UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Operações e Sistemas

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4132 - 1F 2016
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

ADMINISTRAÇÃO

Unidade Ofertante:

FAGEN

Código:

FAGEN39901

Período/Série:

9

Turma:

V

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

EUSTÁQUIO SÃO JOSÉ DE FARIA

Ano/Semestre:

AARE 2 - 2020/02

Observações:

Disciplina ministrada de forma remota em conformidade com a Resolução CONGRAD N° 7/2020, que Dispõe sobre a instituição, autorização e recomendações de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, em caráter excepcional e facultativo, em razão da epidemia da COVID-19, no âmbito do ensino da Graduação na Universidade Federal de Uberlândia.

 

EMENTA

Teoria básica e aplicações à engenharia elétrica de administração de empresas, matemática financeira.

JUSTIFICATIVA

Os conteúdos explorados durante o semestre letivo ajudam a esclarecer aos alunos a importância do administrador nas organizações. Por outro lado, os conteúdos de administração dão também fundamento para o futuro profissional atuar em atividades gerenciais na empresa em que estiver atuando. Por fim, a disciplina cria um ambiente propício para o desenvolvimento crítico e posicionamento quanto às diversas abordagens do pensamento administrativo a partir do conhecimento teórico e vivencial das diversas contribuições e dos diversos enfoques da administração aplicada à Engenharia Elétrica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Possibilitar aos alunos o conhecimento dos processos administrativos a partir do conhecimento científico da administração, de forma a possibilitar um nível maior de compreensão da realidade por eles vividos nas empresas.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

 

1. Identificar as áreas funcionais de uma organização, definindo suas responsabilidades e também as interações e integrações necessárias para a obtenção de resultados empresariais efetivos;

2. Discutir sobre temas administrativos, demonstrando possuir uma visão global da administração, nos níveis gerencial e estratégico para fins executivos, desde a conceituação elementar e a concepção de projetos empresariais até a sua implantação total, contemplando seus recursos e sua aplicabilidade.

3. Demonstrar ter se conscientizado de que o processo administrativo, a tomada permanente de decisões, a formação e atuação dos líderes e a busca pelos objetivos e metas empresariais constituem-se pontos imprescindíveis a serem considerados pela gestão de negócios.

PROGRAMA

5.1. INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

AULA 1 - AULA INTRODUTORIA

AULA 2 – RH

AULA 3 - RECRUTAMENTO E SELECAO DE PESSOAS

AULA 4 - OS MODELOS DE ORGANIZACAO DO TRABALHO

AULA 5 - PERFIL DO PROFISSIONAL

AULA 6 - DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

AULA 7 – LIDERANÇA

 

5.2. PROCESSOS DE PRODUÇÃO

AULA 8 – ERGONOMIA

AULA 9 - QUALIDADE TOTAL

AULA 10 - DINAMICA DA QUALIDADE TOTAL

AULA 11 - AS ORGANIZACOES E O SISTEMA DE PRODUCAO

AULA 12 - A HISTORIA DA GESTAO DA PRODUCAO - O SECULO XX

AULA 13 - FILME FABRICA DE LOUCURAS

AULA 14 - PROVA SUBSTITUTIVA

AULA 15 - DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS EM PRODUCAO

AULA 16 - PROJETO DE INOVAÇÃO

AULA 17 - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

 

5.3. MARKETING

AULA 18 - PESQUISA DE MERCADO - CONCEITOS E APLICACOES

AULA 19 - APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INOVAÇÃO

AULA 20 - PESQUISA DE MERCADO - DO PROBLEMA A SOLUCAO

AULA 21 - BENCHMARKING COMO BASE PARA COMPETICAO

AULA 22 - INTELIGENCIA COMPETITIVA - CONCEITOS E APLICACOES

AULA 23 - TECNICAS DE NEGOCIACAO E VENDAS - CONCEITOS INTRODUTORIOS

AULA 24 - VENDAS E MARKETING

AULA 25 - A GESTAO DE CLIENTES DO SECULO XXI

AULA 26 - ESTRATEGIAS DE RELACIONAMENTO

 

5.4. LOGÍSTICA

AULA 27 - ENTENDENDO A LOGISTICA E A GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

 

5.5. EMPREENDEDORISMO

AULA 28 - CONCEITUANDO O EMPREENDEDORISMO

AULA 29 - COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR E PLANO DE NEGOCIOS

 

5.6. ORGANOGRAMA E PROCESSOS

AULA 30 - FLUXOGRAMA E ENGENHARIA DE PROCESSOS

AULA 31 - REENGENHARIA DE PROCESSOS

AULA 32 – LAYOUT

AULA 33 - ORGANOGRAMA

 

5.7. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

AULA 34 - A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA

AULA 35 - TAXA DE JUROS SIMPLES

AULA 36 - TAXA DE JUROS COMPOSTOS

AULA 37 – DESCONTOS

METODOLOGIA

As aulas são compostas por dois momentos distintos. O primeiro momento pode ser descrito como a explanação do conteúdo daquela aula através de comunicação síncrona via MICROSOFT TEAMS e através de vídeo aulas disponibilizadas no moodle. O segundo momento é formado por uma avaliação no valor de 3 pontos. As avaliações serão realizadas via moodle no mesmo dia em que seu conteúdo for explanado. A presença do aluno na ferramenta MICROSOFT TEAMS contabilizará outros 2 pontos. Desta forma serão disponibilizados 5 pontos por dia letivo, ou seja, 10 pontos por semana. Essa pontuação semanal computa, portanto, 90 pontos. Na última semana de aula, que compreende o período letivo entre os dias 22∕10 e 22∕12, será realizada uma atividade síncrona extra em que será aplicada uma última avaliação no valor de 10 pontos, totalizando 100 pontos semestrais.

