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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 4L - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Introdução à Ergonomia: aspectos anatômicos, fisiológicos e emocionais. Doenças de Caráter Ocupacional (Tecnopatias Odontológicas). Segurança e Saúde do Trabalhador aplicados a odontologia. Qualidade de Vida no Trabalho. Adequação das posições para o trabalho da equipe odontológica. Prática profissional para o trabalho a quatro mãos. Funções dos auxiliares. Perfil, distribuição e tendências das categorias profissionais Cirurgião-Dentista e Equipe Auxiliar (Técnico em Saúde Bucal - TSB; Auxiliar em Saúde Bucal - ASB; Técnico em Prótese Dentária - TPD; Auxiliar de Prótese Dentária - APD; Auxiliar de Consultório Dentário - ACS) e o Agente Comunitário de Saúde. Organização e simplificação do trabalho. Aumento da produtividade em serviços públicos e privados. Preservação da integridade física do trabalhador.
Orientação profissional relacionada a ergonomia: aspectos regulamentares relacionados a Vigilância Sanitária de Estabelecimentos de Atenção Odontológica (EAO); Gerenciamento de Resíduos produzidos em EAO (Clínica e/ou laboratório); Componentes do consultório odontológico; e planejamento das instalações do consultório com bases ergonômicas, biossegurança e custo-benefício.
JUSTIFICATIVA
O mercado de trabalho odontológico é dinâmico e mutante ao longo do tempo, incorporando as mudanças da contemporaneidade e da globalização econômica e social que impactam diretamente no desenvolvimento dessa profissão. Por outro lado, o principal foco da ergonomia é trazer, de maneira eficaz, técnicas adaptativas para facilitar as atividades diárias dos trabalhadores, trazendo maior qualidade de vida, buscando prevenir patologias que podem surgir por esforço repetitivo, relação inadequada entre profissional-equipamento odontológico, melhorando seu rendimento e desenvolvendo ações que trarão benefícios e bem-estar para esses profissionais. Pelos inúmeros atendimentos realizados pelos cirurgiões-dentistas deverá ser incorporado a sua prática em relação a um trabalho conforto e segurança, para que não surjam problemas futuros e também produzir maior eficiência ao profissional. A má utilização dos equipamentos e na realização de tarefas pode desencadear vários problemas, entre elas as Lesões por Esforços Repetitivos e Doenças Osteomusculares relacionadas ao Trabalho (LER/DORT), limitações dos movimentos, além do estresse. Nesse sentido, essa disciplina pauta-se nos avanços da odontologia na atualidade, para apresentar e buscar junto ao discente uma solução coerente para melhorar a qualidade de vida e da atividade laboral a ser desenvolvida pelo cirurgião-dentista e sua equipe.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Possibilitar o conhecimento adequado dos conceitos de ergonomia e aplicá-los à odontologia, com base na qualidade de vida no trabalho, a biossegurança e o custo-benefício. |
Objetivos Específicos: |
1. Conhecer as doenças ocupacionais (tecnopatias odontológicas) que acometem o Cirurgião-Dentista bem como as medidas de prevenção dessas doenças, visando a qualidade de vida dos profissionais. 2. Fornecer subsídios para um trabalho em equipe (inserção do pessoal auxiliar odontológico), visando a prática odontológica inserida no contexto integral, contextualizado, ergonômico, de racionalização e qualidade de vida no trabalho. 3. Apresentar aos discentes as atividades atribuídas aos profissionais da equipe odontológica e afins, entre eles: Cirurgião-Dentista (CD); Técnico em Saúde Bucal (TSB); Auxiliar de Saúde Bucal (ASB); Técnico em Prótese Dentária (TPD); Auxiliar de Prótese Dentária (APD) e Agente Comunitário de Saúde (ACS) e as funções legais no trabalho da equipe odontológica no serviço público e privado. 4. Instrumentalizar os estudantes para que exerçam a Odontologia seguindo os princípios de ergonomia, planejamento, gerenciamento e avaliação em serviços públicos e privados, visando o aumento da produtividade, respeitando os preceitos de qualidade de vida no trabalho. 5. Estudar as melhores maneiras de proporcionar a compatibilidade entre atividade em meio ambiente laboral e a preservação da integridade física do trabalhador. 6. Identificar os principais elementos relacionados ao planejamento adequado das instalações do consultório odontológico, entre eles: a localização profissional; instalações e distribuição adequada do equipamento e do instrumental; adequação do imóvel; e ambiente físico de trabalho; e o mercado de trabalho. |
PROGRAMA
(1) Ergonomia aplicada a odontologia
· Histórico; conceitos e definições.
· Aspectos anatômicos, fisiológicos e emocionais como componentes da ergonomia.
