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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
O ensino de História: a relação pedagógica professor-aluno. Prática de estágio supervisionado: observação do processo pedagógico e análise de programas curriculares, levando-se em conta as especificidades do Ensino Fundamental e as questões pertinentes à faixa etária dos alunos.
JUSTIFICATIVA
A disciplina Estágio Curricular Supervisionado I tratará dos procedimentos de investigação escolar para diagnóstico e compreensão de ideias, conceitos históricos e representações sociais de jovens estudantes do Ensino Fundamental. Ela destacará a importância de alguns estudos historiográficos para o ensino de História e da problematização de conceitos históricos. Nesse sentido, os repertórios, teórico e prático, oferecidos por meio da leitura e discussão da bibliografia selecionada, das atividades programadas (observação participante, análise de livros didáticos, elaboração, análise e apresentação de sequências didáticas e planos de aula etc.) nas escolas locais propõem exercitar a criação de estratégias educacionais e metodologias de ensino de História que considerem o ensino como pesquisa. Teremos um espaço na disciplina para reflexões e análises dos efeitos da pandemia de COVID – 19 no ensino-aprendizagem dos alunos da educação básica e nos educadores em formação.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
- Promover a relação teoria e prática na formação dos professores de História demonstrando aos licenciandos que o saber histórico escolar se diferencia em sua natureza e organização daquilo que constitui os princípios observados na ciência de referência. |
Objetivos Específicos: |
- Analisar os primeiros efeitos do ensino remoto nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos da educação básica e nos educadores em formação; - Conhecer procedimentos de investigação de representações sociais dos jovens estudantes do ensino fundamental e refletir sobre as ideias históricas de quem aprende e ensina; - Articular a historiografia relativa ao conteúdo do ensino fundamental às propostas oficiais em vigor de modo a desenvolver uma reflexão crítica sobre este nível de ensino, considerando as experiências acadêmicas do aluno; - Desenvolver sequências didáticas, trabalhando com diferentes linguagens e considerando temáticas trabalhadas no ensino fundamental; - Refletir e discutir criticamente sobre as relações entre a formação do professor, os problemas conceituais da História, noções de: tempo histórico, consciência histórica, cultura histórica, opção didática e pedagógica, política pública, currículo e avaliação relativos ao Ensino Fundamental; - Analisar os efeitos do ensino remoto nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos da educação básica e nos educadores em formação; - Contribuir na formação de futuros educadores que deverão cumprir o que determina as leis nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e nº 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. |
PROGRAMA
Unidade I: Formação de professores e cidadania
1.Estágio Supervisionado como campo de pesquisa;
2. Documentos Curriculares do Ensino Fundamental;
3. Olhares sobre a prática docente: observação participante do espaço escolar.
Unidade II: Metodologias e o processo de aprendizagem no ensino de História.
2.1. O uso de conceitos na aprendizagem em História;
2.2. Antoni Zabala: Sequências Didáticas.
Unidade III: Ensino de História: sociedade, educação e poder.
3.1. Jörn Rüsen e a Didática da História;
3.2. Consciência histórica e aprendizagem: teoria e pesquisa.
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida com exposições dialogadas baseadas nos textos teóricos e metodológicos selecionados, apresentação de trabalhos e atendimentos individuais ou em grupo. Serão 18 (dezoito) encontros presenciais às sextas-feiras das 19h00min. às 22h30min. entre os dias 31/07/2023 e 02/12/2023. Na primeira aula serão apresentados o plano de ensino, a dinâmica da disciplina e as formas de avaliação. O ambiente da disciplina na plataforma Moodle (https://www.moodle.ufu.br) será utilizada para atividades assíncronas tais como: análise de materiais didáticos, roteiros de leitura, cine debate e entrega das atividades avaliativas escritas não presenciais. Os atendimentos individuais ou em grupo deverão ser agendados no e-mail: carloseduardo.araujo@ufu.br. Eventualmente, poderemos utilizar a plataforma RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos-eduardo-moreira-de-araujo) para atividades síncronas, tais como, a recepção na disciplina de profissionais na área da educação antirracista e do ensino de História.
AVALIAÇÃO
A nota final da disciplina será a soma dos seguintes instrumentos avaliativos, de acordo com a Resolução CONGRAD 46/2022 e Resolução CONGRAD 78/2022:
Avaliação 1 (AV1): Seminário Ensino de História. Valor: 30 pontos. Os alunos em dupla deverão escolher um entre os oito livros selecionados para realizar a sua análise e apresentação. Devem organizar a sua apresentação (PPT) da seguinte maneira:
1) Biografia do autor.
2) Resumo da principal obra.
3) Contribuições para o ensino da História.
4) Impressões gerais e análise da obra.
5) Bibliografia consultada (outros livros, resenhas e artigos para aprofundar o conhecimento do autor apresentado).
TARDIF, Maurice. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2010.
SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.
BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.
GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2007.
FERREIRA, Marieta de Moraes. Aprendendo história: reflexão e ensino. São Paulo: Ed. do Brasil, 2009.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
Datas das apresentações: 22/09/2023 e 29/09/2023.
A apresentação deverá ser entregue até o dia 29/09/2023 no formato PDF através da plataforma Moodle.
Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; articulação entre as discussões e textos da disciplina; apresentação oral; registro das referências utilizadas; slides de apresentação da atividade.
Avaliação 2: Sequência Didática. Avaliação escrita individual. Preparar uma sequência com 3 (três) planos de aulas com tema / série de livre escolha a partir do Currículo Referência de Minas Gerais. Em uma ou mais aulas devem constar uma atividade avaliativa e um ou mais recursos didáticos. O modelo da sequência didática estará disponível na plataforma Moodle no ambiente da disciplina a partir do dia 25/08/2023. Os discentes deverão agendar por e-mail atendimento individual para orientação na confecção da atividade. Valor: 20 pontos / 10 horas.
Data da Entrega: até 20/10/2023
Critérios avaliativos: correção ortográfica, coerência textual e pedagógica com a série escolhida, articulação entre as discussões e textos da disciplina, citação bibliográfica e registro das referências utilizadas.
Avaliação 3: Artigo Acadêmico + Relatório Final (Modelo). Avaliação escrita individual. Os alunos deverão produzir um artigo acadêmico de 10 a 12 laudas, incluindo resumo/abstract (máximo 250 palavras), três palavras-chave e bibliografia analisando a sua experiência no Estágio Curricular Supervisionado. A observação na escola e em sala de aula deve ser realizada em pelo menos 15 horas de efetiva presença do licenciando.
Valor: 50 pontos / 20 horas.
Data da Entrega: até 17/11/2023
Critérios avaliativos: correção ortográfica, coerência textual, articulação entre os textos discutidos na disciplina, nos componentes curriculares PROINTER (I a IV) e destes com outras disciplinas, domínio conceitual, citação bibliográfica e registro das referências utilizadas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ABUD, Kátia Maria Abud; SILVA, André Chaves de Melo; ALVES, Ronaldo Cardoso. Ensino de História. São Paulo: Cengage learning, 2010.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2007.
Complementar
ABREU, M.; SOHIET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Casa da palavra, 2003.
FONSECA, Thais Nivia de Lima. História & Ensino de História. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MONTEIRO, Ana Maria. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
MUNAKATA, Kazumi. História que os livros didáticos contam, depois que acabou a ditadura no Brasil. In: FREITAS, Marcos Cezar (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto / Universidade São Francisco, 1998.
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Moreira De Araujo, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/08/2023, às 18:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 | SEI nº 4733691 |