UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Língua Brasileira de Sinais - Libras

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

LIBRAS03

Período/Série:

Turma:

QN (Química Noturno)

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Cristiano Silva Ribeiro

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

Componente Curricular oferecido de acordo com as Resoluções  n.º 30/2022/CONSUN e 25/2020 /CONGRAD.

Oferta de 20 vagas na disciplina

 

EMENTA

Conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras.

JUSTIFICATIVA

Atualmente com as evoluções legais no campo da educação especial, que assume um caráter de inclusão social e educacional, surge a necessidade de inserir e estruturar no espaço de formação de professores a discussão de temas e reflexões que aproximem os futuros pedagogos das questões, antes específicas da educação especial, hoje de todos os educadores. O Ensino de Libras é de suma importância para que os profissionais da educação possuam o mínimo de condições de estabelecer um contato com o estudante surdo e consiga buscar apoio pedagógico para realizar seu trabalho com a turma. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Compreender os principais aspectos da língua brasileira de sinais – libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacionais dos alunos surdos.

Objetivos Específicos:

  • Utilizar a língua brasileira de sinais (libras) em contextos escolares e não escolares.

  • Reconhecer a importância, utilização e organização gramatical da libras nos processos educacionais dos surdos;

  • Compreender os fundamentos da educação de surdos;

  • Estabelecer a comparação entre libras e língua portuguesa, buscando semelhanças e diferenças;

  • Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tendo a libras como elemento de comunicação, ensino e aprendizagem.

PROGRAMA

     Unidade I - A Língua Brasileira de Sinais e a constituição dos sujeitos surdos.

1.1. História das línguas de sinais.

1.2. As línguas de sinais como instrumentos de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em contexto educacional dos sujeitos surdos.

1.3. A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surdas.

 

    Unidade II - Legislação específica: A Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e o decreto nº 5.626, de 22/12/2005.

 

    Unidade III - Introdução a Libras

3.1. Características da língua, seu uso e variações regionais.

3.2. Noções básicas da Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de horas.

 

    Unidade IV - Prática introdutória em Libras

4.1. Diálogo e conversação.

METODOLOGIA

As aulas serão ministradas presencialmente. Buscar-se-á promover vivências práticas contextualizadas do aprendizado da Libras com exploração de vídeos sobre o uso da Libras e manifestação da Cultura Surda; Aula expositiva e dialogada com apresentação do tema e aspectos importantes da língua de sinais.

Para alcançar os objetivos propostos serão utilizados recursos como Datashow, quadro branco, pincel e utilização de e-mail  (prof.cristiano.de.libras.ufu@gmail.com) ou whatsapp (03499635-2095) para comunicação com os discentes.

 

Para realização das aulas assíncronas da disciplina, os materiais didáticos estarão disponíveis na plataforma Moodle e a bibliografia básica e complementar poderá ser acessada integralmente de forma remota. Lembrando que o acesso a plataforma é EXCLUSIVAMENTE pelo email institucional.

As atividades assíncronas (12hs): vídeos, links do youtube, leituras e filmes documentários.

 

Todas os protocolos de segurança em vigência e recomendados pelo Comitê de Monitoramento à COVID-19 da UFU deverão ser  seguidos e respeitados, assim como a Portaria REITO nº287, de 03 de março de 2022, no que se refere à comprovação do esquema vacinal contra a Covid-19.

 

Não serão aceitos alunos sem máscaras no interior da sala de aula, bem como nas atividades extra classe, quando planejados pelo professor.

 

As aulas serão realizadas às Sextas-feiras, das 19:00h às 22h30, com um intervalo de 20 minutos, considerando o cronograma a seguir e suas respectivas atividades:

 

Conteúdos

Datas

Atividades

Modalidade - horário

Apresentação da disciplina e das atividades ao longo do semestre.

AULA 01 

06/05/2022 

Cronograma da disciplina e avaliações

 

Presencial

19:00h às 22:30h

 

Unidade I

Libras e a Constituição dos sujeitos surdos

Unidade IV

Prática introdutória em Libras

 

AULA 02

13/05/2022

 

  • Aula expositiva

  • Leitura e estudo do texto

  • Diálogo e conversação

  • Contexto em Libras

  • Vocabulário em Libras

  • Atividade 01 – 2,5 pontos

Presencial

19:00h às 22:30h

 

 

AULA 03 

20/05/2022

 

  • Aula expositiva

  • Leitura e estudo do texto

  • Diálogo e conversação

  • Contexto em Libras

  • Vocabulário em Libras

  • Atividade 02 – 2,5 pontos

Presencial

19:00h às 22:30h

 

AULA 04 

27/05/2022

 

  • Atividade Avaliativa do conteúdo da Unidade I  – 20,0 pontos

Presencial

19:00h às 22:30h

 

 

 

 

 

 

 

 

Unidade II

Legislação específica

e

Unidade IV

Prática introdutória em Libras

 

AULA 05 

03/06/2022

 

  • Aula expositiva

  • Leitura e estudo do texto

  • Diálogo e conversação

  • Contexto em Libras

  • Vocabulário em Libras

  • Atividade 03 – 2,5 pontos

Presencial

19:00h às 22:30h

 

 

AULA 06 

10/06/2022

 

  • Aula expositiva

  • Leitura e estudo do texto

  • Diálogo e conversação

  • Contexto em Libras

  • Vocabulário em Libras

  • Atividade 04 – 2,5 pontos

 

