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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Conceitos básicos para projeto de sistemas de comunicações óticas.
JUSTIFICATIVA
Essa componente curricular é importante para o aluno do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, pois apresentam os fundamentos de sistemas de comunicações ópticas, atualmente amplamente utilizados para suprir as demandas por largura de banda dos usuários de sistemas de telecomunicações. Além do conhecimento técnico mais associado ao projeto de sistemas de comunicações ópticos, o estudante deve melhorar sua capacidade de utilizar a matemática e a física para modelagem, pesquisar por soluções tecnológicas atuais e trabalhar em equipe para a resolução de projetos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Conhecimento básico sobre os sistemas de comunicações ópticas. |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:
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PROGRAMA
1. Propagação em fibras óticas
2. Guias de ondas óticas
3. Degradação do sinal guiado
4. Dispositivos para emissão de luz
5. Fontes de irradiação
6. Princípios de geração laser
7. Laser de semicondutor
8. Detectores de luz
9. Moduladores óticos
10. Sistemas de transmissão óticos
11. Medidas em fibras óticas
12. Viabilidade técnica para sistemas óticos
13. Interfaces eletro-ópticas
14. Medidas e caracterização de enlaces óticos
15. Medidas e caracterização dos diversos tipos de fibras óticas
16. Projetos de enlaces óticos locais e de longa distância empregando tecnologias DWDM
17. Hierarquia digital dos sistemas PDH, SDH sobre OTN
METODOLOGIA
Conforme a resolução nº 7/2020, do conselho de graduação, as atividades síncronas referentes a matéria FEELT31716 (Comunicações Ópticas) apresentados neste plano de ensino totalizarão 300 minutos (ou 5h). Destes 300 minutos, 200 minutos (3,3 h) serão dedicados a transmissões ao vivo em substituição as aulas presenciais e mais 100 minutos (1,7 h) serão disponibilizados ao atendimento dos alunos, também por meio de vídeo conferências de forma síncrona. Ao fim de cada semana serão disponibilizadas atividades assíncronas, as quais, os discentes deverão disponibilizar 100 min (1,66 h) de seu tempo.
A primeira aula ocorrerá no dia de 11/08/2020 por meio do link:https://meetingsamer24.webex.com/meet/pr1265172966
As transmissões ao vivo serão realizadas às terças-feiras das 08h50min às 10h30min e quartas-feiras das 10h40min às 12h20min, de forma síncrona. Além disso, ao fim de cada semana serão disponibilizadas atividades. Tais atividades são descritas na tabela abaixo:
AULA |
DATA |
CONTEÚDO |
01-02 |
11/08/2020 |
-Apresentação da disciplina com conteúdo programático, método de avaliação e datas das provas; Introdução às Comunicações Ópticas. |
03-04 |
12/08/2020 |
-Conceito de Guias de Ondas; - Soluções das Equações de Maxwell para Guias de Ondas Retangulares;- Soluções das Equações de Maxwell para Guias de Ondas Cilíndricos; Modos Propagantes; Frequência Normaliza; Fibras multimodos e Fibras monomodos. |
- |
12/08/2020 |
-Atividades Assíncronas |
05-06 |
18/08/2020 |
-Diodos Emissores de Luz- LED; Diodos LASERS; Transmissores Ópticos, Moduladores Ópticos; Foto diodos; Foto transistores e Receptores Ópticos |
07-08 |
19/08/2020 |
-Diodos Emissores de Luz- LED; Diodos LASERS; Transmissores Ópticos, Moduladores Ópticos; Foto diodos; Foto transistores e Receptores Ópticos. |
- |
19/08/2020 |
-Atividades Assíncronas -Lista de Exercício de 01 (10 Pontos) |
09-10 |
25/08/2020 |
-Degradação dos Sinais Ópticos parte I (Atenuação, Dispersão Intermodal, Dispersão Cromática, Dispersão Modo de Polarização). |
11-12 |
26/08/2020 |
-Degradação dos Sinais Ópticos parte II (Efeito Não Linear de Auto Modulação de Fase, Efeito Não Linear de Modulação de Fase Cruzada, Efeito Não Linear de Mistura de Quatro Ondas, Efeito Não-Linear de Brillouin e Efeito Não-Linear de Raman |
- |
26/08/2020 |
-Atividades Assíncronas |
13-14 |
01/09/2020 |
-Parâmetros Importantes das Fibras Ópticas (Atenuação, Dispersão, Índice de Refração linear e não linear, Área Efetiva e Coeficiente de Não linearidade ). -Lista de Exercício de 02 (10 Pontos) |
15-16 |
02/09/2020 |
-Amplificadores Óptico; Parâmetros importantes para projetos de enlaces ópticos (Ganho, Figura de Ruído e Relação Sinal Ruído Óptica) |
- |
02/09/2020 |
-Atividades Assíncronas |
17-18 |
08/09/2020 |
-Sistemas por divisão de Comprimento de Onda Denso- DWDM, Redes Ópticas de Transporte -OTN (ITU-T G.709). -Multiplexadores, Demultiplexadores, OADM e ROADM. |
19-20 |
09/09/2020 |
-Parâmetros de Projetos de Enlaces de Redes Ópticas (Orçamento de Potência, Relação Sinal Ruído Óptica Linear e Não-linear, BER (Taxa de Erro de Bit). - Lista de Exercício de Exercício 03 (10 Pontos) |
- |
09/09/2020 |
-Atividades Assíncronas |
21-22 |
06/10/2020 |
Seminários (20 Pontos) |
23-24 |
07/10/2020 |
Seminários (20 Pontos) |
O atendimento aos alunos será realizado de forma síncrona às sextas-feiras entre 08h e 12he30 min ou entre 14h e 16h e 40 min, contabilizando no máximo 100 minutos por aluno.
