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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
JUSTIFICATIVA
A importância da área de logística aumentou significativamente no Brasil na última década do século XX em função de fatores macroeconômicos, da economia nacional, dos avanços tecnológicos, da tecnologia da informação e da Internet e também da função de mudanças no comportamento dos consumidores. Assim esta disciplina aborda inicialmente os conceitos relacionados à logística empresarial e da cadeia de suprimentos, estratégias táticas e gerenciais para o manuseio e movimentação de materiais, embalagem e interfaces com a função marketing. Adicionalmente, expõe-se sobre a área de suprimentos, sistematizando a passagem de uma abordagem funcional, mecanicista e simplista dos gestores para uma visão sistêmica, identificada pela integração com as outras áreas organizacionais, tais como, produção, finanças e marketing para obter a melhor eficiência. Além das relações inter organizacionais que buscam melhoria da eficiência da cadeia de abastecimento. Assim, pode-se afirmar que o processo de suprimentos é de suma relevância para a garantia da competitividade empresarial.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Proporcionar ao estudante a compreensão básica das operações de suprimentos, desde a obtenção da matéria prima até o término da produção do bem ou serviço, assim como a logística de distribuição destes bens e/ou serviços avaliando as relações internas e externas à organização. |
Objetivos Específicos: |
Capacitar o estudante para tomar decisões relacionadas à seleção de fontes fornecedoras, à gestão integrada dos estoques de insumos, de movimentação de materiais e das relações interorganizacionais relativos à cadeia de suprimentos destes produtos e/ou de serviços. |
PROGRAMA
1. lntrodução à Logística e Supply Chain Management
1.1. Histórico e Conceitos Básicos da Logística Empresarial
1.2. Escopo, Função e Componentes da Administração Logística
1.3. Evolução/Revolução no tratamento da Logística Empresarial
1.4. Logística Reversa
2. As dimensões do serviço logístico
2.1. O que é nível de serviço
2.2. Quais são os critérios de avaliação do serviço logístico
2.3. Como é avaliado o serviço logístico
3. Gestão de Suprimentos
3.1. Classificação. Especificação. Codificação de produtos
3.2. Seleção e desenvolvimento de fornecedores
3.3. Processo de compras
4. O papel da embalagem na função logística
4.1. Funções da embalagem: visão de Marketing/Produção/Logística
4.2. Custos das embalagens
4.3. Projeto de embalagens
5. Equipamentos de Movimentação e Armazenagem
5.1. Tipologia de equipamentos de Movimentação e Armazenagem
5.2. Conceitos de unitização
5.3. Endereçamento
5.4. Picking
5.5. Inventário.
6. Sistemas de Transporte e distribuição física
6.1. Sistemas de distribuição
6.2. Ineficiências na cadeia de abastecimentos e funções de Centrais de Distribuição (CD)
6.3. Papel do transporte na estratégia logística
6.4. Multimodalidade
6.5. Custos de transporte
6.6. Estratégias de distribuição (crossdocking, milk-run)
7. Sistemas automatizados de controle de movimentação de materiais
7.1. RFID. Leitores ópticos. WMS.
7.2. Roteirizadores. Mapas digitais. TMS. etc.
METODOLOGIA
Atividades Presenciais
O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) oficial da UFU. É utilizada a plataforma Moodle (www.moodle.ufu.br) com acesso à disciplina denominada FAGEN31804 - Logística – Profa. Miriam, cujo link da disciplina é https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=6459. A chave de inscrição (método referente a auto inscrição) será padronizada com o código da disciplina. Chave de inscrição: FAGEN31804. Na plataforma Moodle serão disponibilizados os links de aula, material de estudo e atividades avaliativas.
Carga Horária: 68 horas aula sendo as aulas presenciais programadas para as segundas-feiras e terças-feiras das 14h às 15h40.
Atividades de acompanhamento e desenvolvimento de trabalhos
Carga Horária: 4 horas aulas para os discentes realizarem as atividades em grupo em sistema de plantão de dúvidas.
