UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Finanças

Av. João Naves de Ávila, nº 2121. Campus Santa Mônica - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4132 - 1F 216
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Empreendedorismo

Unidade Ofertante:

FAGEN – Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

GBT048

Período/Série:

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Fabiolla Valeria Gonçalves

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

Empreendedorismo e empreendedorismo corporativo; Características do Empreendedor; Desenvolvimento de visões; Exploração de novas ideias e oportunidades; organização de um novo negócio; Estruturação de uma equipe; Protegendo sua ideia; Análise de viabilidade; Plano de Negócio.

JUSTIFICATIVA

Entender os conceitos essenciais do empreendedorismo bem como as maneiras sérias de colocar em prática a ideia de um novo negócio na área de biotecnologia se faz imprescindível na perspectiva profissional, visto que, principalmente o desenvolvimento de novas tecnologias em períodos cada vez mais curtos, esse termo – empreendedorismo - tem sido visto, em diversos contextos, de forma leviana, gerando assim expectativas e frustrações desnecessárias aos possíveis empreendedores.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Estimular os alunos a pensarem e agirem como empreendedores, conduzindo sua carreira de forma a poderem empreender um novo negócio inovador de biotecnologia.

Objetivos Específicos:

Conceituar empreendedorismo, empreendedor e inovação, bem como o perfil do empreendedor; Fornecer ao aluno as informações sobre como desenvolver um novo negócio, a partir de estudos de viabilidade e pesquisa de mercado, plano de negócio e MVP; Como desenvolver uma proposta de um novo negócio em biotecnologia.

PROGRAMA

1. Conceitos fundamentais:

1.1 Empreendedorismo e o empreendedor;

1.2 Características do Empreendedorismo e do empreendedor;

1.3 Motivos e mitos para o empreendedorismo;

1.4 O processo empreendedor e oportunidades,

1.5 Inovação e proteção de ideias;

2. Desenvolvimento do negócio:

2.1 Pesquisa de Mercado

2.2 Modelo de Negócios

2.3 Definição de Produto/ Serviço

2.4 Análise de Mercado

2.5 Estratégia de Marketing

2.6 Plano Operacional e Organizacional

2.7 Planejamento Financeiro

2.8 Fontes de Financiamento

 

METODOLOGIA

Técnicas de ensino:

- Apresentação teórica do conteúdo por meio de aula expositiva; Discussão de casos reais de empresas, exposição dialogada do conteúdo

- Conteúdo complementar: Documentários e entrevistas disponilizados via link na Plataforma Moodle.

- A comunicação entre discente e docente, ocorrerá por meio da Plataforma Moodle.

- Todo o conteúdo teórico ministrado ficará disponível na Plataforma Moodle.

Atividades Assíncronas:

Carga Horária: 8 horas

TDIC: O acesso ás atividades assíncronas será via Plataforma Moodle.

CÓDIGO DE ACESSO À DISCIPLINA: GBT048

Atividade 1: Fórum de discussão sobre empreendedorismo – 3hrs

Atividade 2; Fórum de discussão sobre Inovação e Proteção de Ideias – 3hrs

Atividade 3: Pesquisa e entrega de Resenha sobre A Importância do Modelo de Negócio para as Empresas de Biotecnologia. – 3hrs

Formas de apuração da assiduidade das atividades assíncronas: será feita via entrega das atividades e participação no fórum.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

SEMANA

MÓDULOS

ATIVIDADES PREVISTAS

CARGA-HORÁRIA

1 SEMANA: 26 A 30 DE SETEMBRO

Início do semestre letivos

Apresentação do conteúdo teórico e Plano de ensino – Aula expositiva

 

2,20 horas

2 SEMANA: 3 A 7 DE OUTUBRO

Conceitos fundamentais: Empreendedorismo e o empreendedor

Exposição dialogada | Construção coletiva do mural de conceitos

2,20 horas

3 SEMANA: 10 A 14 DE OUTUBRO

Carreira Empreendedora (Carreira e Sucesso profissional, Ideias de negócios)

Exposição dialogada | Construção coletiva do mural de conceitos

2,20 horas

4 SEMANA: 17 A 21 DE OUTUBRO

Identificação de oportunidades (Identificar e avaliar)

Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios

2,20 horas

5 SEMANA: 24 A 28 DE OUTUBRO

 

