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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Histofisiologia dos sistemas reprodutor masculino e feminino. Histofisiologia dos ciclos reprodutivos. Desenvolvimento de gametas. Fisiologia da fertilização. Mecanismos de clivagem. Desenvolvimento da blástula. Histofisiologia da implantação. Mecanismos de gastrulação. Destinos dos folhetos embrionários. Mecanismos de fechamento ventral do embrião. Histofisiologia da placenta. Histofisiologia de anexos embrionários. Biologia do desenvolvimento do coração. Biologia do desenvolvimento do sistema nervoso e dos órgãos sensoriais. Biologia do desenvolvimento da face. Biologia do desenvolvimento do sistema digestório. Biologia do desenvolvimento do aparelho respiratório. Biologia do desenvolvimento do sistema genitourinário.
JUSTIFICATIVA
O estudo da biologia do desenvolvimento humano é pré-requisito para o entendimento da organização microscópica e macroscópica do ser humano. Ademais, e não menos importante, o entendimento dos processos de malformação observados na espécie humana depende do entendimento de seu processo de formação em condições normais. É conteúdo que serve como base para diversos outros do curso, além de ser conteúdo obrigatório para o egresso que pretende trabalhar com pesquisa na área de reprodução ou com reprodução assistida.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Propiciar aos alunos, conhecimentos básicos sobre gametogênese, fertilização, clivagem e desenvolvimento do embrião nas fases iniciais, assim como sobre a morfogênese normal de órgãos e de sistemas. |
Objetivos Específicos: |
Não há. |
PROGRAMA
Bloco 1
Bases do desenvolvimento celular e molecular
Introdução ao desenvolvimento humano
Reprodução humana
Primeira e segunda semanas de desenvolvimento
Terceira semana de desenvolvimento
Quarta à oitava semanas de desenvolvimento
Período fetal
Placenta e membranas fetais
Bloco 2
Cavidades do corpo, mesentérios e diafragma
Aparelho faríngeo
Sistema respiratório
Sistema digestório
Sistema urogenital
Bloco 3
Sistemas cardiovascular e linfático
Sistema musculoesquelético
Sistema nervoso
Olhos e orelhas
Tegumento
Defeitos congênitos ao nascimento
METODOLOGIA
O conteúdo será repassado aos estudantes na forma de aulas expositivas, onde será apresentado um compilado da bibliografia obrigatória para cada assunto previsto. Os tópicos foram divididos em três grandes blocos, sendo entre 7 e 8 períodos por bloco, sendo que ao final de cada bloco está prevista uma aula de revisão dos conteúdos vistos naquele determinado bloco, seguida, na aula seguinte, de uma avaliação dos conteúdos vistos. Após a avaliação, na aula seguinte, é prevista uma aula de discussão da avaliação. No Moodle, os estudantes terão acesso à videoaulas referentes aos temas discutidos em sala.
AVALIAÇÃO
A cada bloco de conteúdos vencido, os estudantes realizarão uma avaliação presencial, com questões dissertativas e/ou objetivas. Serão três avaliações de 25 pontos, totalizando 75 pontos na disciplina. O conteúdo cobrado nas avaliações não será cumulativo, embora os conhecimentos do primeiro bloco necessitem ser aplicados nos blocos seguintes. Na penúltima aula os estudantes apresentarão um seminário em duplas, de no máximo 10 minutos, onde apresentarão a ontologia de desenvolvimento de uma célula humana diferenciada específica. As células serão atribuídas aos estudantes ao longo do semestre e, faltando 01 semana para a apresentação, será repassado aos estudantes como o trabalho deve ser montado e quais as fontes de informação. Esse trabalho valerá 25 pontos na média final. Nele será avaliada a qualidade do conteúdo e se a ontologia de desenvolvimento daquele determinado tipo celular está correta. Finalmente, na última aula, está prevista uma avaliação de recuperação para os estudantes que não alcançarem a média mínima requerida para aprovação. Será uma avaliação única, com conteúdo da disciplina toda e sua nota, em caso de melhoria, substituirá a somatória das notas das três avaliações parciais realizadas no semestre, até o teto de 75 pontos. Avaliações perdidas ao longo do semestre por motivos previstos nas normas de graduação serão remarcadas e aplicadas de acordo com a disponibilidade do docente e dos discentes que necessitarem de avaliação de reposição.
Cronograma das avaliações:
Avaliação 1 - 04/11/2022
Avaliação 2 - 15/12/2022
Avaliação 3 - 27/01/2023
Apresentação de seminários - 02/02/2023
Avaliação de recuperação - 03/02/2023
BIBLIOGRAFIA
Básica
Argos cienficos de acesso aberto recomendados pelo professor, e acessíveis pela base de dados PubMed.
MOORE, K.L. & PERSAUD, T.V.M. Embriologia básica. 5ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2000.
LANGMAN, J. & SADLER, T.W. Embriologia médica. 9ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2005.
GILBERT, S.F. Developmental biology. 9th ed. Sunderland, MA, USA. Sinauer Associates Inc., 2010.
Complementar
CARLSON, B.M. Human Embriology and Development Biology. Mosby, 1994.
HOUILLON, C. Embriologia. São Paulo, Edgard Blucher Ltda, 1977.
MOORE, K. L. Embriologia Clínica. 4ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1990.
CARVALHO, H.F. & RECCO-PIMENTEL, S.M. A célula. 2ª ed. São Paulo. Manole, 2007.
JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 9ª ed. Rio de Janeiro. GuanabaraKoogan, 2012.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Alberto da Silva Moraes, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/09/2022, às 15:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.061974/2022-71 | SEI nº 3915654 |