|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Empreendedorismo e empreendedorismo corporativo; Características do Empreendedor; Desenvolvimento de visões; Exploração de novas ideias e oportunidades; organização de um novo negócio; Estruturação de uma equipe; Protegendo sua ideia; Análise de viabilidade; Plano de Negócio.
JUSTIFICATIVA
Entender os conceitos essenciais do empreendedorismo bem como as maneiras sérias de colocar em prática a ideia de um novo negócio na área de biotecnologia se faz imprescindível na perspectiva profissional, visto que, principalmente o desenvolvimento de novas tecnologias em períodos cada vez mais curtos, esse termo – empreendedorismo - tem sido visto, em diversos contextos, de forma leviana, gerando assim expectativas e frustrações desnecessárias ao possíveis empreendedores.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Estimular os alunos a pensarem e agirem como empreendedores, conduzindo sua carreira de forma a poderem empreender um novo negócio inovador de biotecnologia. |
Objetivos Específicos: |
Conceituar empreendedorismo, empreendedor e inovação, Conceituar o perfil do empreendedor; Apresentar os passos para a constituição de um novo negócio Apresentar metodologias de desenvolvimento de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) e de Plano de Negócio Realizar uma pesquisa de mercado para avaliar uma demanda de novo negócio proposto pelos alunos Desenvolver uma proposta de novo negócio de Biotecnologia , dentro dos padrões de exigências de uma Incubadora de Empresas de Base Tecnológica |
PROGRAMA
- Novos Negócios
- Conceitos fundamentais: criatividade, invenção, inovação
- Formas de inovação
- Casos: pesquisa com PME e exemplos de inovação
- Barreiras à inovação
- Cultura de inovação
- Empreendedorismo: transformando ideias em negócios
- Conceitos: empreendedorismo e empreendedor
- Iniciativas de suporte ao empreendedorismo
- Por que empreendedorismo?
- Mitos sobre empreendedorismo
- Características do empreendedor
- O processo empreendedor
- Fatores ambientais e pessoais
- Os 5M do empreendedorismo
- Oportunidade de empreendedorismo
- Fontes de ideias e novos negócios
- Dicas para empreender e avaliação de oportunidades
- Roteiros de EVTE e planos de novos negócios
- Captação de recursos e fontes de recurso
- Entidades de apoio ao empreendedorismo
- Incubadoras de empresas
- Caso do CIAEM (Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras)
METODOLOGIA
O programa da disciplina será visto em aulas expositivas e práticas dialogadas com participação dos alunos. Recursos a serem utilizados: quadro, giz/pincel, projetor multimídia, laboratório de informática e plataforma digital Moodle, que será utilizada para entrega de trabalhos, bem como desenvolvimento de atividades para fixação dos conceitos. As dúvidas poderão ser sanadas em sala de aula ou em horários específicos de atendimento a serem agendados com a docente.
TDIC para envio das atividades propostas: As atividades propostas deverão ser enviadas na plataforma Moodle, por isso aluno deve se cadastrar e solicitar ingresso na disciplina dentro da plataforma.
Link da disciplina: https://www.moodle.ufu.br/user/index.php?id=3148
Chave de inscrição: GBT048-2022-2
AVALIAÇÃO
Serão utilizados vários instrumentos de avaliações. Estão previstas avalições nas seguintes atividades da disciplina: avaliações de atividades individuais; trabalhos em grupos de alunos que simularão uma empresa de consultoria.
De forma a complementar a avaliação, a simulação de uma empresa de consultoria, em grupo, contará com entregas ao longo do semestre, via plataforma Moodle. A entrega do trabalho também será dependente da realização de atividades a serem disponibilizadas pela docente na plataforma Moodle, permitindo assim verificar a aprendizagem dos estudantes ao longo do curso.
Também serão desenvolvidas atividades em sala de aula, as quais serão consideradas para a avaliação do aluno.
