UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Finanças

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Cultura e Mudança Organizacional

Unidade Ofertante:

Facudade de Gestão e Negócios - FAGEN

Código:

FAGEN31405

Período/Série:

 

Turma:

Integral

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

72h

Prática:

 

Total:

72h

Obrigatória:

  (x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Marilda Sena P. Zuza

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

2.1. Abordagem interpretativa das organizações.

2.2. Cultura organizacional.

2.3. Organizações que aprendem.

2.4. Interesses, conflito, poder e negociação.

2.5. Identidade organizacional.

2.6. Mudança organizacional.

2.7. Diversidade e trabalho.

2.8. Tendências em organizações e seus impactos no indivíduo e na sociedade.

JUSTIFICATIVA

O conteúdo desta disciplina contempla a abordagem da cultura organizacional e dos processos de mudança organizacional na sua vertente interpretativista e crítica, o que pressupõe o entendimento que as organizações são multifacetadas, contextuais e ambíguas e, portanto, não existem receitas prontas para resolver os problemas e desafios com os quais administradores(as) terão que lidar. Isso implica despertar e exercitar no (a) estudante uma visão crítica sobre os fenômenos organizacionais, indo ao encontro do perfil desejado do(a) egresso(a) do curso de administração no que diz respeito a uma atuação sensível aos problemas sociais crítica e capaz de pensar nos problemas com base no contexto em que foram gerados.

OBJETIVO

Saber interpretar as organizações e os impactos que ambientes complexos têm nos modelos de gestão, visando analisar as dimensões de poder, da política e da gestão e outras influências da cultura, além de entender processos de transformação e mudança organizacional como construção coletiva.

Objetivos Específicos:

- Saber identificar as mudanças emergentes no contexto organizacional;

- Reconhecer as condições contextuais e situacionais para implementação de mudanças planejadas;

- Reconhecer as organizações como fenômenos dinâmicos e socialmente construídos.

 

PROGRAMA

5.1 Abordagem interpretativa das organizações e a sociedade

       5.1.1 A ideia de organização

       5.1 2 Conceito de organização

       5.1.3 O ambiente externo e as organizações

       5.1.4 As organizações como agentes sociais

       5.1.5 As organizações como subculturas da sociedade

 

5.2 Cultura: Aspectos gerais 

       5.2.1 A importância da cultura

       5.2.2 O conceito de cultura

       5.2.3 Elementos básicos da cultura

       5.2.4 As características da cultura

       5.2.5 Diversidade, etnocentrismo e relativismo cultural

 

5.3 Cultura organizacional: Aspectos básicos

       5.3.1 A cultura e a cultura organizacional

       5.3.2 A cultura e as organizações

       5.3.3 Antecedentes e conceito de cultura organizacional

       5.3.4 As organizações como culturas

       5.3.5 Definições de cultura organizacional

       5.3.6 Características e importância da cultura organizacional

       5.3.7 Variáveis básicas internas e a cultura organizacional

       5.3.8 O ambiente cultural externo e a cultura organizacional

           

5.4 O processo de formação da cultura organizacional

       5.4.1 Cultura organizacional: criação, consolidação e mudança

       5.4.2 A formação da cultura organizacional

       5.4.3 Identidade organizacional

       5.4.4 Padrões culturais

       5.4.5 Tipos de culturas organizacionais

       5.4.6 A questão das culturas fortes e das culturas fracas

       5.4.7 Vantagem competitiva e cultura organizacional

       5.4.8 Gestão da cultura organizacional

 

5.5 As subculturas organizacionais e a diversidade cultural 

       5.5.1 Subculturas organizacionais

       5.5.2 Fatores que contribuem para a formação de subculturas organizacionais

       5.5.3 As subculturas profissionais e ocupacionais

       5.5.4 A relação entre a cultura organizacional dominante e as subculturas

       5.5.5 Quando a subcultura se torna contracultura

       5.5.6 A formação de guetos nas culturas organizacionais

       5.5.7 A diversidade cultural nas organizações

 

