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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Conceitos gerais de Anatomia, generalidades sobre Sistema Tegumentar, generalidades sobre Osteologia (Estudo dos Ossos), Artrologia (Estudo das Articulações), Miologia (Estudo dos Músculos), Generalidades sobre Sistema Circulatório, Generalidades sobre Sistema Respiratório, Generalidades sobre Sistema Digestório, Generalidades sobre Aparelho Urogenital (Sistemas: Urinário, Genital Masculino e Feminino) e Generalidades sobre Sistema Neural.
JUSTIFICATIVA
O estudo da Anatomia Humana é importante no sentido de propiciar ao estudante/profissional da saúde o conhecimento sobre o corpo humano, a fim de que possa ser associado às demais áreas, auxiliando na formação mais completa do profissional.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:
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Objetivos Específicos: |
Dar aos alunos os conhecimentos sobre a estrutura e função dos órgãos e sistemas do corpo humano; Fornecer aos alunos do Curso de Física Médica conhecimentos básicos da organização estrutural do corpo humano, considerando os aspectos relativos à forma, estrutura e função dos diferentes órgãos, para que o mesmo adquira habilidades e competência para interpretar e discutir fenômenos fisiológicos normais, assim como identificar eventuais alterações. |
PROGRAMA
1. Conceito de anatomia:
1.1 Divisões e enfoques;
1.2 Posição e descrição anatômica;
1.3 Posição relativa dos órgãos;
1.4 Conceito de “normal”, “variação anatômica”, “anomalia” e “monstruosidade”, planos e eixos;
1.5 Princípios de contração do corpo humano;
1.6 Conceito de sistema e aparelho, “homonologia” e “analogia em anatomia”;
1.7 Nomenclatura anatômica: epônimos; nômina anatômica; abreviaturas.
2. Osteologia:
2.1 Conceito de esqueleto;
2.2 Formas;
2.3 Tipos de esqueleto;
2.4 Número de ossos;
2.5 Tipos de ossos;
2.6 Crescimento ósseo;
2.7 Estrutura dos ossos;
2.8 Fratura, calo ósseo;
2.9 Periósteo;
2.10 Medula óssea.
3. Artrologia:
3.1 Conceito e articulação;
3.2 Divisão;
3.3 Características das articulações;
3.4 Componentes das articulações sinoviais;
3.5 Classificação das Articulações e Movimentos dos Segmentos.
4. Miologia:
4.1 Conceito, classificação e morfologia;
4.2 Classificação funcional dos músculos: agonista e fixador;
4.3 Inervação e vascularização.
5. Sistema Circulatório:
5.1 Conceito de sistema circulatório “fechado”;
5.2 Conceito de vasos e suas características;
5.3 Circulação sistêmica, pulmonar, portal, fetal e colateral;
5.4 Morfologia interna e externa do coração;
5.5 Condução de estímulos cardíacos e vascularização cardíaca;
5.6 Anatomoses;
5.7 Circulação colateral;
5.8 Conceito de capilares;
5.9 Conceitos, funções e principais órgãos do Sistema Linfático.
6. Sistema Respiratório:
6.1 Conceito, divisão e componentes;
6.2 Importância funcional e antropológica do nariz, morfologia da cavidade nasal e seios paranasais;
6.3 Laringe: constituição, diferenças sexuais, etárias e raciais, cartilagens e funções;
6.4 Traqueia: conceitos e esquelotopia;
6.5 Brônquios: divisão e estrutura;
6.6 Pulmões: morfologia;
6.7 Pleura, lobos, fissuras, faces, hilo e pedículo;
6.8 Hematose;
6.9 Referências clínicas.
7. Sistema Digestório:
7.1 Conceitos e componentes;
7.2 Boca: conceitos, limites, comunicação e divisões;
7.3 Lábios: importância funcional e antropológica;
7.4 Palatos: constituição, importância funcional e divisão;
7.5 Dentes: morfologia, tipos e dentições;
7.6 Língua: morfologia, papilas, importância funcional;
7.7 Faringe: limites e divisão;
7.8 Esôfago: conceitos e limites, divisões;
