UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Psicologia da Educação

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO39004

Período/Série:

6.º período

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h/a

Prática:

-----

Total:

60h/a

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Eduardo de Freitas Bernardes

Ano/Semestre:

2021 - 2.ª Etapa

Observações:

Componente Curricular oferecido de acordo com as Resoluções 7/2020, 25/2020 e 46/2022 /CONGRAD

 

EMENTA

Introdução sobre as relações entre a Psicologia e a Educação. Concepções epistemológicas de base para as teorias psicológicas. Contribuições da Psicologia para compreensão dos processos de constituição do sujeito. As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Psicologia da Educação norteia-se pelo Projeto Político Pedagógico do curso de Química, no Perfil do egresso segundo a área de formação, que almeja dos/das formandos/as a capacidade de compreender-se como ser histórico, com uma postura interdisciplinar, colaborando com a construção de uma sociedade inclusiva (PROJETO POLÍTCO PEDAGÓGICO DO CURSO, 2007, p.15). Nesse sentido, os conhecimentos adquiridos na disciplina, considerando as teorias da Psicologia que tratam de desenvolvimento humano e aprendizagem, e a análise dos aspectos psicológicos do processo ensino-aprendizagem, possibilitam compreender os fatores que favorecem e/ou dificultam a relação e interação professor-aluno e a construção do conhecimento pelos discentes. Isso requer que os/as alunos/as do curso percebam que o processo educacional envolve o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, afetivas e sociais dos/as educandos/as, respeitando-se as etapas do desenvolvimento humano, a capacidade de aquisição de conhecimentos e a relação do indivíduo com seu meio social e cultural.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Possibilitar aos alunos o conhecimento da Psicologia enquanto ciência e das suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, de modo a facilitar-lhes a aplicação prática, reflexiva e crítica destes conhecimentos adquiridos na sua atividade educativa.

Objetivos Específicos:

  • Conceituar a Psicologia e seu objeto de estudo, discutindo sobre sua importância para o entendimento da dimensão psicológica e da subjetividade do homem;

  • Identificar os conhecimentos psicológicos que auxiliem os alunos a compreenderem a complexidade psíquica que caracteriza o comportamento e as relações humanas envolvidas no processo de ensino.

  • Conhecer e refletir sobre as correntes teóricas da Psicologia e seus representantes, ressaltando seus aspectos mais importantes para a educação;

  • Compreender a possibilidade de aplicação, na educação, dos conceitos teóricos e práticos resultantes do estudo das teorias psicológicas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

 

PROGRAMA

UNIDADE I - A PSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA

  1. A Psicologia Científica: breve histórico da ciência psicológica.

  2. As relações entre a Psicologia e a Educação.

  3. A Psicologia do Desenvolvimento e suas contribuições.

  4. A Psicologia da Aprendizagem e suas abordagens.

UNIDADE II - CORRENTES TEÓRICAS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR

  1. As diferentes concepções de desenvolvimento: Inatismo, Ambientalismo, Interacionismo.

  2. Abordagem Comportamentalista: Skinner.

  3. Abordagens Interacionistas: Piaget, Vygotsky e Wallon.

  4. Abordagem Psicanalítica: Freud.

UNIDADE III – O INDIVÍDUO ENQUANTO SER EM TRANSFORMAÇÃO

  1. Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais da criança.

  2. Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adolescente.

  3. Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adulto.

  4. Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do idoso.

UNIDADE IV - AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS TEMÁTICAS DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL

  1. Sofrimento e adoecimento psíquico no contexto escolar.

  2. A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva.

  3. O bullying no cotidiano escolar.

  4. Disciplina e indisciplina na sala de aula.

  5. A interação família-escola e os processos de socialização.

  6. O fracasso escolar como realidade ou produção.

  7. Patologização e medicalização no contexto escolar.

METODOLOGIA

Conforme a Resolução 7/2020 do Conselho de Graduação, a metodologia foi organizada da seguinte forma:

  1. Atividades síncronas:

Horário das atividades: Quartas-feiras, das 19h às 22h30min

  1. Atividades assíncronas: 1h por semana

 Horário das atividades: a ser escolhido pelo(a) aluno(a).

Endereço web de localização dos arquivos: (https://www.moodle.ufu.br/login/index.php)

  1. As referências bibliográficas a serem utilizadas na disciplina serão disponibilizadas no ambiente virtual (www.moodle.ufu.br), assim como podem ser enviadas por e-mail.