As práticas também serão ministradas por meio transmissões ao vivo e de forma síncrona e serão realizadas nas terças-feiras das 08h50min às 10h30min e quartas-feiras das 10h40min às 12h20min de forma síncrona. Além disso, ao fim de cada semana de atividades, serão disponibilizadas atividades assíncronas.
AULA |
DATA |
CONTEÚDO |
01-02 |
15/09/2020 |
- Medidas Relacionadas aos Enlaces de Comunicações Ópticas. |
03-04 |
16/09/2020 |
Simulações sobre os Parâmetros Importantes das Fibras Ópticas (Atenuação, Dispersão, Índice de Refração linear e não linear, Área Efetiva e Coeficiente de Não linearidade ). Multiplexadores, Demultiplexadores. |
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16/09/2020 |
-Atividades Assíncronas |
- |
22/09/2020 |
-Simulações sobre Atenuação na Fibra Óptica; Simulações Sobre Dispersão na Fibra Ópticas. -Simulações sobre Efeitos Não-Lineares (Automodelação de Fase- Modulação de Fase Cruza e Mistura de Quatro Ondas). |
05-06 |
23/09/2020 |
-Projeto de Enlaces de Comunicações Ópticas Parte I (30 Pontos) |
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-Atividades Assíncronas |
07-08 |
29/09/2020 |
-Projeto de Enlaces de Comunicações Ópticas Parte II |
- |
30/09/2020 |
-Atividades Assíncronas -Lista de Exercício de 01 (10 Pontos) |
6.1 DISTRIBUIÇÃO DAS HORAS DEDICADAS AS ATIVIDADES REMOTAS POR SEMANA
A tabela abaixo mostra a distribuição das horas dedicadas as aulas.
NÚMERO DE HORAS SEMANAIS |
TIPO DE ATIVIDADES |
APLICAÇÃO |
1,3 |
Síncrona |
Aulas Teóricas ou Aulas Práticas |
1,7 |
Síncrona |
Atendimentos aos Alunos |
1,67 |
Assíncrona |
Atividades atribuídas pelo Docente e Realizadas pelo Discentes |
6.2 Ferramentas de TI
Em todos os processos acima serão utilizadas várias ferramentas de TI, abaixo pode-se verificar um quadro com a descrição de cada uma delas. Durante o período, com a concordância dos alunos algumas delas serão selecionadas e mantidas permanente ao longo do Período.
NÚMERO DE HORAS SEMANAIS |
TIPO |
CONTEÚDO |
01 |
Moodle |
- Será utilizado para disponibilizar o material didático utilizados nas atividades síncronas e assíncronas. |
02 |
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- Será utilizado para comunicação rápida entre o Docente e os Alunos. |
03 |
Microsoft Teams |
- Será testado para aplicação das atividades síncronas |
04 |
Cisco Webex Meeting |
- Será testado para aplicação das atividades síncronas |
05 |
Microsoft Stream |
- Será testado para o armazenamento e divulgação das atividades síncronas gravadas |
06 |
Youtube |
- Será testado para o armazenamento e divulgação das atividades síncronas gravadas |
AVALIAÇÃO
O aproveitamento dos discente será medido por meio de Listas de Exercício, Projetos, Seminários e Participação das aulas ao vivo, como mostra o quadro abaixo:
AVALIAÇÃO |
VALOR |
DATA |
1ª Lista de Exercício |
10 |
19/08/2020 |
2ª Lista de Exercício |
10 |
01/09/2020 |
3ª Lista de Exercício |
10 |
09/09/2020 |
Projeto de Enlace de Comunicações Ópticas |
30 |
23/09/2020 |
Seminários |
20 |
06/10/2020 |
Participação da Aulas ao Vivo |
10 |
09/10/2020 |
Relatórios |
10 |
09/10/2020 |
Total |
100 |
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Em cada uma das atividades síncronas será feito a chamada para verificação da presença dos alunos. E a entrega das listas de exercícios também contarão como presença nas atividades assíncronas.
Os resultados das avaliações serão apresentadas pelos números de matrícula e nome dos alunos, divulgados por meio der e-mails, moodle ou whatsapp.
A vista de prova será marcada com os discente, nas sextas-feiras nos horários previstos para o atendimento discente, a partir da data de divulgação das notas, respeitando-se o prazo de 10 dias previsto na Resolução do CONGRAD (Nº15/2011).
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALMEIDA, J. R., Projeto de Sistema de Comunicações Ópticas, São Paulo, SP: Manole, 2005.
Binh, Le N., Optical fiber communications systems: theory and practice with MATLAB and Simulink models, CRC PRESS, 2010
Complementar
BLACK, U. Optical Networks: Third Generation Transport Systems, New York, NY, USA: Prentice Hall, 2002
KAZOVSKY, L. G., BENEDETTO, S., WILLNER, A. E. Optical Fiber Communication Systems, Norwood, MA, USA: Artech House, 1996
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Andre Luiz Aguiar da Costa, Professor(a) do Magistério Superior, em 28/07/2020, às 17:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 | SEI nº 2150999 |