Presencial

19:00h às 22:30h

 

 

AULA 07

17/06/2022

 

NÃO HAVERÁ AULA (Recesso)

-

 

AULA 08 

24/06/2022

 

  • Atividade Avaliativa do conteúdo da Unidade II – 20,0 pontos

Presencial

19:00h às 22:30h

Unidade III

Introdução a Libras

e

Unidade IV

Prática introdutória em Libras

 

AULA 09

01/07/2022

 

  • Aula expositiva

  • Leitura e estudo do texto

  • Diálogo e conversação

  • Contexto em Libras

  • Vocabulário em Libras

  • Atividade 05 – 2,5 pontos

Presencial

19:00h às 22:30h

 

 

AULA 10

08/07/2022

 

  • Aula expositiva

  • Leitura e estudo do texto

  • Diálogo e conversação

  • Contexto em Libras

  • Vocabulário em Libras

  • Atividade 06 – 2,5 pontos

Presencial

19:00h às 22:30h

 

AULA 11 

15/07/2022

 

  • Atividade Avaliativa do conteúdo da Unidade III – 20,0 pontos 

Presencial

19:00h às 22:30h

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Unidade IV

Prática introdutória em Libras

AULA 12

22/07/2022 

  • Aula expositiva

  • Leitura e estudo do texto

  • Diálogo e conversação

  • Contexto em Libras

  • Vocabulário em Libras

  • Atividade 07 – 2,5 pontos

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

AULA 13

29/07/2022

 

  • Aula expositiva

  • Leitura e estudo do texto

  • Diálogo e conversação

  • Contexto em Libras

  • Vocabulário em Libras

  • Atividade 08 – 2,5 pontos

Presencial

19:00h às 22:30h

 

AULA 14

05/08/2022

 

  • Atividade Avaliativa do conteúdo da Unidade IV – 20,0 pontos 

Presencial

19:00h às 22:30h

 

 

AULA 15 

12/08/2022

 

Entrega das notas finais e encerramento da disciplina

Presencial

19:00h às 22:30h

 

 

AVALIAÇÃO

Acontecerá de forma processual de maneira a contemplar os objetivos da disciplina. Serão usados os seguintes instrumentos:

Avaliação

Pontuação

Data de entrega

 Atividade Avaliativa do conteúdo da Unidade I

20,0 pontos

27/05/2022

 Atividade Avaliativa do conteúdo da Unidade II

20,0 pontos

24/06/2022

 Atividade Avaliativa do conteúdo da Unidade III

20,0 pontos

15/07/2022

 Atividade Avaliativa do conteúdo da Unidade IV

20,0 pontos

05/08/2022

Total

80,00 pontos

Participação nas atividades diversas, exercícios, dinâmicas de grupo desenvolvidas em sala de aula (individual e/ou em grupo), Aprendizado do vocabulário exigido no final de cada atividade:

 

Avaliação

Pontuação

Data de entrega

Atividade 01

2,5 pontos

Semanal

Atividade 02

2,5 pontos

Semanal

Atividade 03

2,5 pontos

Semanal

Atividade 04

2,5 pontos

Semanal

Atividade 05

2,5 pontos

Semanal

Atividade 06

2,5 pontos

Semanal

Atividade 07

2,5 pontos

Semanal

Atividade 08

2,5 pontos

Semanal

Total

20,0 pontos

Totalizando uma nota final de 100,0 pontos

Serão feitas avaliações individuais e em grupo, levando em consideração as atividades e o desempenho dos discentes durante o semestre.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

 

MOURÃO, M. P. (Org). Língua Brasileira de Sinais. Centro de Educação a Distância, Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial. Uberlândia, MG, 2018 2 ed. Material elaborado para os cursos a distância da Universidade Federal de Uberlândia/Universidade Aberta do Brasil. 118p.. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25235/1/libras%20ead-matematica_30-09.pdf  

 

BRASIL. MEC. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental língua brasileira de sinais. Séries Atualidades Pedagógicas. Brasília: SEESP, 1998, volume 3, pág.50 Disponível em: https://www.unijales.edu.br/library/downebook/id:276  

 

FELIPE, T.; MONTEIRO, M.S. Libras em contexto. Curso Básico. Brasília: Ministério da Educação e do Deporto. Secretaria de Educação Especial, 2001. Disponível em: http://www.artelibras.com.br/ewadmin/download/Libras_em_contexto_.pdf  

 

Complementar

 

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm 

 

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm 

 

REDONDO, Maria Cristina da Fonseca Deficiência auditiva-/ Maria Cristina da Fonseca Redondo, Josefina Martins Carvalho. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciaauditiva.pdf

 

GESSER, A. LIBRAS? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbla/v14n4/v14n4a18.pdf 

CAPÍTULO 1 https://www.youtube.com/watch?v=LmvBFaxTUxE

CAPÍTULO 2 https://www.youtube.com/watch?v=Ed1WNOSQbu0&t=15s

CAPÍTULO 3 https://www.youtube.com/watch?v=ID2kYDzr-cE

 

BRASIL. MEC. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental língua brasileira de sinais. Séries Atualidades Pedagógicas. Brasília: SEESP, 1998, volume 3, pág.50 Disponível em: https://www.unijales.edu.br/library/downebook/id:276 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiano Silva Ribeiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/04/2022, às 19:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.024402/2022-10 SEI nº 3516078