UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Natureza e História do Conhecimento Científico

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

ICENP34703

Período/Série:

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Fernanda Monteiro Rigue

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

-História e filosofia da Ciência.

-Categorias epistemológicas e a relação com o ensino de Química. Especificidades entre conhecimento cotidiano, escolar e científico/Químico.

-História da ciência na produção do conhecimento Químico.

-Relações entre sociedade e conhecimento científico e tecnológico.

-Propostas de ensino de Ciências/Química com base em aspectos da história e filosofia da Ciência.

-Saberes localmente produzidos no contexto africano, afro-brasileiro e indígena que dialogam com a produção científica.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Natureza e História do Conhecimento Científico justifica-se pela necessidade de se discutir a construção do conhecimento científico enquanto uma produção humana, suscetível a erros e imprecisões, sendo, portanto, um conhecimento transitório e passível de constantes mudanças e metamorfoses. Ademais, é importante que os/as futuros/as professores/as de Química, concebam que a ciência Química não foi construída por mentes iluminadas proporcionando a estes/as profissionais uma visão mais processual da Ciência Química e desmistificando a forma como o imaginário coletivo concebe a construção do conhecimento científico.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

-Discutir sobre questões associadas aos processos históricos e sociais de produção e validação do conhecimento científico e do conhecimento químico e o debate de outros conhecimentos culturalmente presentes na sociedade.

Objetivos Específicos:

-Propiciar compreensões e debates sobre a natureza e história da ciência e da Química, bem como as relações entre sujeito e objeto do conhecimento.
-Entender e refletir sobre implicações de diferentes categorias epistemológicas, as diferentes visões de ciência associadas ao processo de ensino e de aprendizagem de Química.

PROGRAMA

1.História e filosofia da Ciência: a natureza e o papel do conhecimento científico. Algumas definições iniciais de Ciência e conhecimento científico.
2.Categorias epistemológicas e a relação com o ensino de Química: Introdução à epistemologia com base em filósofos da Ciência (Popper, Bachelard, Kuhn). As relações entre sujeitos e objeto do conhecimento. As categorias epistemológicas (dogmatismo, relativismo, ceticismo, criticismo, empirismo, racionalismo, idealismo, realismo ingênuo e realismo crítico) e suas implicações na formação docente e no ensino de Química.
3.História da Ciência na produção do conhecimento Químico: Processos históricos de produção do conhecimento químico, a exemplo do modelo atômico.

4.Relações entre sociedade e conhecimento científico e tecnológico: Especificidades, relações e diferenças entre o conhecimento cotidiano, conhecimento escolar e conhecimento científico, levando em consideração implicações e relações entre sociedade e conhecimento científico e tecnológico.
5.Propostas de ensino de Ciências/Química com base em aspectos da história e filosofia da Ciência: Apresentar propostas de como trabalhar as dimensões da história e filosofia da ciência nas aulas de Química da educação básica.
6.Saberes localmente produzidos no contexto africano, afro-brasileiro e indígena que dialogam com a produção científica: discutir sobre outras formas de produção de conhecimento nos contextos africanos, afro-brasileiros e indígenas.

METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas, calcadas na dialogicidade. Nesses momentos de aula haverá a apresentação da ementa e conteúdos programáticos previstos na disciplina, juntamente com dinâmicas de leitura, reflexão e debate acerca de textos previstos na bibliografia básica e complementar. Ademais, haverá a exibição de vídeos sobre sobre metodologia no ensino de Química e suas implicações nos materiais didáticos, paradidáticos e nos planejamentos de ensino que trarão aspectos importantes para o processo de formação inicial dos/as estudantes, bem como a socialização das atividades avaliativas elaboradas pelos/as mesmos/as. Os recursos didáticos mobilizados ao longo das ações da disciplina serão: quadro verde; lousa branca; apagador; giz; pincel atômico; notebook; data-show; caixa de som; livros didáticos e paradidáticos; entre outros.

Os/as estudantes também terão acesso aos materiais da nossa disciplina na plataforma Microsoft Teams (a qual oferece todas as ferramentas que os/as estudantes necessitam para enviar tarefas e acessar materiais da disciplina). Para isso, é primordial que os/as estudantes matriculados/as tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma. 