Os valores atribuídos a cada instrumento de avaliação estão apresentados na tabela a seguir:
Instrumento |
Valor |
Total |
---|---|---|
Questões pós-aula |
2 pontos por entrega |
20 pontos |
Atividade avaliativa individual (3 no período) |
12 pontos |
36 pontos |
Trabalho em grupo para desenvolver Proposta de um novo negócio (4 entregas) |
11 pontos |
44 pontos |
Total |
100 pontos |
Cronograma previsto das atividades avaliativas, sujeito a alterações conforme eventual necessidade acordada com a turma em sala de aula:
Data |
Atividade |
Pontos |
01/03/23 |
Questões pós-aula |
2,00 |
08/03/23 |
Questões pós-aula |
2,00 |
15/03/23 |
Questões pós-aula |
2,00 |
22/03/23 |
Questões pós-aula |
2,00 |
29/03/23 |
Questões pós-aula |
2,00 |
05/04/23 |
1ª Atividade avaliativa individual |
12,00 |
12/04/23 |
1ª entrega do Trabalho |
11,00 |
19/04/23 |
Questões pós-aula |
2,00 |
26/04/23 |
Questões pós-aula |
2,00 |
03/05/23 |
Questões pós-aula |
2,00 |
10/05/23 |
Questões pós-aula |
2,00 |
17/05/23 |
2ª Atividade avaliativa individual |
12,00 |
17/05/23 |
2ª entrega do Trabalho |
11,00 |
24/05/23 |
Questões pós-aula |
2,00 |
14/06/23 |
3ª Atividade avaliativa individual |
12,00 |
14/06/23 |
3ª entrega do Trabalho |
11,00 |
21/06/23 |
4ª entrega do trabalho - Apresentação |
11,0 |
As questões pós-aula só podem ser respondidas até as 23:59 do mesmo dia da aula, não sendo permitido o envio posterior.
O envio atrasado de qualquer entrega do trabalho de Proposta de um novo negócio acarretará a perda de 50% da nota possível da entrega, sendo a conferência feito pelo horário de entrega via Moodle)
Os critérios a serem considerados são:
- Realização das atividades propostas;
- Participação nas discussões e atividades em sala de aula;
- Interesse e envolvimento na execução de tarefas;
- Frequência e assiduidade.
Recuperação de Aprendizagem:
Será oferecida uma avaliação substitutiva, no valor de 12 pontos, para os alunos que desejarem substituir a menor nota e/ou que perderem uma das avaliações por motivos não previstos para avaliação fora de época.
Para os alunos que apresentarem desempenho inferior à média, será oferecido atendimento em dia a ser marcado para tirar dúvidas e a possibilidade de realização de estudo dirigido, que poderá gerar acréscimo de até 3 pontos na média final, atingindo o máximo de 60 pontos, de acordo com o resultado das atividades propostas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BARON, Robert A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007. 443 p., il., 26 cm. Inclui bibliografia e índice. ISBN 8522105332 (broch.).
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999. 275 p., il. Inclui bibliografia. ISBN 8529300483 (broch.).
DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 8. ed. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2021. Livros. (1 recurso online). ISBN 9786587052083. Disponível em: https://www.sistemas.ufu.br/biblioteca-gateway/minhabiblioteca/9786587052083.
Complementar
HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. Livros. (1 recurso online). ISBN 9788502210363. Disponível em: https://www.sistemas.ufu.br/biblioteca-gateway/minhabiblioteca/9788502210363.
DORNELAS, José. Dicas essenciais de empreendedorismo: sugestões práticas para quem quer empreender. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2020. Livros. ISBN 9786587052038. Disponível em: https://www.sistemas.ufu.br/biblioteca-gateway/minhabiblioteca/9786587052038.
DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 8. ed. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2021. Livros. . ISBN 9786587052083. Disponível em: https://www.sistemas.ufu.br/biblioteca-gateway/minhabiblioteca/9786587052083 .
EMPREENDEDORISMO de base tecnológica: spin-off : criação de novos negócios a partir de empresas constituídas, universidade e centros de pesquisa. Rio de Janeiro: Campus, 2008. 138 p., il. Inclui bibliografia. ISBN 9788535226683 (broch.).
FARAH, Osvaldo Elias; CAVALCANTI, Marly; MARCONDES, Luciana Passos. Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017. Livros. ISBN 9788522126972. Disponível em: https://www.sistemas.ufu.br/biblioteca-gateway/minhabiblioteca/9788522126972.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Camila de Araújo, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/02/2023, às 22:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4250336 e o código CRC 7DA930D9. |
Referência: Processo nº 23117.006528/2023-85 | SEI nº 4250336 |