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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
Os processos de transformação nas sociedades latino-americanas no século XX; projetos de modernização, modernidade e democracia; os autoritarismos e os movimentos revolucionários; aspectos culturais. Estudo da historiografia sobre o tema.
JUSTIFICATIVA
Consideramos que seja de fundamental importância o estudo de história da América em qualquer tempo para formação básica dos futuros professores de história. Outra questão relevante é a percepção de que história da América continental está intrinsecamente ligada aos aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos do Brasil. Por este motivo, a disciplina tenciona proporcionar aos discentes a aquisição de um maior aprofundamento em relação aos contextos e conjunturas das sociedades americanas em suas diferentes dimensões e especificidades regionais. É importante ressaltar que o docente pretende contribuir para que os alunos percebam as sincronias e diacronias presentes no estudo dos processos históricos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
UNIDADE I – A crise das oligarquias tradicionais e o alargamento das possibilidades de participação
– As mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais nas sociedades latino-americanas entre 1870 e 1930: modernidade, modernizações, modernismos e identidades nacionais
UNIDADE II – A Revolução Mexicana
– O processo de exclusão dos pobres e a eclosão das guerras civis
UNIDADE III – O crack da bolsa de Nova Iorque em 1929 e o plano de recuperação da economia
– A readequação do liberalismo econômico sob novas bases
UNIDADE IV – Protesto, participação popular e populismos na América Latina
– Os populismos
UNIDADE V – O exercício do imperialismo estadunidense na América Latina
– Submissão à diplomacia do dólar e ao poderio militar
UNIDADE VI – Cuba: da independência à revolução de 1959
– Autonomia, revolução e socialismo: entre utopias e realidades
UNIDADE VII – Democracia e ditadura na “via chilena” para o socialismo.
– Allende e o golpe civil-militar
UNIDADE VIII – Primaveras de chumbo na América Latina
– Os golpes civis-militares: autoritarismo, perseguições e desaparecimentos
UNIDADE IX – Cultura e produção intelectual na América Latina
– Os debates sobre mídia e contextos culturais diversos
METODOLOGIA
Recursos utilizados para melhorar a relação de ensino-aprendizagem: aulas expositivas e/ou dialogadas sobre os textos; proposição de discussões acerca dos temas selecionados; utilização de mapas; análise de documentos históricos; utilização de recursos audiovisuais; resenhas; realização de seminários; entrega de trabalhos; e, prova escrita sem consulta.
AVALIAÇÃO
O grau da primeira avaliação será aferido por meio da realização de prova escrita individual sem consulta, referente ao conteúdo ministrado até a respectiva data de avaliação (18/10/2023) e valerá até 50 pontos. A segunda avaliação (prevista para ser entregue no dia 1/11/2023) será realizada a partir da entrega de uma resenha crítica de conteúdo avaliado previamente pelo docente e valerá até 50 pontos. A nota final será composta pela soma simples dos graus obtidos. O discente que se ausentar no dia das avaliações e não apresentar a respectiva justificativa documentada, não terá direito à segunda chamada. No caso de o/a discente ficar reprovado/a e ter direito à prova de recuperação, a mesma contará com todo o conteúdo da disciplina e será realizada por meio de prova escrita sem consulta (prevista para ser realizada no dia 8/11/2023).
Critérios gerais de avaliação:
CRITÉRIOS AVALIATIVOS |
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Prova(s) escrita(s) |
a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos e nas explicações em sala de aula em relação aos temas que serão discutidos nas questões da prova escrita; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; e, c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica. |
Resenha |
a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica; e, d) adequação do trabalho escrito às normas da ABNT. |
BIBLIOGRAFIA
Básica
BETHELL, L. (org.). História da América Latina, volume IV: de 1870 a 1930. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2009.
BETHELL, L. (org.). História da América Latina: a América Latina após 1930: Estado e Política. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. v. 7.
HALPERÍN DONGHI, T. História da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
Complementar
AGUILAR CAMÍN, H.; MEYER, L. À sombra da Revolução Mexicana: histórica mexicana contemporânea, 1910-1989. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.
AZEVEDO, C.; RAMINELLI, R. (orgs.). Histórias das américas: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
BETHELL, L.; ROXBOROUGH, I. (orgs.). A América Latina entre a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FERREIRA, J. (org.). O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
GUERRA, F.-X. México: del Antiguo Régimen a la Revolución. México: Fondo de Cultura Económica, 2010.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Newman Di Carlo Caldeira, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/10/2023, às 22:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 | SEI nº 4905448 |