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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
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Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Fontes e Métodos para o estudo da História do continente africano. A formação dos Estados Nacionais africanos. Expansão Islâmica: política e religiosidade em África. Os tráficos africanos e seus impactos. História da África Moderna (séculos XV – XVIII).
JUSTIFICATIVA
Compreender aspectos do continente africano pré-colonial em sua complexidade geopolítica, socioeconômica e cultural; processos de colonização / descolonização e suas consequências culturais, econômicas e sociais na atual conformação do continente africano.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Por meio do diálogo historiográfico objetiva-se analisar e compreender as especificidades do continente africano anterior aos primeiros contatos com os europeus; a presença dos africanos na formação do mundo atlântico (séculos XVI a XVIII); a presença africana, em seus aspectos econômicos e culturais, na formação da América portuguesa; questões teórico-metodológicas para o ensino de história da África, dos africanos e dos afrodescendentes no Brasil. |
Objetivos Específicos: |
Compreender aspectos econômicos, políticos e sociais do continente africano anterior ao contato com o mundo europeu; aspectos econômicos, políticos e sociais do continente africano na relação com o mundo atlântico e com a América portuguesa; aspectos da presença africana na formação da sociedade colonial luso brasileira em suas clivagens econômicas, religiosas e culturais; aspectos da história da África, dos africanos e afrodescendentes no ensino de História. |
PROGRAMA
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Data |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
1 |
04/05/22 |
Apresentação do Plano de aulas |
2 |
11/05/22 |
Unidade 1: Africa, historiografia e fontes 1º momento: MACEDO, JR., org. Antigas civilizações africanas: historiografia e evidências documentais. In: MACEDO, JR., org.. Desvendando a história da África [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. (chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://static.scielo.org/scielobooks/yf4cf/pdf/macedo-9788538603832.pdf) 2º momento: Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sZ_XvPiaPfI |
3 |
18/05/22 |
ASSUMPÇÃO, JE. África: uma história a ser reescrita. In: MACEDO, JR., org. Desvendando a história da África [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. |
4 |
25/05/22 |
SILVEIRA, E., and CORREA, SMS. Viajantes brancos na África negra do século XV. In: MACEDO, J.R., org. Desvendando a história da África Apresentação: |
5 |
01/06/22 |
Unidade 2: Estados africanos e colonialismo. SILVA, A.LR. Os estados africanos nos séculos XVI-XVIII: desenvolvimento desigual na África Ocidental. In: MACEDO, JR., org. Desvendando a história da África [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. Apresentação: |
6 |
08/06/22 |
LOPES, BM., and GUARNIERI, LV. Religião, poder e sincretismo: o Islã no Império Songai (séculos xv-xvi). In: MACEDO, JR., org. Desvendando a história da África [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. Apresentação: |
7 |
15/06/22 |
CHAGASTELLES, TMS. As sociedades africanas e o colonialismo. In: MACEDO, JR., org. Desvendando a história da África [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
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8 |
22/06/22 |
VISENTINI, PGF. Independência, marginalização e reafirmação da África (1957-2007). In: MACEDO, JR., org. Desvendando a história da África [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. Apresentação: |
9 |
29/06/22
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Unidade 3: Ensino de História da África História da África: Uma disciplina em construção. PEREIRA, Márcia Guerra. Cap.1: Movimento Negro e a história da África. Intercâmbios. Tese de doutoramento. PUC SP. São Paulo, 2012. (https://repositorio.pucsp.br/bitstream/handle/10367/1/Marcia%20Guerra%20Pereira.pdf). Apresentação: |
10 |
06/07/22 |
Mesa-redonda "Dez anos da Lei 10.639/03: balanços e perspectivas". Mesa redonda. Profa. Dra. Nilma Lino Gomes. (https://www.youtube.com/watch?v=0e9UMQIED9E). Apresentação: |
11 |
13/07/22 |
Unidade 4: África e o mundo atlântico A História glogal da escravidão atlântica: balanços e perspectivas. BIVAR, Rafael. Revista Esboços, Florianópolis, v. 26, n. 41, p. 14-41, jan./abr., 2019. (https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/2175-7976.2019v26n41p14/38434) Apresentação: |
13 |
20/07/22 |
África: passado e presente. Conferência Prof. Dr. Alberto da Costa e Silva (https://www.youtube.com/watch?v=gJVnA8Va1is&t=9s) Apresentação: |
14 |
27/07/22 |
Brasil e África no Atlântico Sul. Conferência Prof. Dr. Luiz Felipe de Alencastro (https://www.youtube.com/watch?v=zPN7v7rMj6g) Apresentação: |
15 |
03/08/22 |
Avaliação e encerramento da discilpina |
METODOLOGIA
Leituras obrigatórias e análise dos materiais indicados realização, de trabalhos e prova previstos no Plano de ensino.
AVALIAÇÃO
7.1. Critérios de avaliação: Capacidade de desconstruir e reconstruir, sistematizar e socializar, individual e coletivamente o Programa desenvolvido a partir de uma perspectiva crítica, reflexiva e autônoma. Analisar situações, projetos, memórias, relações e campos de força nos diferentes processos históricos analisados; identificar diferentes abordagens historiográficas e análises desenvolvidas ao longo da disciplina;
7.2. Instrumentos de Avaliação: Relatório de leituras 40 pontos | Apresentação oral: 40 pontos |Participação ( mínimo 80 %): 20 pontos: Total 100 pontos.
7.2.1 Critérios de elaboração e avaliação do Relatório de leitura: Compreensão, problematização e exposição da temática abordada/ Argumentação e escrita clara, coerente e lógica/ Capacidade de dialogar e estabelecer relações, com citação nominal, com e entre os (a) autores (a) utilizados na construção da temática:| Observância das normas de ABT:
7.2.2. Critério de avaliação da prova individual: A prova será constituída por elaboração de argumentação\resposta de uma ou mais questões, compreendendo partes ou todo o programa desenvolvido na disciplina. Compreensão, problematização e exposição do conteúdo / Argumentação e escrita clara, coerente e lógica / Capacidade de dialogar e estabelecer relações, com citação nominal, com e entre os (a) autores (a) utilizados na construção da resposta.
7.2.3. Avaliação de recuperação de conteúdos e aprendizagem: O(a) discente terá o direito de refazer o instrumento de avaliação (7.2.) no qual obteve a menor nota; ou outro de sua escolha (7.2) para recompor sua somatória de pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
- FLORENTINO, Manolo. Em costas Negras. São Paulo. Cia. da Letras, 1997
- KI-ZERBO, Joseph (org.). História Geral da África v. I. Metodologia e pré-história da África.. São Paulo, Ed. Ática/UNESCO, 1980.
- OLIVER, Roland. A Experiência africana da pré-história aos dias atuais. Rio de Janeiro. J. Zahar, 1994.
Complementar
- ALENCASTRO, Luis Felipe. O Trato dos Viventes. Cia. das Letras, São Paulo, 2000.
-RUSSELL-WOOD, A. J. R. Histórias do Atlântico português. São Paulo, editora da Unesp, 2014
-RUSSELL-WOOD, A. J. R. Escravos e libertos no Brasil colonial. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2005.
- KI-ZERBO, Joseph História Geral da África V. II. Metodologia e pré-história da África. São Paulo, Ed. Ática/UNESCO, 1980.
- KI-ZERBO, Joseph (org.). História Geral da África V. III. Metodologia e pré-história da África.. São Paulo, Ed. Ática/UNESCO, 1980.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/06/2022, às 11:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 | SEI nº 3647687 |