7.9 Estômago: morfologia interna e externa.
7.10 Intestino delgado: limites, tamanho, morfologia geral e divisão;
7.11 Intestino grosso: dimensões, divisões, características morfológicas;
7.12 Reto e canal anal;
7.13 Peritônio;
7.14 Fígado: conceito e situação, morfologia externa, ligamento;
7.15 Vesícula biliar;
7.16 Pâncreas: morfologia e importância funcional.
8. Sistema Urinário:
8.1 Conceito, partes e componentes;
8.2 Rim: morfologia e arquitetura;
8.3 Pelve renal e ureter;
8.4 Bexiga: forma, dimensões, relações, morfologia interna, relação nos dois sexos;
8.5 Uretra: masculina e feminina.
9. Sistema Genital Masculino:
9.1 Testículo e epidídimo: morfologia, localização e migração;
9.2 Ducto deferente: morfologia e trajeto;
9.3 Reservatório de espermatozoides;
10. Sistema Genital Feminino:
10.1 Ovários: morfologia e função, situação e meios de fixação;
10.2 Tuba uterina: função, divisão e morfologia;
10.3 Útero: modificações funcionais;
10.4 Vagina: conceito, funções e relações;
10.5 Clitóris: morfologia e situação, importância funcional;
10.6 Lábios maiores e menores, morfologia, vestíbulo da vagina e hímen.
11. Sistema Neural:
11.1 Conceito geral e funcional do SN, divisões, conceito de substância branca e cinzenta;
11.2 Embriologia;
11.3 Parte central do SN: cérebro, tronco encefálico e medula espinal;
11.4 Conceito de córtex, núcleo, gânglio, giro, sulco e nervo;
11.5 Esquema geral da parte central do SN, áreas corticais, núcleos, ventrículos, medula espinal, bulbo, ponte, mesencéfalo, cerebelo, diencéfalo e telencéfalo;
11.6 Envoltórios, líquor, vascularização: importância clínica e funcional;
11.7 Parte periférica do SN: conceito de nervos cranianos e espinais;
11.8 Parte autônoma do SN: conceito e divisões, considerações farmacológicas e anatômicas.
METODOLOGIA
ATIVIDADES SÍNCRONAS:
O dia da semana, datas, horário de início e término, Plataforma, Link de acesso e Chave de inscrição/Código da Disciplina estão discriminados no Cronograma de Atividades e Moodle/UFU.
O atendimento ao aluno e esclarecimento de dúvidas poderão ser realizados, de forma síncrona, ao final de cada atividade.
Para a realização das atividades síncronas, será utilizada a Plataforma Google Meet, sendo os links para acesso às webconferências disponibilizados previamente aos alunos por meio do Moodle/UFU, Cronograma de Aulas e/ou demais ferramentas digitais.
ATIVIDADES ASSÍNCRONAS:
As atividades assíncronas poderão ser distribuídas em videoaulas previamente gravadas e disponibilizadas aos alunos; preenchimento dos roteiros de estudo; avaliação por meio dos questionários; leitura do material de apoio; participação em fóruns e enquetes e/ou demais atividades disponibilizadas no Moodle/UFU. O aluno deve estar atento aos prazos estabelecidos para o cumprimento das atividades.
Para as atividades assíncronas será utilizada a plataforma Moodle/UFU: https://www.moodle.ufu.br/login/index.php , disciplina intitulada Anatomia Humana - “Anatomia Humana - Física Médica – TEÓRICA”, link: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=8605#section-0.
Quadro 1. Planejamento semanal de atividades.
Planejamento de Atividades |
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Semana 1 – 29/11-05/12/2021 |
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Data |
Horário |
Tipo de Atividade |
Turma |
Atividade a ser desenvolvida |
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30/11/2021 |
19:00 - 20:40 |
Presencial |
GP3
|
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01/12/2021 |
09:50 – 11:30 |
Síncrona (Google Meet) |
GT (Teoria) |
|
|
x |
x |
Assíncrona (Moodle) |
GT (Teoria), GP1, GP2, GP3 |
