UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis

Av. João Naves de Ávila, nº 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: - www.iq.ufu.br - ppbic@iqufu.ufu.br
  

Timbre

Ata de Reunião

ATA DA 48ª REUNIÃO ORDINÁRIA/2021 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCOMBUSTÍVEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA E DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

 

Em 21 de setembro de 2021, às 09 horas e 15 minutos, em plataforma virtual, teve início a 48ª reunião ordinária do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis do ano em curso, sob a Presidência do Prof. Dr. Alexandre Walmott Borges, estando presentes os conselheiros(as) professores(as) Alexandre Soares dos Santos; Antonio José Vinha Zanuncio; Anizio Márcio de Faria; José Izaquiel Santos da Silva; Lílian de Araújo Pantoja (Coordenadora Local do Programa na UFVJM), e os(as) discentes Ludmila Oliveira Borsoni e Simão Pereira da Silva citados no final desta Ata. Participou também como ouvinte a secretária Juscilene de Fátima Neves. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Comunicações. O presidente informou que a reunião teve a data alterada, do dia 20 de setembro para o dia 21 de setembro em função da convocação da Coordenação do programa para a reunião extraordinária do Conselho Universitário, UFU, para a decisão sobre o retorno às aulas presenciais. O presidente concedeu informes gerais ainda sobre os editais de oferta de financiamento, pelas agências de fomento; a necessidade de apreciação, pelo Colegiado, de edital de fluxo contínuo de ingresso no doutorado; e a informação sobre o possível retorno das aulas presenciais na UFU. 2. Edital do processo seletivo extemporâneo. O segundo ponto de pauta da reunião foi a homologação do edital do processo seletivo extemporâneo, a se realizar no mês de outubro do corrente ano. O edital será encaminhado à publicação e aos demais procedimentos administrativos da UFU. 3. Homologação de ata de qualificação de doutorado. O terceiro ponto de pauta foi a homologação de atas de qualificação de doutorado, e houve a manifestação favorável do colegiado às qualificações de doutorado das seguintes discentes: Cláudia Aparecida Fernandes Pereira, matrícula 20161890002, realizada na UFVJM, no dia 09 de abril do corrente ano; Ludmila Oliveira Borsoni, matrícula 11823PGB002, realizada na UFU, no dia 27 de agosto do corrente ano e Rozaine Aparecida Fontes Tomaz, matrícula 11913PGB001, realizada na UFU no dia 30 de agosto do corrente ano. 4. Homologação de ata de defesas. Como quarto ponto, houve a Homologação de atas de defesas de tese de doutorado da aluna Cláudia Aparecida Fernandes Pereira, matrícula 20161890002, na UFVJM, realizada no dia 05 de agosto do corrente ano; e do aluno Luiz César Machado de Macedo, matrícula 11723PGB001, realizada na UFU no dia 18 de agosto do corrente ano. As bancas de defesa de tese foram homologadas pelo Colegiado. 5. Dispensa de disciplinas. Como quinto ponto de pauta houve a análise favorável, pelo Colegiado, dos pedidos de dispensa de disciplinas dos alunos Frederico Lacerda, e Simão Pereira da Silva nas disciplinas de Estágio Docência I e II 6. Registro de atividades. No sexto ponto da reunião houve a análise do registro de atividades do aluno Leonardo da Cunha Borges, matrícula 20201990003, com aprovação pelo Colegiado do programa. 7. Vínculo de orientação e coorientação. O sétimo ponto da reunião foi a homologação dos pedidos de Vínculo de orientação e coorientação dos alunos Artur Saturnino Rodrigues com a orientação da Profª Vivian Machado Benassi, e coorientação do Professor Dr. Juan Pedro Bretas Roa; e Tarcísio Michael Ferreira Soares de Oliveira, matrícula 20212990002, com a orientação da Profª. Vivian Machado Benassi. 8. Aproveitamento de Créditos. O oitavo ponto da reunião foi a apreciação do pedido de aproveitamento de Créditos de Jéssica Naiara dos Santos, matrícula 20211890002, da UFVJM. O Colegiado entendeu que não havia ocorrido a juntada dos materiais indispensáveis à apreciação e, portanto, a decisão foi pela comunicação à Interessada que deve emendar o seu pedido juntando os documentos necessários. 