª Sueli Moura Bertolino (Coorientadora); Prof. Dr. Carlos Eugênio Pereira (UFU); Dr.ª Marília Carvalho de Melo (IGAM); Prof. Dr. Roberto Terumi Atarassi (UFU – Suplente); e Prof. Dr. Euclides Antônio Pereira de Lima (UNIUBE – Suplente). Processo SEI Nº: 23117.026728/2019-78. Após a apresentação da solicitação de alteração da composição da banca, o Colegiado foi de parecer favorável à aprovação ad referendum da Coordenadora. 3.2. Apreciação de aprovação ad referendum da indicação de banca de Qualificação da discente LORRANY MARINS MOTA. Membros indicados: Prof.ª Dr.ª Samara Carbone (Orientadora); Prof. Dr. Roberto Terumi Atarassi (UFU); e Prof. Dr. Ednaldo Carvalho Guimarães (UFU). Processo SEI Nº: 23117.035209/2019-09. Após a apresentação da indicação de banca e diante do fato da discente já ter realizado o exame de Qualificação, o Colegiado foi de parecer favorável à aprovação ad referendum da Coordenadora. 3.3. Apreciação de aprovação ad referendum da orientação da discente PAULA GARCIA DE OLIVEIRA feita pelo Prof. Fábio Augusto do Amaral. Após a exposição do caso, já discutido na reunião de abril de 2019, e das considerações feitas pelo professor Fábio; o Colegiado foi de parecer favorável à troca de orientador. 3.4. Homologação da Ata de Defesa de Dissertação da discente MARIA LÚCIA FURTADO COELHO CAMPOS. Processo SEI Nº: 23117.001562/2019-87. Após a apresentação do documento, o Colegiado a homologou a Ata de Defesa da discente Maria Lúcia. Nesse momento, a Secretária do PPGMQ, solicitou que fosse analisada também a Ata de Defesa do discente DARIONE ALVES LEAL (Processo SEI: 23117.026728/2019-78). Motivo: Esse item não constava na convocação da reunião, pois faltava apenas a assinatura do membro externo. Assim, somente na data de hoje (antes da reunião do COLPPGMQ), foi visualizado que a Ata estava completa. Diante da necessidade de dar andamento nos tramites para emissão de diploma e não havendo nenhum problema no conteúdo do documento, o Colegiado homologou a Ata de Defesa do discente Darione. 3.5. Homologação do resultado da consulta eleitoral para escolha de Coordenador e representantes docentes no Colegiado do PPGMQ. Processo SEI Nº: 23117.029641/2019-52. Foi lida a Ata confeccionada pela Comissão Eleitoral (Processo SEI Nº: 23117.029641/2019-52 / Documento Nº: 1213564), sendo destacadas as quantidades dos votos contabilizados por categoria. Assim, foi registrado que a professora Adriane de Andrade Silva foi reeleita como Coordenadora do PPGMQ e como representantes docentes foram eleitas as professoras Samara Carbone e Sheila Cristina Canobre. Diante do exposto, o resultado foi homologado por todos os membros presentes. 3.6. Reformulação do calendário de reuniões do Colegiado do PPGMQ para o ano de 2019, considerando a disponibilidade dos novos membros eleitos. A professora Adriane relatou que fez uma prévia consulta aos membros do Colegiado, do qual constatou que não haverá necessidade de alterar as datas e os horários já marcados para a realização das reuniões de 2019. Esse item será confirmado na próxima reunião do Colegiado. 3.7. Avaliação dos Relatórios de Desempenho dos discentes da Turma 5. A Coordenadora relatou que todos os discentes entregaram seus Relatórios de Desempenho, conforme previsto. Tais relatórios contemplam os dados necessários para avaliação dos discentes, atendendo assim a proposta de criação do Relatório de Desempenho. Após a apresentação da documentação, os membros presentes aprovaram os Relatórios de Desempenho. 3.8. Distribuição de bolsas entre as turmas do PPGMQ. A Coordenadora considerou que apesar da atual conjuntura e a incerteza sobre a manutenção/implementação de bolsas, o Colegiado continua sendo a Comissão Permanente de distribuição de bolsas no programa. Assim, em conformidade com os membros presentes, solicitou que fique registrado que o critério para distribuição de bolsas é a ordem de classificação geral no processo seletivo. Caso algum bolsista desista da bolsa, esse recurso será concedido ao próximo da lista classificatória da própria turma do bolsista desistente. 3.9. Indicação dos membros para composição da comissão para a implementação do Doutorado no PPGMQ. A Coordenadora informou que após consulta aos docentes, apenas a professora Samara Carbone manifestou interesse em participar da referida comissão. Assim, diante da falta de manifestação de interesse por parte dos outros docentes do programa, o Colegiado indicou os nomes dos professores André Rosalvo Terra Nascimento, Marcio Ricardo Salla e Fernando Luiz de Paula Santil para compor a comissão para a implementação do Doutorado no PPGMQ. 