TDIC: as atividades assíncronas que serão preferencialmente realizadas em salas virtuais ou chat por meio da plataforma Microsoft Teams®. O acesso à disciplina denominada FAGEN31804 - Logística – Profa. Miriam se dá pelo link: https://teams.microsoft.com/l/channel/19%3a2e15ef69142042ea853120316a65f10f%40thread.tacv2/Geral?groupId=b29c3b0d-e69e-4d31-a67b-716a6ff059df&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451. Outra forma de acesso à equipe da disciplina é pelo código da disciplina: kce40dg.
Importante destacar que caso ocorra problemas no Moodle e/ou no Microsoft Teams o professor poderá utilizar outras ferramentas, como por exemplo: o email institucional
SEMANA |
MÓDULOS |
ATIVIDADES PREVISTAS |
CARGA-HORÁRIA |
30/jul/2023 |
Início do semestre Apresentação da disciplina |
Apresentação da disciplina, discussão de plano do ensino com aulas presencias e assíncronas, forma de avaliação de cada conteúdo e datas de entrega de atividades. |
2 horas |
01/ago/2023 |
Introdução à Logística e Supply Chain Management |
Explanação de conteúdo programático Construção de linha do tempo e discussão sobre o futuro da logística |
2 horas |
08/ago/2023 |
As dimensões do serviço logístico (Service Level Agreement) |
Explanação de conteúdo programático Mapa conceitual do tema Definição de nível de serviço; critérios de avaliação e mensuração de nível de serviço
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2 horas |
14/ago/2023 (véspera feriado) |
As dimensões do serviço logístico (Service Level Agreement) |
Explanação de conteúdo programático Classificação. Especificação e Codificação de produtos Atividade 02 (em sala) – roteiro de estudo de artigos científicos |
2 horas |
15/ago/2023 |
FERIADO |
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21/ago/2023 |
Gestão de Suprimentos e cadastro de materiais |
Explanação de conteúdo programático Classificação. Especificação e Codificação de produtos Atividade 03 (em sala) – exercício de codificação de materiais |
2 horas |
22/ago/2023 |
Gestão de Suprimentos e critérios de criticidade |
Explanação de conteúdo programático Critérios de criticidade, classificação ABC e classificação XYZ– exercício em sala de aula |
2 horas |
28/ago/2023 |
Gestão de Suprimentos e critérios de criticidade |
Explanação de conteúdo programático Critérios de criticidade, classificação ABC e classificação XYZ– exercício em sala de aula Atividade 04 (em sala) - exercício de classificação e criticidade de materiais |
2 horas |
29/ago/2023 |
GRUPO 1: Logística no Varejo |
Trabalho prático (Atividade 10) – apresentação de temas diversos |
2 horas |
04/set/2023 |
GRUPO 2: Logística em Serviços |
Trabalho prático (Atividade 10) – apresentação de temas diversos |
2 horas |
05/set/2023 |
Gestão de Suprimentos e avaliação de fornecedores |
Explanação de conteúdo programático Seleção e desenvolvimento de fornecedores Atividade 05 – Busca de documentários sobre a relação comprador |
2 horas |
11/set/2023 |
Gestão de Suprimentos e avaliação de fornecedores |
Atividade 06 (em sala) – Relação comprador e fornecedor com criação de check list |
2 horas |
12/set/2023 |
GRUPO 3: Logística no Agronegócio |
Trabalho prático (Atividade 10) – apresentação de temas diversos |
2 horas |
18/set/2023 |
GRUPO 4: Logística na Administração Pública |
Trabalho prático (Atividade 10) – apresentação de temas diversos |
2 horas |
19/set/2023 |
Equipamentos de Movimentação e Armazenagem |
Explanação de conteúdo programático Tipologia de equipamentos de movimentação e armazenagem; Conceitos de unitização; Endereçamento Explicação da Atividade 07 (PROVA) – Equipamentos logísticos na prática |
2 horas |
25/set/2023 |
Equipamentos de Movimentação e Armazenagem |
Explanação de conteúdo programático Picking; Custos de armazenagem |
2 horas |
26/set/2023 |
Equipamentos de Movimentação e Armazenagem |