Identificação de oportunidades (Pesquisa de mercado)

Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios

2,20 horas

6 SEMANA: 31 DE OUTUBRO A 4 DE NOVEMBRO

Definição do produto/serviço (modelos de negócios)

Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios

2,20 horas

7 SEMANA: 7 A 11 DE NOVEMBRO

Processo Empreendedor

1ª Atividade Assíncrona – 10 pontos

2,20 horas

8 SEMANA14 A 18 DE NOVEMBRO

Análise de mercado (fatores críticos de sucesso, análise de concorrentes e fornecedores)

 

1ª Atividade Avaliativa

Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios

Questionário a ser respondido via Moodle – 10 pontos

2,20 horas

9 SEMANA; 21 A 25 DE NOVEMBRO

Análise de mercado (fatores críticos de sucesso, análise de concorrentes e fornecedores)

Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios

2,20 horas

10 SEMANA: 28 DE NOVEMBRO A 2 DE DEZEMBRO

Estratégia de marketing (marca, precificação, estratégias de comunicação e distribuição)

Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios

2,20 horas

11 SEMANA: 5 A 9 DE DEZEMBRO

 

Plano operacional e organizacional (gestão de pessoas, divisão de tarefas)

 

 

Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios

2,20 horas

12 SEMANA: 12 A 16 DE DEZEMBRO

 

Viabilidade operacional do negócio

 

2 Atividade Assíncrona – 10 pontos

2,20 horas

13 SEMANA: 19 A 22 DE DEZEMBRO

 

Planejamento financeiro: finanças pessoais x finanças da empresa

Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios

2,20 horas

14 SEMANA: 4 A 6 DE JANEIRO

Planejamento econômico-financeiro: conceitos básicos, viabilidade e indicadores. Fontes de Fianciamento.

 

2ª Atividade Avaliativa

Exposição dialogada | Construção coletiva do Plano de Negócios

 

Questionário a ser respondido via Moodle – 10 pontos

2,20 horas

15 SEMANA: 9 A 13 DE JANEIRO

A Importância do Modelo de Negócio para as Empresas de Nutrição

3ª Atividade Assíncrona – 10 pontos

2,20 horas

16 SEMANA: 23 A 27 DE JANEIRO

Apresentação  Plano de Negócios

Apresentação Trabalhos

2,20 horas

17 SEMANA: 30 DE JANEIRO A 3 DE FEVEREIRO

Apresentação  Plano de Negócios

Apresentação Trabalhos

2,20 horas

 

AVALIAÇÃO

- Plano de Negócios ( entrega e apresentação): 50 pontos

- 1 ª Atividade Avaliativa: 10 pontos

- 2ª Atividade Avaliativa: 10 pontos

- Atividade assíncrona 1: 10 pontos

- Atividade assíncrona 2: 10 pontos

- Atividade assíncrona 3: 10 pontos

ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO:

De acordo com as Normas Gerais de Graduação (RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022), a disciplina prevê 01 atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem para o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação (60 pontos) e que tenha uma frequência mínima de 75% no componente curricular.

Neste sentido, o estudante terá direito a uma atividade avaliativa de recuperação que será aplicada no dia 01/02/2023 às 09:50 horas, com duração de 2,5 horas. A atividade avaliativa de recuperação valerá 100 pontos e o estudante precisa alcançar pelo menos 60% da nota para ter direito à aprovação. Neste caso, a nota máxima que o estudante poderá tirar nesta atividade é a pontuação requerida por este estudante para atingir a nota mínima de aprovação na disciplina que é de 60 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. rev. e atual Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 232.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração para empreendedores. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2011. 240.

Complementar

RAMAL, Silvina. Como transformar seu talento em um negócio de sucesso: gestão de negócios para pequenos empreendimentos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Material de Apoio:

CIAEM – materiais disponíveis em http://www.ciaem.ufu.br/

Wylinka – materiais disponíveis em https://wylinka.org.br/

Sebrae – materiais disponíveis em https://www.sebrae-sc.com.br/

Y Combinator - materiais disponíveis em https://www.ycombinator.com/library/

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Fabiolla Valeria Gonçalves, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 12/09/2022, às 20:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3912727 e o código CRC 041C5C62.




Referência: Processo nº 23117.060614/2022-52 SEI nº 3912727