UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 7ª reunião/2020 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 13 de agosto de 2020, às 9 horas e 30 minutos, por problemas de conexão com a Sala de Reuniões do WEBCONF RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgmq-programa-de-pos-graduacao-em-qualidade-ambiental), o Colegiado utilizou o Google Meet (https://meet.google.com/yfz-iufr-agj), para realização da 7ª reunião ordinária do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (COLPPGMQ) do ano em curso, sob a Presidência da Coordenadora Adriane de Andrade Silva, estando presentes os Conselheiros citados no final desta Ata. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Aprovação da Ata da 6ª reunião ordinária de 2020 (Processo SEI N°: 23117.038240/2020-27). Devido a correções pontuais que deverão ser feitas ata será avaliada na próxima reunião. 2. Comunicações. 1. A professora Samara informou que a partir da presente data as atividades do CINEAMB serão iniciadas, com apresentação de filmes e realização de debates. 2. O professor Fábio solicitou informações sobre a matrícula dos pós-doutorandos. Foi informado que a matrícula da Elaine foi enviada para a DIRAC, mas o candidato, aprovado em primeiro lugar, não enviou a documentação para efetivação da matrícula. 3. A professora Adriane informou que o período de aulas remotas já iniciou essa semana. Com relação as compras do PPGMQ, foi informado que o PPGMQ não recebeu e-mails de todos os docentes do programa a tempo. Assim, foi dito que as compras foram solicitadas em um curto espaço de tempo, devido ao cronograma de compras da UFU. Mas, que tal processo já está em andamento. 3. Ordem do dia: Para iniciar as deliberações, o Colegiado incluiu um item e fez inversão de ponto de pauta. 3.1. Processo seletivo de pós-doutorado. A Coordenadora informou que diante da resposta da CAPES o PPGMQ não terá bolsa para 2020. Assim, ela esclareceu que enviou e-mail para todos os candidatos que foram aprovados informando-os de que, a princípio, não haverá bolsa. Assim, os candidatos que tiverem interesse no pós-doutorado, deverão desenvolver suas atividades de forma voluntária (sem bolsa). Foi sugerido que o primeiro candidato deve se manifestar com relação a assumir a vaga da seleção pós-doutorado, independentemente de haver bolsa ou não nesse momento. Também foi proposto que todos os candidatos aprovados (conforme divulgado no site do PPGMQ http://www.ppgmq.iciag.ufu.br/sites/ppgmq.iciag.ufu.br/files/media/document/9_-_resultado_pnpd_30-08-2019.pdf) sejam notificados, tendo 15 dias a partir do envio do Ofício, para manifestarem interesse no pós-doutorado sem bolsa. Essa notificação se deu por meio de Ofício Circular, conforme consta no Processo SEI Nº 23117.046938/2020-16, além de tal documento ter sido publicado no site do PPGMQ (http://www.ppgmq.iciag.ufu.br/editais/processo-seletivo-pos-doutorado-2019 - "Manifestação de interesse em Pós-doutorado voluntário (sem bolsa)"). Nessa perspectiva, o Colegiado achou por bem, efetivar a matrícula da discente Elaine, pois a mesma já desenvolve pesquisa e se dispôs realizar a pesquisa sem bolsa, ou seja, de forma voluntária. 3.2 Apreciação da aprovação ad referendum do plano de atividades da disciplina PMQ09 - Ecologia dos Solos do Cerrado, ministrada pelo Prof. Lucas Carvalho Basilio de Azevedo, que será ofertada de forma remota devido ao período de pandemia. Processo SEI Nº: 23117.040624/2020-18. Após a avaliação da documentação, a aprovação ad referendum foi provada por todos os presentes. 3.3. Apreciação da aprovação ad referendum da indicação de banca para defesa de dissertação do discente ARTHUR CELESTINO SOARES. Membros indicados: Prof. Dr. Ednaldo Carvalho Guimarães (orientador do candidato); Prof.ª Dr.ª Maria José da Costa Gondim (UFU); Dr.ª Sônia Maria Couto Buck (UFSCar); Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (UFU - Suplente); e Dr. Marcelo Nivert Schlindwein (UFSCar - Suplente). Processo SEI Nº: 23117.044452/2020-43. Após a exposição do caso, os membros presentes foram de parecer favorável ao ad referendum dado pela Coordenadora. 3.4. Prorrogação de prazo para concessão de bolsa CAPES à discente Ingrid da Silva Pacheco, conforme previsto pelo Ofício Circular nº 20/2020-CGSI/DPB/CAPES - Prorrogação de Bolsas de Mestrado/COVID-19. Após análise documental, a solicitação foi aprovada com uma abstenção. 