Explanação de conteúdo programático Custos de armazenagem |
2 horas |
02/out/2023 |
GRUPO 5: Transporte rodoviário |
Trabalho prático (Atividade 10) – apresentação de temas diversos |
2 horas |
03/out/2023 |
GRUPO 6: TI aplicada a logística |
Trabalho prático (Atividade 10) – apresentação de temas diversos |
2 horas |
09/out/2023 |
O papel da embalagem na função logística |
Explanação de conteúdo programático Funções da embalagem |
2 horas |
10/out/2023 |
O papel da embalagem na função logística |
Explanação de conteúdo programático Custos da embalagem e logística reversa Atividade 08 (em sala) – pesquisa site ABRE e análise de simbologia de retorno |
2 horas |
16/out/2023 |
Apresentação da Atividade 07 |
Apresentação da Atividade 07 pelos grupos de alunos |
2 horas |
17/out/2023 |
Apresentação da Atividade 07 |
Apresentação da Atividade 07 pelos grupos de alunos |
2 horas |
23/out/2023 |
Sistemas de Transporte e distribuição física |
Explanação de conteúdo programático Canais de distribuição Ineficiências na cadeia de abastecimentos Funções dos CD's |
2 horas |
24/out/2023 |
Sistemas de Transporte e distribuição física |
Explanação de conteúdo programático Papel do transporte na estratégia logística |
2 horas |
30/out/2023 |
Sistemas de Transporte e distribuição física |
Explanação de conteúdo programático Multimodalidade Atividade 09 – Modais de transporte (acompanhamento de pesquisa em sala) |
2 horas |
31/out/2023 |
Tecnologia aplicada a logística e cadeia de suprimentos |
Explanação de conteúdo programático Sistemas automatizados de controle e movimentação de materiais Softwares e aplicativos Futuro da logística e cadeia de suprimentos |
2 horas |
06/nov/2023 |
Apresentação da Atividade 09 |
Apresentação da Atividade 09 – Modais de transporte |
2 horas |
07/nov/2023 |
Apresentação da Atividade 09 |
Apresentação da Atividade 09 – Modais de transporte |
2 horas |
20/nov/2023 |
Encerramento |
Vista de notas e faltas Encerramento da disciplina |
2 horas |
21/nov/2023 |
Trabalho Discente Efetivo - TDE |
Trabalho Discente Efetivo - TDE |
2 horas |
27/nov/2023 |
Trabalho Discente Efetivo - TDE |
Trabalho Discente Efetivo - TDE |
2 horas |
28/nov/2023 |
Lançamento de notas e faltas |
Lançamento de notas e faltas |
2 horas |
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Visita técnica ou aula extra (data a combinar) |
Visita técnica em empresas locais Acompanhamento de desenvolvimento de trabalho, sanar dúvidas |
6 horas |
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Total de aulas presenciais |
72 horas |
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AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO |
INSTRUÇÃO DE REALIZAÇÃO |
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
VALOR |
Atividade 01 – Questionário de introdução |
Trabalho individual - Questionário postado no Moodle (questões de concurso) |
Correção automática na plataforma Moodle |
5 pontos |
Atividade 02 – Roteiro de estudo de artigos científicos |
Trabalho individual - Análise de artigo científico com respectivas questões orientadoras para melhor compreensão da temática |
Critério de avaliação apresentado via rubrica da plataforma Moodle. Abrange qualidade no roteiro de apresentação das respostas; ortografia e gramática; acuracidade das respostas |
5 pontos |
Atividade 03 – Exercício de codificação de materiais |
Trabalho em grupo – Criação de método de codificação de materiais em estoque. Postado no Moodle. |
Apresentação de respostas coerentes, baseadas na teoria discutida em aula. Critério de avaliação apresentado via rubrica da plataforma Moodle. |
5 pontos |
Atividade 04 – exercício de classificação e criticidade de materiais |
Trabalho em grupo – Exercício de classificação ABC e criticidade XYZ para materiais em estoque. Postado no Moodle. |