Qualidade de vida do CD no trabalho
· Epidemiologia, etiologia e prevenção das tecnopatias odontológicas (doenças ocupacionais).
Epidemiologia e etiologia das Tecnopatias Odontológicas; Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT); Doenças Ocupacionais resultantes de agentes químicos, físicos, mecânicos e biológico, estresse; Postura adequada no Trabalho; Agressões aos órgãos sensoriais; Prevenção da tecnopatias; Propriocepção e Ginastica laboral.
· Planejamento das instalações do consultório.
Componentes e bases do planejamento das instalações do Consultório Odontológico de EAO, com base em critérios ergonômicos, de biossegurança, conforto, segurança e custo-benefício, para adquiri-lo. Concepção ergonômica dos equipamentos e postura saudável (mocho; posição do CD e do ASB; cadeira clínica; posicionamento paciente – visão direta e indireta; refletor; equipo; pontas ativas; unidade auxiliar; mesa e armário clínico; compressor de ar; elementos complementares periféricos); e preparação ergonômica pré-clínica.
· Organização do trabalho.
Delegação de funções. Racionalização do Trabalho. Estudo dos tempos e ações diretas e indiretas. Estudo dos movimentos. Sistemática do Trabalho. Odontologia a 4 mãos. Distribuição Racional do Equipamento e do Instrumental.
(2) Orientação Profissional relacionada a ergonomia
· Perfil e tendências das categorias profissionais Cirurgião-Dentista e Pessoal Auxiliar (TSB; ASB; TPD; APD; ACS): distribuição geográfica e campos privado e público.
· Aspectos regulamentares relacionados a Vigilância Sanitária de Estabelecimentos de Atenção Odontológica (EAO); Gerenciamento de Resíduos produzidos em EAO (Clínica e/ou laboratório).
METODOLOGIA
Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (com base na Problematização e Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP)
A disciplina será composta de atividades presenciais e atividades preparatórias, desenvolvidas por meio estudos autônomos (individuais/duplas e grupos) e entrega/apresentação dos trabalhos de acordo com o planejamento da disciplina. O aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de em áudio e vídeo pela internet para smartphones - o Whatsapp também será utilizado nessa disciplina.
Informações de acordo com a Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação:
*Atividades presenciais – 30h
* Horários das atividades presenciais: quartas-feiras das 14h00min às 17h30min
* Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas: todos as referências estarão disponíveis na biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia Outras referências serão encontradas pelos links disponibilizados pela docente (referências online) e biblioteca
* Material de apoio a ser utilizado.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES - 2023-2
período de realização (10/01/2024 a 28/02/2024)
DIA |
MÊS |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
ATIVIDADES PRESENCIAIS |
ATIVIDADES PREPARATÓRIAS |
DOCENTE (S) |
10 |
01 |
Introdução à Ergonomia aplicada a odontologia. Tripé Ergonômico (Conforto; Segurança; e Produtividade). Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Formação das Comunidades de Aprendizagem (8) |
Acolhimento. Apresentação Disciplina: plano de ensino; conteúdo; método, referências; e avaliação. Formação das Comunidades de Aprendizagem e Pacto de Convivência. |
Reportagem sobre Ergonomia na odontologia e elaboração de um parágrafo integrador e assistir Videoaula (duplas): Integrar os conceitos de ergonomia; biossegurança e mercado de trabalho. |
Liliane Tannús
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17 |
01 |
Ergonomia: histórico, conceitos, definições, interfaces (biossegurança e mercado e trabalho) e aplicabilidade na clínica odontológica
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Discussão das reportagens e parágrafo integrador, elaboração de um único paragrafo integrador dos conceitos de ergonomia, biossegurança e mercado de trabalho. Apresentar Slide-sintese sobre a videoaula Perfil Demográfico de CD/IES e pessoal auxiliar no Brasil |
Assistir videoaula /elaborar um mapa conceitual: Conceitual, compreender e ilustrar as Curvaturas/ desvios de coluna vertebral (cifose, lordose e escoliose). Qual a diferença entre curvaturas/desvios da coluna vertebral e relações com o labor do cirurgião-dentista. (Fisiológicos e não fisiológicos)? |
Liliane Tannús
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24 |
01 |
Desvios não fisiológicos e Curvaturas fisiológicos da coluna vertebral: lordose, cifose e escoliose.
