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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Àvila, 2121, Bloco 1F - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Zeros de Funções; Sistemas de Equações Lineares; Ajuste de Curvas usando o Método dos Quadrados Mínimos; Interpolação Polinomial; Integração Numérica; Solução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias.
JUSTIFICATIVA
Pesquisadores e profissionais de diversas áreas têm utilizado, com frequência, a modelagem matemática para investigar os seus objetos de estudos, que podem estar associados a problemas provenientes das engenharias, ou a análises de fenômenos físicos e/ou biológicos, entre outros. As soluções das equações resultantes (ou dos sistemas de equações resultantes) dos modelos matemáticas, na maioria dos casos, são determinadas somente com a ajuda de métodos numéricos. Dessa forma, um curso introdutório de Cálculo Numérico é fundamental para a formação dos profissionais que possivelmente trabalharão com modelagem matemática.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Explicar os fundamentos dos principais métodos numéricos e utilizá-los, com senso crítico, na simulação computacional de problemas físicos. Em todas as unidades que compõem a ementa, o objetivo é apresentar as técnicas mais utilizadas, estudar a convergência e possibilitar a escolha do método mais adequado a cada situação, através da comparação dos diversos métodos estudados. |
Objetivos Específicos: |
Em Zeros de Funções, apresentar vários métodos numéricos para a resolução de equações não lineares do tipo f(x)=0. Abordar a resolução de sistemas de equações lineares, dando ênfase ao método da Eliminação de Gauss, da classe dos métodos diretos, e ao método de Gauss-Seidel, da classe dos métodos iterativos. Apresentar o Método dos Quadrados Mínimos como uma forma de aproximação de função. Apresentar a interpolação polinomial como uma outra forma de se obter uma aproximação para uma função f(x). Apresentar as fórmulas fechadas de Newton-Cotes para aproximar uma integral definida. Abordar o problema de valor inicial para equações diferenciais ordinárias. Apresentar métodos de passo simples, de passo múltiplo e de previsão-correção. |
PROGRAMA
ZEROS DE FUNÇÃO
Isolamento de raízes
Método da Bisseção (Análise da Convergência)
Método Iterativo Linear (Análise da Convergência)
Método de Newton - Raphson (Análise da Convergência)
SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES
Introdução.
Métodos Iterativos:
Estudo da Convergência dos Métodos Iterativos.
Método de Gauss-Jacobi e Método de Gauss-Seidel.
AJUSTE DE CURVAS – MÉTODO DOS QUADRADOS MÍNIMOS
Caso Discreto: Linear e Não-linear.
Análise do coeficiente de correlação.
INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL
Estudo da existência e unicidade do polinômio interpolador.
Polinômio de Lagrange.
Fórmula de Newton com Diferenças Divididas.
Estudo do erro da interpolação polinomial.
Interpolação Inversa.
INTEGRAÇÃO NUMÉRICA
Introdução.
Método de Newton-Cotes:
Regra dos Trapézios.
Regra do 1/3 de Simpson.
Estudo do erro da integração numérica.
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS
Introdução.
Métodos da Série de Taylor: Método de Euler; Métodos de Runge-Kutta.
Métodos de Passo Múltiplo.
Equações Diferenciais Ordinárias de ordem superior a 1.
METODOLOGIA
Técnicas de ensino.
As aulas remotas serão realizas através do Moodle (UFU). Os alunos terão acesso a arquivos (pdf) contendo: (1) um livro didático produzido especialmente para o curso de Cálculo Numérico na modalidade de Ensino a Distância (EaD - FAMAT - UFU); (2) um livro didático de Cálculo Numérico (arquivo cedido por uma ex professora da USP - São Carlos); (3) um conjunto de "slides" (6 arquivos) abrangendo o contendo dos 6 tópicos descritos no programa apresentado anteriormente e (4) listas de exercícios.
Além do Moodle, utilizaremos o Google Meet para a realização das atividades síncronas.
O curso será realizado em 6 módulos, que correspondem aos 6 tópicos apresentados no programa exibido na Seção 5.
