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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39011 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Ao final da disciplina, os estudantes deverão estar familiarizados com uma possibilidade de abordagem histórica a respeito do patrimônio cultural (material e/ou imaterial), enriquecendo seu repertório teórico-metodológico e histórico-cultural.
Ementa
As formulações do conceito de patrimônio cultural material e imaterial. Abordagens teóricas e metodológicas acerca da memória e de sua relação com as práticas de preservação do patrimônio cultural. A trajetória histórica das ações de preservação de bens culturais no Brasil. Normatização internacional (Cartas Patrimoniais) e legislação nacional sobre o patrimônio cultural. Mecanismos e instrumentos de proteção, valorização e salvaguarda do patrimônio cultural: inventário, tombamento e registro, diferenciações e metodologias. Discussões no campo da educação patrimonial. Políticas públicas e gestão governamental do patrimônio cultural no contexto da união, estados e municípios: o IPHAN, o IEPHA/MG e os conselhos municipais do patrimônio cultural, COMPHAC/UDI – papeis e funções. Educação patrimonial e difusão do patrimônio cultural.
PROGRAMA
Unidade 1: O Patrimônio Cultural no Brasil: conceito, trajetória e legislação.
1.1 - Patrimônio Cultural brasileiro: conceitos e problematizações
1.2 - A trajetória política da preservação do patrimônio cultural no Brasil
1.3 - Legislação patrimonial: as cartas patrimoniais, convenções e parâmetros legais atuais
1.4 - Organização institucional: papel, função, alcance e competência.
1.4.1 - As práticas do IPHAN e o patrimônio cultural nacional.
1.4.2 - O IEPHA/MG e o ICMS – Critério Patrimônio Cultural.
1.4.3 - Os Conselhos Municipais do Patrimônio Cultural
Unidade 2: Desafios e práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural: politicas públicas e educação patrimonial
2.1 - Instrumentos e práticas de proteção, valorização e salvaguarda dos bens culturais.
2.1.1 - Inventário
2.1.2 - Registro
2.1.3 - Tombamento
2.2 - Politicas públicas do patrimônio cultural no contexto da união: tendências e desafios.
2.3 - Educação Patrimonial: subsídios para conhecimentos e práticas da valorização do patrimônio cultural.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FONSECA, Maria Cecilia Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2009. F
RANCOISE, Choay. A alegoria do patrimônio. Tradução Luciano Vieira Machado. 4. ed. São Paulo: Estação Liberdade : Ed. da UNESP, 2011.
PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. Patrimônio cultural: consciência e preservação. São Paulo: Brasiliense, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CASTILHO, Ana Luisa Howard de; VARGAS, Heliana Comin (Org.). Intervenções em centros urbanos: objetivos, estratégias e resultados. 2. ed. São Paulo, Barueri: Manole, 2009.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu; PELEGRINI, Sandra de Cassia Araujo (Org.). Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2006.
LEMOS, Carlos A. C. O que é patrimônio histórico. 5. ed. Edição: São Paulo; Brasilense, 1987.
POULOT, Dominique. Uma historia do patrimônio no Ocidente: séculos XVIII-XXI. São Paulo: Estacão Liberdade, 2009.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 2008.
aprovação
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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1720310 |