UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História do Pensamento Geográfico

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO31204

Período/Série:

Turma:

GN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Vitor Koiti Miyazaki

Ano/Semestre:

2020/2

Observações:

 

 

EMENTA

Geografia pré-científica. Sistematização da Ciência Geográfica. Geografia Clássica. Geografia Quantitativa. Geografia Crítica. Geografia Humanista. Tendências contemporâneas da Geografia. Ciência geográfica no Brasil.

JUSTIFICATIVA

A disciplina trata de conteúdos fundamentais para a compreensão da emergência da Geografia como ciência moderna, assim como a influência das diferentes tendências teórico metodológicas sobre a Geografia, tanto de maneira geral quanto em relação à realidade brasileira para, a partir disso, refletir sobre o papel da Geografia no mundo contemporâneo. Portanto, constitui-se em disciplina fundamental para a formação do profissional em Geografia, tanto licenciado quanto bacharel.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender o processo histórico de constituição do pensamento geográfico, suas bases teórico-metodológicas e as diferentes tendências para a análise geográfica a partir de seus principais autores.

Objetivos Específicos:

Entender os pressupostos referentes à sistematização da ciência geográfica;

Comparar e analisar as diferentes correntes teórico-metodológicas que sustentam o pensamento geográfico ao longo de seu devir histórico;

Discutir as tendências contemporâneas da Geografia;

Compreender os avanços e retrocessos da produção do pensamento geográfico brasileiro.

 

PROGRAMA

I - A GEOGRAFIA PRÉ-CIENTÍFICA

a) As origens e as características do conhecimento geográfico pré-científico.

II - GEOGRAFIA CLÁSSICA: CONTEXTO HISTÓRICO E PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES

a) Sistematização da ciência geográfica: Alexandre Von Humboldt e Karl Ritter

b) Friedrich Ratzel e Paul Vidal de La Blache no âmbito do desenvolvimento da Geografia Moderna: “escola” alemã e “escola” francesa.

c) Influências do Anarquismo na Geografia: concepções de Elisée Reclus e Piotr Kropotkin.

III - PENSAMENTO GEOGRÁFICO NO SÉCULO XX: CONTEXTO HISTÓRICO E PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES.

a) Consolidação da Geografia Tradicional: Maximilien Sorre, Jean Brunhes.

b) Geografia Teorético-Quantitativa.

c) Geografia Crítica/Radical e a renovação da Geografia.

d) Geografia Humanista

IV - TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA GEOGRAFIA

a) Geografia Pós-moderna.

b) Geografia Libertária.

c) Geografia Decolonial.

V - CIÊNCIA GEOGRÁFICA NO BRASIL.

a) Formação do pensamento geográfico brasileiro.

b) Principais contribuições científicas da Geografia brasileira

METODOLOGIA

Este componente curricular será ministrado no formato remoto, no 2º semestre letivo de 2020, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020 (2453211).

Serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet, em tempo real, sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line).

Todas as atividades síncronas e assíncronas serão desenvolvidas utilizando-se a Plataforma Microsoft Teams.

atendimento ao aluno será realizado de forma remota, tanto na modalidade síncrona quanto assíncrona, a partir dos canais de comunicação da Plataforma Teams ou pelo e-mail institucional do professor (vitor.ufu@ufu.br). O atendimento na modalidade síncrona, ou seja, que demandar conexão simultânea, deverá ser agendado, via e-mail, com antecedência mínima de  72 horas, de acordo com a demanda e a disponibilidade dos discentes e do docente.

A disciplina História do Pensamento Geográfico não possui carga horária prática.

 

ATENÇÃO: CADASTRO DO ALUNO NA PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS

O discente que optar pela matrícula na disciplina deverá realizar seu cadastro na Plataforma Microsoft Teams, utilizando o seu e-mail institucional (@ufu.br), conforme orientação disponível no link: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2020/06/office-365-education-esta-disponivel-para-comunidade-ufu. O cadastro do discente no ambiente virtual da disciplina será realizado pelo docente, através do e-mail institucional (@ufu.br) do discente cadastrado na Plataforma. Não será aceito outro e-mail para cadastro.

