|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, nº 2121. Campus Santa Mônica - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Empreendedorismo e empreendedorismo corporativo; Características do Empreendedor; Desenvolvimento de visões; Exploração de novas ideias e oportunidades; organização de um novo negócio; Estruturação de uma equipe; Protegendo sua ideia; Análise de viabilidade; Plano de Negócio.
JUSTIFICATIVA
Entender os conceitos essenciais do empreendedorismo bem como as maneiras sérias de colocar em prática a ideia de um novo negócio na área de biotecnologia se faz imprescindível na perspectiva profissional, visto que, principalmente o desenvolvimento de novas tecnologias em períodos cada vez mais curtos, esse termo – empreendedorismo - tem sido visto, em diversos contextos, de forma leviana, gerando assim expectativas e frustrações desnecessárias aos possíveis empreendedores.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Estimular os alunos a pensarem e agirem como empreendedores, conduzindo sua carreira de forma a poderem empreender um novo negócio inovador de biotecnologia. |
Objetivos Específicos: |
Conceituar empreendedorismo, empreendedor e inovação, bem como o perfil do empreendedor; Fornecer ao aluno as informações sobre como desenvolver um novo negócio, a partir de estudos de viabilidade e pesquisa de mercado, plano de negócio e MVP; Como desenvolver uma proposta de um novo negócio em biotecnologia. |
PROGRAMA
1. Conceitos fundamentais:
1.1 Empreendedorismo e o empreendedor;
1.2 Características do Empreendedorismo e do empreendedor;
1.3 Motivos e mitos para o empreendedorismo;
1.4 O processo empreendedor e oportunidades,
1.5 Inovação e proteção de ideias;
2. Desenvolvimento do negócio:
2.1 Pesquisa de Mercado
2.2 Modelo de Negócios
2.3 Definição de Produto/ Serviço
2.4 Análise de Mercado
2.5 Estratégia de Marketing
2.6 Plano Operacional e Organizacional
2.7 Planejamento Financeiro
2.8 Fontes de Financiamento
METODOLOGIA
Técnicas de ensino:
- Apresentação teórica do conteúdo por meio de aula expositiva; Discussão de casos reais de empresas, exposição dialogada do conteúdo
- Conteúdo complementar: Documentários e entrevistas disponilizados via link na Plataforma Moodle.
- A comunicação entre discente e docente, ocorrerá por meio da Plataforma Moodle.
- Todo o conteúdo teórico ministrado ficará disponível na Plataforma Moodle.
Atividades Assíncronas:
Carga Horária: 8 horas
TDIC: O acesso ás atividades assíncronas será via Plataforma Moodle.
CÓDIGO DE ACESSO À DISCIPLINA: GBT048
Atividade 1: Fórum de discussão sobre empreendedorismo – 3hrs
Atividade 2; Fórum de discussão sobre Inovação e Proteção de Ideias – 3hrs
Atividade 3: Pesquisa e entrega de Resenha sobre A Importância do Modelo de Negócio para as Empresas de Biotecnologia. – 3hrs
Formas de apuração da assiduidade das atividades assíncronas: será feita via entrega das atividades e participação no fórum.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
SEMANA |
MÓDULOS |
ATIVIDADES PREVISTAS |
CARGA-HORÁRIA |
1 SEMANA: 26 A 30 DE SETEMBRO |
Início do semestre letivos |
Apresentação do conteúdo teórico e Plano de ensino – Aula expositiva
|
2,20 horas |
2 SEMANA: 3 A 7 DE OUTUBRO |
Conceitos fundamentais: Empreendedorismo e o empreendedor |
Exposição dialogada | Construção coletiva do mural de conceitos |
2,20 horas |
3 SEMANA: 10 A 14 DE OUTUBRO |
Carreira Empreendedora (Carreira e Sucesso profissional, Ideias de negócios) |
Exposição dialogada | Construção coletiva do mural de conceitos |
2,20 horas |
4 SEMANA: 17 A 21 DE OUTUBRO |
Identificação de oportunidades (Identificar e avaliar) |
Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios |
2,20 horas |
5 SEMANA: 24 A 28 DE OUTUBRO |
Identificação de oportunidades (Pesquisa de mercado) |
Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios |
2,20 horas |
6 SEMANA: 31 DE OUTUBRO A 4 DE NOVEMBRO |
Definição do produto/serviço (modelos de negócios) |
Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios |
2,20 horas |