Material de apoio que poderá ser utilizado: vídeos, e-book, artigos, capítulos de livros e slides utilizados pelo professor nas aulas síncronas.

 

PROCEDIMENTOS

O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de atividades assíncronas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) (www.moodle.ufu.br) e atividades síncronas que serão desenvolvidas no formato presencial.

SEMANA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADES SÍNCRONAS

ATIVIDADES ASSÍNCRONAS

Unidade I
A Psicologia enquanto Ciência

_ Apresentação da proposta da disciplina e discussão com os/as estudantes sobre o conteúdo e a avaliação (divisão dos grupos de trabalho para os seminários);

_ Aula expositiva dialógica em linhas sobre a história da Psicologia e a origem da Psicologia da Educação;

Texto 1 - BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. A Psicologia ou as psicologias. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002. (Capítulo 1 e 2). Disponível em: https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/bock_psicologias-umaintroduc3a7c3a3o-p.pdf

Unidade II
Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem interacionista - Henri Wallon

_ Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria walloniana.

Texto 2 - NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento Os processos de aprendizagem nas Psicologias de Vygotsky e Wallon. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.115-129. Disponível em https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/431616/2/Livro_Psicologia%20da%20Aprendizagem.pdf

Texto 3 - DOURADO, Ione Collado Pacheco; PRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. Revista Acadêmica Augusto Guzzo. p.23-31. Henri Wallon: Psicologia e educação. Disponível em:
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/download/110/128. Acesso em: 20 out. 2020.

Vídeo: Henri Wallon (Coleção Grandes Educadores). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ebt2iaiV9U8. Acesso em: 20 out. 2020.

Unidade II
Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem psicanalítica - Sigmund Freud

_ Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria freudiana.

Texto 4 - NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicanálise e contextos de ensino e aprendizagem. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.53-67. Disponível em https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/431616/2/Livro_Psicologia%20da%20Aprendizagem.pdf

Texto 5 - SHIRAHIGE, Elena Etsuko; HIGA, Marília Matsuko. A contribuição da Psicanálise à Educação: In: CARRARA, Kester (Org.) Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p.13-46. Disponível em: https://www.academia.edu/37762830/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Psicologia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_c_sAbordagens.

Unidade II
Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem comportamentalista - Skinner

_ Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria skinneriana.

Texto 6 - FONTANA, R.; CRUZ, N. A abordagem comportamentalista. In: ___. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. p. 24- 31. (Capítulo 03). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3117154/mod_resource/content/0/A%20Abordagem%20Comportamentalista.pdf

Texto 7 - SKINNER, B.F. A tecnologia do ensino. In: Tecnologia do ensino. São Paulo: EPU, 1975. p.57-88. Disponível em:
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxwc2ljb2xvZ2lhYmVoYXZpb3Jpc3RhfGd4OjQ2OTQ3MTM1ZDU4MTNhMjI

Prova 1

Prova objetiva, individual e sem consulta

 

Unidade II
Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem interacionista - Jean Piaget

_ Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria piagetiana.

Texto 8 - BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia do desenvolvimento. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 120-128. (Capítulo 7). (texto em pdf)

Texto 9 - IMANISHI, Helena Amstalden; PASSARELLI, Vanessa Lopes dos Santos; LA TAILLE, Yves Joel Jean-Marie Rodolphe de. Moral no mundo adulto: a visão dos jovens sobre os adultos de hoje. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 743-762, dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v37n4/a05v37n4.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

Vídeo: Lev Vygotsky (Coleção Grandes Educadores).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T1sDZNSTuyE
Acesso em: 10 out. 2020.

Texto complementar:
TAILLE, Yves de Rodolphe. Entrevista. Construir notícias, Edição 35. Disponível em: https://www.construirnoticias.com.br/yves-de-la-taille/. Acesso em: 10 out. 2020.

Unidade II
Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem interacionista - Lev Vygotsky

_ Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria vygotskyana.

Texto 10 - NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento Os processos de aprendizagem nas Psicologias de Vygotsky e Wallon. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.103-114.

Texto 11 - MELLO, Suely Amaral. A Escola de Vygotsky. In: CARRARA, Kester (Org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p.135-155. Disponível em: https://www.academia.edu/37762830/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Psicologia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_c_sAbordagens. Acesso em: 10 out. 2020.

