|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Amazonas, s/n, Bloco 4C, Sala 4C218 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Ata de Reunião
ATA DA 270ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA E PARASITOLOGIA APLICADAS (COLPPGIPA), DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS (ICBIM), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU).
No dia 8 de janeiro de 2024, às 9 h, iniciou-se, de forma presencial, na sala 2B213 Campus Umuarama a 270ª Reunião Ordinária do Colegiado deste programa, com participação do coordenador Prof. Carlos Henrique Gomes Martins, dos(as) conselheiros(as): Profa. Ana Carolina Gomes Jardim, Profa. Márcia Cristina Cury e a representante de discentes MSc. Natasha Marques Cassani. A Profa. Bellisa de Freitas Barbosa e Prof. José Roberto Mineo justificaram ausência. Iniciou-se a reunião com o primeiro item de pauta. Item 1 Informes: 1.1 Inclusão de item de Pauta: O coordenador pediu aos demais membros presentes a autorização para inclusão de um processo SEI no item Outros para apreciação. Todos concordaram e o processo será incluso para análise no referido item. Não havendo mais informes passou-se para o próximo item da pauta. Item 2: Dilação de Prazo de Qualificação e Defesa Mestrado e Doutorado: Profa. Eloisa Ferro solicita dilação de prazo da qualificação da mestranda Luana Carvalho Luz para até dia 31/1/2024. Prof. Cláudio Vieira solicita dilação do prazo de defesa da mestranda Nelsa Paula Inácio Uombe para até dia 30/4/2024. O colegiado aprovou ambos os pedidos. Item 3: Qualificação Mestrado e Doutorado: Prof. Ernesto Taketomi solicita aprovação da banca para qualificação da doutoranda Hellen Dayane Silva Borges dia 22/1/2024 e prof. Tiago Mineo solicita aprovação da banca para qualificação da discente Ana Paula Navarro Gonçalves dia 26/1/2024. O colegiado aprovou o pedido de qualificação da discente Hellen Dayane Silva Borges por estar de acordo com as normas do programa. Foi solicitado ao prof. Tiago Mineo anexar nova solicitação de qualificação adequando o nome do membro suplente para posterior análise. Item 4: Aproveitamento de Estudos: Prof. Marcelo José Barbosa Silva juntamente com o discente Paulo Henrique Rosa da Silva solicita aproveitamento de 6 créditos em publicações de artigos conforme processo SEI 23117.088099/2023-56. O colegiado deferiu o pedido por estar de acordo com Art 36 da Resolução 006/2018 (Regimento do Programa). Item 5: Credenciamento de Docente no PPGIPA: O Dr. Rafael de Oliveira Resende solicita o credenciamento como docente colaborador do Programa. Após análise do processo o colegiado solicita que seja anexado ao processo a documentação comprobatória e a atualização do documento informando o grupo de pesquisa. O processo será reavaliado em reunião posterior. Item 6: Auxílio Financeiro: Prof. Jonny Yokosawa solicita auxílio financeiro no valor de 1340 dólares ( aproximadamente R$ 6.700,00) para pagamento do artigo intitulado “Molecular detection of Borrelia sp. in Ornithodoros cavernicolous (Acari: Argasidae) in midwestern Brazil”, aceito para publicação na revista Ticks and Tick-borne Diseases, fator de impacto 3,2. Profa. Bellisa Barbosa solicita auxílio financeiro no valor de R$ 2.000,00 para custeio de coffe break do II Curso de Verão em Imunologia, Biologia Celular e Parasitologia que ocorrerá de 15 a 20 de janeiro de 2024. Profa. Bellisa solicita também auxílio financeiro para pagamento de 4 diárias e taxa de inscrição para participação no X Simpósio da Sociedad Latinoamericana de Interaccion Materno-Fetal y Placenta. Profa. Márcia Cury solicita auxílio financeiro para compra de produtos laboratoriais para experimentos de conclusão da dissertação de mestrado de seu orientando Caio Flávio Ferreira Chaves. Diante dos pedidos o colegiado aprovou: R$ 6.700,00 reais para pagamento de artigo solicitado pelo prof. Jonny; R$ 2.000,00 para o coffe break do II Curso de Verão e o valor aproximado de R$ 1.000,00 para pagamento da taxa de inscrição mais 2 auxílios diários no valor de R$ 320,00 (cada um) para participação da profa. Bellisa no X Simpósio da Sociedad Latinoamericana de Interaccion Materno-Fetal y Placenta e o valor de R$ 5.353,00 solicitados pela profa. Márcia Cury. Item 7: Matrícula PÓS-DOC: Prof. Robinson Sabino da Silva solicita matrícula do Dr. Marco Fidel Guevara Veja no estágio Pós Doutoral sob sua orientação. O colegiado aprovou o pedido. Item 8: Outros: 8.1 Apresentação da planilha orçamentária verba PROEX/CAPES - 2023-2024: O coordenador mostrou os gastos que o programa teve até o momento subdivididos em: Participação de alunos e docentes em eventos no país (40%); Participação de Missão Fora de Sede (10%); Participação de professores, visitantes e convidados em banca (20%); Custeio de pagamento de artigos em periódicos (15%) e Custeio para Laboratório de pesquisa (material de consumo) e de serviços de terceiros (PJ) (15%). O período de gastos da verba se encerra em março/2024 e tendo até o presente momento algumas contas com saldo negativo o colegiado decidiu que, a partir de 8/1/2024, as solicitações serão atendidas por ordem de chegada dos processo SEI para análise. Sendo aprovadas serão pagas até que se encerre o saldo. 8.2 Inclusão do item de pauta auxílio financeiro: Com a autorização de inclusão deste item na pauta pelos membros presentes, o Prof. Carlos Henrique Martins, leu a solicitação de recurso financeiro para aquisição de uma cepa da coleção da American Type Culture Collection (ATCC), dos Estados Unidos conforme especifica o documento anexo ao processo SEI 23117.000941/2024-17 encaminhado pelo coordenador. O colegiado após análise da documentação aprovou o pedido de compra da cepa no valor aproximado de R$ 10.600,00, se for possível será solicitado importação direta com um custo menor, com utilização da verba FAPEMIG cujos procedimentos para a compra serão todos executados via Fundação de Apoio Universitário (FAU). Não havendo mais assuntos a serem discutidos o coordenador encerrou a reunião às 10 horas e 30 minutos. Então lavrei a presente ata que após lida, conferida e aprovada, será assinada por todos os presentes e por mim, Lucélia da Costa Assis, como secretária. Uberlândia, 8 de janeiro de 2024.
Prof. Carlos Henrique Gomes Martins (Presidente)
Profa. Ana Carolina Gomes Jardim (titular)
Profa. Márcia Cristina Cury (titular)
MSc. Natasha Marques Cassani (titular)
Documento assinado eletronicamente por Carlos Henrique Gomes Martins, Presidente, em 11/01/2024, às 16:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Natasha Marques Cassani, Membro de Colegiado, em 11/01/2024, às 16:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Marcia Cristina Cury, Membro de Colegiado, em 11/01/2024, às 17:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Ana Carolina Gomes Jardim, Membro de Colegiado, em 12/01/2024, às 12:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Lucelia da Costa Assis, Secretário(a), em 12/01/2024, às 13:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5090169 e o código CRC E395EF35. |
Referência: Processo nº 23117.089703/2023-61 | SEI nº 5090169 |