UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Construção do Conhecimento em Geografia

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

ICHPO33402

Período/Série:

Turma:

Integral

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

 

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Jeane Medeiros Silva

Ano/Semestre:

2º/2022

Observações:

Observeou-se a Resolução nº 73 do Conselho de Graduação, referente aos semestres letivos 2022/1, 2022/2, 2023/1 e 2023/2, para os campi de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e Patos de Minas;  a Resolução nº 30/2011, que  dispõe sobre a composição do Plano de Ensino para os componentes curriculares dos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia; o Art . 202 da Resolução nº 46/2022.

 

EMENTA

Concepções de Geografia recorrentes no ensino na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O papel dessa disciplina no currículo escolar. Diagnóstico e crítica da atual realidade do ensino e das pesquisas na área de Geografia. Experiências e propostas metodológicas em debate e implementação. Temas recorrentes na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Incorporação de diferentes fontes e linguagens no ensino de Geografia. Elaboração de materiais didáticos.

JUSTIFICATIVA

A disciplina apresenta uma sequenciação de conteúdos a serem trabalhados em concordância com a proposta do Projeto Políco Pedagógico do Curso de Pedagogia do Instuto de Ciências Humanas do Pontal. Construção do conhecimento geográfico, assim, centra-se no ensino e na aprendizagem dos conceitos, categorias, teorias, método, linguagem essenciais para a formação do professor da Educação Infanl e para os anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando, ainda, a formação da pessoa humana e a formação para a cidadania.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os processos de ensino-aprendizagem, bem como os conteúdos de Geografia para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivos Específicos:

· Analisar os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam o ensino da Geografia nos diferentesníveis de ensino.

· Articular a pesquisa e a reflexão sobre métodos e experiências didáticas de diferentes níveis e asrealidades educacionais.

· Analisar as propostas curriculares de Geografia em ação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

· Refletir sobre a política de produção, os pressupostos teórico-metodológicos e os conteúdos doslivros didáticos de Geografia.

· Debater e produzir propostas metodológicas e materiais pedagógicos que possam contribuir com oavanço das pesquisas e com a construção de práticas comprometidas com a formação de sujeitosconscientes do fazer e do saber geográfico.

· Articular o conteúdo com a temática do Ciclo: diálogos interculturais.

PROGRAMA

Unidade 1: OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA

1.1 Noções básicas para a construção do conhecimento geográfico

1.2 Diferentes abordagens da Geografia: gênese, Geografia Tradicional, Geografia Crítica

1.3 O desenvolvimento dos conceitos de tempo, espaço, paisagem, lugar e região

1.4 O ensino da Geografia na história da educação brasileira

 

Unidade 2: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE CRÍTICA DA ATUAL REALIDADE DO ENSINO DE GEOGRAFIA

2.1 A nova LDB, e os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e Diretrizes Curriculares de Minas Gerais

2.2 Alfabetização Cartográfica

2.3 Metodologias de ensino e problemas recorrentes na prática escolar

2.4 Planejamento, metodologias de ensino e avaliações na prática docente

 

Unidade 3: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

3.1 A tematização dos conhecimentos prévios e das vivências dos alunos

3.2 O desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino de Geografia

3.3 A pesquisa e a produção do conhecimento pelas crianças

3.4 O Estudo do meio: trabalho de campo e excursões pedagógicas

3.5 Alfabetização cartográfica: construção de representações espaciais

3.6 Diferentes fontes e linguagens no ensino de Geografia

METODOLOGIA

Aula expositivo-dialogada. Leitura, análise e discussão dos textos da bibliografia básica e complementar. Seminários. Dinâmicas de grupo. Seleção e organização de conteúdos e métodos de ensino. Escolha, organização e preparação de material avaliativo por meio de orientação direta, individual ou coletiva.

Os encontros (datas, horários e atividades) da disciplina se darão conforme descrito a seguir:

 

 

Semana

Datas

Horário

Conteúdo

27/fev.

14:00-17:40

Apresentação do Plano de Ensino.

