UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração

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Timbre

Ata

 

ATA DA 16ª reunião/2023 DA(O) Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Ata da 16ª Reunião Ordinária do Colegiado da Pós-Graduação em Administração (COLPPGADM), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ano 2023. Às 8:00 horas do dia quatorze de novembro de dois mil e vinte e três, de forma remota, reuniu-se o Colegiado da Pós-Graduação em Administração, sob a Presidência do Professor Dr. André Francisco Alcântara Fagundes, com a presença dos Membros Professores(as) Doutores(as): Alex Fernando Borges, Jaluza Maria Lima Silva Borsatto, José Eduardo Ferreira Lopes e Rodrigo Fernandes Malaquias e da representante discente Débora Cristina Soares. 1. Informes: 1.1 O Prof. André informou que participou do Seminário de Meio Termo da CAPES no período de 29 a 30 de outubro, e explicou que a forma de avaliação dos Programas de Pós-Graduação continuará a mesma, com a Ficha de Avaliação atual. Com relação a avaliação do quadriênio 2025-2028, haverá uma nova Ficha de Avaliação, mas, provavelmente, com pequenas alterações do modelo atual, sendo que a definição sobre esse documento ocorrerá em meados de 2024. 1.2 O novo Regulamento do PPGAdm foi aprovado no CONPEP por unanimidade e sem alterações na reunião do dia 08/11/2023. 1.3 O processo de avaliação dos candidatos do PPGAdm Turma 2024 iniciou conforme as diretrizes do Edital PPGAdm/FAGEN/UFU Nº 001/2023, sendo que o resultado final deve ser divulgado no dia 24/11/2023. 1.4 A Professora Alessandra de Sá Mello da Costa (PUC-RJ) estará em Uberlândia no período de 27 a 29/11/2023 para atuar como consultora do PPGAdm pelo Programa Especial de Acompanhamento aos Programas de Pós-Graduação da UFU (Pró-acompanhamento). A agenda dessa fase do Pró-acompanhamento será: 27/11/2023 (09h) - Reunião com a PROPP; 27/11/2023 (14h) - Reunião com a diretora da FAGEN e com o Coordenador do PPGAdm; 28/11/2023 (08h) - Reunião com a Coordenação e colegiado do PPGAdm; 28/11/2023 (10h) - Reunião com os docentes do PPGAdm; 28/11/2023 (14h) - Workshop sobre método; e 29/11/2023 (10h) - Reunião com os discentes do PPGAdm. 1.5 O Prof. André solicitou a inclusão como item de pauta a solicitação de aprovação de banca de defesa de Tese de Doutorado do discente Vitor Borges Tavares. A solicitação foi aprovada por unanimidade, tornando-se esse o último item da pauta. 2. Leitura e aprovação da Ata da 15ª reunião ordinária do COLPPGAdm 2023. Após discussão e votação, a ata foi aprovada com uma abstenção. 3. Ordem do Dia: 3.1. Solicitação de aprovação do Ensaio Teórico do doutorando Vitor Fonseca Machado Beling Dias. Após análise e votação, a solicitação de aprovação do Ensaio Teórico foi aprovada por unanimidade. 3.2. Solicitação de aprovação do Ensaio Teórico do doutorando Janluca Fonseca de Meneses. Após análise e votação, a solicitação de aprovação do Ensaio Teórico foi aprovada por unanimidade. 3.3. Aprovação da Integralização dos Créditos de Produção Acadêmica do doutorando Renato César de Souza Júnior. Após análise e votação, a integralização dos créditos de Produção Acadêmica foi aprovada por unanimidade. 3.4. Aprovação da Integralização dos Créditos de Produção Acadêmica da doutoranda Kamyr Gomes de Souza. Após análise e votação, a integralização dos créditos de Produção Acadêmica foi aprovada por unanimidade. 3.5. Solicitação de dilação de prazo de defesa da doutoranda Thayla Machado Guimarães Iglesias para dezembro de 2023 (5 meses). Após análise e votação, a dilação foi aprovada por unanimidade. 3.6. Solicitação de aprovação de banca de qualificação de Dissertação da discente Camila Sforcin Pinheiro. Banca composta pelos membros: Vinícius Silva Pereira, Marcelo Fodra e Antônio Sérgio Torres Penedo. Após análise e votação, a banca de qualificação foi aprovada por unanimidade. 3.7. Solicitação de aprovação de banca de qualificação de Dissertação da discente Flávia Ivana de Melo Santos. Banca composta pelos membros: Vérica Freitas de Paula, Cíntia Rodrigues de Oliveira e Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira (FACEF). Após análise e votação, a banca de qualificação foi aprovada por unanimidade. 3.8. Solicitação de aprovação de banca de defesa de Tese de Doutorado do discente Daniel Victor de Sousa Ferreira. Banca composta pelos membros: Cintia Rodrigues de Oliveira, Luciano Rossoni, Luciana Carvalho, Rodrigo Miranda, Samir Adamoglu de Oliveira (UFPB) e Rafael Alcadipani (FGV). Após análise e votação, a banca de defesa de Tese foi aprovada por unanimidade. 