Apresentação de respostas coerentes, baseadas na teoria discutida em aula. Critério de avaliação apresentado via rubrica da plataforma Moodle. |
5 pontos |
Atividade 05 - Documentários sobre a relação comprador e fornecedor |
Trabalho individual – Busca de documentários ou reportagens que tratam da relação comprador e fornecedor. Postado no Moodle. |
Apresentação de respostas coerentes, baseadas na teoria discutida em aula. Critério de avaliação apresentado via rubrica da plataforma Moodle. |
5 pontos |
Atividade 06 – Relação comprador e fornecedor com criação de check list |
Trabalho em grupo – Criação de check list de seleção, manutenção e substituição de fornecedor. Postado no Moodle. |
O texto deve abordar dados e informações do fornecedor; especificação e qualidade de produto; aspectos de transporte e armazenagem; prazo de entrega; rastreabilidade e recall ou devolução |
10 pontos |
Atividade 07 (PROVA) – Equipamentos logísticos na prática |
Trabalho em grupo - Visita e entrevista a ser realizada em empresa física para acompanhamento do processo logístico de entrada, processamento e saída. O relatório e apresentação devem conter a descrição de processo e equipamentos de movimentação e armazenagem dos estoques. Buscar dados quantitativos como volume, frequência, etc. |
Apresentação de respostas coerentes, baseadas na teoria discutida em aula. Critério de avaliação apresentado via rubrica da plataforma Moodle. |
25 pontos |
Atividade 08 – Pesquisa site ABRE e análise de simbologia de retorno |
Trabalho em grupo - Roteiro apresentado na plataforma moodle |
Critério de avaliação apresentado via rubrica da plataforma moodle. Apresentação de respostas coerentes, baseadas na teoria discutida em aula. |
5 pontos |
Atividade 09 – Modais de transporte |
Trabalho em grupo - Roteiro apresentado na plataforma moodle |
Critério de avaliação apresentado via rubrica da plataforma moodle. Apresentação de respostas coerentes, baseadas na teoria discutida em aula. |
10 pontos |
Atividade 10 – Trabalho prático de entrevista e condução de debate |
Trabalho em grupo – Palestra com profissionais da área de logística explanando como ocorre o dia a dia das operações logísticas da empresa que atua. Em caso de não ser possível presencialmente pode recorrer a entrevista gravada. Ao final o grupo deve promover um debate relacionando o conteúdo programático |
Palestra ou entrevista gravada: 15 pontos - Condução da entrevista - Relação com slides de aula - Apontar tópico da ementa da disciplina que a entrevista está mais alinhado. Condução de debate: 10 pontos - Estruturação do debate - Incentivo à interação da turma por meio de perguntas, fatos e exemplos adicionais - Apresentação de conceitos teóricos da disciplina e aplicação no contexto analisado - Propor questões para a turma destacando como a entrevista pode auxiliar no processo de aprendizagem |
25 pontos |
Avaliação de recuperação* |
Trabalho individual – confecção de um artigo científico inédito de acordo com tema a ser discutido e combinado com o professor. A formatação deve seguir o padrão de congressos como o EGEN ou similares. |
Critério de avaliação - Coesão e Coerência; - Atualidade do referencial teórico; - Apresentação clara dos resultados; - Ortografia. |
100 pontos |
*Avaliação de recuperação da disciplina: Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina FAGEN 31804 – Profa. Miriam Takimura poderá escrever um artigo científico inédito (sem plágio) de acordo com tema a ser discutido e combinado com o professor. A formatação deve seguir o padrão de congressos como o EGEN ou similares.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BOWERSOX, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2010.
CORRÊA, H. L. Gestão de Redes de Suprimento: integrando cadeias de suprimento no mundo globalizado. São Paulo: Atlas, 2010..