|
|
03/12/2021 |
08:00 – 09:40 |
Presencial |
GP1
|
|
|
09:50 – 11:30 |
GP2
|
|
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Semana 2 – 06-12/12/2021 |
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Data |
Horário |
Tipo de Atividade |
Turma |
Atividade a ser desenvolvida |
|
07/12/2021 |
19:00 - 20:40 |
Presencial |
GP3
|
|
|
08/12/2021 |
09:50 – 11:30 |
Síncrona (Google Meet) |
GT (Teoria) |
|
|
x |
x |
Assíncrona (Moodle) |
GT (Teoria), GP1, GP2, GP3 |
|
|
10/12/2021 |
08:00 – 09:40 |
Presencial |
GP1
|
|
|
09:50 – 11:30 |
GP2 |
|
|||
Semana 3 – 13-19/12/2021 |
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Data |
Horário |
Tipo de Atividade |
Turma |
Atividade a ser desenvolvida |
|
14/12/2021 |
19:00 - 20:40 |
Presencial |
GP3
|
|
|
15/12/2021 |
09:50 – 11:30 |
Síncrona (Google Meet) |
GT (Teoria) |
|
|
x |
x |
Assíncrona (Moodle) |
GT (Teoria), GP1, GP2, GP3 |
|
|
17/12/2021 |
08:00 – 09:40 |
Presencial |
GP1
|
|
|
09:50 – 11:30 |
GP2 |
|
|||
Semana 4 – 20-26/12/2021 |
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Data |
Horário |
Tipo de Atividade |
Turma |
Atividade a ser desenvolvida |
|
21/12/2021 |
19:00 - 20:40 |
Presencial |
GP3
|
|
|
22/12/2021 |
09:50 – 11:30 |
Síncrona (Google Meet) |
GT (Teoria) |
|
|
x |
x |
Assíncrona (Moodle) |
GT (Teoria), GP1, GP2, GP3 |
|
|
24/12/2021 |
x |
x |
x |
|
|
Semana 5 – 03-09/01/2022 |
|||||
Data |
Horário |
Tipo de Atividade |
Turma |
Atividade a ser desenvolvida |
|
04/01/2022 |
x |
x |
x |
|
|
05/01/2022 |
09:50 – 11:30 |
Síncrona (Google Meet) |
GT (Teoria) |
|
|
x |
x |
Assíncrona (Moodle) |
GT (Teoria), GP1, GP2, GP3 |
|
|
07/01/2022 |
08:00 – 09:40 |
Presencial |
GP1
|
|
|
09:50 – 11:30 |
GP2 |
|
|||
Semana 6 – 10-16/01/2022 |
|||||
Data |
Horário |
Tipo de Atividade |
Turma |
Atividade a ser desenvolvida |
|
11/01/2022 |
19:00 - 20:40 |
Presencial |
GP3 |
|
|
12/01/2022 |
09:50 – 11:30 |
Síncrona (Google Meet) |
GT (Teoria) |
|
|
x |
x |
Assíncrona (Moodle) |
GT (Teoria), GP1, GP2, GP3 |
|
|
14/01/2022 |
08:00 – 09:40 |
Presencial |
GP1 |
|
|
09:50 – 11:30 |
GP2 |
|
|||
Semana 7 – 17-23/01/2022 |
|||||
Data |
Horário |
Tipo de Atividade |
Turma |
Atividade a ser desenvolvida |
|
18/01/2022 |
19:00 - 20:40 |
Presencial |
GP3 |
|
|
19/01/2022 |
09:50 – 11:30 |
Síncrona (Google Meet) |
GT (Teoria) |
|
|
x |
x |
Assíncrona (Moodle) |
GT (Teoria), GP1, GP2, GP3 |
|
|
21/01/2022 |
08:00 – 09:40 |
Presencial |
GP1 |
|
|
09:50 – 11:30 |
GP2 |
|
|||
Semana 8 –24-30/01/2022 |
|||||
Data |
Horário |
Tipo de Atividade |
Turma |
Atividade a ser desenvolvida |
|
25/01/2022 |
19:00 - 20:40 |
Presencial |
GP3 |
|
|
26/01/2022 |
09:50 – 11:30 |
Síncrona (Google Meet) |
GT (Teoria) |
|
|
x |
x |
Assíncrona (Moodle) |
GT (Teoria), GP1, GP2, GP3 |
|
|
28/01/2022 |
08:00 – 09:40 |
Presencial |
GP1 |
|
|
09:50 – 11:30 |
GP2 |
|
|||
Semana 9 – 31/01-06/02/2022 |
|||||
Data |
Horário |
Tipo de Atividade |
Turma |
Atividade a ser desenvolvida |
|
01/02/2022 |
19:00 - 20:40 |
Presencial |
GP3 |
|
|
02/02/2022 |
09:50 – 11:30 |
Síncrona (Google Meet) |
GT (Teoria) |
|
|
x |
x |
Assíncrona (Moodle) |
GT (Teoria), GP1, GP2, GP3 |
|
|
04/02/2022 |
08:00 – 09:40 |
Presencial |
GP1 |
|
|
09:50 – 11:30 |
GP2 |
|
|||
Semana 10 – 07-13/02/2022 |
|||||
Data |
Horário |
Tipo de Atividade |
Turma |
Atividade a ser desenvolvida |
|
08/02/2022 |
19:00 - 20:40 |
Presencial |
GP3 |
|
|
09/02/2022 |
09:50 – 11:30 |
Síncrona (Google Meet) |
GT (Teoria) |
|
|
x |
x |
Assíncrona (Moodle) |
GT (Teoria), GP1, GP2, GP3 |
|
|
11/02/2022 |
08:00 – 09:40 |
Presencial |
GP1 |
|
|
09:50 – 11:30 |
GP2 |
|
|||
Semana 11 – 14-20/02/2022 |