Sistemática das aulas remotas: Os alunos e alunas da turma receberão, por e-mail, o material didático e as orientações do docente correspondentes à aula que será realizada no Moodle. Todo o material didático e todas as instruções do docente ficarão disponíveis, para a consulta da turma, na Plataforma Moodle, até o final do curso. As dúvidas serão sanadas durante o horário das aulas síncronas, no fórum de dúvidas que será criado no Moodle e por meio do Google Meet. Serão criados pelo menos 6 fóruns de dúvidas na Plataforma Moodle: pelo menos um fórum para cada um dos 6 módulos descritos anteriormente. Os alunos e as alunas da turma poderão utilizar o fórum de dúvidas em outros horários que não sejam os das atividades síncronas. Todo o conteúdo dos fóruns de dúvidas ficarão disponíveis para a consulta da turma até o final do curso.
A carga horária das atividades síncronas serão de 60 horas-aula. As atividades síncronas ocorrerão nos seguintes dias e horários: segunda e terça-feira das 07h10min às 08h50min, durante 15 semanas.
Atividades Síncronas. (Notas de aulas, leitura do material didático, resolução de exercícios e fórum de dúvidas, com participação simultânea do docente e discentes via Google Meet.)
Horário das Aulas Síncronas: segunda e terça-feira, das 07h10min às 08h50min, durante 15 semanas.
Carga Horária Total: 60 horas-aula (100% da carga horária semanal ofertada - 15 semanas)
TDIC: Plataforma Moodle da UFU. Os alunos e alunas da turma receberão o código de acesso por e-mail. Além disso utilizaremos o Google Meet, nos horários programados para as atividades síncronas. O link de acesso será enviado para os alunos por e-mail.
Formas de apuração da assiduidade das aulas síncronas: Entrega de atividades e participação no fórum de dúvidas. Os alunos e as alunas deverão inserir no Moodle as atividades programadas pelo professor e deverão participar do fórum de dúvidas sempre que o professor solicitar.
Atividades Assíncronas. (Notas de aulas, leitura do material didático, resolução de exercícios e fórum de dúvidas, sem a participação simultânea do docente.)
Carga Horária: 12 horas-aula (carga horária que completa as 72 horas-aula de um curso presencial, de 18 semanas, com 4 horas-aula semanais.)
TDIC: Plataforma Moodle da UFU. Os alunos e as alunas da turma receberão o código de acesso por e-mail.
Formas de apuração da assiduidade das atividades assíncronas: Entrega de atividades e participação no fórum de dúvidas. Os alunos e as alunas deverão inserir no Moodle as atividades programadas pelo professor e deverão participar do fórum de dúvidas sempre que o professor solicitar.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES (a carga horária está calculada em horas e não em horas-aula)
SEMANA |
MÓDULOS |
ATIVIDADES PREVISTAS |
ATIVIDADES ASSÍNCRONAS |
ATIVIDADES SÍNCRONAS |
CARGA HORÁRIA |
1ª
29/11 |
Módulo 1 |
Estudo do material didático e resolução de exercícios. |
Data de realização: de 29/11 a 04/12.
Valor: --
Carga horária: -- |
Dias: segunda e terça-feira Horário: 7:10 – 8:50 Duração: 1h40min cada encontro Tarefa Avaliativa: -- |
03h20min |
2ª
06/12 |
Módulo 1 |
Estudo do material didático e resolução de exercícios. |
Data de realização : de 06 a 11/12.
Valor: 2 pontos
Carga horária: 60 min |
Dias: segunda e terça-feira Horário: 7:10 – 8:50 Duração: 1h40min cada encontro Tarefa Avaliativa: 4 pontos |
04h20min |
3ª
13/12 |
Módulo 2 |
Estudo do material didático e resolução de exercícios. |
Data de realização : de 13/12 a 18/12.
Valor: --
Carga horária: -- |
Dias: segunda e terça-feira Horário: 7:10 – 8:50 Duração: 1h40min cada encontro Tarefa Avaliativa: -- |
03h20min |
4ª
20/12 |
Módulo 2 |
Estudo do material didático e resolução de exercícios. |
Data de realização : de 20/12 a 22/12.
Valor: 3 pontos
Carga horária: 60 min |
Dias: segunda e terça-feira Horário: 7:10 – 8:50 Duração: 1h40min cada encontro Tarefa Avaliativa: 4 pontos |
04h20min |
5ª
10/01 |
Módulo 3 |
Estudo do material didático e resolução de exercícios. |
Data de realização : de 10/01 a 15/01.