3.5. Solicitação de aproveitamento de estudos da discente STEPHANI LOREN DE MENEZES. Após a exposição do caso, feita pela Coordenadora, a solicitação de aproveitamento de estudos foi provada por todos os presentes. 3.6. Indicação de banca para defesa de dissertação do discente MARCO TÚLIO GONÇALVES DE PAULA. Membros indicados: Prof. Dr. Beno Wendling (orientador do candidato); Prof.ª Dr.ª Regina Maria Quintão Lana (coorientadora do candidato); e Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (UFU); Dr. Fernando Simoni Bacilieri (UNIPAM); Dr. Miguel Henrique Rosa Franco (AGROCP); e Dr. Carlos Eduardo C. de Castro (FCC - Suplente). Processo SEI Nº: 23117.045640/2020-99. Após a análise do formulário de indicação de banca, os membros do Colegiado foram de parecer favorável à indicação. 3.7. Solicitação de dilação de prazo para defesa de dissertação dos discentes BRUNNA GODIM TEIXEIRA ARAÚJO ALVES; JOSÉ AURÉLIO MANHIÇA; e LUCIANO JACÓ FERNANDES. Nos casos da discente Brunna e do discente Luciano, o Colegiado propôs que a aprovação de uma nova dilação que se dará até dezembro de 2020, condicionado aos discentes, em questão, apresentarem a documentação comprobatória com o parecer do orientador e cronograma detalhado. Foi sugerido que os discentes e orientadores possam participar da próxima reunião para relatar como estão sendo desenvolvidas as pesquisas e quais são os entraves para conclusão da dissertação. No caso do discente José Aurélio, ele conseguiu dilação da sua bolsa por mais dois meses. Assim, a Coordenadora enfatizou que por causa da pandemia faz-se necessário que seja concedida a dilação de prazo até novembro de 2020 para o referido discente. Assim, de comum acordo o Colegiado foi de parecer favorável a dilação do discente José Aurélio. 3.8. Utilização do LAMIC em período de pandemia pelos discentes BRUNO BORGES BARBOSA e JAYDER PEREIRA PIMENTEL. Processo SEI Nº: 23117.046061/2020-63. O professor Lucas fez o relato da necessidade da utilização do LAMIC, por parte dos discentes, para realizar as etapas de suas pesquisas. Assim, a título de formalização, dessa utilização do laboratório, esse item foi posto para ciência dos membros do Colegiado. Foi ressaltado que os discentes já assinaram um termo de responsabilidade para utilização do LAMIC. Assim, diante do caso, o Colegiado, foi de parecer favorável a utilização do laboratório desde que os discentes tomem todas as medidas de segurança necessárias para esse período de pandemia. 3.9. Solicitação de recurso PROAP para pagamento de inscrição em evento da discente INGRID DA SILVA PACHECO. A solicitação não foi aprovada, pois o PPGMQ não possui recurso para esse fim. 3.10. Análise de relatórios de atividades da discente SIMONE CRISTINA BRAGA BERTINI. Processo SEI Nº: 23117.043710/2020-74. Esse item será avaliado na próxima reunião. 3.11. Outros. 3.11.1. Indicação de banca para exame de qualificação da discente ANA FLÁVIA BRANDÃO ROCHA. Membros indicados: Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Silva Siquieroli (orientadora da candidata); Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (UFU); Prof. Dr. Bruno Nery Fernandes Vasconcelos; e Prof. Dr. Lucas Carvalho Basilio de Azevedo (UFU – Suplente). Processo SEI Nº: 23117.046387/2020-91. Após a exposição do formulário de indicação de banca, o Colegiado aprovou a composição da banca. Às 11h e 23 minutos, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Marília Christina Arantes Melo, na qualidade de Secretária, pela Presidente, pelos membros. Uberlândia-MG, 13 de agosto de 2020.

 

Adriane de Andrade Silva (presidente)

Fábio Augusto do Amaral

Ingrid da Silva Pacheco

Lucas Carvalho Basilio de Azevedo

Samara Carbone

Sheila Cristina Canobre

Marília Christina Arantes Melo (Secretária do PPGMQ)


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Documento assinado eletronicamente por Marília Christina Arantes Melo, Secretário(a), em 14/08/2020, às 10:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ingrid da Silva Pacheco, Membro de Colegiado, em 25/09/2020, às 14:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Samara Carbone, Membro de Colegiado, em 25/09/2020, às 14:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Fabio Augusto do Amaral, Membro de Colegiado, em 08/10/2020, às 08:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.040991/2020-11 SEI nº 2196660