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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Àvila, 2121, Bloco 1F - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Geometria analítica no plano: reta; circunferência; elipse; hipérbole; parábola; coordenadas polares. Geometria analítica no espaço: vetores no espaço; retas; planos; quádricas; superfícies cilíndricas; superfícies de revolução; coordenadas esféricas e cilíndricas.
JUSTIFICATIVA
Os conceitos desenvolvidos durante o curso darão ao aluno, o conhecimento suficiente para que ele
tenha total condição de compreender e resolver os diversos problemas de Geometria Analítica - G.A..
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Espera-se que, ao final do curso, o aluno seja capaz de usar os conhecimentos básicos de G.A. nos domínios da análise e da aplicação, a fim de resolver problemas de natureza física e geométrica no decorrer do curso e na vida profissional. |
Objetivos Específicos: |
Utilizar os fundamentos do Cálculo Vetorial e da Geometria Analítica para aplicação e análise dos problemas de Engenharia. |
PROGRAMA
1. GEOMETRIA ANALÍTICA NO PLANO:
1.1 A reta: coeficiente angular, equações reduzida e geral (revisão).
1.2 Lugares geométricos.
1.3 A circunferência.
1.4 Translação de eixos.
1.5 A elipse: definição, elementos e equação reduzida.
1.6 A hipérbole: definição, elementos e equação reduzida.
1.7 A parábola: definição, elementos e equação reduzida.
1.8 Coordenadas polares: as coordenadas polares e equações polares de curvas simples.
2. VETORES NO ESPAÇO:
2.1 Segmentos orientados e vetores.
2.2 Operações sobre vetores: adição e multiplicação por escalar e propriedades.
2.3 Dependência e independência linear.
2.4 Norma (módulo) e produto interno (escalar) e suas propriedades.
2.5 Determinação do ângulo entre dois vetores.
2.6 Produto vetorial e significado geométrico de sua norma.
2.7 Produto misto e significado geométrico de seu módulo.
3. PLANOS E RETAS:
3.1 Coordenadas cartesianas no espaço: distância entre dois pontos e ponto médio de um segmento.
3.2 Equações do plano: geral e paramétrica.
3.3 Distância de ponto a plano.
3.4 Dois planos: posições relativas e distância entre planos paralelos.
3.5 Equações da reta: paramétrica e simétrica.
3.6 A reta como intersecção de dos planos secantes.
3.7 Distância de ponto a reta.
3.8 Duas retas: posições relativas, obtenção da intersecção e distância entre retas paralelas.
3.9 Reta e plano: posições relativas, obtenção da intersecção.
4. QUÁDRICAS:
4.1 A esfera.
4.2 Cilindros quádricos.
4.3 Quádricas de revolução.
4.4 O elipsóide.
4.5 Os hiperbolóides de uma e de duas folhas.
4.6 O cone quádrico.
4.7 Os parabolóides elíptico e hiperbólico.
5. COORDENADAS CILÍNDRICAS E ESFÉRICAS:
5.1 O sistema de coordenadas cilíndricas.
5.2 O sistema de coordenadas esféricas.
5.3 Equações cilíndricas e esféricas de planos e quádricas.
METODOLOGIA
As atividades se dividem em dois modos: síncronas e assíncronas. As atividades síncronas serão aulas expositivas e remotas. Já as atividades assíncronas serão baseadas principalmente no estudo individual, através das listas de exercícios e notas de aulas disponíveis na plataforma Moodle(UFU) e vídeos das aulas anteriores. Além disso, o estudante terá também um atendimento semanal, com duração de uma hora de modo remoto.
a) Quanto a carga-horária de atividades síncronas e o horário:
A carga horária de aulas síncronas será de 4 horas aulas por semana, superior a 50% da carga horária total da disciplina (75hs).
Todas as atividades síncronas serão gravadas pela plataforma Microsoft Teams ou Google Meet, e posteriormente, todos(as) discentes da disciplina terão acesso.
O horário será: Quinta feira das 7:10 às 8:50 e Sexta feira das 8:00 às 9:40.
Plataforma a ser usada nas aulas síncronas: Microsoft Teams ou Google Meet.
b) Quanto a carga-horária de atividades assíncronas:
Carga horária das atividades assíncronas: 1 hora-aula por semana, correspondente a 20% da carga horária total da disciplina (75hs).
Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados:
- Moodle (UFU): onde serão disponibilizados, materiais de apoio, listas de exercícios e fórum de dúvidas.
Além disso, o(a) estudante terá acesso as aulas gravadas.
A frequência do estudante nas atividades assíncronas, será aferida pelo seu número e tempo de acesso no moodle.
AVALIAÇÃO
Serão aplicadas três provas pela plataforma Moodle (UFU), sendo cada uma no valor de 100 pontos e 6 pontos voltados para participação do estudante durante as aulas síncronas. O resultado final será RF=0,94*(P1+P2+P3)/3+6, onde Pi denota os resultados obtidos nas provas i = 1,2 e 3.
A avaliação da participação do estudante funcionará da seguinte forma: durante a aula o docente fará alguma pergunta sobre o tema da aula para algum(ns) estudante(s) escolhidos aleatoriamente. O estudante deve abrir, pelo menos, o microfone e dar uma resposta segundo o seu entendimento durante a aula. O estudante não precisa necessariamente dar uma resposta certa, mas ele precisa participar da aula respondendo eventuais perguntas ou fazendo eventuais perguntas. Cada vez que o docente fizer uma pergunta para um determinado discente e não houver nenhum retorno do mesmo, ele perde 2 pontos, limitado a 6 pontos.
As datas e horários das provas são:
Prova 1 : 14/01/2022 das 7:10 a 9:50.
Prova 2: 25/02/2022 das 7:10 a 9:50.
Prova 3: 31/03/2022 das 7:10 a 9:50.
Obs.: Todas as provas serão elaboradas para que o estudante seja capaz de executá-las em duas horas aulas. Entretanto, tendo em vista a possibilidades de eventuais problemas de conexão e outros, o estudante terá um tempo adicional de um hora para postar sua resposta, conforme dados acima.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Material de apoio disponibilizado no Moodle.
BOULOS, P. & CAMARGO, I. Geometria Analítica - Um Tratamento Vetorial. 3a. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
SANTOS, N. M. Vetores e Matrizes: uma introdução à álgebra linear. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.
STEINBRUCH, A. & WINTERLE, P. Geometria Analítica. 2a. ed. São Paulo: Makron Books. 1987.
Complementar
MELLO, D. A. & WATANABE, R. G. Vetores e uma Iniciação à Geometria Analítica. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
SANTOS, F. J. & FERREIRA, S. F. Geometria Analítica. São Paulo: Bookman, 2009.
LIMA, E. L. Geometria Analítica e Álgebra Linear. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática. (Coleção Matemática Universitária). 2001.
WINTERLE, P. Vetores e Geometria Analítica. São Paulo: Makron Books, 2000.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Neiton Pereira da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/11/2021, às 17:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3156918 e o código CRC 82C57C39. |
Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 | SEI nº 3156918 |