Valor: --
Carga horária: 60 min |
Dias: segunda e terça-feira Horário: 7:10 – 8:50 Duração: 1h40min cada encontro Tarefa Avaliativa: -- |
04h20min |
6ª
17/01 |
Módulo 3 |
Estudo do material didático e resolução de exercícios. |
Data de realização : de 17/01 a 22/01.
Valor: 3 pontos
Carga horária: 60 min |
Dias: segunda e terça-feira Horário: 7:10 – 8:50 Duração: 1h40min cada encontro Tarefa Avaliativa: 4 pontos |
04h20min |
7ª
24/01 |
Avaliação 1
realização: dia 25/01, no horário da aula síncrona. |
Preparação para a prova: fórum de dúvidas, revisão da matéria e resolução de exercícios. |
Data de realização : de 24/01 a 29/01.
Valor: --
Carga horária: 60 min |
Dias: segunda e terça-feira Horário: 7:10 – 8:50 Duração: 1h40min cada encontro Tarefa Avaliativa: -- |
04h20min |
8ª
31/01 |
Módulo 4 |
Estudo do material didático e resolução de exercícios. |
Data de realização : de 31/01 a 05/02.
Valor: --
Carga horária: 60 min |
Dias: segunda e terça-feira Horário: 7:10 – 8:50 Duração: 1h40min cada encontro Tarefa Avaliativa: -- |
04h20min |
9ª
07/02 |
Módulo 4 |
Estudo do material didático e resolução de exercícios. |
Data de realização : de 07/02 a 12/02.
Valor: 2 pontos Carga horária: 60 min |
Dias: segunda e terça-feira Horário: 7:10 – 8:50 Duração: 1h40min cada encontro Tarefa Avaliativa: 4 pontos |
04h20min |
10ª
14/02 |
Módulo 5 |
Estudo do material didático e resolução de exercícios. |
Data de realização : de 14/02 a 19/02.
Valor: --
Carga horária: 60 min |
Dias: segunda e terça-feira Horário: 7:10 – 8:50 Duração: 1h40min cada encontro Tarefa Avaliativa: -- |
04h20min |
11ª
21/02 |
Módulo 5 |
Estudo do material didático e resolução de exercícios. |
Data de realização : de 21/02 a 26/02.
Valor: 3 pontos
Carga horária: 60 min |
Dias: segunda e terça-feira Horário: 7:10 – 8:50 Duração: 1h40min cada encontro Tarefa Avaliativa: 4 pontos |
04h20min |
12ª
07/03 |
Módulo 6 |
Estudo do material didático e resolução de exercícios. |
Data de realização : de 07/03 a 12/03.
Valor: --
Carga horária: -- |
Dias: segunda e terça-feira Horário: 7:10 – 8:50 Duração: 1h40min cada encontro Tarefa Avaliativa: -- |
03h20min |
13ª
14/03 |
Módulo 6 |
Estudo do material didático e resolução de exercícios. |
Data de realização : de 14/03 a 19/03.
Valor: 3 pontos
Carga horária: 60 min |
Dias: segunda e terça-feira Horário: 7:10 – 8:50 Duração: 1h40min cada encontro Tarefa Avaliativa: 4 pontos |
04h20min |
14ª
21/03 |
Avaliação 2
realização: dia 22/03, no horário da aula síncrona. |
Preparação para a prova: fórum de dúvidas, revisão da matéria e resolução de exercícios. |
Data de realização : de 21/03 a 26/03.
Valor: -- Carga horária: -- |
Dias: segunda e terça-feira Horário: 7:10 – 8:50 Duração: 1h40min cada encontro Tarefa Avaliativa: -- |
03h20min |
15ª
28/03 |
Recuperação; prova “sub” no dia 29/03 |
Fórum de dúvidas, revisão da matéria e resolução de exercícios. |
Data de realização: de 28/03 a 02/04.
Valor: --
Carga horária: -- |
Dias: segunda e terça-feira Horário: 7:10 – 8:50 Duração: 1h40min cada encontro Tarefa Avaliativa: -- |
03h20min |
Total de pontos das Tarefas Assíncronas: 16 pontos.
Total de pontos das Tarefas Síncronas: 24 pontos.
Total de pontos das Tarefas Síncronas e Assíncronas: 40 pontos.
