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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Vocabulário internacional em metrologia; Órgãos de regulamentação nacionais; Medições; Equipamentos de monitoração e medição; Cálculo de incertezas, Segurança em eletricidade, Políticas de descarte de materiais elétricos.
JUSTIFICATIVA
Saber realizar, interpretar e reportar medições corretamente é essencial para qualquer engenheiro, seja na indústria, prestação de serviços ou área acadêmica.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais sobre: a terminologia utilizada no vocabulário internacional de metrologia; instituições nacionais regulamentadoras; os procedimentos, erros e incertezas nos processos de medição em geral; gestão de equipamentos de monitoração e medição em saúde; calibração de equipamentos.
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Objetivos Específicos: |
- Compreender a importância da metrologia; - Saber realizar, interpretar e reportar medições; - Saber realizar a gestão de equipamentos de monitoração e medição; - Conhecer as boas práticas para segurança em laboratórios, assim como o descarte correto de materiais elétricos e outros resíduos especiais. |
PROGRAMA
1. Introdução
1.1. Unidades de medida e Sistema Internacional de Unidades
1.2. Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM)
1.3. SINMETRO, INMETRO, IBAMETRO
1.4. Metrologia Científica, Industrial e Legal
1.5. RBC – Rede Brasileira de Calibração
2. Segurança em eletricidade
2.1. Vestuário e acessórios adequados em práticas de laboratório.
2.2. Boas práticas na utilização de equipamentos.
2.3. Cuidados e procedimentos para práticas com equipamentos energizados.
3. Conhecendo equipamentos de uso em laboratórios
3.1. Multímetros
3.2. Osciloscópios
3.3. Geradores de função
3.4. Cabos e pontas de prova
3.5. Fontes de alimentação
3.6. Noções de segurança e comportamento no ambiente de laboratório
4. Medições
4.1. Sistemas de medição
4.2. Calibração de sistemas de medição
4.3. Resultados de medições diretas e indiretas
4.4. Exatidão, repetibilidade e erros de medição
4.5. Determinação de incertezas
4.6. Propagação de incertezas através de módulos
5. Gestão de Equipamentos de Monitoração e Medição
5.1. Calibração versus manutenção
5.2. Manutenção corretiva, preventiva e preditiva
5.3. Periodicidade de controle de equipamento
5.4. Avaliação metrológica do equipamento
6. Cálculo de Incertezas em Calibrações
6.1. Seleção e quantificação das fontes de incerteza
6.2. Combinação das fontes de incerteza
7. Interpretação e aplicação da incerteza
8. Políticas de descarte de materiais elétricos
8.1. Descarte de pilhas e baterias utilizadas em equipamentos elétricos.
8.2. Reutilização de materiais utilizados em laboratórios elétricos.
METODOLOGIA
• Carga-horária de atividades síncronas: 44 horas-aulas
• Carga-horária de atividades assíncronas (aulas gravadas e outras atividades): 28 horas-aulas
Todas as aulas síncronas serão transmitidas ao vivo, no horário alocado para a disciplina, no Microsoft Teams. Elas serão gravadas e disponibilizadas através do YouTube. As aulas
assíncronas encontram-se identificadas no cronograma previsto, e a forma de transmissão de cada uma será especificada com antecedência aos alunos.
Os slides e demais materiais para leitura serão disponibilizados no Moodle e pelo Microsoft Teams.
A comunicação com os alunos será realizada via Moodle, Microsoft Teams e/ou e-mail. As dúvidas poderão ser enviadas por e-mail, pelo chat do Microsoft Teams e pelo chat do Moodle. O agendamento de atendimento síncrono também poderá ser realizado caso haja demanda dos alunos.
Os estudantes terão acesso ao conteúdo disponibilizado online pela biblioteca da UFU (incluindo pelo Periódicos CAPES), artigos de periódicos com acesso livre, links de livros gratuitos e links de sites de procedência confiável.
Cronograma previsto:
Semana |
Conteúdo |
Entrega de atividades |
1 |
Apresentação da disciplina |
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Prática 1: Segurança no laboratório |
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2 |
Histórico e importância da metrologia Sistema Internacional de Unidades |
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Sinmetro e seus componentes Órgãos internacionais de metrologia |
Atividade prática 1 |
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3 |
Conceitos básicos em metrologia (parte 1) |
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Conceitos básicos em metrologia (parte 2) |
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4 |
Sistemas de medição Ajuste de curvas |
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Prática 2: Conhecendo alguns equipamentos de laboratório |
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5 |
Calibração e rastreabilidade metrológica |
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Prática 3: Calibração direta e indireta de um voltímetro |
Atividade prática 2 |
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6 |
Incertezas tipo A e B |
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Grandezas de influência |
Atividade prática 3 |
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7 |
Prática 4: Construção da balança caseira (assíncrona) |
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Revisão para a prova |
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8 |
Prova 1 (assíncrona) |
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Combinação de incertezas Exercícios |
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9 |
Propagação de incertezas |
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10 |
SEB* (assíncrono) |
Atividade prática 4 |
Exercícios Prática 5: Como realizar cálculos em planilhas |
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11 |
JEEL* (assíncrono) |
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JEEL* (assíncrono) |
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12 |
Exercícios |
Atividade prática 5 |
13 |
Gestão de tecnologias |
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Planejamento e controle da manutenção |
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14 |
Descarte de materiais elétricos e outros resíduos importantes |
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Revisão para a prova |
Resenhas |
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15 |
P2 (assíncrona) |
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Vista de atividades (assíncrona) |
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16 |
Sub/recuperação (assíncrona) |
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Discussão sobre a disciplina |
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17 |
Conferência de notas e faltas (assíncrona) |
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Palestras “extras” com profissionais da área de metrologia (assíncronas) |
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* os alunos devem participar desses eventos. A presença dessas aulas será considerada apenas após a apresentação do certificado de participação e da entrega da resenha de 1 palestra do SEB e de 2 palestras da JEEL.