|||||
Data |
Horário |
Tipo de Atividade |
Turma |
Atividade a ser desenvolvida |
|
15/02/2022 |
19:00 - 20:40 |
Presencial |
GP3 |
|
|
16/02/2022 |
09:50 – 11:30 |
Síncrona (Google Meet) |
GT (Teoria) |
|
|
x |
x |
Assíncrona (Moodle) |
GT (Teoria), GP1, GP2, GP3 |
|
|
18/02/2022 |
08:00 – 09:40 |
Presencial |
GP1 |
|
|
09:50 – 11:30 |
GP2 |
|
|||
Semana 12 – 21-27/02/2022 |
|||||
Data |
Horário |
Tipo de Atividade |
Turma |
Atividade a ser desenvolvida |
|
22/02/2022 |
19:00 - 20:40 |
Presencial |
GP3 |
|
|
23/02/2022 |
09:50 – 11:30 |
Síncrona (Google Meet) |
GT (Teoria) |
|
|
x |
x |
Assíncrona (Moodle) |
GT (Teoria), GP1, GP2, GP3 |
|
|
25/02/2022 |
08:00 – 09:40 |
Presencial |
GP1 |
|
|
09:50 – 11:30 |
GP2 |
|
|||
Semana 13 – 28/02-06/03/2022 |
|||||
Data |
Horário |
Tipo de Atividade |
Turma |
Atividade a ser desenvolvida |
|
01/03/2022 |
x |
x |
x |
|
|
02/03/2022 |
x |
x |
x |
|
|
x |
x |
Assíncrona (Moodle) |
GT (Teoria), GP1, GP2, GP3 |
|
|
Semana 14 – 07-13/03/2022 |
|||||
Data |
Horário |
Tipo de Atividade |
Turma |
Atividade a ser desenvolvida |
|
08/03/2022 |
19:00 - 20:40 |
Presencial |
GP3 |
|
|
09/03/2022 |
09:50 – 11:30 |
Síncrona (Google Meet) |
GT (Teoria) |
|
|
x |
x |
Assíncrona (Moodle) |
GT (Teoria), GP1, GP2, GP3 |
|
|
11/03/2022 |
08:00 – 09:40 |
Presencial |
GP1 |
|
|
09:50 – 11:30 |
GP2 |
|
|||
Semana 15 – 14-20/03/2022 |
|||||
Data |
Horário |
Tipo de Atividade |
Turma |
Atividade a ser desenvolvida |
|
15/03/2022 |
19:00 - 20:40 |
Presencial |
GP3 |
|
|
16/03/2022 |
09:50 – 11:30 |
Síncrona (Google Meet) |
GT (Teoria) |
|
|
x |
x |
Assíncrona (Moodle) |
GT (Teoria), GP1, GP2, GP3 |
|
|
18/03/2022 |
08:00 – 09:40 |
Presencial |
GP1 |
|
|
09:50 – 11:30 |
GP2 |
|
|||
Semana 16 – 21-27/03/2022 |
|||||
Data |
Horário |
Tipo de Atividade |
Turma |
Atividade a ser desenvolvida |
|
22/03/2022 |
19:00 - 20:40 |
Presencial |
GP3 |
|
|
23/03/2022 |
09:50 – 11:30 |
Síncrona (Google Meet) |
GT (Teoria) |
|
|
x |
x |
Assíncrona (Moodle) |
GT (Teoria), GP1, GP2, GP3 |
|
|
25/03/2022 |
08:00 – 09:40 |
Presencial |
GP1 |
|
|
09:50 – 11:30 |
GP2 |
|
|||
Semana 17 – 28/03-02/04/2022 |
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Data |
Horário |
Tipo de Atividade |
Turma |
Atividade a ser desenvolvida |
|
29/03/2022 |
x |
x |
x |
|
|
30/03/2022 |
x |
x |
x |
|
|
x |
x |
x |
x |
|
|
01/04/2022 |
x |
x |
x |
|
AVALIAÇÃO
Serão realizadas avaliações do módulo teórico, conforme discriminado no Cronograma de Aulas. Para ser aprovado, o discente deverá alcançar, no mínimo, 60 pontos no aspecto do aproveitamento e 75% no aspecto da assiduidade às atividades curriculares efetivamente realizados. Ambos os índices determinam o aproveitamento final no componente curricular (Art. 113, Regimento Geral da UFU; Art. 164, Normas Gerais da Graduação da UFU, Resolução nº 15/2011);
A validação da assiduidade dos discentes para controle de frequência será realizada pela participação durante as atividades síncronas;
As faltas não poderão ser abonadas, salvo nos casos previstos no § 60, da Lei no4.375, de 17 de agosto de 1964 (Art. 179, § 3o, Normas Gerais da Graduação da UFU, Resolução nº 15/2011);
Serão distribuídos 100 pontos para o módulo teórico e o resultado final será obtido pela soma das notas das avaliações;
Os critérios para realização e correção das avaliações deverão seguir os parâmetros pré-definidos, a saber:
Os estudantes poderão realizar apenas uma tentativa de preenchimento dos questionários, assinalando a resposta que considerar correta para as questões objetivas, de acordo com o enunciado de cada uma. O questionário estará disponível até o último dia da respectiva semana e deverão ser respondidos obedecendo o limite máximo de 50 minutos após o início do preenchimento, devendo as respostas serem submetidas antes da finalização deste prazo. Caso o aluno não faça a submissão ou faça fora do prazo, as respostas não serão consideradas. Os valores de cada questionário encontram-se discriminados no Cronograma de Atividades e Moodle/UFU.
As demais atividades propostas deverão ser preenchidas diretamente na plataforma Moodle/UFU, de acordo com os prazos estabelecidos para entrega, sendo os prazos de execução e entrega informados previamente.
As datas, horários (periodicidade) e pontuação das avaliações estão discriminadas no Cronograma de Aulas que será disponibilizado aos estudantes;
A divulgação das avaliações será feita por meio do Moodle/UFU, e-mails ou quaisquer outras formas de acesso dos alunos;
A avaliação fora de época (2a chamada) deverá ser solicitada ao professor da disciplina e, caso o discente tenha seu pedido recusado pelo docente, poderá requerer ao Colegiado de Curso, no prazo de cinco dias úteis a contar de sua realização, mediante justificativa documentada (Art. 174 e 175, Normas Gerais da Graduação da UFU, Resolução no 15/2011). As provas de segunda chamada terão conteúdo cumulativo.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALVES, P.H.A; MIRANDA, L.R; BORGES, I.M; VIEIRA, C.M; STRINI, P.J.S.A; STRINI, P.J.S.A. SaibAnato. Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal de Uberlândia (ICBIM-UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Disponível em: <www.saibanato.com>. Acesso em 25 de janeiro de 2021.
OLIVEIRA, H.F. Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana – 2013. E-Disciplinas USP. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/mod/folder/view.php?id=41797>. Acesso em: 24 de julho de 2020.
ROSA, A.B.F; DAVID, P.Z.; SILVA, D.C. de O. Asclépio: Atlas de Anatomia Humana. Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal de Uberlândia (ICBIM-UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Disponível em: <http://guiadeanatomia.com/anatomia.html>. Acesso em: 24 de julho de 2020.
FCM UNICAMP. Site didático de Anatomia Patológica, Neuropatologia e Neuroimagem. Departamento de Anatomia Patológica, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP). Campinas, São Paulo, Brasil. Disponível em: <http:// http://anatpat.unicamp.br/>. Acesso em: 24 de julho de 2020.
Complementar
DÂNGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana, Sistêmica e Segmentar. 3ª ed. São Paulo: Atheneu, 2007.
TORTORA, G. J.; NIELSEN, M. T. Princípios de Anatomia Humana. 14ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
MACHADO, A. B. M. Neuroanatomia Funcional. 3ª ed. São Paulo: Atheneu, 2014.
NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.
MOORE, K. L.; DALLEY, A. F. AGUR, A. N. Anatomia orientada para a clínica. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANATOMIA. Terminologia Anatômica: terminologia anatômica internacional. 1ª ed. São Paulo: Manole, 2001.
PAULSEN, F.; WASCHKE, J. Sobotta: Atlas de Anatomia Humana. 24ª ed. Vol 1, 2 e 3. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
ROHEN, J. W.; YOKOCHI, C.; LÜTJEN-DRECOLL, E. Anatomia Humana: atlas fotográfico de anatomia sistêmica e regional. 8ª ed. São Paulo: Manole, 2016.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação em Física Médica: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Polyanne Junqueira Silva Andresen Strini, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/10/2021, às 09:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.068691/2021-70 | SEI nº 3127033 |