UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Metodologia do Ensino de História

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32404

Período/Série:

4º período

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45H

Prática:

15H

Total:

60

Obrigatória:

 X

Optativa:

( )

Professor(A):

Sandra Alves Fiuza

Ano/Semestre:

2023-2

Observações:

Período letivo: 08/01/2024 a 09/05/2024. E-mail da professora: sandra.fiuza@ufu.br

 

EMENTA

As teorias críticas e pós-críticas do currículo. A Didática da História. Sequência didática e uso de documentos no ensino de História.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Metodologia do Ensino de História permite problematizar as relações entre a produção dos conhecimentos históricos acadêmico e escolar, apresentando instrumentos conceituais para a compreensão das formas da história escolar e dos modos pelos quais os saberes históricos circulam, passam por transformações e adaptações em situação de ensino escolar e não escolar. Ao fazer a análise crítica do currículo prescrito e propor a criação de atividades didáticas para o ensino de História com uso de fontes históricas, baseadas no método investigativo, além de propiciar um importante exercício de reflexão sobre a construção dos saberes históricos, a disciplina aponta para as várias possibilidades de trabalho na atuação docente.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os processos de elaboração da história escolar e sua historicidade, levando em conta os elementos constituintes da disciplina escolar (finalidade, conteúdo, método de ensino, aprendizagem e avaliação).

Objetivos Específicos:

  • Compreender os conceitos de disciplina escolar, saber docente, saber histórico escolar e currículo;

  • Apresentar e problematizar as múltiplas reflexões sobre a Didática da História e as aprendizagens no ensino da História;

  • Conhecer as teorias do currículo e os currículos de História;

  • Produzir materiais e atividades didáticas para o ensino de História com uso de fontes históricas, baseadas no método investigativo.

PROGRAMA

Unidade I – As fontes históricas na sala de aula e o método investigativo

Unidade II - Teorias do currículo e currículos de História

Unidade III – A história escolar: objetivos, conteúdos, métodos e aprendizagens

METODOLOGIA

O curso será desenvolvido conforme conteúdo programático previsto no programa da disciplina, distribuído em três unidades. As atividades serão realizadas a partir de aulas expositivas e dialogadas, estudos dirigidos em classe e seminários de pesquisa, para as quais serão necessários a prática de leitura de textos selecionados, o desenvolvimento de pesquisa temática e a produção de materiais didáticos.

Os atendimentos individuais ou em grupo serão realizados às quintas-feiras das 17h30 às 19h, e deverão ser agendados previamente pelo e-mail: sandra.fiuza@ufu.br

Para efeito de complementação, serão realizadas atividades assíncronas com carga horária semanal de 1h, para as quais serão disponibilizados materiais (textos, vídeos, entre outros) e orientações na forma de slides dos conteúdos e roteiros explicativos para a produção textual (seminário, análise de documentos curriculares, produção de atividades de história) previstos no plano de ensino da disciplina.

AVALIAÇÃO

Data

Forma

Critérios

Valor

29 FEV

Atividade didática de história:

. Oficina de história

(Individual)

 

­Clareza e coerência na elaboração de atividade didática, adequação metodológica. Mobilização da empatia e dos conhecimentos prévios nas atividades propostas. Proposta de construção do conhecimento histórico a partir do contato com fontes históricas variadas, capazes de evidenciar experiências sociais diversas e possibilitar interpretações na perspectiva da “história vista de baixo”.

40 pts

 

7 MAR

14 MAR

21 MAR

28 MAR

 

 

Seminários + Análise de documentos curriculares: PCNs e BNCC

(Em grupo)

 

Clareza na apresentação da leitura crítica da bibliografia. Coerência das falas de cada membro do grupo com a proposta central da apresentação. Domínio individual da bibliografia utilizada. Autonomia do pensamento, coerência lógica e argumentativa. Qualidade da pesquisa envolvida na preparação do seminário e desenvoltura nas apresentações.

Qualidade da crítica das fontes; problematização das informações obtidas; consistência na análise e interpretação.

30 pts

 

 

 

 

 

 

 

18 ABR

Prova escrita

(Individual)

Conhecimento sobre o conteúdo; clareza na exposição de ideias; coerência lógica, conceitual e argumentativa das respostas elaboradas; autonomia do pensamento; interpretação correta dos enunciados das questões.

30 pts

TOTAL

100 pts

 

 

ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM

O discente que não atingir 60 pontos na média, tiver frequência igual ou superior a 75% poderá realizar atividade de recuperação para substituição da nota da prova dissertativa, desde que tenha realizado todas as atividades. A atividade consiste numa prova substitutiva.

Data

Forma

Critérios

Valor

20 ABR

Prova escrita

(Individual)

Conhecimento sobre o conteúdo; clareza na exposição de ideias; coerência lógica, conceitual e argumentativa das respostas elaboradas; autonomia do pensamento; interpretação correta dos enunciados das questões.

30 pts

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

ZABALA, Antoni. As sequências didáticas e as sequências de conteúdo. In: A prática educativa: como ensinar. São Paulo: Artmed, 1998, p. 53-87.

Complementar

ALMEIDA, Anita Correia Lima de; GRINBERG, Keila. As webquests e o ensino de história. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; REBECA, Gontijo (orgs.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, p. 202-212.

BARCA, Isabel. Aula Oficina: do Projeto à Avaliação. In: Para uma educação de qualidade. Actas da Quarta Jornada de Educação Histórica. Braga: Centro de Investigação em Educação (CIED), Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2004, p. 131-144.

GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 143-179.

LAGOA, Ana; GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lucia. Oficinas de história. Belo Horizonte: Dimensão, 2000.

MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sandra Alves Fiuza, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/01/2024, às 11:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 SEI nº 5144913