UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INHIS39039

COMPONENTE CURRICULAR:

ENSINO DE HISTÓRIA E TEORIA DA HISTÓRIA​

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60h

 

OBJETIVOS

Refletir sobre a necessidade de reatamento, no sentido forte do termo, entre as duas pontas ou dimensões, via de regra soltas, da história como disciplina do conhecimento: a ponta das teorias e escritas da história e a ponta do ensino de história, ou seja, a dimensão da produção e a dimensão da apresentação privilegiada deste tipo de saber específico, que é o historiográfico, ao público escolar dos ensinos fundamental e médio. A superação da assim chamada crise do ensino de história passaria, nesse sentido, pela implicação e determinação recíprocas entre o momento da pesquisa/teorização/elaboração historiográfica e o momento em que os resultados obtidos com a pesquisa e elaborados historiograficamente tornam-se discurso pedagógico.

 

Ementa

A crise do ensino de história. Ensino de história, escrita da história e teoria da história: conceitos e inter-relações. A atuação docente entre escrita da história e ensino de história, pesquisa e docência, universidade e escola. Concepções de história e ensino de história. A Didática da História (Geschichtsdidaktik). História: legitimidade intelectual e social.

 

PROGRAMA

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

RÜSEN, Jörn. Jörn Rüsen e o ensino de história. Organização de Maria Auxiliadora Schmidt, Isabel Barca e Estevão de Rezende Martins. Curitiba: Editora da UFPR, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. História, a arte de inventar o passado: Ensaios de teoria da história. Bauru, SP: EDUSC, 2007.

GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. 13. ed. Campinas: Papirus, 2012..

PINSKY, Jaime (Org.). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2006.

REIS, José Carlos.  A história, entre a filosofia e a ciência. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica: 2006.

ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (Org.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1722711 e o código CRC 67007FD8.




Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 SEI nº 1722711