7 SEMANA: 7 A 11 DE NOVEMBRO |
Processo Empreendedor |
1ª Atividade Assíncrona – 10 pontos |
2,20 horas |
8 SEMANA14 A 18 DE NOVEMBRO |
Análise de mercado (fatores críticos de sucesso, análise de concorrentes e fornecedores)
1ª Atividade Avaliativa |
Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios Questionário a ser respondido via Moodle – 10 pontos |
2,20 horas |
9 SEMANA; 21 A 25 DE NOVEMBRO |
Análise de mercado (fatores críticos de sucesso, análise de concorrentes e fornecedores) |
Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios |
2,20 horas |
10 SEMANA: 28 DE NOVEMBRO A 2 DE DEZEMBRO |
Estratégia de marketing (marca, precificação, estratégias de comunicação e distribuição) |
Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios |
2,20 horas |
11 SEMANA: 5 A 9 DE DEZEMBRO |
Plano operacional e organizacional (gestão de pessoas, divisão de tarefas) |
Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios |
2,20 horas |
12 SEMANA: 12 A 16 DE DEZEMBRO |
Viabilidade operacional do negócio |
2 Atividade Assíncrona – 10 pontos |
2,20 horas |
13 SEMANA: 19 A 22 DE DEZEMBRO |
Planejamento financeiro: finanças pessoais x finanças da empresa |
Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios |
2,20 horas |
14 SEMANA: 4 A 6 DE JANEIRO |
Planejamento econômico-financeiro: conceitos básicos, viabilidade e indicadores. Fontes de Fianciamento.
2ª Atividade Avaliativa |
Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios
Questionário a ser respondido via Moodle – 10 pontos |
2,20 horas |
15 SEMANA: 9 A 13 DE JANEIRO |
A Importância do Modelo de Negócio para as Empresas de Nutrição |
3ª Atividade Assíncrona – 10 pontos |
2,20 horas |
16 SEMANA: 23 A 27 DE JANEIRO |
Apresentação Plano de Negócios |
Apresentação Trabalhos |
2,20 horas |
17 SEMANA: 30 DE JANEIRO A 3 DE FEVEREIRO |
Apresentação Plano de Negócios |
Apresentação Trabalhos |
2,20 horas |
AVALIAÇÃO
- Plano de Negócios ( entrega e apresentação): 50 pontos
- 1 ª Atividade Avaliativa: 10 pontos
- 2ª Atividade Avaliativa: 10 pontos
- Atividade assíncrona 1: 10 pontos
- Atividade assíncrona 2: 10 pontos
- Atividade assíncrona 3: 10 pontos
ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO:
De acordo com as Normas Gerais de Graduação (RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022), a disciplina prevê 01 atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem para o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação (60 pontos) e que tenha uma frequência mínima de 75% no componente curricular.
Neste sentido, o estudante terá direito a uma atividade avaliativa de recuperação que será aplicada no dia 01/02/2023 às 09:50 horas, com duração de 2,5 horas. A atividade avaliativa de recuperação valerá 100 pontos e o estudante precisa alcançar pelo menos 60% da nota para ter direito à aprovação. Neste caso, a nota máxima que o estudante poderá tirar nesta atividade é a pontuação requerida por este estudante para atingir a nota mínima de aprovação na disciplina que é de 60 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. rev. e atual Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 232.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração para empreendedores. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2011. 240.
Complementar
RAMAL, Silvina. Como transformar seu talento em um negócio de sucesso: gestão de negócios para pequenos empreendimentos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
Material de Apoio:
CIAEM – materiais disponíveis em http://www.ciaem.ufu.br/
Wylinka – materiais disponíveis em https://wylinka.org.br/
Sebrae – materiais disponíveis em https://www.sebrae-sc.com.br/
Y Combinator - materiais disponíveis em https://www.ycombinator.com/library/
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Fabiolla Valeria Gonçalves, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 12/09/2022, às 20:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3912727 e o código CRC 041C5C62. |
Referência: Processo nº 23117.060614/2022-52 | SEI nº 3912727 |