UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História da África

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal – ICHPO

Código:

GHS032 

Período/Série:

8o 

Turma:

NH

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60 h/a

Prática:

 

Total:

60 h/a

Obrigatória:

( )  X

Optativa:

( )

Professor(A):

Aurelino José Ferreira Filho

Ano/Semestre:

2021-2

Observações:

 

 

EMENTA

Fontes e Métodos para o estudo da História do continente africano. A formação dos Estados Nacionais africanos. Expansão Islâmica: política e religiosidade em África. Os tráficos africanos e seus impactos. História da África Moderna (séculos XV – XVIII).

JUSTIFICATIVA

Compreender aspectos do continente africano pré-colonial em sua complexidade geopolítica, socioeconômica e cultural; processos de colonização / descolonização e suas consequências culturais, econômicas e sociais na atual conformação do continente africano.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Por meio do diálogo historiográfico objetiva-se analisar e compreender as especificidades do continente africano anterior aos primeiros contatos com os europeus; a presença dos africanos na formação do mundo atlântico (séculos XVI a XVIII); a presença africana, em seus aspectos econômicos e culturais, na formação da América portuguesa; questões teórico-metodológicas para o ensino de história da África, dos africanos e dos afrodescendentes no Brasil.

Objetivos Específicos:

Compreender aspectos econômicos, políticos e sociais do continente africano anterior ao contato com o mundo europeu;  aspectos econômicos, políticos e sociais do continente africano na relação com o mundo atlântico e com a América portuguesa;  aspectos da presença africana na formação da sociedade colonial luso brasileira em suas clivagens econômicas, religiosas e culturais; aspectos da história da África, dos africanos e afrodescendentes no ensino de História.

PROGRAMA

 

 

 

Data

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1

04/05/22

Apresentação do Plano de aulas

2

11/05/22

Unidade 1: Africa, historiografia e fontes

1º momento:

MACEDO, JR., org. Antigas civilizações africanas: historiografia e evidências documentais. In: MACEDO, JR., org.. Desvendando a história da África [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. (chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://static.scielo.org/scielobooks/yf4cf/pdf/macedo-9788538603832.pdf)

2º momento:

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sZ_XvPiaPfI

3

18/05/22

ASSUMPÇÃO, JE. África: uma história a ser reescrita. In: MACEDO, JR., org. Desvendando a história da África [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

4

25/05/22

SILVEIRA, E., and CORREA, SMS. Viajantes brancos na África negra do século XV. In: MACEDO, J.R., org. Desvendando a história da África Apresentação:

 

5

01/06/22

Unidade 2: Estados africanos e colonialismo.

SILVA, A.LR. Os estados africanos nos séculos XVI-XVIII: desenvolvimento desigual na África Ocidental. In: MACEDO, JR., org. Desvendando a história da África [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

Apresentação:

6

08/06/22

LOPES, BM., and GUARNIERI, LV. Religião, poder e sincretismo: o Islã no Império Songai (séculos xv-xvi). In: MACEDO, JR., org. Desvendando a história da África [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

Apresentação:

7

15/06/22

CHAGASTELLES, TMS. As sociedades africanas e o colonialismo. In: MACEDO, JR., org. Desvendando a história da África [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

 

8

22/06/22

VISENTINI, PGF. Independência, marginalização e reafirmação da África (1957-2007). In: MACEDO, JR., org. Desvendando a história da África [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

Apresentação:

 

9

29/06/22

 

Unidade 3: Ensino de História da África

História da África: Uma disciplina em construção. PEREIRA, Márcia Guerra. Cap.1: Movimento Negro e a história da África. Intercâmbios. Tese de doutoramento. PUC SP. São Paulo, 2012.

(https://repositorio.pucsp.br/bitstream/handle/10367/1/Marcia%20Guerra%20Pereira.pdf).

