UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

ADMINISTRAÇÃO

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

SIGLA:

FAGEN

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

-

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

1. Identificar as áreas funcionais de uma organização, definindo suas responsabilidades e também as interações e integrações necessárias para a obtenção de resultados empresariais efetivos;

2. Discutir sobre temas administrativos, demonstrando possuir uma visão global da administração, nos níveis gerencial e estratégico para fins executivos, desde a conceituação elementar e a concepção de projetos empresariais até a sua implantação total, contemplando seus recursos e sua aplicabilidade;

3. Demonstrar ter se conscientizado de que o processo administrativo, a tomada permanente de decisões, a formação e atuação dos líderes e a busca pelos objetivos e metas empresariais constituem-se pontos imprescindíveis a serem considerados pela gestão de negócios.

 

Ementa

Fundamentos da Administração; Administração de Marketing; Administração de Produção; Administração Financeira; Administração de recursos Humanos; Tópicos Especiais.

 

PROGRAMA

1. Fundamentos da Administração

1.1. Funções da Administração (planejar, organizar, liderar e controle)

1.2. Por que estudar administração

1.3. Habilidades de Administração

1.4. Carreira de Administrador

1.5. Evolução do Pensamento da Administração

1.6. Estratégia em Administração

2. Administração de Marketing

2.1. Conceitos Fundamentais de Marketing

2.2. O papel do Marketing nas Organizações

2.3. Estratégias de Marketing

2.4. O Mix de Marketing: produto, ponto, preço e promoção

2.5. Marketing de Serviços

3. Administração da Produção

3.1. Evolução Histórica

3.2. Localização de Empresas e Layout

3.3. Logística Integrada

3.4. Planejamento e Processo de Produção

3.5. Administração de Materiais

3.6. Política de Estoques

3.7. Gestão da Qualidade

4. Administração Financeira

4.1. Resumo das Demonstrações Contábeis: balanço e DRE

4.2. Princípios Fundamentais de Contabilidade

4.3. Fluxo de Caixa

4.4. Noções de Matemática Financeira

4.5. Fontes de Financiamento a Longo Prazo

4.6. Mercado Financeiro

5. Administração de Recursos Humanos

5.1. Retrospectiva do Desenvolvimento da Teoria da Administração

5.2. Recrutamento e Seleção

5.3. Avaliação e Gestão de Desempenho

5.4. Sistema de Remuneração e Benefícios

5.5. Motivação

5.6. Liderança

6. Tópicos Especiais

6.1. Comunicação

6.2. Tendências Administrativas

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

2. CORREA, Henrique Luiz; CORREA, Carlos A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

3. GITMAN, Lawrence J. Administração financeira: uma abordagem gerencial. São Paulo: Addison-Wesley, 2008.

4. SOBRAL, Filipe. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. BATEMAN, Thomas S. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.

2. CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4. ed. totalmente rev. e atual. São Paulo: Campus, 2007.

3. KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

4. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

5. MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à administração. 8. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2011.

6. STONER, James Arthur Finch. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1994.

 

aprovação

 

Prof. Dr. Josué Silva de Morais

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação

Prof.ª Dr.ª Karem Cristina de Sousa Ribeiro

Diretora da Faculdade de Gestão e Negócios

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Josué Silva de Morais, Coordenador(a), em 03/04/2019, às 10:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Kárem Cristina de Sousa Ribeiro, Diretor(a), em 04/04/2019, às 13:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1138461 e o código CRC EEA248E8.




Referência: Processo nº 23117.027358/2019-96 SEI nº 1138461