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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39039 |
COMPONENTE CURRICULAR: ENSINO DE HISTÓRIA E TEORIA DA HISTÓRIA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Refletir sobre a necessidade de reatamento, no sentido forte do termo, entre as duas pontas ou dimensões, via de regra soltas, da história como disciplina do conhecimento: a ponta das teorias e escritas da história e a ponta do ensino de história, ou seja, a dimensão da produção e a dimensão da apresentação privilegiada deste tipo de saber específico, que é o historiográfico, ao público escolar dos ensinos fundamental e médio. A superação da assim chamada crise do ensino de história passaria, nesse sentido, pela implicação e determinação recíprocas entre o momento da pesquisa/teorização/elaboração historiográfica e o momento em que os resultados obtidos com a pesquisa e elaborados historiograficamente tornam-se discurso pedagógico.
Ementa
A crise do ensino de história. Ensino de história, escrita da história e teoria da história: conceitos e inter-relações. A atuação docente entre escrita da história e ensino de história, pesquisa e docência, universidade e escola. Concepções de história e ensino de história. A Didática da História (Geschichtsdidaktik). História: legitimidade intelectual e social.
PROGRAMA
A crise do ensino de história;
Ensino de história, escrita da história e teoria da história: conceitos e inter-relações;
A atuação docente desde as articulações necessárias entre escrita da história e ensino de história, pesquisa e docência, universidade e escola;
As figuras do professor-pesquisador e do pesquisador-professor: Uma indissociabilidade ideal a se concretizar;
Concepções de história e ensino de história;
A Didática da História (Geschichtsdidaktik);
História: legitimidade intelectual e social.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.
RÜSEN, Jörn. Jörn Rüsen e o ensino de história. Organização de Maria Auxiliadora Schmidt, Isabel Barca e Estevão de Rezende Martins. Curitiba: Editora da UFPR, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. História, a arte de inventar o passado: Ensaios de teoria da história. Bauru, SP: EDUSC, 2007.
GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. 13. ed. Campinas: Papirus, 2012..
PINSKY, Jaime (Org.). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2006.
REIS, José Carlos. A história, entre a filosofia e a ciência. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica: 2006.
ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (Org.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.
aprovação
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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1722711 |