UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 2ª reunião/2022 Do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 25 de março de 2022, às 14 horas e 10 minutos, foi realizada a reunião por meio de vídeo conferência RNP na comunidade PPGMQ (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgmq-ufu); teve início a 2ª reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (COLPPGMQ) do ano em curso, sob a Presidência do professor Drausio Honorio Morais, estando presentes os membros citados no final desta Ata. O docente Guilherme Resende Corrêa teve sua ausência justificada. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Aprovação das Atas da 1ª reunião ordinária e 1ª reunião extraordinária de 2022. Atas aprovadas. 2. Comunicações: 1) Informes da Secretaria: A) Houve aprovação ad referendum da matrícula da discente MERCIA IKARUGI BOMFIM CELOTO no pós-doutorado, conforme Edital PPGMQ Nº 1/2022. Processo SEI N° 23117.009455/2022-01. Mas, a mesma solicitou seu desligamento do programa no dia 14/03/2022. B) Houve apenas uma docente que optou pela volta das aulas presenciais em 2022-1. Assim, como a mesma iria ministrar apenas uma aula da disciplina PMQ35 – Qualidade Ambiental e Sustentabilidade, ficou definido que as aulas do PPGMQ, em 2022-1, serão ofertadas de modo remoto. 3. Ordem do dia: 3.1. Aprovação ad referendum da ata de defesa do discente LUCAS COVRE CHIARI (Processo SEI Nº 23117.007751/2022-69). Ata aprovada. 3.2. Aprovação ad referendum das atas de qualificação das discentes ADRIANA SOUZA MARQUES (Processo SEI Nº 23117.007708/2022-01); e SORYANE DE PAULA MENEZES (Processo SEI Nº 23117.007718/2022-39). Atas aprovadas. 3.3. Aprovação ad referendum das solicitações de recurso financeiro para publicação de artigos científicos. Solicitante: Prof. FÁBIO AUGUSTO DO AMARAL. Solicitações aprovadas. 3.4. Aprovação ad referendum da solicitação de dilação de prazo para qualificação e defesa de dissertação da discente YARA CRISTINA BATISTA DE SOUSA. Solicitação aprovada. O Colegiado concedeu a dilação de prazo para defesa de dissertação até o dia 14/04/2022. 3.5. Aprovação ad referendum da documentação e indicação da banca de Qualificação (1ª etapa) da discente JULIANA MESSIAS DORNELAS. Membros indicados: Prof. Dr. Ednaldo Carvalho Guimarães (Orientador); Prof.ª Dr.ª Bruna Fernanda Faria Oliveira (UFU); Dr. Leandro da Silva Almeida (membro externo); e Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (UFU - Suplente). Processo SEI Nº: 23117.017399/2022-70. Indicação de banca aprovada. 3.6. Aprovação ad referendum da documentação e indicação da banca de Qualificação (1ª etapa) da discente LUIZA ROSA DUTRA DE SOUZA. Membros indicados: Prof. Dr. André Rosalvo Terra Nascimento (Orientador); Prof.ª Dr.ª Anne Caroline Malvestio (UFU); Prof.ª Dr.ª Ana Paula de Oliveira (UFG); e Dr.ª Danúbia Magalhães Soares (Suplente) (Processo SEI Nº 23117.017930/2022-12). Indicação de banca aprovada. 3.7. Aprovação ad referendum da documentação e indicação da banca de Qualificação (1ª etapa) da discente MARIA CLARA DE ANDRADE PEREIRA DA SILVA​. Membros indicados: Prof. Dr. Lucas Carvalho Basilio de Azevedo (Orientador); Prof.ª Dr.ª Milla Alves Baffi (UFU); Prof.ª Dr.ª Araína Hulmann Batista (UFU); e Prof. Dr. Beno Wendling (UFU - Suplente) (Processo SEI Nº: 23117.017425/2022-60). Indicação de banca aprovada. 3.8. Aprovação ad referendum da solicitação de coorientação da discente CARLA FERREIRA BORGES SILVA feita pelo Prof. Dr. Marcio Ricardo Salla. Solicitação aprovada. 3.9. Aprovação ad referendum da indicação da banca de Qualificação (1ª etapa) da discente CARLA FERREIRA BORGES SILVA. Membros indicados: Prof.ª Dr.ª Sueli Bertolino Moura (Orientadora); Prof. Dr. Marcio Ricardo Salla (Coorientador); Prof. Dr. Ednaldo Carvalho Guimarães (UFU); Prof.ª Dr.ª Bruna Fernanda Faria Oliveira (UFU); e Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (UFU – Suplente) (Processo SEI Nº: 23117.018959/2022-11). Indicação de banca aprovada. 3.10. Aprovação ad referendum da solicitação de coorientação da discente NATANA DA SILVA LINS feita pelo Prof. Dr. Claudionor Ribeiro da Silva. Solicitação aprovada. 3.11. Aprovação ad referendum da indicação da banca de Qualificação (1ª etapa) da discente NATANA DA SILVA LINS. Membros indicados: Prof. Dr. Claudionor Ribeiro da Silva (Coorientador); Prof.ª Dr.ª Sheila Cristina Canobre (UFU); Dr.ª Tatiane Assis Vilela Meireles (membro externo); Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (UFU - Suplente); e Prof.ª Dr.ª Luciana Carvalho (UFU – Suplente) (Processo SEI Nº: 23117.018360/2022-70). Indicação de banca aprovada. 