|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31706 |
COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO INTERDISCIPLINAR IV (PROINTER IV) |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 30h |
CH TOTAL: 90h |
OBJETIVOS
Articular teoria e prática, bem como ensino, pesquisa e extensão na formação do professor de História.
Tratar temas, conceitos e problemas próprios da área de História.
Ampliar a compreensão crítica a respeito da docência e do campo profissional de atuação do professor de História.
Valorizar o trabalho coletivo, interdisciplinar e o processo de ensino-aprendizagem.
Referenciar socialmente os conhecimentos produzidos e ensinados.
Construir alternativas para enfrentar problemas detectados na escola pública, numa perspectiva colaborativa.
Trabalhar temáticas que consolidem a formação do professor de História na relação entre o conhecimento histórico, as linguagens sociais e o processo de ensino-aprendizagem.
Intervir, de forma planejada, em situações, condições e processos concretos do trabalho docente na escola pública.
Ementa
Projeto interdisciplinar de caráter teórico-prático. Integração entre as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Elaboração e execução de projeto de intervenção em situações, condições e processos concretos do trabalho docente na escola pública.
PROGRAMA
Elaboração do projeto de intervenção.
Elaboração do projeto de intervenção em situações, condições e processos concretos do trabalho docente na escola pública.
Registro e sistematização dos resultados e dos materiais produzidos com a experiência de intervenção.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (Orgs.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 11. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2006.
COELHO, Teixeira (Org.). Cultura e educação. São Paulo: Iluminuras; Itaú Cultural, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?. São Paulo: Moderna, 2006.
NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Portugal: Porto Editora, 1995.
SANTOS, Gislene A. (Org.). Universidade, formação, cidadania. São Paulo: Cortez, 2001.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como uma profissão de interações humanas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História
|
Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1735567 e o código CRC E05E3A75. |
Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 | SEI nº 1735567 |