UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

PLANEJAMENTO REGIONAL

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL

Código:

GGO044

Período/Série:

8º/10º

Turma:

MATUTINO

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

ANTONIO DE OLIVEIRA JÚNIOR

Ano/Semestre:

2º/2021

Observações:

CONFORME RESOLUÇÃO CONSUN Nº 30, DE 07 DE MARÇO DE 2022, ART. 1º, § 1º A carga horária que não puder ser Integralizada de 15 (quinze) a 16 (dezesseis) semanas letivas presenciais deverá ser cumprida de forma assíncrona.

 

EMENTA

Conceitos e teorias sobre região, localização, desenvolvimento, regionalização e Globalização. Atuação do Estado: a economia e os planos de desenvolvimento e suas implicações no planejamento regional. Planejamento e as questões regionais. Planejamento territorial. Experiências brasileiras, mineiras, locais e setoriais em planejamento.

 

JUSTIFICATIVA

A disciplina Planejamento Regional é um componente curricular obrigatório para a formação do licenciado/bacharel em Geografia, pois permite adquirir as competências e habilidades necessárias para o exercício profissional na realização de pesquisas, análises e intervenções espaciais ao propiciar, a compreensão dos aspectos e características pertinentes às políticas de planejamento e desenvolvimento regional. Permite ainda através dos estudos e debates reconhecer as diferentes teorias e modelos de planejamento regional como instrumento de intervenção estratégica par o desenvolvimento do território a partir de múltiplas escalas espaciais de ação.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Proporcionar ao aluno o entendimento sobre os conteúdos relacionados ao Planejamento Regional: teorias, conceitos e práticas;

 

Objetivos Específicos:

  1. Compreender o ato de planejar sob as teorias do planejamento;
  2. Compreensão as políticas e ações do planejamento territorial e suas relações com as escalas espaciais do desenvolvimento.
  3. Estudar as teorias de desenvolvimento regional;
  4. Analisar a ação do planejamento nos processos de ordenamento territorial e regional brasileiro
  5. Criar oportunidades de avaliação de instrumentos de planejamento regional: planos, programas e políticas;
  6. Ampliar a percepção do papel do geógrafo nas equipes multidisciplinares de planejamento urbano;
  7. Exercitar procedimentos de pesquisa no âmbito do planejamento e da gestão do território.

PROGRAMA

1. GEOGRAFIA E PLANEJAMENTO TERRITORIAL.

1.1 - Origens e histórico do planejamento territorial.

1.2 - O papel do estado no planejamento.

1.3 - As escalas espaciais do planejamento territorial: desenvolvimento regional e desenvolvimento local.

1.4 - Desequilíbrios regionais no processo de desenvolvimento nacional.

1.5 - Planos e programas: as experiências regionais e territoriais de planejamento

1.6 - O marco legal-institucional do planejamento no Brasil contemporâneo.


2. TEORIAS E MODELOS EM PLANEJAMENTO TERRITORIAL.

2.1. – Modelo de planejamento regional por bacias hidrográficas.

2.2. – As Teorias de Desenvolvimento Regional como fator de aglomeração (François Perroux, Gunnar Myrdal, Albert Hirschman).

2.3 - Teoria da Base de Exportação e o Crescimento econômico.

2.4 - As teorias de desenvolvimento e subdesenvolvimento (Celso Furtado)

2.5 - Teoria do desenvolvimento local endógeno (Sérgio Boisier e José Luis Coraggio).

2.6 - Teoria Poligonal (Clélio Campolina Diniz) e Fragmentação da Nação (Carlos Américo  Pacheco)


3. GOVERNANÇA TERRITORIAL, INSTITUIÇÕES E PROCESSOS DE DECISÃO.

3.1 - O papel das instituições no desenvolvimento local.

3.2 - Governança territorial e descentralização político-administrava.

3.3 - Governança, conhecimento técnico e atores locais.


4 - PROCESSOS DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL-REGIONAL.