ATENÇÃO: O discente que tiver sua matrícula aprovada deve enviar o seu nome completo informando o turno (matutino ou noturno) e o e-mail institucional (@ufu.br) para o docente (vitor.ufu@ufu.br) até as 16h do dia 08 de julho de 2021, para que seja processado o cadastro no ambiente virtual da disciplina.

Os discentes que efetuarem o cadastro conforme as instruções acima, poderão acessar a sala pelo link: https://tinyurl.com/99t2e9u7

 

CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES NA MODALIDADE SÍNCRONA

Serão ministradas 45 (quarenta e cinco) horas-aula na modalidade síncrona, através de aulas expositivas utilizando plataforma Microsoft Teams;

As atividades síncronas serão realizadas às quartas-feiras, da seguinte maneira:

- das 19h às 20:40h: aula expositiva, incluindo abertura para perguntas e realização de debates e;

- das 20:40 às 20:50h: intervalo

- das 20:50 às 21:40h: momento dedicado a debates, revisões, dúvidas e atendimento, bem como a realização de atividades sobre o conteúdo abordado. 

As atividades síncronas respeitarão o cronograma a seguir.

Cronograma – atividades síncronas:

Aula

Data

Horário

Atividade

Plataforma

1

14/07

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Apresentação da disciplina e dos instrumentos de avaliação. Pressupostos para a análise da História do Pensamento Geográfico.

Microsoft Teams

2

21/07

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Aula expositiva e dialogada: A institucionalização da Geografia Científica

Microsoft Teams

3

28/07

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Aula expositiva e dialogada: A Antropogeografia e o determinismo

Microsoft Teams

4

04/08

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Aula expositiva e dialogada: O possibilismo e a Geografia Humana

Microsoft Teams

5

11/08

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Aula expositiva e dialogada: Para além do determinismo e do possibilismo: a diferenciação de áreas

Microsoft Teams

6

18/08

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Revisão do conteúdo e atividade.

Microsoft Teams

7

25/08

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Aula expositiva e dialogada: A Geografia Pragmática

Microsoft Teams

8

01/09

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Aula expositiva e dialogada: A Geografia Crítica

Microsoft Teams

9

08/09

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Aula expositiva e dialogada: A Geografia Humanista

Microsoft Teams

10

15/09

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Aula expositiva e dialogada: Caminhos contemporâneos e a Geografia brasileira

Microsoft Teams

11

22/09

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Aula expositiva e dialogada: Caminhos contemporâneos e a Geografia brasileira

Microsoft Teams

12

29/09

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Aula expositiva e dialogada: Caminhos contemporâneos e a Geografia brasileira

Microsoft Teams

13

06/10

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Participação nas atividades do Geopontal

Microsoft Teams

14

13/10

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Atividade: Caminhos contemporâneos e a Geografia brasileira

Microsoft Teams

15

20/10

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Revisão do conteúdo e atendimento.

Microsoft Teams

16

27/10

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Prova dissertativa.

Microsoft Teams

17

03/11

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

Entrega dos resultados e vista de nota.

Microsoft Teams

ATENÇÃO: 

1) Não será permitido o registro destas atividades (com exceção para fins acadêmicos e objetivos da disciplina) e consequentemente não serão permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas.

2) A aferição do aproveitamento e da assiduidade será realizada no ambiente virtual da disciplina disponível na Plataforma Microsoft Teams. A assiduidade será verificada através do relatório emitido pela Plataforma, o qual disponibiliza horário de conexão e de desconexão de todos os usuários. O aproveitamento será medido conforme disposto no item avaliação deste Plano.

 

CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES NA MODALIDADE ASSÍNCRONA

Serão trabalhadas 15 (quinze) horas-aula na modalidade assíncrona, através de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas remotamente, tanto individualmente quanto em grupo.

