UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Agrárias

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

RECURSOS HÍDRICOS

Unidade Ofertante:

ICIAG

Código:

GET047

Período/Série:

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

15

Total:

45

Obrigatória:

    (X)

Optativa:

( )

Professor(A):

HUDSON DE PAULA CARVALHO

Ano/Semestre:

2023-1

Observações:

 

 

EMENTA

O rio em regime natural. Barragens e reservatórios. Usos da água demandados para o interesse humano e panorama geral da engenharia de recursos hídricos. Impactos ambientais dos usos da água. Gestão dos recursos hídricos. Hidroeconomia. Impactos da urbanização de uma bacia. Manejo e controle dos recursos hídricos superficiais de uma região.

JUSTIFICATIVA

O Brasil apresenta uma situação confortável, em termos globais, quanto aos recursos hídricos. A disponibilidade hídrica per capita, determinada a partir de valores totalizados para o País, indica uma situação satisfatória, quando comparada aos valores dos demais países informados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entretanto, apesar desse aparente conforto, existe uma distribuição espacial desigual dos recursos hídricos no território brasileiro. Essa situação tem gerado conflitos pelo uso da água entre os diversos usuários. O fato é agravado pela carência de profissionais com capacidade para auxiliar os diversos setores usuários na melhor utilização desse recurso de suma importância para as atividades humanas. Nesse sentido, esta disciplina se justifica, pois procura dar formação adequada para que os Engenheiros Ambientais possam ser um desses agentes.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar ao discente o rio no seu funcionamento natural e as intervenções antrópicas pelo o uso da água. Além disso, mostrar as formas de uso dos recursos hídricos, suas demandas e suas limitações. Repassar aos alunos técnicas relativas à construção e operação de reservatórios e da implantação dos diversos usos da água, consultivos ou não, apontando decorrentes impactos socioeconômicos e ambientais.

Objetivos Específicos:

Fornecer aos alunos conhecimentos básicos acerca dos diversos usos dos recursos hídricos no meio urbano e rural. Apresentar as metodologias atualmente empregadas no controle de enchentes urbanas. Apresentar aos alunos os conceitos de construção e operação de reservatórios/barragens de terra.

PROGRAMA

Semanas

Período/Dia

Conteúdo programático

1

03/08

Apresentação do conteúdo de barragens, formas de avaliação e do projeto.

2

10/08

Tipos de barragens (terra, enrocamento, enrocamento com face de concreto, gravidade, gravidade aliviada, concreto estrutural com contrafortes e em arco).

3

17/08

Estruturas constituintes de uma barragem de terra e/ou enrocamento; Estruturas constituintes de uma barragem de terra/enrocamento com face de concreto.

4

24/08

Investigações geológico-geotécnicas; Escolha do local para construção; Especificação dos materiais utilizados na obra.

5

14/09

Aula de campo na barragem da Faz. Experimental do Glória

6

21/09

Análise da percolação de água através do maciço de terra. Projeto de barragem: volume de terra e quantidade de água armazenada.

7

28/09

1ª Prova (conteúdo ministrado até 18/09)

8

05/10

Projeto de barragem: altura, inclinações, crista/coroamento, base e demais obras acessórias.

9

19/10

Curva-chave do reservatório; balanço hídrico do reservatório; obras manutenção do solo na bacia de contribuição. Modelagem do uso da água em uma barragem.

10

26/10

Projeto/dimensionamento completo de uma barragem de terra.

11

09/11

2ª Prova

12

13/11

Entrega do projeto de barragem

13

17/11

Prova substitutiva de Recursos Hídricos.

METODOLOGIA

O conteúdo será desenvolvido em sala de aula, através de aulas expositivas com projetor multimídia e em aula prática na barragem da Fazenda Experimental do Glória.

Para participação na aula de campo será exigido dos discentes que portem calça comprida e calçado adequado, sendo permitido bota, botina, bota de segurança, bota de borracha etc. Não será permitido o uso de tênis ou equivalente. Recomenda-se que o discente venha com camisa de manga comprida, boné/chapéu, protetor solar e repelente contra mosquitos.

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será composta por duas provas escritas, sendo primeira com valor de 20 pontos e a segunda, 30 pontos. Além das provas, será cobrado um projeto de barragem no valor de 50 pontos.

A nota final será obtida conforme metodologia abaixo:

Nf = Pb + P1 + P2

Em que:

Nf = nota final, em pontos;

Pb = nota do projeto de barragem, em pontos;

P1 = nota da prova escrita 1, em pontos;

P2 = nota da prova escrita 2, em pontos.

 

Ao discente que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação, mas obtiver frequência mínima de 75%, será facultada a participação na atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem. Esta será composta de uma prova escrita, que incluirá todo o conteúdo ministrado na disciplina, inclusive aqueles ensinados na aula de campo, no valor de 100 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

CECH, T. V. Recursos Hídricos: história, desenvolvimento, política e gestão. Ed. LTC. 3ª ed. 2013. 448 p.

SILVA, M. R. F. da; GHEYI, H. R.; DIAS, N. S. Recursos Hídricos: usos e manejos. Ed. Livraria da Física. 1ª ed. 2012. 151 p.

BOTELHO, M. H. C. Águas de chuva: engenharia das águas pluviais nas cidades. São Paulo. Ed. E. Blucher.  3ª ed. 2011. 297 p.

Complementar

REBOUÇAS, A. da C.; BRAGA, B.; TUNDISI, J. G. Águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação. São Paulo. Ed. Escrituras. 3ª ed. 2006. 748 p.

PHILIPPI JR., A.; ROMÊRO, M. A.; BRUNA, G. C. Coleção Ambiental: Curso de gestão ambiental. Barueri. Ed. Manole. 1ª ed. 2004. 1045 p.

MILLER JR, G. T. Ciência ambiental. Trad. All Tasks. Revisão Técnica Welington Braz Carvalho Delitti. São Paulo. Ed. Cengage Learning. 11ª ed. 2007. 501p.

GARCEZ, L. N.; ALVAREZ, G. A. Hidrologia. São Paulo, E. Blucher, 2ª ed. 1988, 7ª reimp. 2012, 291p.

PINTO, N.L.S.; HOLTZ, A.C.T.; MARTINS, J.A.; GOMIDE, F.L.S. Hidrologia básica. São Paulo. E. Blucher, 13ª reimpressão 2011, 278p.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hudson de Paula Carvalho, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/08/2023, às 10:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.043926/2023-82 SEI nº 4757393