Vídeo: Lev Vygotsky (Coleção Grandes Educadores).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T1sDZNSTuyE
Acesso em: 20 out. 2020.

Unidade III
O indivíduo enquanto ser em transformação

Discussão sobre os aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais das fases do desenvolvimento humano.

Livro: PAPALIA, Diane E. et. al. Desenvolvimento humano. 12. ed. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2013. Disponível em: http://sandrachiabi.com/wp-content/uploads/2017/03/desenvolvimento-humano.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

_ Elaboração dos ensaios e organização das apresentações.

Unidade IV
As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional:

Saúde Mental na Escola

Discussão sobre sofrimento e adoecimento psíquico no contexto escolar

CID, Maria Fernanda Barboza et al. Saúde mental infantil e contexto escolar: as percepções dos educadores.
Disponível em https://www.scielo.br/j/pp/a/x46ycvnxT3msphKhJm4WyjF/?lang=pt Acesso em 22/05/2021.

10ª

Prova 2

Prova objetiva, individual e sem consulta

 

11ª

Unidade IV (a) - Seminários
As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional

Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho:

4.1 - A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva
4.2 - A interação família-escola e os processos de socialização

TASSONI, Elvira Cristina. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Anais... ANPED, 23 reunião,  Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/2019t.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

12ª

Unidade IV (b) - Seminários
As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional

Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho:

4.3 - O bullying no cotidiano escolar
4.4 - Disciplina e indisciplina na sala de aula

BANDEIRA, Cláudia de Moraes Bandeira; HULTZ, Claudio Simon. Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros. Psicologia Escolar e Educacional. vol.16, no.1, Maringá Jan./June 2012.
Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572012000100004&script=sci_arttext. Acesso em: 10 out. 2020.

BOARINI, Maria Lucia. Indisciplina escolar: uma construção coletiva, Psicologia Escolar e Educacional. vol.17 no.1 Maringá, Junho 2013. Disponível em: https://w ww.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100013&lang=en.  Acesso em: 10 out. 2020.

13ª

Unidade IV (c) - Seminários
As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional

Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho:

4.5 - O fracasso escolar como realidade ou produção

MORGADO, Alice Murteira; DIAS, Maria da Luz Vale; PAIXÃO, Maria Paula. O desenvolvimento da socialização e o papel da família. Análise Psicológica, vol.31 no.2 Lisboa, jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312013000200002. Acesso em: 10 out. 2020.

PINHEIRO, Silvia Nara Siqueira; COUTO, Maria Laura de Oliveira. Fracasso escolar: naturalização ou construção histórico-cultural?, Fractal, Revista de Psicologia, vol.32, no.1, Rio de Janeiro abr. 2020  Epub 09-Abr-2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922020000100082&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 10 out. 2020.

14ª

Unidade IV (d) - Seminários
As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional

Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho:

4.6 - Patologização e medicalização no contexto escolar

CHAGAS, Julia Chamusca; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Patologização e Medicalização da Educação Superior. Psicologia: Teoria e Pesquisa Vol. 32 n. esp., pp. 1-10. Disponível em:   https://www.scielo.br/pdf/ptp/v32nspe/1806-3446-ptp-32-spe-e32ne28.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

15ª

Encerramento da disciplina

 

Encerramento da disciplina e prova de recuperação (se houver).

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de modo processual, ao longo da disciplina, considerando-se 60 pontos como o mínimo necessário para a/o estudante ser aprovada/o, conforme Resolução n.º 15/2011, do Conselho de Graduação, que contém as Normas Gerais de Graduação.