Materiais necessários para a Prática 4 (balança):
Água, 3 garrafas PET (2 de 2 L e uma de 3 L, todas retas, sem curvas), fita adesiva, marcador permanente e pacotes de alimento com pesos diversos (1 kg, 500 g, etc.).
Materiais necessários para as demais aulas práticas:
Computador e smartphone.
AVALIAÇÃO
As atividades avaliativas adotadas na disciplina serão:
2 provas (individual) (P1 e P2);
5 atividades das aulas práticas (em dupla);
3 breves resenhas de palestras dos eventos (1 SEB e 2 JEEL) (individual).
Todas as atividades valem de 0 a 100 pontos, e a média final (MF) será dada por:
MF = 0,35* P1 + 0,35 * P2 + 0,2 * média Atividades + 0,1 * média Resenhas
ENVIO DE ATIVIDADES
As atividades deverão ser enviadas pelo Moodle (ou Microsoft Teams caso o Moodle esteja com algum problema), nas datas previstas no cronograma e em formato PDF.
PROVAS
As provas serão realizadas através de questionário na plataforma Moodle. No dia agendado, a atividade ficará liberada, e os alunos terão 3 horas para finalizá-la, contando a partir do momento em que clicam no botão que dá início à atividade.
Caso haja algum problema técnico (como queda de energia/conexão com a internet) durante o período de execução da atividade, o aluno deverá registrar a situação (através de capturas de tela, fotos/vídeos, por exemplo) e terá direito a realizar uma avaliação substitutiva na última semana de aula. No entanto, a avaliação abordará o conteúdo inteiro da disciplina, e não somente o conteúdo referente à prova perdida.
Alunos impossibilitados de realizar a prova 1 ou prova 2 por motivos de doença ou luto familiar também poderão solicitar a avaliação substitutiva, junto aos alunos que se enquadrarem na situação descrita no parágrafo anterior e abordando o conteúdo inteiro da disciplina.
RECUPERAÇÃO
Alunos que obtiverem média final menor que 60 pontos terão direito à recuperação através de uma nova atividade avaliativa. A nota dessa atividade substituirá a nota da prova em que o aluno obteve menor rendimento (e caso ela seja menor que ambas as notas de provas, será descartada). No entanto, mesmo que a nova média resulte em mais que 60 pontos, a nota final será limitada a 60 pontos.
VALIDAÇÃO DA ASSIDUIDADE DOS DISCENTES
A presença mínima para aproveitamento será de 75% da carga horária da disciplina.
Para as aulas teóricas:
Os alunos deverão fazer anotações das aulas, e estas serão a base para avaliação da presença. As anotações deverão ser enviadas, a cada semana, em formato PDF ou de imagem pelo Moodle (ou Microsoft Teams em caso de instabilidade do Moodle). Nenhuma nota será atribuída a isso.
Para as aulas práticas:
As atividades avaliativas contarão como presença dessas aulas.
BIBLIOGRAFIA
Além da bibliografia recomendada na ficha da disciplina, sugere-se (dadas as particularidades do período de ensino remoto) a consulta dos seguintes materiais:
Básica
- INMETRO. Avaliação da Conformidade. Diretoria da Qualidade. 5ª Edição. Maio/2007. Disponível em http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/acpq.pdf.
- JOINT COMMITTEE FOR GUIDES IN METROLOGY. International Vocabulary of Metrology - Basic and general concepts and associated terms. Disponível em:http://www.bipm.org/utils/common/documents/jcgm/JCGM_200_2008.pdf
- INMETRO. Avaliação de dados de medição — Guia para a expressão de incerteza de medição, 2008. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/noticias/conteudo/iso_gum_versao_site.pdf
Complementar
- Material do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (IPEM-SP). Disponível em: http://www.ipem.sp.gov.br/index.php
- Comitê Brasileiro de Metrologia (CBM). Diretrizes Estratégicas para a Metrologia Brasileira 2008-2012. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/noticias/conteudo/diretrizesEstrategicas.pdf
- Pulicações da International Organization of Legal Metrology. Disponível em: https://www.oiml.org/en/publications
- Resoluções do CONMETRO. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/legislacao/consulta.asp?seq_classe=7
- ALBERTAZZI, A.; SOUZA, A. R. Fundamentos de Metrologia Científica e Industrial. São Paulo: Manole, 2007. Material relativo a este livro disponível em: http://www.labmetro.ufsc.br/livroFMCI/
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Marcia Mayumi Omi Simbara, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/06/2021, às 10:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2859396 e o código CRC 9D144861. |
Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 | SEI nº 2859396 |