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Compreendendo os desvios não fisiológicos e curvaturas fisiológicos da coluna vertebral: lordose, cifose e escoliose e associação com o trabalho clínico do cirurgião-dentista. |
Entrevistas com Cirurgiões-dentistas Aplicação de um questionário: identificar e descrever as características das principais doenças ocupacionais (tecnopatias odontológicas), fatores de risco e medidas de prevenção |
Liliane Tannús Fisioterapeuta 1
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31 |
01 |
Epidemiologia, etiologia e prevenção das Tecnopatias odontológicas (DORT/LER/VISUAIS E AUDITIVAS) |
Doenças Ocupacionais resultantes de agentes químicos, físicos, mecânicos, biológico e estresse. Agressões aos órgãos sensoriais. Prevenção dos Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT); Propriocepção. |
Uma questão ergonômica para cada grupo preparar: mocho, cadeira clínica, refletor, equipo (pontas ativas), esterilização, módulo auxiliar (sugador, cuspideira); diagrama ergonômico (ponteiros do relógio) |
Liliane Tannús Fisioterapeuta 2
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07 |
02 |
14:00 às 17:00h Concepção ergonômica dos equipamentos e postura saudável do CD. |
Discussão das principais questões ergonômicas relacionadas ao espaço clínico e escolha dos equipamentos do CD. |
Orientações para Elaborar um Vídeo (5’) e Catálogo Título: Comprando o seu Consultório (Equipo Odontológico) Especificar:(marca/ valor/aspectos ergonômicos/ biossegurança/custo-benefício considerados para adquirir seu equipamento odontológico). |
Liliane Tannús |
07 |
02 |
18:00 às 21:30h AULA PRÁTICA DE ERGONOMIA NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA FOUFU
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ATENÇÃO HORÁRIO Noturno 18 às 21:30h |
(1) Trabalho em Equipe e Pessoal Auxiliar (ASB e TSB)
(2) Vigilância Sanitária. Conhecendo a relação da VISA para abertura do Consultório Odontológico – Alvará Sanitário |
Liliane Tannús
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21 |
02 |
Equipe auxiliar odontológica: atribuições e regulamentação ASB; TSB; APD; e TPD Vigilância Sanitária/ Gerenciamento de resíduos Exigências para abertura de um estabelecimento odontológico e as implicações com a ergonomia |
Palestra com Prof. Estes/UFU
Roda de Conversa com Equipe da Vigilância Sanitária
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Finalizar a preparação do Vídeo Comprando o Consultório Odontológico (07/02)
Assistir a videoaula: orientação sobre a Ginastica Laboral. Executar a Sequência de Ginástica laboral
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Liliane Tannús Professor Estes/UFU
Equipe Fiscais Vigilância Sanitária
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28 |
02 |
Adquirindo o Consultório Odontológico
Ginástica Laboral no consultório odontológico.
Entrega de Notas e Avaliação Disciplina |
Apresentação do Vídeo e Catálogo- Adquirindo o Consultório Odontológico. Especificar a marca; valores; aspectos ergonômicos; biossegurança; e custo-benefício. Consciência corporal e a ginastica laboral |
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Liliane Tannús
Dra. Thais Rezende
Profa. IART/UFU consciência corporal
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06 |
03 |
Recuperação |
Prova- teste Teórico |
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Liliane Tannús
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Nota: Serão 7 (sete) Aulas Presenciais (Carga horária de 4h – 14:00 às 18:00h), sendo 1 aula (tarjada em cor amarelo), 07/02/24, terá horário diferenciado.
Esse horário é dependente dos horários disponíveis da clínica FOUFU, podendo ocorrer alterações de data/horário, as quais serão previamente acordadas com os estudantes.
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado ao longo de todo o curso (avaliação formativa), por meio da realização e entrega das atividades realizadas durante as atividades preparatórias e apresentadas nas aulas presenciais, dentre elas: resenhas, mapas conceituais, vídeos, entrevistas e demais ferramentas das metodologias ativas. Ao final, o discente será avaliado pelo conjunto dessas atividades desenvolvidas durante a disciplina e sua participação nas aulas síncronas (avaliação somativa).
Informações de acordo com a Resolução nº 25/2020 do Conselho de Graduação:
a) Datas e horários da avaliação: as avaliações serão realizadas diariamente durante as discussões e entregas/apresentações dos trabalhos, ambos durantes o horário de aula
b) Critérios para a realização e correção das avaliações: Capacidade de síntese, capacidade crítica e abrangência do conteúdo. Dedicação a atividade (aprofundamento, pesquisa e compreensão do tema). Originalidade e criatividade. Apresentação da atividade em sala de aula.
c) Validação da assiduidade dos discentes: avaliada quanto à presença nas aulas e entrega e apresentação das atividades preparatórias em sala de aula.
d) Especificação das formas de envio das avaliações pelos discentes, por meio eletrônico: enviadas por e-mail; whatsapp e Formulários do Google (Google Forms).
Atividade de Recuperação
As atividades de recuperação serão garantidas conforme orientações previstas na RESOLUÇÃO COLCOCOD Nº 1, DE 25 DE AGOSTO DE 2022, que regulamenta o art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46, de 28 de março de 2022, que dispõe sobre a Avaliação de Recuperação de Aprendizagem.