4.1 - Metodologia de diagnóstico para desenvolvimento local-regional.

4.2 - Planos de desenvolvimento local.

4.3 - Economia solidária e desenvolvimento.

4.4 - Modelos de indicação geográfica.

 

METODOLOGIA

  1. Este componente curricular será ministrado no formato presencial, com integralização da carga horária das atividades pedagógicas, no formato assíncrono equivalente a 2 semanas letivas presenciais;
  2. O discente matriculado na disciplina deverá realizar seu cadastro na Plataforma Microsoft Teams, utilizando seu e-mail institucional (@ufu.br).
  3. As orientações para o cadastro estão em: http://www.comunica.ufu.br/sites/comunica.ufu.br/files/conteudo/comunicado/anexo_procedimentos.pdf%C2%A0
  4. Para acessar o Office Education 365 é necessário efetuar o cadastro, seguindo as orientações contida no link: https://www.wiki.ufu.br/index.php/Acesso_ao_Office_Education_365:_Estudante_e_Professor
  5. A bibliografia da disciplinas e demais materiais didáticos estarão disponíveis na Plataforma Microsoft Teams. Quando houver necessidade a bibliografia estará disponível na xerox. O link de acesso a sala virtual é: https://cutt.ly/YSREzIX
  6. As técnicas de ensino que serão utilizadas serão: seminários em grupo ou individual, debates, aulas expositivas, desenvolvimento de pesquisas; e os recursos audiovisuais serão: data-show e lousa branca
  7. As atividades assíncronas necessárias para complementar a carga horária de 18 semanas serão compostas com a seguinte atividade, que será orientada via Plataforma Microsoft Teams:

CRONOGRAMA

SEMANA DATA CONTEÚDO

1

03/maio

Apresentação da disciplina
1.1 - Origens e histórico do planejamento territorial.
1.2 - O papel do estado no planejamento.

2

10/maio

1.3 - As escalas espaciais do planejamento territorial: desenvolvimento regional e desenvolvimento local.
1.4 - Desequilíbrios regionais no processo de desenvolvimento nacional.

3

17/maio

1.5 - Planos e programas: a experiências regionais e territoriais de planejamento
1.6 - O marco legal-institucional do planejamento no Brasil contemporâneo.

4

24/maio

2.1. – Modelo de planejamento regional por bacias hidrográficas.
2.2. – As Teorias de Desenvolvimento Regional como fator de aglomeração (François Perroux, Gunnar Myrdal, Albert Hirschman).

5

31/maio

2.3 - Teoria da Base de Exportação e o Crescimento econômico.

2.4 - As teorias de desenvolvimento e subdesenvolvimento (Celso Furtado)

6

07/junho

2.5 - Teoria do desenvolvimento local endógeno (Sérgio Boisier e José Luis Coraggio).

2.6 - Teoria Poligonal (Clélio Campolina Diniz) e Fragmentação da Nação (Carlos Américo  Pacheco)

7

14/junho

3.1 - O papel das instituições no desenvolvimento local.

3.2 - Governança territorial e descentralização político-administrava.

3.3 - Governança, conhecimento técnico e atores locais.

8

21/junho

4.1 - Metodologia de diagnóstico para desenvolvimento local-regional.

4.2 - Planos de desenvolvimento local.

9

28/junho

4.1 - Metodologia de diagnóstico para desenvolvimento local-regional.

4.2 - Planos de desenvolvimento local.

10

05/julho

4.3 - Economia solidária e desenvolvimento.

4.4 - Modelos de indicação geográfica.

4.5 - Participação popular e planejamento conflitual.

11

12/julho

4.3 - Economia solidária e desenvolvimento.

4.4 - Modelos de indicação geográfica.

4.5 - Participação popular e planejamento conflitual.

