|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Teoria e aplicação do processo de Identificação Experimental de Sistemas
JUSTIFICATIVA
Estudo de teoria e aplicação do processo de identificação experimental de sistemas de modo a preparar o aluno para aplicar identificação de sistemas em ambientes industriais.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Capacitar ao aluno a utilizar técnicas de identificação experimental de sistemas para a modelagem de aplicações e sistemas industriais. |
|
PROGRAMA
1 - Introdução Geral
2 - Fundamentos em Modelos Dinâmicos
2.1 - Sistema
2.2 - Modelagem e Identificação
2.3 - Descrição de Sistemas: Modelos Contínuos
2.4 - Descrição de Sistemas: Modelos Discretos
2.5 - Identificação de Sistemas
3 – Noções Básicas sobre Identificação
3.1 Introdução
3.2 Qualidade do Modelo Matemático Estimado
3.3 Identificação Experimental por Computador
3.4 Aplicação em Controle Adaptativo
4 - Identificação de Sistemas Representados por Equações a Diferenças
4.1 Introdução
4.2 Estimador dos Mínimos Quadrados Não Recursivo
4.3 Estimador dos Mínimos Quadrados Recursivo
5 - Estruturas ARX, ARMAX, ARMA e OEM
6 - Tendências Computacionais Aplicadas no Processo de Identificação Experimental de Sistemas
6.1 – Tensorflow - Deep Learning
5.1.1 – Previsão de valores futuros
5.1.2 – Redes neurais artificiais na identificação de sistemas
5.1.3 – Reconhecimento de padrões em regressão
5.1.4 – Detecção de objetos e classificação de imagens em processos industriais
METODOLOGIA
Para a presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período letivo suplementar emergencial, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:
Detalhamento de Recursos Didáticos:
Para o pleno acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas, o discente necessitará:
Cronograma previsto para desenvolvimento do conteúdo:
Semana |
Conteúdo |
Horas Atividades |
29/11 a 03/12 |
AS (03/12 - 7:10 às 09:40): Item 1
AA: Item 2 - Todo material será disponibilizado na pasta “Material de Aula” no Microsoft Teams. Nela o aluno encontrará os vídeos, apostilas, programas, dentre outros recursos, que o aluno irá precisar durante a disciplina. |
3
3
|
06/12 a 10/12 |
AS (10/12 - 7:10 às 09:40): Item 6 e Seminário Referente as AA
AA: Item 3 - Todo material será disponibilizado na pasta “Material de Aula” no Microsoft Teams. Nela o aluno encontrará os vídeos, apostilas, programas, dentre outros recursos, que o aluno irá precisar durante a disciplina. |
3
4
|
13/12 a 17/12 |
AS (17/12 - 7:10 às 09:40): - Item 6 e Seminário Referente as AA
AA: Item 3 - Todo material será disponibilizado na pasta “Material de Aula” no Microsoft Teams. Nela o aluno encontrará os vídeos, apostilas, programas, dentre outros recursos, que o aluno irá precisar durante a disciplina. |
3
2
|
03/01 a 07/01 |
AS (07/01 - 7:10 às 09:40) – Item 6 e Seminário Referente as AA
AA: Item 4 - Todo material será disponibilizado na pasta “Material de Aula” no Microsoft Teams. Nela o aluno encontrará os vídeos, apostilas, programas, dentre outros recursos, que o aluno irá precisar durante a disciplina. |
3
2
|
10/01 a 14/01 |
AS (14/01 - 7:10 às 09:40) – Item 6 e Seminário Referente as AA
AA: : Item 4 - Todo material será disponibilizado na pasta “Material de Aula” no Microsoft Teams. Nela o aluno encontrará os vídeos, apostilas, programas, dentre outros recursos, que o aluno irá precisar durante a disciplina.
|
3
2
|
17/01 a 21/01 |
AS (21/01 - 7:10 às 09:40): - Item 6 e Seminário Referente as AA
AA: : Item 4 - Todo material será disponibilizado na pasta “Material de Aula” no Microsoft Teams. Nela o aluno encontrará os vídeos, apostilas, programas, dentre outros recursos, que o aluno irá precisar durante a disciplina.
|
3
3
|
24/01 a 28/01 |
AS (28/01 - 7:10 às 09:40) - Seminário Referente as AA
AA: : Item 5 -Todo material será disponibilizado na pasta “Material de Aula” no Microsoft Teams. Nela o aluno encontrará os vídeos, apostilas, programas, dentre outros recursos, que o aluno irá precisar durante a disciplina. |
3
2
|
31/01 a 04/02 |
AS (04/02 - 7:10 às 09:40) - Seminário Referente as AA
AA: : Item 5 - Todo material será disponibilizado na pasta “Material de Aula” no Microsoft Teams. Nela o aluno encontrará os vídeos, apostilas, programas, dentre outros recursos, que o aluno irá precisar durante a disciplina. |
3
4
|
07/02 a 11/02 |
AS (11/02 - 7:10 às 09:40) - Seminário Referente as AA
AA: : Item 5 - Todo material será disponibilizado na pasta “Material de Aula” no Microsoft Teams. Nela o aluno encontrará os vídeos, apostilas, programas, dentre outros recursos, que o aluno irá precisar durante a disciplina. |
3
4
|
14/02 a 18/09 |
AS (18/02 - 7:10 às 09:40) - Seminário Referente as AA
AA: Item 5 - Todo material será disponibilizado na pasta “Material de Aula” no Microsoft Teams. Nela o aluno encontrará os vídeos, apostilas, programas, dentre outros recursos, que o aluno irá precisar durante a disciplina. |
3
6
|
21/02 a 25/02 |
AS (25/02 - 7:10 às 09:40): Desenvolvimento do Projeto. AA: Desenvolvimento de Projeto |
3 5 |
28/02 a 04/03 |
AS (04/03 - 7:10 às 09:40): Desenvolvimento do Projeto. AA: Desenvolvimento de Projeto |
3 5 |
07/03 a 11/03 |
AS (11/03 - 7:10 às 09:40): Desenvolvimento do Projeto. AA: Desenvolvimento de Projeto |
3 3 |
14/03 a 18/03 |
AS (18/03 - 7:10 às 09:40): Apresentação do projeto final que poderá ser individual ou em grupo (dependerá da quantidade de alunos matriculados). O projeto será apresentado via Microsoft Teams. |
3
|
21/03 a 25/03 |
AS (25/03 - 7:10 às 09:40): Apresentação do projeto final que poderá ser individual ou em grupo (dependerá da quantidade de alunos matriculados). O projeto será apresentado via Microsoft Teams. |
3
|
Tabela 1 – Cronograma de atividades: AS – Aula Síncrona (Microsoft Teams),
AA – Aula Assíncrona - Vídeo Online (YouTube) ou pasta “Material de Aula” do Teams.
OBS: A validação da assiduidade dos discentes será realizada a partir da anotação em controle específico (planilha Excel) da presença dos mesmos nas aulas expositivas na modalidade síncrona, assim como pelo atendimento aos prazos de entrega dos itens de avaliação.
AVALIAÇÃO
As avaliações serão constituídas de seminários e apresentação de projeto. Eles poderão ser individual ou em grupo, dependendo do número de alunos matriculados:
Distribuição da Pontuação da disciplina:
- Seminários: 70 pontos
- Projeto Final: 30 pontos
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Fabio Vincenzi Romualdo da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/11/2021, às 12:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3163802 e o código CRC 569D20F2. |
Referência: Processo nº 23117.071223/2021-82 | SEI nº 3163802 |