Apresentação:

10

 

06/07/22

Mesa-redonda "Dez anos da Lei 10.639/03: balanços e perspectivas". Mesa redonda. Profa. Dra. Nilma Lino Gomes. (https://www.youtube.com/watch?v=0e9UMQIED9E).

Apresentação:

11

13/07/22

Unidade 4: África e o mundo atlântico

A História glogal da escravidão atlântica: balanços e perspectivas. BIVAR, Rafael. Revista Esboços, Florianópolis, v. 26, n. 41, p. 14-41, jan./abr., 2019. (https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/2175-7976.2019v26n41p14/38434)

Apresentação:

13

20/07/22

África: passado e presente. Conferência Prof. Dr. Alberto da Costa e Silva (https://www.youtube.com/watch?v=gJVnA8Va1is&t=9s)

Apresentação:

14

27/07/22

Brasil e África no Atlântico Sul. Conferência Prof. Dr. Luiz Felipe de Alencastro (https://www.youtube.com/watch?v=zPN7v7rMj6g)

Apresentação:

15

 

03/08/22

Avaliação e encerramento da discilpina

 

METODOLOGIA

Leituras obrigatórias e análise dos  materiais indicados realização, de trabalhos e prova previstos no Plano de ensino.

AVALIAÇÃO

7.1. Critérios de avaliação: Capacidade de desconstruir e reconstruir, sistematizar e socializar, individual e coletivamente o Programa desenvolvido a partir de uma perspectiva crítica, reflexiva e autônoma. Analisar situações, projetos, memórias, relações e campos de força nos diferentes processos históricos analisados; identificar diferentes abordagens historiográficas e análises desenvolvidas ao longo da disciplina;

 

7.2. Instrumentos de Avaliação: Relatório de leituras  40 pontos | Apresentação oral: 40 pontos |Participação ( mínimo 80 %):  20 pontos: Total 100 pontos.

7.2.1 Critérios de elaboração e avaliação do Relatório de leitura: Compreensão, problematização e exposição da temática abordada/ Argumentação e escrita clara, coerente e lógica/ Capacidade de dialogar e estabelecer relações, com citação nominal, com e entre os (a) autores (a) utilizados na construção da temática:| Observância das normas de ABT:

7.2.2. Critério de avaliação da prova individual: A prova será constituída por elaboração de argumentação\resposta de uma ou mais questões, compreendendo partes ou todo o programa desenvolvido na disciplina.  Compreensão, problematização e exposição do conteúdo / Argumentação e escrita clara, coerente e lógica / Capacidade de dialogar e estabelecer relações, com citação nominal, com e entre os (a) autores (a) utilizados na construção da resposta.

7.2.3. Avaliação de recuperação de conteúdos e aprendizagem: O(a) discente terá o direito de refazer o instrumento de avaliação (7.2.) no qual obteve a menor nota; ou outro de sua escolha (7.2) para recompor sua somatória de pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

- FLORENTINO, Manolo. Em costas Negras. São Paulo. Cia. da Letras, 1997

- KI-ZERBO, Joseph (org.). História Geral da África v. I. Metodologia e pré-história da África.. São Paulo, Ed. Ática/UNESCO, 1980.

- OLIVER, Roland. A Experiência africana da pré-história aos dias atuais. Rio de Janeiro. J. Zahar, 1994.

Complementar

- ALENCASTRO, Luis Felipe. O Trato dos Viventes. Cia. das Letras, São Paulo, 2000.

-RUSSELL-WOOD, A. J. R. Histórias do Atlântico português. São Paulo, editora da Unesp, 2014

-RUSSELL-WOOD, A. J. R. Escravos e libertos no Brasil colonial. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2005.

- KI-ZERBO, Joseph História Geral da África V. II. Metodologia e pré-história da África. São Paulo, Ed. Ática/UNESCO, 1980.

- KI-ZERBO, Joseph (org.). História Geral da África V. III. Metodologia e pré-história da África.. São Paulo, Ed. Ática/UNESCO, 1980.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/06/2022, às 11:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 SEI nº 3647687