As Atividades de Recuperação serão aplicadas, mediante Atividades Substitutivas, na modalidade trabalho e/ou prova-teste.
Cronograma do Sistema de Avaliação:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
ATIVIDADE AVALIATIVA |
PONTUAÇÃO |
(1) Ergonomia aplicada a odontologia: concepções e atualidades. |
Atividade Preparatória: Formação da Comunidade de Aprendizagem + Pacto Andragógico - slide.
Atividade Preparatória: seleção de reportagem elaboração de parágrafo integrador e assistir Videoaula Ergonomia, elaboração de 1 slide.
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2 pontos
7 pontos |
(2) Desvios e Curvaturas da Coluna Vertebral |
Atividade Preparatória: Assistir videoaula/ Elaboração de Mapa Conceitual desvios/curvaturas da coluna vertebral.
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7 pontos |
(3) Epidemiologia, etiologia e prevenção das Tecnopatias odontológicas |
Atividade Preparatória: Assistir videoaula/Elaboração de Mapa Conceitual e Entrevistas – Tecnopatias Odontológicas (DORT/LER).
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8 pontos |
(4) Concepção ergonômica dos equipamentos. Organização do trabalho Odontológico. |
Atividade Preparatória: Elaboração de slides esquemáticos (texto e ilustração). Respostas a 1 a 2 questões de concepção ergonômica dos equipamentos odontológicos |
10 pontos |
(5) Como adquirir seu Consultório Odontológico (Critérios Ergonômicos, biossegurança, conforto, segurança e custo-benefício) |
Atividade Preparatória: Elaboração vídeo – 5 minutos, adquirindo consultório odontológico + catálogo ilustrado |
30 pontos |
(6) Equipe auxiliar odontológica: atribuições e regulamentação (ASB; TSB; APD; e TPD); princípios da odontologia a 4 mãos. |
Atividade Preparatória: Estudo dirigido sobre trabalho em equipe e pessoal auxiliar (ASB/TSB/TPD/APD)
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5 pontos |
(7) Orientação profissional em Odontologia: vigilância sanitária (Gerenciamento de Resíduos) |
Atividade Preparatória: Estudo dirigido sobre Itens de Verificação para alvará sanitária de estabelecimentos odontológicos e Questionário Gerenciamento de Resíduos
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8 pontos |
(8) Ginastica Laboral.
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Atividade Preparatória: Assistir videoaula e executar Ginastica Laboral. Elencar dúvidas e registrar dificuldades e potencialidades da sequência de exercícios.
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5 pontos |
PARTICIPAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO (Aulas Presenciais e Elaboração/ Apresentação das Atividades Preparatórias) |
Avaliação Individual 7 aulas valendo 2,0 = 14 pontos Aula prática na clínica = 4 pontos
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18 pontos
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Atividades de Avaliação de Recuperação |
Atividade: Trabalho e/ou Prova-Teste |
100 pontos |
Total |
100 pontos |
BIBLIOGRAFIA
Básica
BARROS, O. B. Ergonomia. São Paulo: Pancast, 1999.
KRIGER, L.; MOYSÉS, S. J.; MOYSÉS, S. T. (org.). Ergonomia e biossegurança em odontologia. São Paulo: Artes Médicas. 2013.
NERESSI, W. G. et al. Ergonomia e biossegurança em odontologia. São Paulo: Artes Médicas. 2013.
Complementar
BARROS, O. B. Manual de orientação profissional odontológica. Lins: [s. n.], 1985.
COURY, H. J. C. G. Trabalhando sentado: manual para posturas confortáveis. São Carlos: Ed. da UFSCar, 1995.
GARBIN, A. J. I.; GARBIN, C. A. S.; DINIZ, D. G. Normas e diretrizes ergonômicas em odontologia: o caminho para a adoção de uma postura de trabalho saudável. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 155-161, maio/ago. 2009. Disponível em:
h_p://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/revistadaodontologia/ar_cle/view/451/346. Acesso em: 15 mar. 2019.
SALIBA, T. A. et al. Análise ergonômica do atendimento clínico odontológico. Revista da ABENO, Londrina, v. 16, n. 3, p. 96-105, 2016. DOI: h_ps://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i3.284. Disponível em:
h_ps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/ar_cle/view/284. Acesso em: 15 mar. 2019.
SATO, F. R. L. Orientação profissional em odontologia: aspectos de administração, marketing e legislação para o cirurgião-den_sta. São Paulo: Revinter, 2007.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Liliane Parreira Tannus Gontijo, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/12/2023, às 16:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5033072 e o código CRC 86267C80. |
Referência: Processo nº 23117.084300/2023-26 | SEI nº 5033072 |