Total de horas (atividades síncronas e assíncronas): 60 horas ou 72 horas-aula.
7. AVALIAÇÃO
Primeira avaliação: valor 30 pontos; matéria da prova: conteúdo dos Módulos 1, 2 e 3.
Data de realização: 25/01/2022;
Horário: das 07h10min às 08h50min;
Instruções de realização: os alunos e as alunas receberão o arquivo da prova por e-mail. Cada estudante deverá inserir, no Moodle, um arquivo (pdf, de preferência) com a cópia da solução da prova. O nome da aluna ou do aluno deverá aparecer em cada folha contendo as soluções dos exercícios.
Critérios de avaliação: a pontuação de cada questão estará indicada no arquivo da prova. Os critérios da correção e o detalhamento para a obtenção da pontuação integral de cada questão serão apresentados em um gabarito da prova. O professor emitirá a nota de cada estudante com base no gabarito, que a turma toda terá acesso.
Segunda avaliação: 30 pontos; matéria da prova: conteúdo dos Módulos 4, 5 e 6.
Data de realização: 22/03/2022;
Horário: das 07h10min às 08h50min;
Instruções de realização: os alunos e as alunas receberão o arquivo da prova por e-mail. Cada estudante deverá inserir, no Moodle, um arquivo (pdf, de preferência) com a cópia da solução da prova. O nome da aluna ou do aluno deverá aparecer em cada folha contendo as soluções dos exercícios.
Critérios de avaliação: a pontuação de cada questão estará indicada no arquivo da prova. Os critérios da correção e o detalhamento para a obtenção da pontuação integral de cada questão serão apresentados em um gabarito da prova. O professor emitirá a nota de cada estudante com base no gabarito, que a turma toda terá acesso.
Prova de recuperação: 30 pontos. Matéria da prova: mesma matéria da prova que o aluno, ou a aluna, teve o pior desempenho (ou a matéria dos Módulos 1, 2 e 3; ou a matéria dos Módulos 4, 5 e 6).
Observação: Apenas estudantes que tenham frequentado as aulas síncronas, com participação em pelo menos 75% dessas aulas, terão direito a fazer a prova de recuperação valendo 30 pontos.
Data de realização: 29/03/2021;
Horário: das 07h10min às 08h50min;
Instruções de realização: os alunos e as alunas receberão o arquivo da prova por e-mail. Cada estudante deverá inserir, no Moodle, um arquivo (pdf, de preferência) com a cópia da solução da prova. O nome da aluna ou do aluno deverá aparecer em cada folha contendo as soluções dos exercícios.
Critérios de avaliação: a pontuação de cada questão estará indicada no arquivo da prova. Os critérios da correção e o detalhamento para a obtenção da pontuação integral de cada questão serão apresentados em um gabarito da prova. O professor emitirá a nota de cada estudante com base no gabarito, que a turma toda terá acesso.
8. BIBLIOGRAFIA
Básica
[1] BARROS, S. V. R. et al. Curso de cálculo numérico. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1980.
[2] MASSARANI, G. Introdução ao cálculo numérico. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1970.
[3] RUGGIERO, M. A. G.; LOPES, V. L. R. Cálculo numérico: aspectos teóricos e computacionais. 2.ed. São Paulo: Makron Books, 1996
Complementar
[1] BARROS, I. Q. Introdução ao cálculo numérico. São Paulo: E. Blucher, 1972.
[2] CASTILHO, J. E. Apostila de cálculo numérico. UFU, 2002. Disponível em:
<http://www.castilho.prof.ufu.br/>. Acesso em: 5 abr. 2017.
[3] CARNAHAM, B.; LUTHER, H. A.; WILKES, J. O. Applied numerical methods. Nova York: J. Wiley, 1969.
[4] Chapra, S. C. e Canale, R. P., Numerical Methods for Engineers, McGraw Hill, Nova York, 1988.
[5] CLAUDIO, D. M.; MARINS, J. M.; Cálculo numérico computacional: teoria e pratica. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1994.
[6] SPERANDIO, D.; MENDES, J. T., SILVA, L. H. M.; Cálculo numérico: características matemáticas e computacionais dos métodos numéricos, São Paulo: Prentice Hall, 2003.
9. APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Cesar Guilherme de Almeida, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/11/2021, às 18:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.071223/2021-82 | SEI nº 3156939 |