UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS31702

COMPONENTE CURRICULAR:

                                                             Estágio Supervisionado III

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                                                    Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                     INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

40

CH TOTAL:

100

 

OBJETIVOS

Compreender a educação como um direito humano que deve ser defendido e valorizado na sociedade.
Compreender que a educação é para todos os indivíduos da sociedade independente dos processos de inclusão
e exclusão que grupos sociais são submetidos pela sociedade e pelas estruturas. Reflexão sobre os saberes e o
exercício do ensino das Ciências Sociais na Educação por meio do conhecimento e análise crítica dos materiais
didáticos.

 

 

 

Ementa

A educação como direito humano: acesso, permanência e a qualidade da Educação Básica. Processo educativo
frente aos diferentes grupos culturais, religiosos, étnicos e sociais e diversidade de ensino-aprendizagem. Os
processos exclusão e inclusão de pessoas com deficiências na Educação. Conhecimento e análise crítica dos
materiais didáticos para o ensino de Ciências Sociais em suas diversas formas e modalidade. Regência coletiva
ou individual de práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica.

 

 

 

PROGRAMA

1. A educação como direito humano
1.1. Acesso, permanência e a qualidade da Educação Básica
1.2. História das Ciências Sociais na Educação Básica como disciplina e sua relação como um Direito Humano
1.3. Direitos humanos como conteúdo disciplinar


2.Educação e diversidade de ensino-aprendizagem
2.1. Processo educativo frente aos diferentes grupos culturais, religiosos, étnicos e sociais
2.2. Ciências Sociais e a diversidade de ensino-aprendizagem frente a diversidade religiosa, étnica e social
2.3. Os processos exclusão e inclusão de pessoas com deficiências e o ensino de Ciências Sociais


3. Materiais didáticos para o ensino de Ciências Sociais em suas diversas formas e modalidade
3.1. Plano nacional do livro didático para a Educação Básica
3.2. Políticas públicas e os conteúdos básicos curriculares para as Ciências Sociais
3.3. Conteúdos e metodologias de ensino para as Ciências Sociais

 

4. Regência coletiva ou individual de práticas pedagógicas e dos conteúdos abordados nesse componente
curricular para Educação Básica ou outros espaços formativos

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra (Org.) Direitos humanos na Educação Superior: subsídios para a
educação em direitos humanos nas Ciências Sociais. João Pessoa: UFPB, 2010.


GOODSON, Ivor. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Petrópolis: Vozes,
2008.


NIDELCOFF, Maria Teresa. A escola e a compreensão da realidade: ensaio sobre a metodologia das
Ciências Sociais. 12. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.


TOMASINI, Maria Elisabete Archer; PORTO, Maria Nilza. O ensino de estudos sociais e ciências: uma
proposta alternativa na educação especial. Florianópolis: EdUFSC, 1991.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

OLIVEIRA, Amurabi. A antropologia no ensino médio: uma análise a partir dos livros didáticos. Cadernos
de Estudos Sociais, Recife, v. 28, n. 2, p. 1-23. 2013.


OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de. Educação em ciências e direitos humanos: reflexão-ação
em/para uma sociedade plural. Rio de Janeiro: Multifoco, 2013.


PLANCHEREL, Alice Anabuki; OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de (Org.). Leituras sobre Sociologia no
Ensino Médio. Maceió: EdUFAL, 2007.


RÊSES, Erlando da Silva; SANTOS, Mário Bispo dos; RODRIGUES, Shirlei Daudt. A Sociologia no
Ensino Médio: cidadania e representações sociais de professores e estudantes. Belo Horizonte: Fino Traço,
2016.


TREPAT, Cristòfol-A. El tiempo y el espacio en la didáctica de las Ciencias Sociales. Barcelona: GRAÓ:
Institut de Ciències de l'Educació, UB, 1998.


VIEIRA, José Glebson; CUNHA, Lidiane Alves (Org.). Desafios e perspectivas do ensino e da formação de
professores de Sociologia para o Ensino Médio. Mossoró: EdUERN, 2014.

 

 

 

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 4407596