3.12. Aprovação ad referendum da indicação da banca de Qualificação (2ª etapa) do discente LUCIANO MARAJÓ DE CARVALHO NETO. Membros indicados: Prof. Dr. Guilherme Resende Corrêa (Coorientador); Prof. Dr. Bruno Nery Fernandes Vasconcelos (UFU); Prof.ª Dr.ª Prímula Viana Campos (UFV); Prof. Dr. André Mundstock Xavier de Carvalho (UFV); Prof. Dr. Guilherme de Castro Oliveira (UFV - Suplente); e José João Lelis Leal de Souza (UFV – Suplente) (Processo SEI Nº: 23117.060115/2021-84). Indicação de banca aprovada. 3.13. Aprovação ad referendum da indicação de banca de Qualificação (1ª etapa) da discente LETÍCIA LEMOS DE SOUZA. Membros indicados: Prof. Dr. Claudionor Ribeiro da Silva (Orientador); Prof. Dr. Alan Silveira (UFU); Prof.ª Dr.ª Elaine Saraiva Calderari (UFU); Prof. Dr. André Rosalvo Terra Nascimento (UFU – Suplente); e Prof.ª Dr.ª Tatiane Assis Vilela Meireles (UFU – Suplente) (Processo SEI Nº 23117.018986/2022-86). Indicação de banca aprovada. 3.14. Definição de orientação da discente ADRIENY KEROLLEN ALVES LOPES. Diante da situação exposta, o Colegiado deu um prazo de uma semana (até dia 01/04/2022) para que a discente indique qual será seu próximo orientador. Se a discente não fizer contato com o PPGMQ dentro do prazo estipulado, será desligada do programa. 3.15. Solicitação de indicação de dois discentes ingressantes (Turma 9) para concessão de bolsas. Solicitante: Prof. LUCAS CARVALHO BASILIO AZEVEDO. Foi exposto, pelo Coordenador, que o Prof. Lucas possui duas bolsas que serão concedidas aos discentes ingressantes em 2022-1 no PPGMQ. Mas, diante do atual quadro de ingressantes da Turma 9, será possível conceder apenas uma bolsa nesse ano. Isso se dá pelo fato dos outros ingressantes não terem indicado o Prof. Lucas como possível orientador, além do fato da maioria da turma possuir vínculo empregatício. O Prof. Lucas está ciente da dificuldade em preencher as duas vagas de orientação (com bolsa). E em e-mail enviado à Coordenação foi informado que, se houver necessidade, o período de vigência das bolsas poderia ser alterado junto à empresa da qual serão realizadas as pesquisas. Assim, é possível aguardar o ingresso de novos ingressantes no PPGMQ. 3.16. Definição de orientadores dos ingressantes da Turma 9 (ingresso em 2022-1). Diante de novas necessidades, apresentadas pelos discentes da Turma 9 (ingressantes em 2022-1), houve a redefinição das orientações a seguir. 1) Orientação da discente Geissielen Andrade Lauriuchi: foi definido que a orientação da discente será realizada pelo Prof. Lucas. Assim, a discente receberá uma das duas bolsas que o docente possui. 2) Orientação da discente Maria Salomé Modesto Domingues: por e-mail a discente informou que optou pela orientação do Prof. Lísias. 3) Orientação da discente Diana Maria Corrêa: a referida discente não confirmou se aceitou ser orientada do Prof. Santil. Reforçou, por e-mail, que quer seguir a linha “Instrumentos de Política Ambiental, com ênfase em Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento Ambiental” descrita, no edital, como sendo o perfil de pesquisa realizada pela Prof.ª Anne. Como a discente que foi destinada à Prof.ª Anne desistiu da vaga, a discente Diana terá sua orientação realizada pela Prof.ª Anne, conforme solicitado. 4) Orientação do discente Ezequiel da Silva Sousa: o discente solicitou, por e-mail, a troca de orientador. Passando do Prof. André para o Prof. Drausio, pois o mesmo já desenvolve projetos com o orientador indicado. O Prof. André respondeu, por e-mail, que a troca fica a critério do discente. Assim, com o consentimento de ambas as partes e do Colegiado, o discente em questão será orientado pelo Prof. Drausio. 5) Orientação do discente João Carlos Pereira Maia: o referido discente enviou um e-mail, dia 16/03/2022, relatando que está trabalhando com o Prof. Hudson desde a graduação. Além disso, trabalha na área de outorga d’água. Assim, por e-mail, abriu mão da bolsa do Prof. Lucas e solicitou que sua orientação seja realizada pelo Prof. Hudson. Por e-mail, o Prof. Lucas manifestou que está ciente do caso e não se opõe a troca de orientador. Já o Prof. Hudson, por e-mail, relatou que tem interesse em orientar o discente, mas não tem condições de orientar dois discentes ingressantes em 2022-1. Diante do exposto, o primeiro colocado no processo seletivo, que indicou o Prof. Hudson como primeira opção de orientador, tem preferência de orientação. As opções disponíveis para sua orientação será o Prof. Santil ou o Prof. Guilherme que estão sem orientandos. Essa definição de orientação será ponto de pauta da próxima reunião. Segue abaixo a relação de orientações da Turma 9 (ingressantes em 2022-1).

