UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Análise Instrumental II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

ICENP34606

Período/Série:

Turma:

QI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

60

Total:

90

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Anizio Marcio de Faria

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

Apesar de 100% presencial, o componente curricular utilizará da Plataforma Microsoft Teams®, equipe Análise Instrumental II, para ampliação do contato entre docente e discentes, se tornando um espaço complementar de construção do conhecimento sobre o conteúdo das técnicas instrumentais de separação.

 

EMENTA

Introdução aos métodos de separação, equilíbrio de partição, classificação das técnicas de separação. Teoria básica da cromatografia. Cromatografia gasosa: instrumentação, colunas recheadas e capilares, fases estacionárias, principais aplicações; Cromatografia líquida de alta eficiência: instrumentação, modalidades da cromatografia líquida, fases móveis e fases estacionárias, principais aplicações. Eletroforese capilar: teoria básica da eletroforese, instrumentação, fluxo eletro-osmótico, tipos de eletroforese e suas aplicações. Gestão ambiental em laboratórios químicos.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina permite que o discente desenvolva os fundamentos teóricos e práticos básicos das técnicas instrumentais de separação. A parte prática da disciplina permite aos discentes o conhecimento e manuseio da instrumentação envolvida em uma análise qualitativa e quantitativa por cromatografia. Os experimentos práticos auxiliam no entendimento dos conceitos abordados nas aulas teóricas para o desenvolvimento de metodologias que permitem efetuar separações e identificações de compostos orgânicos ou inorgânicos. Esta disciplina possibilita aos discentes a compreensão e utilização das técnicas cromatográficas instrumentais como ferramenta para a separação, identificação e quantificação de compostos, tão necessárias no cotidiano de diversos ramos da indústria química, farmacêutica, ambiental, entre outras.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Introduzir os fundamentos, as instrumentações e as aplicações de técnicas instrumentais de separação (cromatográficas e eletroforéticas) aos futuros bacharéis em Química, desenvolvendo sua capacidade crítica para a escolha de uma técnica adequada e para o desenvolvimento de métodos de análises para resolução de problemas do cotidiano.

Objetivos Específicos:

Introduzir e desenvolver os conceitos das técnicas instrumentais de separação em química analítica. Desenvolver no discente a capacidade de quantificar e identificar substâncias em diversas amostras, a partir da aplicação de uma técnica de separação.

PROGRAMA

1. Métodos de Separação: Introdução aos métodos de separação. Equilíbrios de partição, coeficiente de partição. Classificação das técnicas de separação. Técnicas cromatográficas de separação: teoria básica; classificação das técnicas cromatográficas.

2. Cromatografia Gasosa: fundamentos teóricos; instrumentação; principais tipos de detectores (detector por ionização em chama, detector por captura de elétrons, detector por condutividade térmica, detector espectrométrico de massas); colunas recheadas e capilares; desenvolvimento de métodos de separação em cromatografia gasosa; principais aplicações da técnica.

3. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência: Cromatografia líquida clássica e de alta eficiência, fundamentos teóricos; cromatografia em fase normal e em fase reversa; instrumentação; tipos de cromatografia líquida (cromatografia por adsorção, cromatografia de partição, cromatografia de troca iônica, cromatografia de exclusão por tamanho); fases estacionárias para CLAE; sistemas de detecção para CLAE; desenvolvimento de métodos de separação em cromatografia líquida; principais aplicações da técnica.

4. Eletroforese Capilar: Fundamentos teóricos; instrumentação para a eletroforese capilar; Fluxo eletro-osmótico e fluxo eletroforético; Aplicações da eletroforese capilar. Eletrocromatografia capilar; Cromatografia eletrocinética capilar micelar.

5. Experimentos práticos: desenvolvimento de práticas experimentais envolvendo a capacidade de separação, de identificação e quantificação das técnicas cromatográficas.

6. Gestão ambiental em laboratórios químicos: impacto ambiental de resíduos químicos. Gerenciamento de resíduos químicos. Minimização da produção de resíduos químicos em práticas didáticas. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios didáticos.