09. Pedido de Dilação para a Qualificação de Mestrado. O nono ponto de apreciação pelo Colegiado foram os pedidos de solicitação de dilação para qualificação de mestrado dos seguintes alunos e alunas: Filipe Soares de Freitas, matrícula 20201990001, UFVJM, pedido que foi deferido com prazo máximo para 12 de dezembro de 2021; Rafaela Paula carvalho Pontes, matrícula 20201990002, UFVJM, que foi deferido com o prazo máximo para 12 de dezembro do corrente ano; Leonardo da Cunha Borges, matrícula 20201990003, UFVJM, que foi deferido com o prazo máximo para 12 de dezembro do corrente ano; Ludimila Rodrigues Dayrell, matrícula 20201990005, UFVJM, que foi deferido para o prazo máximo de 12 de dezembro do corrente ano; Antônio Alexandre Pacheco Fulgêncio Mestre, matrícula 20201990004, que foi deferido com prazo máximo de 12 de dezembro do corrente ano de 2021; Nathália Dias Araújo, matrícula 12012PGB002 - UFU, que foi deferido com a prorrogação, por 6 meses, a contar do mês de julho de 2021, com prazo máximo para 15 de janeiro de 2022; Alexey Gerkman Kil, UFU, matrícula 11822PGB001, pedido no qual foi solicitada a adequação e a emenda do pedido já que não se encontravam os materiais e elementos suficientes, no pedido para a deliberação pelo Colegiado. 10- Pedido de Dilação para Defesa de Mestrado. O décimo ponto de pauta consistiu na apreciação do pedido de dilação de defesa de mestrado de Priscila Barbosa de Oliveira, matrícula 11722PGB010, UFU, que foi deferido para o dia 30 de outubro do ano de 2021. 11- Pedido de dilação de Qualificação de Doutorado. O décimo primeiro ponto de pauta consistiu na apreciação dos pedidos de dilação de qualificação de doutorado dos seguintes discentes: Adeline Cristina Pereira Rocha, matrícula 20191890001, UFVJM, pedido que foi deferido com prazo máximo para qualificação de 14 de março de 2022; Abel da Silva Cruvinel, UFU, matrícula 11913PGB007, pedido no qual foi solicitada a adequação e a juntada de documentos para a instrução na próxima reunião do Colegiado, vez que insuficientes os materiais juntados; Adailton Borges de Oliveira, pedido que foi deferido com prazo máximo para de qualificação para 15 de novembro do corrente ano, restando apenas que o interessado faça a juntada da comprovação de publicação, requisito para a qualificação; Marcelo Caetano Melo no qual foi solicitada a inclusão, pelo interessado de documentos, e com isso fica postergada a apreciação para a próxima reunião do Colegiado, vez que insuficientes os materiais juntados pelo requerente para a análise do seu pleito; Gabriela Ciribelli Santos Pompêu, matrícula 11913PGB006, o pedido foi deferido com prazo máximo para a qualificação em 11/03/2021. 12- Pedido de Dilação para Defesa de Doutorado. O décimo segundo ponto de pauta foi o de apreciação de solicitação de dilação para defesa de doutorado dos seguintes discentes: George Henrique Merino Rodolfo, matrícula 20172890002, UFVJM, que foi deferido com o prazo máximo de defesa para o dia 08 de fevereiro de 2022; Myrlene de Oliveira Ottone, matrícula 20162890002, UFVJM, que foi deferido com o prazo máximo para defesa dia 22 do mês de março de 2022. 13- Homologação de defesa de doutorado. O décimo terceiro ponto de pauta foi o de homologação da Defesa de Tese de Doutorado da discente Cláudia Aparecida Fernandes Pereira, matrícula 20161890002, ocorrida na data de 05 de outubro do corrente ano, e que havia sido objeto de decisão AD REFERENDUM anterior. Após a apreciação desses pontos, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Alexandre Walmott Borges, na qualidade de Secretário e de Presidente, pelos Conselheiros abaixo designados e participantes. Uberlândia, 21 de setembro de 2021.

 

Alexandre Walmott Borges

Alexandre Soares dos Santos

Antonio José Vinha Zanuncio

Anizio Márcio de Faria

José Izaquiel Santos da Silva

Lílian de Araújo Pantoja

Ludmila Oliveira Borsoni

Simão Pereira da Silva


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alexandre Walmott Borges, Presidente, em 01/12/2021, às 11:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Anizio Marcio De Faria, Membro de Colegiado, em 01/12/2021, às 11:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Antônio José Vinha Zanuncio, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/12/2021, às 14:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alexandre Soares dos Santos, Usuário Externo, em 02/12/2021, às 16:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por José Izaquiel Santos da Silva, Usuário Externo, em 03/12/2021, às 10:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Simão Pereira da Silva, Usuário Externo, em 03/12/2021, às 11:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ludmila Oliveira Borsoni, Usuário Externo, em 06/12/2021, às 13:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lílian de Araujo Pantoja, Usuário Externo, em 06/12/2021, às 13:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3218691 e o código CRC B65D7CB1.




Referência: Processo nº 23117.078211/2021-89 SEI nº 3218691