AVALIAÇÃO

Os/as discentes serão avaliados em um processo contínuo em diferentes momentos ao longo das atividades da disciplina. Ademais, a avaliação acompanhará o próprio processo e evolução com as leituras, escritas, conversações e seu modo de agir diante das provocações da disciplina, percebendo seu interesse, envolvimento e responsabilidade. Serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos:

1) Elaboração e apresentação de seminários: 40 pontos.
2) Elaboração de resenhas: 30 pontos.
3) Entrega do Portfólio envolvendo reflexões acerca das ações/aprendizagens vivenciadas na disciplina: 30 pontos.

Todos os critérios a serem empregados nos diferentes instrumentos avaliativos serão explanados e explicitados aos alunos e alunas durante a disciplina, ficando a docente à disposição para maiores esclarecimentos. Não entregar as atividades avaliativas, na data e horário determinado, implicará em nota 0 (zero).

Será considerado aprovado o aluno que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, o aluno poderá fazer uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem (Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022), no valor de 100 pontos, a qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o aluno será aprovado se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. Persistindo a nota final menor do que 60 pontos, o discente será reprovado.

BIBLIOGRAFIA

Básica

CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
FREIRE-MAIA, N. A ciência por dentro. Petrópolis: Vozes, 1991
CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M.; PRAIA, J.; VILCHES. (Org.). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

Complementar

BELTRAN, M. H. R.; TRINDADE, L. dos S. P. (Org.). História da Ciência e Ensino: abordagens interdisciplinares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

CHASSOT, A. A Ciência através dos Tempos. São Paulo: Moderna (coleção Polêmica), 2004.

FARIAS, R. F. Para gostar de ler a história da química. 2. ed. Campinas: Átomo, 2005. v. 1.
FARIAS, R. F. Para gostar de ler a história da química. 2. ed. Campinas: Átomo, 2005. v. 2.
FILGUEIRAS, C. A. L. Lavoisier: o estabelecimento da química moderna. 2. ed. São Paulo: Odysseus, 2002.
FILGUEIRAS, C. A. L. Origens da química no Brasil. Campinas: Editora Unicamp, 2015.
FRANCELIN, M. M. Ciência, senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos. Ciência da Informação. Brasília, v.33, n. 3, p.26-34, set./dez. 2004.

KNELLER, G. F. A Ciência como atividade humana. Rio de Janeiro: Zahar Editores; São Paulo: Edusp, 1980.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978.
LABORATÓRIO do Mundo. Idéias e Saberes do Século XVIII. São Paulo: Pinacoteca do Estado - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

LUFTI, M. Os ferrados e os cromados : produção social e apropriação privada do conhecimento químico. Livraria Unijuí. 2005

MARQUES, G. T. S. História da Química. 2ª Ed. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE), 2019. Disponível em: <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/472966>.
MASSONIR, N. T. Epistemologias do século XX. Porto Alegre: Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, UFRGS, 2005. Disponível em: <https://ppgenfi s.if.ufrgs.br/index.php>.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, EPU, 1986.

MUNANGA. K. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações. São Paulo : Global, 2009

NEVES, L. S.; FARIAS, R. F. História da Química um livro texto para a graduação. 2ª Ed. São Paulo: Editora Átomo, 2011.
PORTOCARRERO, V. (Org.). Filosofia, história e sociologia das ciências I: abordagens contemporâneas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994.

RIGUE, F.; DALMASO, A.; RAMOS, M. R. A potência do Portfólio na Formação Docente em Química: um relato narrativo autobiográfico. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 1, p. 151-167, 19 fev. 2021.
ROSMORDUC, J. Uma História da Física e da Química: de Tales a Einstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.
SILVA, D. D.; NEVES, L. S.; FARIAS, R. F. História da química no Brasil. 2. ed. Campinas: Átomo, 2006.
TERESI, D. Descobertas perdidas: as raízes antigas da ciência moderna, dos babilônios aos maias. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências, São Paulo: Cortez, 1999.

Textos selecionados dos periódicos: Journal of Chemical Education; Enseñanza de las Ciencias; Journal of Research in Science Teaching; Química Nova; Química Nova na Escola; Education in Chemistry; International Journal of Science Education; Science Education, entre outros periódicos da área da Educação e do Ensino, bem como estudos presentes no Banco de Teses e Dissertações da Capes.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 SEI nº 3839698