3.10. Edital para seleção de bolsista PNPD. Para que o PPGMQ selecione outro bolsista PNPD, com o início de bolsa previsto para agosto de 2019 (a depender apenas da manutenção do recurso destinado a bolsa), faz-se necessária a criação da comissão do processo seletivo. Foi salientado que o professor supervisor dessa bolsa deve ser docente do PPGMQ. Assim, os docentes do programa deverão ser consultados sobre o interesse em receber tal bolsista. Após discussão sobre esse item de pauta, foi decidido que os próprios representantes docentes do Colegiado comporão a comissão para processo seletivo de bolsista PNPD. 3.11. Alteração da Portaria PPGMQ 01/2017. Foi ressaltado que a única alteração a ser feita na normativa vigente foi no prazo final para entrega da solicitação de dilação de prazo para defesa de dissertação. Assim, o prazo máximo para entrega da solicitação de dilação de prazo foi alterado do 23º mês de curso para o final do mês de dezembro (do último semestre letivo de curso), conforme proposto na 2ª reunião do COLPPGMQ em 2019. 3.12. Solicitação de coorientação de THAÍS MARTINS MARRAMA, pelos docentes Gleice Aparecida de Assis e Bruno Sérgio Vieira; Orientadora: Prof.ª Dr.ª Vanessa Andaló Mendes de Carvalho. A Coordenadora informou que a discente está com dificuldades no andamento de sua pesquisa. Assim, sua orientadora achou prudente convidar os docentes mencionados acima para coorientar a discente que deverá defender sua dissertação até fevereiro de 2020. Diante das particularidades expostas pela Coordenadora, os membros presentes foram de parecer favorável a oficialização da coorientação indicada. 3.13. Outros. A) Solicitação de coorientação de TATIANA MAYUMI TAMURA, pela docente Marília Inês Mendes Barbosa; Orientador: Prof. Dr. Claudionor Ribeiro da Silva. Após a apresentação da solicitação, enviada pelo professor Claudionor, os membros presentes foram de parecer favorável a coorientação indicada. Após esse item, a Coordenadora propôs os dois pontos de pauta subsequentes para análise do Colegiado. B) Solicitação de descredenciamento do PPGMQ feito pela Prof.ª Maria Rita Raimundo e Almeida. Considerando a solicitação da professora Maria Rita e sua mudança de instituição, o Colegiado aprovou seu descredenciamento do programa. Assim, tal descredenciamento ainda deverá ser repassado para a comissão responsável pelo enquadramento docente no CONPEP. C) Atuação da professora visitante que atende o PPGA no PPGMQ. A Coordenadora informou que a professora visitante já está contribuindo com o PPGMQ, nas disciplinas de Seminários. Assim, o Colegiado ficou de propor, à referida docente, que fique responsável por uma disciplina do PPGMQ. Esse assunto voltará a ser discutido em reuniões futuras do COLPPGMQ. C) Comissão eleitoral de consulta para membro do Colegiado do PPGMQ. Considerando que falta apenas a eleição de um representante docente, o Colegiado achou prudente manter a mesma comissão eleitoral que ficou responsável pela última consulta que teve no PPGMQ. Assim, a comissão continua sendo composta pelas docentes Sueli Moura Bertolino (presidente) e Ana Carolina Silva Siquieroli e pelos discentes Maiko de Ávila Cassiano e Jéssyca Gonçalves Duarte. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi dada por encerrada e eu, Marília Christina Arantes Melo, Secretária do PPGMQ, lavrei a presente ata que vai por mim assinada e depois de lida e aprovada, será assinada pelos demais Membros do Colegiado. Uberlândia, 13 de maio de 2019.

 

Adriane de Andrade Silva

Fábio Augusto do Amaral

Lucas Carvalho Basilio de Azevedo

Sueli Moura Bertolino

Marília Christina Arantes Melo


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Documento assinado eletronicamente por Marília Christina Arantes Melo, Secretário(a), em 22/05/2019, às 15:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Presidente, em 24/05/2019, às 08:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Fabio Augusto do Amaral, Membro de Colegiado, em 10/06/2019, às 10:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.040092/2019-77 SEI nº 1245527