Conforme já descrito anteriormente, o material necessário para as atividades assíncronas será disponibilizado por meio da plataforma Microsoft Teams.

A comunicação e o atendimento poderão ser realizados pelo e-mail vitor.ufu@ufu.br, bem como por meio de reuniões on-line que poderão ser agendados antecipadamente.

As atividades assíncronas respeitarão o cronograma a seguir.

Cronograma das atividades assíncronas:

Semana

Atividade/conteúdo

Plataforma de disponibilização de material e atendimento

1

A institucionalização da Geografia Científica: leitura de texto e produção de resenha crítica.

Microsoft Teams e e-mail (vitor.ufu@ufu.br)

2

A Antropogeografia e o determinismo: leitura de texto e produção de resenha crítica.

3

O possibilismo e a Geografia Humana: leitura de texto e produção de resenha crítica.

4

A renovação da Geografia: leitura de texto e produção de resenha crítica.

5

Caminhos contemporâneos da Geografia: leitura de texto e produção de resenha crítica

 

AVALIAÇÃO

Todas as atividades avaliativas deverão ser enviadas exclusivamente por meio da plataforma Microsoft Teams dentro dos prazos definidos antecipadamente.

A avaliação consistirá nas seguintes atividades:

1ª avaliação: 20 pontos - Data limite de entrega: 28/07/2021

Elaboração em dupla de uma resenha crítica a partir da leitura dos textos, agregando elementos tratados durante as aulas 1 e 2. A resenha deverá contemplar, em no máximo 2 laudas, os principais elementos contidos nos textos e tratados nas aulas, além de considerações próprias dos alunos a partir dos conteúdos abordados.

2ª avaliação: 20 pontos - Data limite de entrega: 18/08/2021

Elaboração em dupla de uma resenha crítica a partir da leitura dos textos, agregando elementos tratados durante as aulas 3, 4 e 5. A resenha deverá contemplar, em no máximo 2 laudas, os principais elementos contidos nos textos e tratados nas aulas, além de considerações próprias dos alunos a partir dos conteúdos abordados.

3ª avaliação: 20 pontos - Data limite de entrega: 15/09/2021

Elaboração em dupla de uma resenha crítica a partir da leitura dos textos, agregando elementos tratados durante as aulas 7, 8 e 9. A resenha deverá contemplar, em no máximo 2 laudas, os principais elementos contidos nos textos e tratados nas aulas, além de considerações próprias dos alunos a partir dos conteúdos abordados.

4ª avaliação: 40 pontos - Data limite de entrega: 27/10/2021

Prova individual, na modalidade assíncrona, contemplando questões gerais que tratam dos conteúdos vistos ao longo da disciplina, pautando-se nos textos e nas discussões realizadas em sala de aula. O aluno deverá demonstrar domínio do conteúdo, as principais ideias abordadas pelos autores dos textos e os temas mais relevantes tratados ao longo das aulas. Os alunos receberão as questões no dia 26/10/2021 e deverão responder e entregar até às 23:59h do dia 27/10/2021.

A assiduidade dos discentes nas atividades assíncronas levará em consideração a entrega das atividades avaliativas acima descritas.

BIBLIOGRAFIA

Básica

LACOSTE, Y. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 12. ed. Campinas: Papirus, 2006.

MORAES, A. C. R. de. Geografia: pequena história crítica. 17. ed. São Paulo: HUCITEC, 1999.

SANTOS, M. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 6. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

Complementar

CASTRO, I. E. de C.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

HAESBAERT, R.; PEREIRA, S. N.; RIBEIRO, G. (Org.). Vidal, Vidais: textos de geografia humana, regional e política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

RECLUS, É. Da ação humana na geografia física: geografia comparada no espaço e no tempo. São Paulo: Imaginário: Expressão & Arte, 2010.

SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Ed. da UNESP, 2004.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Vitor Koiti Miyazaki, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/06/2021, às 10:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2845767 e o código CRC 024F6E3D.




Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 SEI nº 2845767