3.9. Solicitação de aprovação de banca de defesa de Tese de Doutorado da discente Kamyr Gomes de Souza. Banca composta pelos membros: Flavio Luiz de Moraes Barboza, Antonio Sergio Torres Penedo, Luciana Carvalho, Geraldo Nunes Silva (PPGMAT/UNESP) e Eli Hadad Junior (PPGA/UPM). Após análise e votação, a banca de defesa de Tese foi aprovada por unanimidade. 3.10. Solicitação de aprovação de banca de defesa de Tese de Doutorado da discente Thayla Machado Guimarães Iglesias. Banca composta pelos membros: Fernanda Maciel Peixoto, Rodrigo Fernandes Malaquias, Vinícius Silva Pereira, Daiana Paula Pimenta (PPGCONT/UFG) e Laíse Ferraz Correia (PPGA/CEFET-MG). Após análise e votação, a banca de defesa de Tese foi aprovada por unanimidade. 3.11. Solicitação de orientação do doutorando Murilo Franco Rodrigues para a docente Cintia Rodrigues de Oliveira. Após análise e votação, a solicitação de orientação foi aprovada por unanimidade. 3.12. Solicitação de troca de orientação da doutoranda Ana Elisa de Souza Falleiros do docente Márcio Lopes Pimenta para a docente Vérica Freitas de Paula. Após análise e votação, a solicitação de troca de orientação foi aprovada com uma abstenção, sendo que será solicitado para a estudante a apresentação de um cronograma para conclusão da Tese com o de acordo da nova orientadora que deverá ser encaminhado para o Colegiado em até 30 dias. 3.13. Encerramento da orientação do doutorando Bruno Silvestre Silva de Souza pelo Prof. José Eduardo Ferreira Lopes. Após análise e votação, o encerramento da orientação foi aprovado por unanimidade. 3.14. Definição das disciplinas do PPGAdm para o ano de 2024. Foi proposto e aprovado por unanimidade a oferta das seguintes disciplinas em 2024: (a) 2024/1 – Econometria - Prof. Luciano; Ensino Superior em Administração - Profa. Jaluza; Epistemologia em Administração - Profa. Ananda; Estratégia Organizacional e Regionalidade - Profa. Jacquelaine; Estudos em Regionalidade - Profa. Luciana; Gestão Organizacional e Regionalidade - Professores Penedo e Vinícius; Inovação e Empreendedorismo na Pós-Graduação - Prof. André; Marketing Estratégico - Professoras Vérica e Verônica; Seminários I GOR Turma A - Prof. Rodrigo; Seminários I GOR Turma B - Profa. Verônica; Seminários I SDR Turma A - Prof. André; Seminários I SDR Turma B - Prof. Flávio; Sociedade, Desenvolvimento e Regionalidade - Profa. Fernanda Malaquias; Técnicas Avançadas de Pesquisa Qualitativa - Profa. Cintia; Técnicas Avançadas de Pesquisa Quantitativa - Prof. José Eduardo; e Teoria das Organizações e Regionalidade - Profa. Cintia; e (b) 2024/2 – Branding - Profa. Verônica; Comportamento do Consumidor - Prof. André; Cultura, Organizações e Sociedade - Profa. Cintia; Finanças Internacionais e Regionalidade - Prof. Penedo e Prof. Vinícius; Gestão de Cadeia e Suprimentos - Prof. Márcio; Governança Corporativa e Regionalidade - Profa. Fernanda Peixoto; Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa - Profa. Fernanda Malaquias; Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa - Profa. Carla; Seminários II GOR Turma A - Prof. Rodrigo; Seminários II GOR Turma B - Prof. Alex; Seminários II SDR - Prof. Valdir; e Sustentabilidade Regional - Profa. Aracy e Profa. Jaluza. 3.15. Solicitação de aprovação de banca de defesa de Tese de Doutorado do discente Vitor Borges Tavares. Banca composta pelos membros: Antônio Sérgio Torres Penedo, Marcelo Fodra, Vinícius Pereira Silva, Marco Aurélio dos Santos (EAESP/FGV) e Marcelo Augusto Ambrozini (PPGCC/USP-RP). Após análise e votação, a banca de defesa de Tese foi aprovada por unanimidade. 4. Assuntos Gerais. Ao final da reunião, o presidente agradeceu a presença de todos e lavrou a presente ata, que se aprovada será por todos assinada. Uberlândia, 14 de novembro de 2023.

André Francisco Alcântara Fagundes

Alex Fernando Borges

Débora Cristina Soares

Jaluza Maria Lima Silva Borsatto

José Eduardo Ferreira Lopes

Rodrigo Fernandes Malaquias


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Documento assinado eletronicamente por Jaluza Maria Lima Silva Borsato, Membro de Colegiado, em 06/02/2024, às 10:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Alex Fernando Borges, Membro de Colegiado, em 06/02/2024, às 10:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por José Eduardo Ferreira Lopes, Membro de Colegiado, em 06/02/2024, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Débora Cristina Soares, Membro de Colegiado, em 06/02/2024, às 18:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Fernandes Malaquias, Membro de Colegiado, em 07/02/2024, às 19:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por André Francisco Alcântara Fagundes, Presidente, em 16/02/2024, às 17:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.009288/2024-51 SEI nº 5164159