Complementar
BAILY, P. et al. Compras: princípios e administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
CAIXETA-FILHO, J. V.; JULTINS, R.S. Gestão logística de transporte de cargas. São Paulo: Atlas, 2001.
CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2001.
FLEURY, P. F.; WANKE, P; FIGUEIREDO, K. F. Logística Empresarial: a perspectiva brasileira. CEL – Centro de Estudos em Logística. São Paulo: Atlas, 2000.
PIRES, S. R. I.; VIVALDINI, M. Operadores logísticos: integrando operações em cadeia de abastecimento. São Pulo, ATLAS, 2010.
WANKE, P. Gerência de Operações: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2010
A seguir serão apresentados a relação de artigos científicos, páginas da internet e textos que podem ser consultados para responder às atividades propostas.
Quadro Detalhamento das fontes de pesquisa
Ref. |
Módulos |
Fonte(s) de pesquisa |
---|---|---|
1 |
Introdução à Logística e Supply Chain Management |
Vasconcellos, L. (2018). Gestão do desempenho na cadeia de suprimentos. GV EXECUTIVO, 17(2), 42-47. Acesso em: 20 jun. 2020. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvexecutivo/article/download/74746/71553 Berger, S. L. T.; Yokoyama, T. T.; Rodriguez, C. M. T. Um panorama sobre Lean Supply Chain Management: conceitos, princípios e impactos. Journal of Lean Systems, 2018, v. 3, n. 2, p. 90-103. Acesso em: 20 jun. 2020. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/268134601.pdf |
2 |
As dimensões do serviço logístico (Service Level Agreement) |
Franco, R. S, Seta, L. C. C., & de Souza Filho, R. G. (2020). Avaliação do Nível de Serviço ao Cliente no contexto do Julketplace. Revista Ciências Administrativas, 26(1). Barbosa, M. & Seta, L. C. C. (2019). Avaliação da satisfação em relação ao nível de serviço logístico das empresas de bebidas de Uberlândia, MG. CLAV – Congresso Latino Americano de Varejo. disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ocs/index.php/clav/clav2019/paper/view/7266. Acesso em: 19 julho de 2020 |
3 |
Gestão de Suprimentos |
Medeiros, S., Teixeira Lagioia, U., Falk, J., Ribeiro Filho, J., Libonati, J., & Maciel, C. (2009). Logística hospitalar: um estudo sobre as atividades do setor de almoxarifado em hospital público. Revista de Administração da UFSM, 2(1), 59-79. doi:https://doi.org/10.5902/198346591278 Sousa, P. R.; Resende, P. T. V.; Valle, G. V. Mapeamento e Análise das Práticas de Compras em Médias e Grandes Empresas no Brasil. In: Anais Eletrônicos do XLIII Encontro da ANPAD - EnAnpad. Universidade Mackenzie - São Paulo, SP. |
4 |
Avaliação de fornecedores |
Santos, D. D. & Seta, L. C. C. (2019). Impactos da integração nos processos de compras: Um estudo de caso. In: Anais Eletrônicos do XLIII Encontro da ANPAD - EnAnpad. Universidade Mackenzie - São Paulo, SP. Klippel, M., Antunes Júnior, J. A. V., & Vaccaro, G. L. R. (2007). Matriz de posicionamento estratégico de materiais: conceito, método e estudo de caso. Gestão & Produção, 14(1), 181-192. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2007000100015 |
5 |
O papel da embalagem na função logística |
Silva, I. A. F., Bressan, I., Pantaleão, E. O., Pires, W. L. R., & Silva, J. G. (2016). Logística Reversa e Responsabilidade Compartilhada: O Caso das Embalagens de Agrotóxicos em Mato Grosso. Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade, 2(1), 156-174. Sinibaldi, C. A., & Caçador, G. J. (2018). Impacto do critério para seleção do tipo de embalagem para redução do custo logístico. Revista Interface Tecnológica, 15(2), 446-456. DOI: 10.31510/infa.v15i2.373. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/373/332 |