12

19/julho

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS

13

26/julho

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS

14

02/agosto

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS

15

09/agosto

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS

16

16/agosto

ENTREGA DAS NOTAS FINAIS 

PROVA DE RECUPERAÇÃ0

 

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO DISSERTATIVA

DATA DE RECEBIMENTO

DATA DE ENTREGA

PONTUAÇÃO

CONTEÚDO

AVALIAÇÃO 01

Avaliação dissertativa para ser respondida em casa

14 de junho

21 de junho, no horário da aula

100

Aulas e textos até o dia 07 de junho

AVALIAÇÃO 02

Avaliação dissertativa para ser respondida em casa

12 de julho

19 de julho, no horário da aula

100

Aulas e textos até do dia 14 de junho até 12 de julho

AVALIAÇÃO SEMINÁRIO

DATA DE APRESENTAÇÃO

 

 

 

AVALIAÇÃO 03

Apresentação do seminário

19 de julho

26 de julho

02 de agosto

09 de agosto

 

100

1

O planejamento regional na Região Amazônia

2

O planejamento regional na Região Nordeste

3

O planejamento regional na Região Centro-Oeste

4

O planejamento regional na Região Sul

5

Experiências de economia solidária como políticas de desenvolvimento local-regional

6

Desigualdades inter-regionais no Brasil

7

Desigualdades intra-regionais no Brasil

8

Gestão de bacias hidrográficas como modelo de planejamento regional no Brasil

9

Ensino Superior e Planejamento Regional

10

As cidades no planejamento regional

Os grupos dos seminários serão compostos de no máximo 3 (três) discentes.

Caso não tenha o número de discentes para a formação de grupos, a atividade poderá ser realizada em dupla ou individual, a critério do docente responsável.

AVALIAÇÃO 04

Texto do seminário e da apresentação (para todos os grupos)

19 de julho

 

100

O tema do texto a ser produzido deve seguir o mesmo tema da apresentação e ser entregue nas normas da Brazilian Geographical Journal

AVALIAÇÃO ASSÍNCRONA

DATA DE ENTREGA

 

 

 

AVALIAÇÃO 05

Diagnóstico socioeconômico para subsídios à políticas de planejamento regional

02 de agosto

 

100

Trabalho individual ou em dupla

O trabalho consiste em um levantamento de referências documentais e bibliográficas e dados sociais, econômicos e físicos sobre os municípios da região do Pontal do Triângulo.

 

NOTA FINAL

A nota final da disciplina será calculada pela média das cinco avaliações:  (AVALIAÇÃO 01 + AVALIAÇÃO 02 + AVALIAÇÃO 03 + AVALIAÇÃO 04 + AVALIAÇÃO 05)/5 = MÉDIA FINAL

 

PROVA DE RECUPERAÇÃO

Considerando que a partir do 2º/2021 passa a valer as novas Normas Gerais da Graduação (Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022), foi inserido pelo Art. 141, o direito à atividade de recuperação. 

  1. O aluno só terá direito a fazer a Atividade de Recuperação se tiver 75% de frequência na disciplina, independente da pontuação mínima que ele tenha atingido ao longo do semestre.
  2. Por possibilitar uma avaliação subjetiva, não será permitido a realização de trabalhos, como atividade de recuperação.
  3. A atividade de recuperação significa uma oportunidade de o aluno recuperar o conteúdo, mas não necessariamente ter nota suficiente para ser aprovado.
  4. No caso da disciplina de Planejamento Regional, a prova de recuperação se dará a partir da menor nota dentre as avaliações 01 e 02.
  5. O cálculo da média final será realizado a partir da substituição da nota dentre as avaliações 01 e 02.
  6. Só será ofertada uma avaliação de aprendizado substitutiva.
  7. A prova de recuperação será aplicada em sala de aula, no dia 16 de agosto, no horário da aula, não havendo possibilidade do(a) aluno(a) fazê-la em outro horário ou local. 
  8. A prova de recuperação vai ser objetiva, par evitar julgamentos subjetivos.