5.6 Interesses, conflito, poder e negociação: as organizações como sistemas políticos

       5.6.1 Poder, política e ideologia

       5.6.2 Interesses e conflitos

       5.6.3 Organização como espaço de negociação

 

5.7 A mudança cultural nas organizações

       5.7.1 A mudança social

       5.7.2 A mudança nas organizações

       5.7.3 A mudança na cultura organizacional

       5.7.4 A cultura organizacional está em permanente mudança

       5.7.5 Fatores que provocam a mudança cultural

       5.7.6 Tipos de mudança organizacional

       5.7.7 Mudança e inovação

       5.7.8 Os agentes de mudança nas organizações

       5.7.9 O temor às mudanças

       5.7.10 A resistência à mudança

       5.7.11 Questões básicas das mudanças organizacionais

       5.7.12 A obtenção de apoio às mudanças

 

METODOLOGIA

Promover a aprendizagem dos discentes estimulando-os a desenvolver sua capacidade de construção e aplicação de conhecimentos. Serão utilizadas aulas expositivas, discussões de casos, seminários, exercícios, leituras dirigidas e trabalhos práticos.

Recursos didáticos utilizados: quadro e giz, lousa branca, recursos audiovisuais (retroprojetor, data-show e vídeo).

TDIC: O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) oficial da UFU - o Moodle (www.moodle.ufu.br).

As atividades serão desenvolvidas de forma presencial e remota (síncronas e assíncronas).

Disciplina: FAGEN31405 – Cultura e Mudança Organizacional

Link de acesso: https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=11734

Código de inscrição: FAGEN

Horário das aulas presenciais: Segunda-feira das 08h às 11h 30min

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

AULA/DIA

MÓDULOS/ CONTEÚDO

ATIVIDADES PREVISTAS

CARGA HORÁRIA

31/07/2023

Apresentação geral da disciplina e formas de avaliação.

 

Orientações e Formação de grupos de trabalho para apresentações dos seminários.

SEMINÁRIOS  - Temática: Tendências em organizações e seus impactos no indivíduo e na sociedade.

Pontuação:

  • Parte textual (short paper): 7 pontos

  • Apresentação: 8 pontos (tempo por grupo: 30 min)

  • Todos devem apresentar.

Obs.: Disponibilizar os trabalhos no Moodle até a data da apresentação do seu grupo.

  • SEMINÁRIOS 1: 18/set

Grupo 1: Discriminação no trabalho e assédio moral

Grupo 2:  internet, as redes sociais e o espaço organizacional

Grupo 3: organizações como instrumento de dominação (Cap. 9 – Morgan G.)

  • SEMINÁRIOS 2: 30/out

Grupo 4: A mudança cultural nas organizações

Grupo 5: A cultura organizacional e a economia verde

Grupo 6: A cultura de responsabilidade social

4h/a

07/08/2023

Abordagem interpretativa das organizações e a sociedade.  (Cap. 1 – Dias)

T1 - Leitura básica e fichamento ou resolução de questões discursivas e/ou testes referentes o tema da aula  – 5,0 pontos. Entrega: até 20/08 (23:59h no Moodle)

4 h/a

14/08/2023

4 h/a

21/08/2023

Cultura: Aspectos gerais  (Cap. 2 – Dias)

Cultura organizacioanal: Aspectos básicos (Cap. 3 – Dias)

 

Administração da cultura organizacional (Cap. 5 – Clegg)

T2 - Leitura básica e fichamento ou resolução de questões discursivas e/ou testes referentes o tema da aula  – 5,0 pontos. Entrega: até 28/08 (13:00h no Moodle)

4 h/a

28/08/2023

4 h/a

04/09/2023

O processo de formação da cultura organizacional  (Cap. 4 – Dias)

T3 - Leitura básica e fichamento ou resolução de questões discursivas e/ou testes referentes o tema da aula  – 5,0 pontos. Entrega: até 04/09 (13:00h no Moodle)

4 h/a

11/09/2023

As subculturas organizacionais e a diversidade cultural  (Cap. 5 – Dias)

T4 - Leitura básica e fichamento ou resolução de questões discursivas e/ou testes referentes o tema da aula  – 5,0 pontos.