6 |
Equipamentos de Movimentação e Armazenagem |
Nunes, M. D. G. C., de Oliveira, A. L., Viana, H. J., Lima, A. R. S., & de Alencar, M. P. (2018). Análise dos Serviços Logísticos de Distribuição de Bananas: Um Estudo de Caso na Empresa Sítio Barreiras. ID on line Revista de Psicologia, 12(41), 266-293. Macaulay, J., Buckalew, L., & Chung, G. (2015). Internet of things in logistics. DHL Trend Research, 1(1), 1-27. |
7 |
Sistemas de Transporte e distribuição física |
de Souza Junior, A. A., da Cunha Costa Nogueira, R. J., Armond de Melo, D. R., Soares Filho, F., Amorim, A., & Carvalho Francisco Soares, L. A. (2013). A utilização do World Class Logistics na mensuração do desempenho no processo de distribuição física de produtos no segmento de bebidas da cidade de Manaus. Sistemas & Gestão, 8(3), 302-316. SOUZA, M. L. M. Avaliação da metodologia de determinação dos valores de frete em uma empresa de transportes. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Faculdade de Gestão e Negócios – FAGEN, Universidade Federal de Uberlândia, UFU. 2014. |
8 |
Pesquisa prática/Seminário |
Biancolino, C. A., Knies, C. T., Maccari, E. M., & Rabechini Junior, R. (2012). Protocolo para elaboração de relatos de produção técnica. Revista de Gestão e Projetos, 3(2): 294-307 Melnyk, S. A., Closs, D. J., Griffis, S. E., Zobel, C. W., & Macdonald, J. R. (2014). Understanding supply chain resilience. Supply Chain Management Review, 18(1), 34-41. Motta, G. D. S. (2017). Como escrever um bom artigo tecnológico?. Revista de Administração Contemporânea, 21(5), 4-8. Rojo, C. A., & Walter, S. A. (2014). Relato técnico: roteiro para elaboração. Revista Competitividade e Sustentabilidade, 1(1), 01-07. |
Apresentam-se na tabela fontes de pesquisa sobre o tema Logística e Cadeia de Suprimentos. Vide o link de acesso para acessar artigos, blogs e também outras referências sobre o tema.
Quadro: Fontes de pesquisa
Ref. |
Descrição |
Link para acesso |
---|---|---|
1 |
IBRALOG – Instituto de Logística |
https://ibralog.org.br/artigos/ |
2 |
ILOS – Instituto de Logística e Supply Chain |
https://www.ilos.com.br/web/ |
3 |
Revista Tecno logística |
https://www.tecnologistica.com.br/portal/ |
4 |
Revista Mundo Logística |
https://revistamundologistica.com.br/ |
5 |
Revista FATEC – Logística |
http://www.fateccarapicuiba.edu.br/revista-eletronica/ |
6 |
Ministério de Infraestrutura |
http://www.infraestrutura.gov.br/ |
7 |
SEMEAD – Seminário de Administração da FEA/USP – Anais das edições anteriores |
https://semead.com.br/23/edicoes-anteriores/ |
8 |
Revista Painel Logístico |
http://www.painellogistico.com.br/revista/ |
9 |
Fundação Dom Cabral – Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura |
https://nucleos.fdc.org.br/logistica/? |
10 |
Associação Brasileira de Embalagem |
https://www.abre.org.br/ |
11 |
Centro de Tecnologia de Embalagem |
https://ital.agricultura.sp.gov.br/cetea |
12 |
Ministério do Trabalho – Certificação de Aprovação de Equipamentos de Proteção |
http://caepi.mte.gov.br/internet/ConsultaCAInternet.aspx |
13 |
Governo de Minas Gerais – Minas Consciente – vide tabela CNAE 2.0 |
https://www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios |
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Miriam Tiemi Takimura Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/08/2023, às 16:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4701335 e o código CRC 83012DE9. |
Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4701335 |