Abaixo o texto da Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, referente ao Art. 141

Seção III
Da avaliação de recuperação

Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular.

§ 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem.

§ 2º Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão.

 

BIBLIOGRAFIA

 

BÁSICA

  1. BRANDÃO, Carlos. Território e Desenvolvimento: as múltiplas escalas entre o local e o global. Campinas, Editora da Unicamp, 2012. 

  2. CARVALHO, Alexandre Xavier Ywata [et al.] Ensaios de economia regional e urbana. Brasília: Ipea, 2007. 464 p. 

  3. CHAGAS, Clay Anderson Nunes. Região, Território e Planejamento Estatal: planejamento plurianual e desenvolvimento regional. Orientador: Maurílio de Abreu Monteiro. 2011. 190 f. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém do Pará, 2011.

  4. CRUZ, Bruno de Oliveira; FURTADO, Bernardo Alves; MONASTÉRIO, Leonardo; RODRIGUES JR, Waldery. Economia regional e urbana : teorias e métodos com ênfase no Brasil. Brasília: Ipea, 2011. 406 p.

  5. DALLABRIDA, Valdir Roque. Território, identidade territorial e desenvolvimento regional: reflexões sobre indicação geográfica e novas possibilidades de desenvolvimento com base em ativos com especificidade territorial. São Paulo, SP: LiberArs, 2013.

  6. DINIZ, Clélio Campolina. Desenvolvimento poligonal no Brasil: nem desconcentração, nem polarização. Nova Economia. Belo Horizonte, v. 3, n.1, set. 1993, pp. 35-64.

  7. PACHECO, Carlos Américo. Fragmentação da nação. Campinas, São Paulo: UNICAMP, Instituto de Economia, 1998.

  8. PORTUGAL, Rodrigo e SILVA, Simone Affonso da. História das políticas regionais no Brasil. Brasília: IPEA, 2020. 130 p.

  9. SILVA, Sandro Pereira (organizador). Dinâmicas da economia solidária no Brasil: organizações econômicas, representações sociais e políticas públicas. Brasília: IPEA, 2020.

  10. SILVA, Simone Affonso da. O planejamento regional brasileiro pós-Constituição Federal de 1988: instituições, políticas e atores. São Paulo: Annablume, 2017. 436 p.

 

COMPLEMENTAR

  1. BRANDÃO, Carlos e SIQUEIRA, Hipólita. Pacto federativo, integração nacional e desenvolvimento regional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013.

  2. BRANDÃO, Carlos Antonio; FERNÁNDEZ, Victor Ramires; RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz. Escalas espaciais, reescalonamentos e estatalidades: lições e desafios para américa latina. Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Metrópoles, 2018.

  3. DINIZ, Clélio Campolina, CROCCO, Marco Aurélio (Orgs.) Economia regional e urbana - contribuições teóricas recentes. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006.

  4. FAVARETO, Arilson; GALVANESE, Carolina; BARUFI, Ana Maria; SEIFER, Paulo. A dimensão territorial do desenvolvimento brasileiro recente Brasil (2000-2010). Rimisp/Cebrap/UFABC. Projeto Coesão Territorial para o Desenvolvimento. São Paulo/Santiago do Chile, 2014.

  5. NETO, Aristides Monteiro (organizador). Desenvolvimento regional no Brasil: políticas, estratégias e perspectivas. Rio de Janeiro : Ipea, 2017.

  6. NETO, Aristides Monteiro (organizador). Desenvolvimento regional no Brasil : políticas, estratégias e perspectivas, 2. Rio de Janeiro: Ipea, 2020.

  7. PAIVA, Carlos Águedo. Fundamentos da Análise e do Planejamento de Economias Regionais. Foz do Iguaçu: Editora Parque Itaipu, 2013.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Antonio de Oliveira Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/04/2022, às 17:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3509982 e o código CRC E50E2AA1.




Referência: Processo nº 23117.017686/2022-80 SEI nº 3509982