Introdução à Construção do Conhecimento em Geografia

06/mar.

14:00-17:40

Unidade 1: OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA 

13/mar.

14:00-17:40

20/mar.

14:00-17:40

27/mar.

14:00-17:40

Unidade 1: OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA 

03/abr.

14:00-17:40

Unidade 1: OS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA 

10/abr.

14:00-17:40

Avaliação Escrita

17/abr.

14:00-17:40

Vista de prova

Unidade 2: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE CRÍTICA DA ATUAL REALIDADE DO ENSINO DE GEOGRAFIA 

24/abr.

14:00-17:40

Unidade 2: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE CRÍTICA DA ATUAL REALIDADE DO ENSINO DE GEOGRAFIA 

10ª

01/maio

14:00-17:40

Feriado – Dia do Trabalho

11ª

08/maio

14:00-17:40

Unidade 3: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 

12ª

15/maio

14:00-17:40

Unidade 3: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 

13ª

22/maio

14:00-17:40

Unidade 3: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 

14ª

29/maio

14:00-17:40

Unidade 3: EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 

15ª

05/jun.

14:00-17:40

Avaliação Escrita

16ª

12/jun.

14:00-17:40

Vista de prova

Seminários Finais

17ª

19/jun.

14:00-17:40

Seminários Finais

18ª

26/jun.

14:00-17:40

Entrega das notas Finais

Avaliação de recuperação (para discente com 75% de frequência, com aproveitamento de 60% nesta avaliação para ser aprovado(a) na disciplina com a nota mínima para aprovação).

 

O atendimento ao aluno será as sextas-feiras, das 14:00 às 16:00 horas, considerado agendamento prévio.

A docente não autoriza gravação (áudio ou vídeo) das atividades conduzidas em sala, tendo seus direitos autorais resguardados.

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2º inciso I)

b) 10 dias letivos de trabalho discente efetivo (TDE), distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas:

- Leitura e socialização da bibliografia indicada para os seminários (selecionada em discussão com os discentes);

- vista de prova, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD.

- avaliação da atividade de recuperação.

Descrever a forma de organização das aulas ou como será desenvolvido o trabalho com os estudantes. Em outras palavras, apresentar as técnicas de ensino que serão utilizadas (seminários, debates, painéis, estudos dirigidos, aulas expositivas, exposições dialogadas, desenvolvimento de pesquisas, demonstrações, oficinas, realização de experimentos, dinâmicas de grupo, exercícios etc.). Pode-se aqui apresentar o cronograma de desenvolvimento do conteúdo proposto, bem como os recursos didáticos (quadro e giz, lousa branca, recursos audiovisuais (retroprojetor, data-show, tv, vídeo, aparelho de som, gravador etc.)

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua do desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes acerca da docência no Ensino de Geografia no Ensino Fundamental. Durante o semestre será observado o grau de interesse no cumprimento dos trabalhos propostos, participação efetiva nas aulas, leitura do material indicado, capacidade e interesse para exercitar a crítica e a autocrítica, como também a assiduidade, pontualidade e autoavaliação (esta inclusa nas atividades avaliativas).

Primeira Avaliação Escrita – 30 pts

Segunda Avaliação Escrita – 30 pts

Produtos de participação em aula – 20 pts

Seminários – 20 pts

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ALMEIDA, R. D. (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

RECLUS, E. Da ação humana na geografia física: geografia comparada no espaço e no tempo. São Paulo:Imaginário; Expressão & Arte, 2010.

SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuições para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo:UNESP, 2004.

Complementar

CARLOS, A. F. A. Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2005.

CASTROGIOVANNI, A. C. et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: EdUFRGS,1999.

LACOSTE, Y. L. A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas, SP: Papirus,2006.

PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (Org.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo:Contexto, 2006.

VITTE, A. C. (Org.). Contribuições à história e a epistemologia da Geografia. Rio de Janeiro: BertrandBrasil, 2007.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jeane Medeiros Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/04/2023, às 14:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4436801