UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Recursos Naturais

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

GGO 053

Período/Série:

9

Turma:

GN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

( x)

Professor(A):

Saul Moreira Silva

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

Oferta integral em formato remoto, nos termos do §1º, Art. 2º da Resolução CONGRAD nº 25/2020

 

EMENTA

Recursos naturais: conceitos, classificação e distribuição geográfica. Sociedade e Natureza. Estratégias Mundiais para a conservação dos recursos naturais. Principais recursos naturais. Planeta Terra.

JUSTIFICATIVA

Fornecer ao discente os conceitos introdutórios, de modo interdisciplinar para a compreensão da importância da conservação da biodiversidade, e do uso sustentável de recursos naturais.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Entender a dinâmica da Terra sob o ponto de vista da manutenção e conservação dos recursos naturais

Objetivos Específicos:

Conceituar e aprimorar as reflexões acerca da problemática dos recursos naturais e do meio ambiente;

Construir conhecimentos sobre os recursos naturais em escala planetária e sobre sua conservação;

Relacionar as necessidades humanas com relação de uso dos recursos naturais frente à perda da biodiversidade.

PROGRAMA

1 – RECURSOS NATURAIS

1.1. Conceitos básicos.

1.2. Classificação.

1.3. Distribuição geográfica.

2 – SOCIEDADE E NATUREZA

2.1. Pressão populacional.

2.2. Consumismo e desperdício.

2.3. Pressão econômica e tecnológica.

3 – ESTRATÉGIAS MUNDIAIS PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS

3.1. Proteção, preservação e conservação.

3.2. Políticas, manejo e gestão.

3.3. Desenvolvimento sustentado.

3.4. Educação ambiental e manejo dos recursos.

4 – PRINCIPAIS RECURSOS NATURAIS

4.1. Recursos hídricos.

4.2. Recursos minerais.

4.3. Recursos vegetais.

4.4. Recursos pedológicos.

4.5. Recursos energéticos.

4.6. Recursos paisagísticos.

5 – O PLANETA TERRA

5.1. Impactos ambientais.

5.2. A hipótese de GAIA.

5.3. Meio ambiente e qualidade de vida.

METODOLOGIA

  1. Este componente curricular será ministrado no formato remoto, referente ao período 1º semestre de 2021, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020 ;
  2. Todas as aulas serão na modalidade síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet, em tempo real, sob a regência do professor e não serão gravadas), através da Plataforma Microsoft Teams, na qual ocorrerão todas as aulas e estarão disponíveis as atividades avaliativas;
  3. O link de acesso a sala virtual é: Recursos Naturais 01 2021 GM 
  4. O atendimento ao aluno será realizado de forma remota por meio da Plataforma Microsoft Teams, todas as quartas-feiras, das 14hs às 16hs, mediante agendamento com antecedência de 48 (quarenta e oito horas).
  5. O discente matriculado na disciplina deverá realizar seu cadastro na Plataforma Microsoft Teams, utilizando seu e-mail institucional (@ufu.br).
  6. As orientações para o cadastro estão em: http://www.comunica.ufu.br/sites/comunica.ufu.br/files/conteudo/comunicado/anexo_procedimentos.pdf%C2%A0
  7. Para acessar o Office Education 365 é necessário efetuar o cadastro, seguindo as orientações contidas no seguinte endereço digital: https://www.wiki.ufu.br/index.php/Acesso_ao_Office_Education_365:_Estudante_e_Professor
  8.  A carga horária da disciplina será integralmente ofertada de forma remota, na modalidade síncrona.

AVALIAÇÃO

Serão distribuídos 100 pontos na Seguinte forma:

Em hipótese alguma será realizada prova substitutiva (segunda chamada/segunda época/recuperação).


As avaliações serão de modo individual e baseadas nos seguintes critérios:

A apresentação dos 10 trabalhos poderão ser de modo individual/dupla ou em grupos igualitários  a critério deste professor de acordo com o número de alunos inscritos para realização da disciplina

BIBLIOGRAFIA

Básica

MATOS, K. M. C. Valoração Econômica do Meio Ambiente. São Carlos: RIMA, 2004.

BENSUSAN, N. Conservação da Biodiversidade em áreas Protegidas. Rio de Janeiro: FGV, 2006. DESCRIÇÃO DO PROGRAMA REFERÊNCIAS

RICKLEFT, R. A economia da natureza. 3a Ed. Rio de Janeiro. Ed. GuanabaraKoogan, 1996.

Complementar

MENDES, P. C. Recursos Naturais. Uberlândia: ROMA, 2007.

LEWIS, S. L., MASLIN, M. A. 2015. Defining the Anthropocene. Nature, 519: 171-180. SODHI, N. J., EHRLICH, P. R. 2011.

Conservation Biology for All. Oxford University Press. 358p. STEFFEN, W. et al. 2011.

The Anthropocene: From Global Change to Planetary Stewardship. Ambio, 40(7): 739–761.

Domingues, A.F., Bóson, P.H.G., Alípaz, S. (org.) A gestão dos recursos hídricos e a mineração. Coordenação-Geral das Assessorias;Instituto Brasileiro de Mineração; ANA, 2006. (Ebook – acesso gratuito pela internet).

BGE. 2004. Vocabulário Básico de Recursos naturais e Meio Ambiente, 2 edição. Rio de Janeiro. (PDF)

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Saul Moreira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/11/2021, às 08:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070712/2021-17 SEI nº 3208565