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

 

SEMANA

MÓDULOS ∕ CONTEÚDOS

ATIVIDADES ASSÍNCRONAS PREVISTAS

PONTUAÇÃO ∕ CARGA-HORÁRIA

ATIVIDADES SÍNCRONAS PREVISTAS

PONTUAÇÃO ∕ CARGA-HORÁRIA

22∕10∕2020

INÍCIO DO SEMESTRE LETIVO

-

-

-

-

(26 a 31∕10)

AULA INTRODUTORIA

 

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 26∕10∕20

Horário: 07:10

2 pontos ∕ 1h40m

(26 a 31∕10)

RH - RECRUTAMENTO E SELECAO DE PESSOAS

 

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 28∕10∕20

Horário: 08:50

2 pontos ∕ 1h40m

(02 a 07∕11)

OS MODELOS DE ORGANIZACAO DO TRABALHO

 

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 02∕11∕20

Horário: 07:10

2 pontos ∕ 1h40m

(02 a 07∕11)

PERFIL DO PROFISSIONAL

 

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 04∕11∕20

Horário: 08:50

2 pontos ∕ 1h40m

(09 a 14∕11)

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

 

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 09∕11∕20

Horário: 07:10

2 pontos ∕ 1h40m

(09 a 14∕11)

LIDERANÇA

 

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 11∕11∕20

Horário: 08:50

2 pontos ∕ 1h40m

(16∕11 a 21∕11)

ERGONOMIA

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 16∕11∕20

Horário: 07:10

2 pontos ∕ 1h40m

(16∕11 a 21∕11)

QUALIDADE TOTAL

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 18∕11∕20

Horário: 08:50

2 pontos ∕ 1h40m

(23 a 28∕11)

 AS ORGANIZACOES E O SISTEMA DE PRODUCAO

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 23∕11∕20

Horário: 07:10

2 pontos ∕ 1h40m

(23 a 28∕11)

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

 

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 25∕11∕20

Horário: 08:50

2 pontos ∕ 1h40m

(30∕11 a 05∕12)

PESQUISA DE MERCADO:

– CONCEITOS E APLICAÇÕES

– DO PROBLEMA A SOLUÇÃO

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 30∕11∕20

Horário: 07:10

2 pontos ∕ 1h40m

(30∕11 a 05∕12)

 BENCHMARKING COMO BASE PARA COMPETICAO

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 02∕12∕20

Horário: 08:50

2 pontos ∕ 1h40m

(07 a 12∕12)

INTELIGENCIA COMPETITIVA: CONCEITOS E APLICACOES

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 07∕12∕20

Horário: 07:10

2 pontos ∕ 1h40m

(07 a 12∕12)

TECNICAS DE NEGOCIACAO E VENDAS: CONCEITOS INTRODUTORIOS

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 09∕12∕20

Horário: 08:50

2 pontos ∕ 1h40m

(14∕12 a 19∕12)

MARKETING

 

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 14∕12∕20

Horário: 07:10

2 pontos ∕ 1h40m

(14∕12 a 19∕12)

LOGÍSTICA

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 16∕12∕20

Horário: 08:50

2 pontos ∕ 1h40m

(21∕12)

EMPREENDEDORISMO

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 21∕12∕20

Horário: 07:10

2 pontos ∕ 1h40m

(21∕12)

GESTÃO POR PROCESSOS E LAYOUT

Áudio ∕ aula + Video ∕ aula + Avaliação no Moodle

3 pontos ∕ 2h20m

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 21∕12∕20

Horário: 07:10

2 pontos ∕ 1h40m

(21∕12)

AULA EXTRA

CONCLUSÃO DO SEMESTRE LETIVO

-

-

Encontro virtual na MICROSOFT TEAMS

Dia: 21∕12∕20

Horário: 19:00

10 pontos ∕ 1h40m

22∕12∕2020

TÉRMINO DO SEMESTRE LETIVO

-

54 PONTOS ∕ 42 h

-

46 PONTOS ∕ 30 h

 

AVALIAÇÃO

Quantidade de avaliações: 18 avaliações com questões de múltipla escolha e dissertativas no valor de 3 pontos cada + 18 avaliações por frequência no valor de 2 pontos cada + Avaliação final de 10 pontos.

Periodicidade das avaliações: todos os dias letivos.

Formas de avaliação: questões de múltipla escolha e questões dissertativas (de reflexão e de cunho criativo).

BIBLIOGRAFIA

Básica

- CARAVANTES, G. R.; PANNO, C. C.; KLOECKNER, M. C. Administração: teorias e processo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

- DAFT, R.L. Organizações: teoria e projetos. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

- SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

Complementar

- CERTO, Samuel C. Administração moderna. 9ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

- CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração, Editora Makron Books, São Paulo, 1992.

- GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira, Editora Atlas, São Paulo, 1976.

- LACOMBE, F. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.

- LUSSIER, R. N.; REIS, A.C.; FERREIRA, A. A. Fundamentos de administração: tradução e adaptação da 4ª edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

- MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing, Editora Atlas, São Paulo, 1993.

- MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 6. ed. Rev . e Ampl. São Paulo: Atlas, 2004.

- MOREIRA, D. Administração da Produção e Operações, Editora Pioneira, 1989.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eustáquio São José de Faria, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/09/2020, às 19:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2282977 e o código CRC 58C079AA.




Referência: Processo nº 23117.056272/2020-12 SEI nº 2282977