3.17. Solicitação para cursar o primeiro ano de mestrado (2022-1 e 2022-2) remotamente. Solicitante: WILSON DAVID HERRERA TORRES. O Colegiado negou a solicitação do discente, visto que está previsto o retorno presencial em 2022-2 e o curso foi criado para ser presencial. Foi concedido um prazo de 10 dias (04/04/2022) para que o discente se manifeste com relação a sua permanência no programa. Caso o mesmo não se manifeste no período estipulado, o mesmo será desligado do programa. 3.18. Avaliação dos Relatórios de Desempenho - Turma 8. Os discentes: Adrieny Kerollen Alves Lopes, Camilla Resende Vidigal, Enderson Janey de Oliveira Soares, Jacqueline Silva de Jesus, Janna Nayad de Souza Castro e Nayane Ribeiro Faria não entregaram seus relatórios. Os mesmos serão notificados, com cópia para o orientador, que deverão entregar os relatórios para avaliação. Os relatórios reprovados foram dos discentes: 1) Erica Cristina de Oliveira Reis: pois o relatório não possui avaliação e nem assinatura do orientador. 2) Gustavo Oliveira Silva: pois o relatório não possui a avaliação da orientadora. Tais discentes serão notificados, com cópia para os orientadores, para que enviem, até o dia 10/04/2022, outros relatórios (completos) para que possam ser avaliados. 3.19. Outros. 3.19.1. Análise da documentação e indicação da banca de Qualificação (1ª etapa) da discente ELLYENAYA SILVA COUTINHO. Membros indicados: Prof. Dr. Lucas Carvalho Basilio de Azevedo (Orientador); Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (UFU); Prof. Dr. Edgar Silveira Campos (UFG); e Prof.ª Dr.ª Sueli Moura Bertolino (UFU - Suplente). Indicação de banca aprovada. 3.19.2. Análise da documentação e indicação da banca de Qualificação (1ª etapa) da discente ERICA CRISTINA DE OLIVEIRA REIS. Membros indicados: Prof. Dr. Lucas Carvalho Basilio de Azevedo (Orientador); Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (UFU); Prof. Dr. Roberto Terumi Atarassi (UFU); Prof. Dr. Beno Wendling (UFU – Suplente); e Prof.ª Dr.ª Araina Hulmann Batista (Coorientadora - Suplente). Indicação de banca aprovada. 3.19.3. Alteração da Resolução Nº 01/2020 do COLPPGMQ que determina as normas de qualificação. O Colegiado acrescentou às normas que regulamenta os exames de qualificação, a informação de que quando o orientador e o coorientador estiverem presentes na banca, faz-se necessário a presença do quarto membro titular. Tal medida visa manter a imparcialidade nas avaliações do programa. 3.19.4. Manutenção de defesas de dissertações e exames de qualificações em formato remoto. O Colegiado definiu que o formato de apresentação (presencial ou remoto) ficará a critério dos orientadores. Às 15 horas e 13 minutos, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Marília Christina Arantes Melo, na qualidade de Secretária, pelo Presidente, pelos membros. Uberlândia-MG, 25 de março de 2022.

 

Drausio Honorio Morais (Presidente)

Adriane de Andrade Silva

Marcio Ricardo Salla

Maria Clara de Andrade Pereira da Silva (Representante discente)

Sheila Cristina Canobre

Marília Christina Arantes Melo (Secretária do PPGMQ)


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Documento assinado eletronicamente por Marília Christina Arantes Melo, Secretário(a), em 04/04/2022, às 07:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcio Ricardo Salla, Membro de Colegiado, em 13/04/2022, às 09:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Membro de Colegiado, em 13/04/2022, às 12:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Drausio Honorio Morais, Presidente, em 14/04/2022, às 09:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Clara de Andrade Pereira da Silva, Membro de Colegiado, em 17/05/2022, às 12:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sheila Cristina Canobre, Membro de Colegiado, em 20/05/2022, às 11:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.019024/2022-44 SEI nº 3491863