UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Biomédicas

Av. Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: 34 3225-8482 - Bloco 2B - Sala 2B221
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Biologia do Desenvolvimento

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Biomédicas

Código:

GBD002

Período/Série:

01

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

45

Total:

90

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Alberto da Silva Moraes

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

Histofisiologia dos sistemas reprodutor masculino e feminino. Histofisiologia dos ciclos reprodutivos. Desenvolvimento de gametas. Fisiologia da fertilização. Mecanismos de clivagem. Desenvolvimento da blástula. Histofisiologia da implantação. Mecanismos de gastrulação. Destinos dos folhetos embrionários. Mecanismos de fechamento ventral do embrião. Histofisiologia da placenta. Histofisiologia de anexos embrionários. Biologia do desenvolvimento do coração. Biologia do desenvolvimento do sistema nervoso e dos órgãos sensoriais. Biologia do desenvolvimento da face. Biologia do desenvolvimento do sistema digestório. Biologia do desenvolvimento do aparelho respiratório. Biologia do desenvolvimento do sistema genitourinário.

JUSTIFICATIVA

O estudo da biologia do desenvolvimento humano é pré-requisito para o entendimento da organização microscópica e macroscópica do ser humano. Ademais, e não menos importante, o entendimento dos processos de malformação observados na espécie humana depende do entendimento de seu processo de formação em condições normais. É conteúdo que serve como base para diversos outros do curso, além de ser conteúdo obrigatório para o egresso que pretende trabalhar com pesquisa na área de reprodução ou com reprodução assistida.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Propiciar aos alunos, conhecimentos básicos sobre gametogênese, fertilização, clivagem e desenvolvimento do embrião nas fases iniciais, assim como sobre a morfogênese normal de órgãos e de sistemas.

Objetivos Específicos:

Não há.

PROGRAMA

Bloco 1

Bases do desenvolvimento celular e molecular

Introdução ao desenvolvimento humano

Reprodução humana

Primeira e segunda semanas de desenvolvimento

Terceira semana de desenvolvimento

Quarta à oitava semanas de desenvolvimento

Período fetal

Placenta e membranas fetais

Bloco 2

Cavidades do corpo, mesentérios e diafragma

Aparelho faríngeo

Sistema respiratório

Sistema digestório

Sistema urogenital

Bloco 3

Sistemas cardiovascular e linfático

Sistema musculoesquelético

Sistema nervoso

Olhos e orelhas

Tegumento

Defeitos congênitos ao nascimento

METODOLOGIA

O conteúdo será repassado aos estudantes na forma de aulas expositivas, onde será apresentado um compilado da bibliografia obrigatória para cada assunto previsto. Os tópicos foram divididos em três grandes blocos, sendo entre 7 e 8 períodos por bloco, sendo que ao final de cada bloco está prevista uma aula de revisão dos conteúdos vistos naquele determinado bloco, seguida, na aula seguinte, de uma avaliação dos conteúdos vistos. Após a avaliação, na aula seguinte, é prevista uma aula de discussão da avaliação. No Moodle, os estudantes terão acesso à videoaulas referentes aos temas discutidos em sala. 

AVALIAÇÃO

A cada bloco de conteúdos vencido, os estudantes realizarão uma avaliação presencial, com questões dissertativas e/ou objetivas. Serão três avaliações de 25 pontos, totalizando 75 pontos na disciplina. O conteúdo cobrado nas avaliações não será cumulativo, embora os conhecimentos do primeiro bloco necessitem ser aplicados nos blocos seguintes. Na penúltima aula os estudantes apresentarão um seminário em duplas, de no máximo 10 minutos, onde apresentarão a ontologia de desenvolvimento de uma célula humana diferenciada específica. As células serão atribuídas aos estudantes ao longo do semestre e, faltando 01 semana para a apresentação, será repassado aos estudantes como o trabalho deve ser montado e quais as fontes de informação. Esse trabalho valerá 25 pontos na média final. Nele será avaliada a qualidade do conteúdo e se a ontologia de desenvolvimento daquele determinado tipo celular está correta. Finalmente, na última aula, está prevista uma avaliação de recuperação para os estudantes que não alcançarem a média mínima requerida para aprovação. Será uma avaliação única, com conteúdo da disciplina toda e sua nota, em caso de melhoria, substituirá a somatória das notas das três avaliações parciais realizadas no semestre, até o teto de 75 pontos. Avaliações perdidas ao longo do semestre por motivos previstos nas normas de graduação serão remarcadas e aplicadas de acordo com a disponibilidade do docente e dos discentes que necessitarem de avaliação de reposição.

Cronograma das avaliações:

Avaliação 1 - 04/11/2022

Avaliação 2 - 15/12/2022

Avaliação 3 - 27/01/2023

Apresentação de seminários - 02/02/2023

Avaliação de recuperação - 03/02/2023

BIBLIOGRAFIA

Básica

Ar􀆟gos cien􀆡ficos de acesso aberto recomendados pelo professor, e acessíveis pela base de dados PubMed.
MOORE, K.L. & PERSAUD, T.V.M. Embriologia básica. 5ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2000.
LANGMAN, J. & SADLER, T.W. Embriologia médica. 9ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2005.
GILBERT, S.F. Developmental biology. 9th ed. Sunderland, MA, USA. Sinauer Associates Inc., 2010.

Complementar

CARLSON, B.M. Human Embriology and Development Biology. Mosby, 1994.
HOUILLON, C. Embriologia. São Paulo, Edgard Blucher Ltda, 1977.
MOORE, K. L. Embriologia Clínica. 4ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1990.
CARVALHO, H.F. & RECCO-PIMENTEL, S.M. A célula. 2ª ed. São Paulo. Manole, 2007.
JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 9ª ed. Rio de Janeiro. GuanabaraKoogan, 2012.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alberto da Silva Moraes, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/09/2022, às 15:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.061974/2022-71 SEI nº 3915654