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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS31702 |
COMPONENTE CURRICULAR: Estágio Supervisionado III |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: 40 |
CH TOTAL: 100 |
OBJETIVOS
Compreender a educação como um direito humano que deve ser defendido e valorizado na sociedade.
Compreender que a educação é para todos os indivíduos da sociedade independente dos processos de inclusão
e exclusão que grupos sociais são submetidos pela sociedade e pelas estruturas. Reflexão sobre os saberes e o
exercício do ensino das Ciências Sociais na Educação por meio do conhecimento e análise crítica dos materiais
didáticos.
Ementa
A educação como direito humano: acesso, permanência e a qualidade da Educação Básica. Processo educativo
frente aos diferentes grupos culturais, religiosos, étnicos e sociais e diversidade de ensino-aprendizagem. Os
processos exclusão e inclusão de pessoas com deficiências na Educação. Conhecimento e análise crítica dos
materiais didáticos para o ensino de Ciências Sociais em suas diversas formas e modalidade. Regência coletiva
ou individual de práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica.
PROGRAMA
1. A educação como direito humano
1.1. Acesso, permanência e a qualidade da Educação Básica
1.2. História das Ciências Sociais na Educação Básica como disciplina e sua relação como um Direito Humano
1.3. Direitos humanos como conteúdo disciplinar
2.Educação e diversidade de ensino-aprendizagem
2.1. Processo educativo frente aos diferentes grupos culturais, religiosos, étnicos e sociais
2.2. Ciências Sociais e a diversidade de ensino-aprendizagem frente a diversidade religiosa, étnica e social
2.3. Os processos exclusão e inclusão de pessoas com deficiências e o ensino de Ciências Sociais
3. Materiais didáticos para o ensino de Ciências Sociais em suas diversas formas e modalidade
3.1. Plano nacional do livro didático para a Educação Básica
3.2. Políticas públicas e os conteúdos básicos curriculares para as Ciências Sociais
3.3. Conteúdos e metodologias de ensino para as Ciências Sociais
4. Regência coletiva ou individual de práticas pedagógicas e dos conteúdos abordados nesse componente
curricular para Educação Básica ou outros espaços formativos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra (Org.) Direitos humanos na Educação Superior: subsídios para a
educação em direitos humanos nas Ciências Sociais. João Pessoa: UFPB, 2010.
GOODSON, Ivor. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Petrópolis: Vozes,
2008.
NIDELCOFF, Maria Teresa. A escola e a compreensão da realidade: ensaio sobre a metodologia das
Ciências Sociais. 12. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
TOMASINI, Maria Elisabete Archer; PORTO, Maria Nilza. O ensino de estudos sociais e ciências: uma
proposta alternativa na educação especial. Florianópolis: EdUFSC, 1991.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
OLIVEIRA, Amurabi. A antropologia no ensino médio: uma análise a partir dos livros didáticos. Cadernos
de Estudos Sociais, Recife, v. 28, n. 2, p. 1-23. 2013.
OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de. Educação em ciências e direitos humanos: reflexão-ação
em/para uma sociedade plural. Rio de Janeiro: Multifoco, 2013.
PLANCHEREL, Alice Anabuki; OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de (Org.). Leituras sobre Sociologia no
Ensino Médio. Maceió: EdUFAL, 2007.
RÊSES, Erlando da Silva; SANTOS, Mário Bispo dos; RODRIGUES, Shirlei Daudt. A Sociologia no
Ensino Médio: cidadania e representações sociais de professores e estudantes. Belo Horizonte: Fino Traço,
2016.
TREPAT, Cristòfol-A. El tiempo y el espacio en la didáctica de las Ciencias Sociales. Barcelona: GRAÓ:
Institut de Ciències de l'Educació, UB, 1998.
VIEIRA, José Glebson; CUNHA, Lidiane Alves (Org.). Desafios e perspectivas do ensino e da formação de
professores de Sociologia para o Ensino Médio. Mossoró: EdUERN, 2014.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 4407596 |