Como critérios serão considerados – 1) na atividade avaliativa (prova): capacidade de análise e síntese por parte da/o estudante, criticidade e conhecimento teórico sobre o tema, evidenciado nas respostas às questões, com base nas leituras dos textos e discussões realizadas em sala de aula. 2) em relação ao ensaio acadêmico: o nível de fundamentação nas reflexões sobre os conteúdos discutidos na disciplina (Unidade IV), a ser definida por meio de sorteio. O ensaio deve conter entre 6 e 10 páginas com, no máximo, 1 (uma) página para capa e 1 (uma) página para as referências bibliográficas. 3) a) com relação ao seminário - tendo em vista as temáticas debatidas pela Psicologia da Educação (ver Unidade IV (a) (b) (c) e (d), da tabela acima: o material a ser utilizado para a apresentação do seminário deve ser, obrigatoriamente, um artigo acadêmico publicado em revista científica e indexado em bases de dados. Cada aluno(a) deverá apresentar 1 (um) artigo. 3) b) Com relação às apresentações, cada aluno será avaliado individualmente e deverá obedecer a um tempo mínimo e máximo (a definir) para a sua apresentação. Serão considerados: o domínio de conteúdo em relação ao tema apresentado, a capacidade de problematizar e analisar os temas à luz do referencial teórico estudado - dentro do tempo estipulado - e apresentar criticidade e profundidade nas reflexões.

Em relação ao ensaio acadêmico, não será permitida a entrega fora do prazo estabelecido.

Quanto à assiduidade dos discentes, esta será verificada através do mecanismo de controle de frequência e, na sequência, as informações serão alocadas e organizadas para uma planilha do Excel.

Com base nos critérios supracitados e, de acordo com o Artigo 10.º da Resolução 25/2020, apresenta-se o quadro a seguir, com as especificações dos procedimentos avaliativos a serem utilizados:

AVALIAÇÃO

Tipo de avaliação

Período

Atividade Avaliativa e pontuação

Prova objetiva

Maio/2022 - data a combinar

Prova de múltipla escolha: individual e sem consulta - valor: 30,0 pontos.

Prova objetiva

Julho/2022  - data a combinar

Prova de múltipla escolha: individual e sem consulta - valor: 30,0 pontos.

Seminário

Julho e Agosto/2022  - data a combinar

Seminário acadêmico envolvendo os temas propostos na disciplina - valor: 30,0 pontos.
Em grupos (quantidade a ser definida), os alunos deverão fazer uma apresentação, em forma de seminário, que aborde conceitos da disciplina (Unidade IV).

Ensaio Acadêmico

Julho/2022  - data a combinar

Ensaio acadêmico envolvendo os temas referentes à disciplina (Unidade IV) - valor: 10,0 pontos.


(se necessário)

Prova de recuperação

Agosto/2022  - data a combinar

Prova de recuperação (prova discursiva ou oral) envolvendo todo o conteúdo ministrado ao longo do semestre, para aqueles que não atingirem a nota mínima para aprovação - valor: a prova de recuperação substituirá a avaliação que tiver a menor nota.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2001. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxubHBzaTAxNHxneDo2N2IyYmIyNGQ4ODE5OTRi. Acesso em: 10 out. 2020.

FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. (Série Educador em Construção). Disponível em: http://files.psicologia-da- aprendizagem.webnode.com/200000002-1194f1291a/TEXTO%202%20-

%20psicologia%20e%20trabalho%20pedagogico%20roseli%20fontana%20e%20nazare%20(s%C3%A9ra%20utilizado%20o%20cap%2002%20ao%2004).pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

CARRARA, Kester (Org.). Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. Disponível em:

https://www.academia.edu/37762830/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Psicologia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_c_sAbordagens. Acesso em: 10 out. 2020.

 

Complementar

CAVICCHIA, Durlei de Carvalho. O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Disponível em:

https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/224/1/01d11t01.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 21. ed. São Paulo: Summus, 1992. Disponível em: https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/piaget-vygotsky-wallon-teorias-psicogeneticas-em-discussao-1.pdf. Acesso em: 10 out. 2020. PAPALIA, Diane E. et.al.. Desenvolvimento humano. 8. ed. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2006. Disponível em: http://sandrachiabi.com/wp- content/uploads/2017/03/desenvolvimento-humano.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

SANTOS, Carmem Sevilla Gonçalves dos. Fundamentos psicológicos da educação. João Pessoa: Moraes, 2017. Disponível em: http://biblioteca.virtual.ufpb.br/files/fundamentos_psicologicos_da_educaaao_1360073485.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

SENGER, Carine Maria; CASSANDRE, Márcio Pachoal. Aprendizagem e desenvolvimento humano: da agência da criança para a agência do adulto nos espaços da atividade do trabalho. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade. Disponível em:

http://www.revistashc.org/index.php/shc/article/view/16/2. Acesso em: 10 out. 2020.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eduardo de Freitas Bernardes, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/04/2022, às 21:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.024402/2022-10 SEI nº 3511517