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Ata de Reunião
ATA DA 11ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Em sete de novembro de 2024, quinta-feira, às nove horas na Sala Virtual (WEBEX) do PPGCC, teve início a décima primeira Reunião Ordinária do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis do ano em curso, com a presença dos professores, Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade, Gilberto José Miranda, Reiner Alves Botinha, Sérgio Lemos Duarte, Sirlei Lemes e a representante Janaína da Silva Ramos. Sob a Presidência da professora Maria Elisabeth deu-se início aos trabalhos. 1º item da pauta: 1 - Apreciação das Atas da 9ª. e 10ª Reunião Ordinária de 2024: Aprovadas sem ressalva; 2 – Comunicados: A professora Maria Elisabeth informou que a definição das orientações ficará para janeiro de 2025 devido ao credenciamento/recredenciamento e que o CONPEP aprovou os pedidos de credenciamento e recredenciamento para o quadriênio 2025 a 2028. A professora Maria Elisabeth comentou acerca da permanência da estudante Janaina da Silva Ramos no Colegiado do PPGCC, considerando que ela dará início ao seu doutorado-sanduíche em 01/11/2024. Além disso, a discente Janaína precisará consultar os alunos sobre a continuidade de sua participação no Colegiado.3 - Ordem do dia: 3.1 – Ad referendum de homologação do título de Doutora da discente Lis Daiane Bessa Taveira: A professora Maria Elisabeth apresentou o Ad referendum de homologação do título de Doutora da discente Lis Daiane Bessa Taveira, informando que a discente foi aprovada na defesa de Tese realizada em 01/07/2024 e cumpriu todos os requisitos exigidos para a obtenção do título de Doutora, de acordo com a Resolução Nº 16/2020 do CONSUN. Em votação, o Colegiado aprovou, por unanimidade, o Ad referendum de homologação do título de Doutora da discente Lis Daiana Bessa Taveira;3.2 – Ad referendum de homologação do título de Doutor do discente Márcio Viana Rolim: A professora Maria Elisabeth apresentou o Ad referendum de homologação do título de Doutor do discente Márcio Viana Rolim, informando que o discente foi aprovado na defesa de Tese realizada em 28/08/2024 e cumpriu todos os requisitos exigidos para a obtenção do título de Doutor, de acordo com a Resolução Nº 16/2020 do CONSUN. Em votação, o Colegiado aprovou, por unanimidade, o Ad referendum de homologação do título de Doutor do discente Márcio Viana Rolim;3.3 - Ad referendum de homologação do título de Doutor do discente José Tarocco Filho: A professora Maria Elisabeth apresentou o Ad referendum de homologação do título de Doutor do discente José Tarocco Filho, informando que o discente foi aprovado na defesa de Tese realizada em 27/08/2024 e cumpriu todos os requisitos exigidos para a obtenção do título de Doutor, de acordo com a Resolução Nº 16/2020 do CONSUN. Em votação, o Colegiado aprovou, por unanimidade, o Ad referendum de homologação do título de Doutor do discente José Tarocco Filho; 3.4 - Ad referendum de homologação do título de Doutora da discente Minéia Cristina Franco: A professora Maria Elisabeth apresentou o Ad referendum de homologação do título de Doutora da discente Minéia Cristina Franco, informando que a discente foi aprovada na defesa de Tese realizada em 27/08/2024 e cumpriu todos os requisitos exigidos para a obtenção do título de Doutora, de acordo com a Resolução Nº 16/2020 do CONSUN. Em votação, o Colegiado aprovou, por unanimidade, o Ad referendum de homologação do título de Doutora da discente Minéia Cristina Franco;3.5 - Ad referendum da aprovação do Parecer da Comissão de Bolsas do pedido de suspensão de bolsa da discente Janaina da Silva Ramos: A professora Maria Elisabeth apresentou o Ad referendum da aprovação do Parecer da Comissão de Bolsa do pedido de suspensão de bolsa da discente Janaína da Silva Ramos, informando que a discente foi aprovada no PDSE Edital n° 01/2023 para cursar o doutorado-sanduíche na Colômbia no período de 11/2024 a 04/2025. Em votação, o Colegiado aprovou, por unanimidade, o Ad referendum da aprovação do Parecer da Comissão de Bolsas do pedido de suspensão de bolsa da discente Janaina da Silva Ramos;3.6 – Aprovação das disciplinas para o semestre 2025/1:A Professora Maria Elisabeth apresentou, após consulta a todos os docentes do PPGCC, proposta das disciplinas com o nome dos devidos docentes, conforme a seguir:
DOCENTE |
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Contabilidade Tributária |
Lucimar Antônio Cabral de Àvila/ Rafael Borges Ribeiro |
Controladoria |
Edvalda Araújo Leal |
Gestão Estratégica de Custos |
Sérgio Lemos Duarte/ Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr |
