UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS31401

COMPONENTE CURRICULAR:

                                                                                                                Antropologia IV

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                           Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

--

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Possibilitar aos estudantes conhecer e compreender abordagens contemporâneas em Antropologia.

 

Ementa

Antropologia contemporânea. Redefinições, críticas e proposições em torno de conceitos chave na
Antropologia ao longo da sua história, tais como: sociedade, cultura, indivíduo e pessoa, saber e poder,
estrutura, identidade, agência. Antropologia e decolonialidade.

 

PROGRAMA

 

1. Vertentes pós-estruturalistas da Antropologia
1.1 A Modernidade e o projeto de uma ontologia da atualidade
1.2 O Novo Mundo, a modernidade e a colonização


2. Redefinições e críticas em torno dos conceitos de sociedade, cultura, indivíduo e pessoa, saber e poder,
estrutura, identidade, agência


3. O debate pós-colonial na Antropologia
3.1 Pós-colonialismo e pós-desenvolvimento
3.2 Modernidade/colonialidade perspectivas pós-colonialistas
3.3 A Antropologia e a descolonização das perspectivas europeias

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

STRATHERN, Marylin. O gênero da dádiva: problemas com as mulheres e problemas com a sociedade na
Melanésia. Campinas: EdUNICAMP, 2006.


VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

 

WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

APPADURAI, Arjun. O medo ao pequeno número. São Paulo: Iluminuras, 2009.


BHABHA, Homi K. O local da cultura. 2. ed. Belo Horizonte: EdUFMG, 2001.


CLIFFORD, James. A experiência etnográfica. Antropologia e literatura no séc. XX. Rio de Janeiro:
EdUFRJ, 1998.


LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de Antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.


SAHLINS, Marshall. Como pensam os nativos. São Paulo: EdUSP, 2001.

 

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva 

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1835003 e o código CRC 4DCD5CA6.




Referência: Processo nº 23117.005193/2020-35 SEI nº 1835003