METODOLOGIA

O conteúdo da disciplina será apresentado aos discentes na forma de aulas expositivas empregando a lousa branca e slides em datashow. Além disso, experimentos práticos em laboratório envolvendo as técnicas instrumentais de separação serão realizados semanalmente para auxiliar a compreensão dos fenômenos teóricos e detalhes instrumentais do conteúdo abordado pelos discentes. Serão disponibilizadas atividades extraclasse, como vídeos, artigos de revisão, provas de concursos, seminários técnicos na equipe da disciplina na Plataforma Microsoft Teams para ampliar o conhecimento dos discentes e contextualizar o conteúdo da disciplina com as atribuições do bacharel em Química.

AVALIAÇÃO

A avaliação do desempenho do discente no componente curricular será realizada por dois diferentes instrumentos:

I - Avaliações teóricas (P) dissertativas, individuais e sem consulta, compreendendo parte do conteúdo do componente curricular.

Serão 3 avaliações teóricas, totalizando 70 pontos, realizadas a cada 5 semanas.

II - Relatórios de aulas práticas (R) experimentais. Realizados em grupo de no máximo 3 discentes. Serão realizados 8 experimentos, em todos os experimentos haverá relatórios, porém cada grupo elaborará 4 relatórios totalizando 25 pontos. Os relatórios serão elaborados por cada grupo aproximadamente a cada 2 semanas.

III - Seminário experimental (S). Realizado pelos grupos das práticas. O seminário será equivalente a um relatório, de uma das práticas não relatadas ao longo do semestre pelo grupo, apresentado de forma oral. O seminário será realizado pelo grupo e valerá 15 pontos.

A nota final será composta por:

NOTA = 0,6*∑ P + 0,25*∑ R + 0,15*S (P: prova teórica, R: relatório e S: seminário)

Se a NOTA ≥ 60 o discente estará APROVADO;

Se a 40 ≤ NOTA < 59 o discente poderá fazer uma Avaliação de Recuperação

Se a NOTA < 40 o discente estará REPROVADO, porém terá a oportunidade de realizar a Avaliação de Recuperação para melhoria de sua NOTA FINAL e, consequentemente, o seu CRA.

 

Atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem, conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022:

A atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem (EXAME) dar-se-á na forma de uma avaliação formal escrita, individual e sem consulta abordando todo o conteúdo do componente curricular. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. A nota obtida no EXAME será empregada para o cálculo da NOTA FINAL, segundo a expressão:

NOTA FINAL = (EXAME + 2*NOTA)/3

Persistindo NOTA FINAL < 59, o discente estará REPROVADO. Será registrada como NOTA FINAL do discente o maior valor alcançado, seja esta antes ou após a realização do EXAME.

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] C.H. Collins, G.L. Braga, P.S. Bonato. Fundamentos de Cromatografia. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

[2] D.A. Skoog, D.M. West, F.J. Holler, S.R. Crouch. Fundamentos de Química Analítica. 8ª edição, São Paulo: Cengage Learning, 2008.

[3] F.R. Aquino Neto, D.S.S. Nunes. Cromatografia Princípios Básicos e Técnicas Afins. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2003.

Complementar

[1] G.H. Jeffrey, J. Basset, J. Mendham, R.C. Denney. Vogel: Análise Química Quantitativa. 6ª edição, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

[2] D.A. Skoog, F.J. Holler, T.A. Nieman. Princípios de Análise Instrumental. 6a edição, São Paulo: Editora Bookman, 2002.

[3] F.M. Lanças. Cromatografia Líquida Moderna. Campinas: Átomo, 2009.

[4] Q.B. Cass, A.L.G. Degani. Desenvolvimento de Métodos por HPLC – Fundamentos, Estratégias e Validação. São Carlos: EdUFSCar, 2001.

[5] D.C. Harris. Análise Química Quantitativa. 8ª ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2012.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 22/03/2024, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 SEI nº 5100540