Métodos Quantitativos II |
Marcelo Tavares |
Seminários de Dissertação |
Reiner Alves Botinha |
Seminários de Tese I |
Sirlei Lemes |
Teoria Avançada da Contabilidade |
Eduardo Mendes Nascimento |
Teoria da Contabilidade |
Neirilaine Silva de Almeida |
Após discussão, a proposta de ofertas de disciplinas para o primeiro semestre de 2025/1 foi aprovada por unanimidade; 3.7 - Apreciação do horário de oferta de disciplina do semestre 2025/1:A professora Maria Elisabeth apresentou o horário das disciplinas que serão ofertadas no primeiro semestre de 2025/1:
Horário |
Segunda-feira |
Terça-feira |
Quarta-feira |
Quinta-feira |
Sexta-feira |
Manhã 8h às 11h30 |
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Teoria da Contabilidade (5) Profa. Neirilaine Silva de Almeida
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Métodos Quantitativos II (4) Prof. Marcelo Tavares |
Gestão Estratégica de Custos Prof. Sérgio Lemos Duarte e Profa.Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr
Seminário de Dissertação Prof. Reiner Alves Botinha |
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Tarde 14h às 17h30
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Contabilidade Tributária Prof. Lucimar Antônio de Ávila Prof.Rafael Borges Ribeiro |
Seminários de Tese I Profa. Sirlei Lemes
Controladoria Profa. Edvalda Araújo Leal
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Teoria Avançada da Contabilidade Prof. Eduardo Mendes |
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Noite 19h às 22h30 |
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Após discussão pelos membros, os horários das aulas para 2025/1 foram aprovados por unanimidade; 3.8 - Apreciação da minuta de Resolução que "Estabelece Normas e Critérios para cursar Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis": A Professora Maria Elisabeth solicitou a retirada da pauta.3.9 - Apresentação dos relatórios dos grupos de pesquisa: A professora Maria Elisabeth comunicou que com o encerramento do quadriênio (2021-2024) e a ação prevista no planejamento estratégico do PPGCC, que prevê a apresentação anual ao Colegiado do PPGCC do planejamento e relatório de atividades dos grupos de pesquisa registrados no CNPq. A professora Maria Elisabeth apresentou os relatórios dos grupos de pesquisas que foram enviados pela Comissão de Autoavaliação em que consta todos os planejamentos e os relatórios das atividades realizadas no período de 2021-2024 e que já foi realizada a divulgação no site do PPGCC. 3.10 - Apresentação de pesquisa realizada junto aos egressos: A professora Maria Elisabeth comunicou que foi realizada uma consulta para acompanhamento de informações gerais dos egressos do PPGCC, ressaltando que essa é uma atividade relevante tanto por ser uma das regras de avaliação do programa pela CAPES, quanto pelo alinhamento ao próprio objetivo do programa. A professora Maria Elisabeth destacou que foram recebidas 105 respostas completas, a partir de uma coleta de dados realizada entre outubro e novembro de 2024, em consulta eletrônica. A professora Maria Elisabeth destacou que o relatório será divulgado no endereço eletrônico do PPGCC, e apresentou os principais pontos presentes no relatório. Nada mais havendo a tratar, a Presidente do Colegiado, professora Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade, deu por encerrada a reunião, às dez horas e cinquenta minutos e eu, Gisele Tavares Gonçalves, lavrei a presente ata, que depois de aprovada, vai assinada por mim e pelos demais membros do Colegiado.
Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade
Gilberto José Miranda
Sérgio Lemos Duarte
Sirlei Lemes
Reiner Alves Botinha
Janaína da Silva Ramos
Gisele Tavares Gonçalves
| Documento assinado eletronicamente por Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade, Presidente, em 16/12/2024, às 08:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Gilberto José Miranda, Membro de Colegiado, em 16/12/2024, às 09:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Sergio Lemos Duarte, Membro de Colegiado, em 16/12/2024, às 09:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Reiner Alves Botinha, Membro de Colegiado, em 16/12/2024, às 10:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Sirlei Lemes, Membro de Colegiado, em 17/12/2024, às 08:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Janaína da Silva Ramos, Membro de Colegiado, em 18/12/2024, às 18:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Gisele Tavares Gonçalves, Secretário(a), em 02/01/2025, às 08:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5966558 e o código CRC 09BA03B5. |
Referência: Processo nº 23117.075686/2024-66 | SEI nº 5966558 |