Entrega: até 11/09 (13:00h no Moodle)

4 h/a

18/09/2023

Apresentações de trabalhos

SEMINÁRIOS 1 - Grupos 1, 2 e 3

4 h/a

25/09/2023

1ª Prova bimestral.

Conteúdos estudados até a 7ª aula. 

4 h/a

10ª

02/10/2023

Interesses, conflito, poder e negociação: as organizações como sistemas políticos.

(Cap. 6 – Morgan)

T5 - Leitura básica e fichamento ou resolução de questões discursivas e/ou testes referentes o tema da aula  – 5,0 pontos. Entrega: até 02/10 (13:00h no Moodle)

4 h/a

11ª

09/10/2023

A mudança cultural nas organizações   (Cap. 11 – Dias)

T6 - Leitura básica e fichamento ou resolução de questões discursivas e/ou testes referentes o tema da aula  – 5,0 pontos. Entrega: até 16/10 (13:00h no Moodle)

4 h/a

12ª

16/10/2023

Administração da inovação e da mudança (Cap. 9 – Clegg)

4 h/a

 

13ª

23/10/2023

Atividade assíncrona

T7 - Leitura básica e fichamento ou resolução de questões discursivas e/ou testes referentes o tema da aula  – 5,0 pontos. Entrega: até 23/10 (13:00h no Moodle)

4 h/a

14ª

30/10/2023

Apresentações de trabalhos

SEMINÁRIOS 2 – Grupos 4, 5 e 6

4 h/a

15ª

06/11/2023

2ª Prova bimestral

Conteúdos estudados da 10ª à 12ª.

4 h/a

16ª

13/11/2023

Vistas de provas

 

Recuperação de Aprendizagem - Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar uma  prova.

Para aqueles que forem realizar a prova final, ela será presencial e sem consulta, valendo 100 pontos contendo todo o conteúdo estudado. Prevalecerá a pontuação máxima de 60 pontos para aprovação e lançamento no diário acadêmico.

4 h/a

17ª

27/11/2023

 Vistas de provas

4 h/a

02/12/2023

Término do semestre letivo

 

AVALIAÇÃO

Os trabalhos individuais ou em grupos serão avaliados ao longo da disciplina, compreendendo atividades relacionadas a cada temática dos módulos. Os pontos serão distribuídos da seguinte forma:

Critérios de avaliação dos trabalhos: coerência das respostas e capacidade de relacionar o conteúdo da disciplina com o que foi solicitado na atividade, não ocorrência de plágio, citação das fontes utilizadas, quando for pertinente. Em atividades que exijam apresentação oral também serão avaliados os seguintes itens: participação dos integrantes do grupo, qualidade da apresentação, abordagem dos pontos-chaves da atividade e respeito ao tempo de apresentação quando estipulado.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.

FREITAS, M. E. Cultura organizacional: identidade, sedução e carisma. São Paulo: FGV, 2009.

CLEGG, S.; KORNBERGER, M.; PITSIS, T. A administração e organizações. Porto Alegre: Artmed, 2011. Disponível: https://www.sistemas.ufu.br/biblioteca-gateway/minhabiblioteca/9788577808304  

Complementar

ALVESSON, M; WILLMOTT, H (ed.). Studying Management Critically. London: Sage, 2003.

CALDAS, M. P.; MOTTA, F. C. P. Cultura organizacional e cultura brasileira. Sao Paulo: Atlas, 1997.

CLEGG, S., HARDY, C.; NORD, W. R. (org.). Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 2001. 3 v.

DIAS, Reinaldo. Cultura organizacional: construção, consolidação e mudança. Grupo GEN, 2013. E-book. ISBN 9788522484485. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788522484485/pageid/5

SCHEIN, E. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009.

SCHULTZ, M.; HATCH, M. J.; LARSEN, M. H. The Expressive Organization: linking identity, reputation and the corporate brand. Oxford: Oxford Press, 2000.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marilda Sena Pereira Zuza, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 16/08/2023, às 15:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4738471