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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
A disciplina TRANSFORMADORES (FEELT31607) tem como objetivo apresentar ao estudante as bases teóricas e práticas de Transformadores de Potência, em especial os trifásicos, utilizados nos sistemas elétricos para fazer a conexão entre os sub-sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica aos usuários finais. Esta disciplina será ministrada de acordo a Portaria do MEC de No. 544 de 16 de Junho de 2020 e de acordo com a Resolução do Congrad-UFU de No. 07 para Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, publicada em 14 de Julho de 2020
JUSTIFICATIVA
Os transformadores são parte importante dos sistemas elétricos de potência e podem trazer sério comprometimento ao desempenho dos mesmos se não forem operados de forma adequada e dentro dos limites de sua capacidade. É nesta disciplina que os alunos adquirirão conhecimento básico do equipamento a determinar as suas condições de operação, e seus correspondentes ajustes, adequados a cada condição de carga do sistema.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final do curso o aluno deverá estar apto a: a) Trabalhar com o equipamento tanto em forma de modelo teórico quanto na prática. b) Ter conhecimento para montar o digrama elétrico do equipamento e fornecer diagnóstico sobre as suas condições de funcionamento e operação. |
Objetivos Específicos: |
Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Reconhecer a importância do transformador para os sistemas elétricos. - Reconhecer os aspectos eletromagnéticos do equipamento. - Reconhecer as características funcionais do modelo teórico.
Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Reconhecer a forma de onda da corrente a vazio. - Conhecer o fenômeno físico do surgimento do terceiro harmônico nos transformadores.
Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Reconhecer os tipos de ligação dos transformadores. - Nomear as diferenças existentes na conexões delta, estrela e zig-zag. - Entender o processo de defasamento angular de seqüência positiva. 4) Tensão induzida e circuito equivalente do transformador Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Reconhecer os fenômenos físicos internos. - Entender a transformação dos fenômenos físicos em elementos de circuito. - Montar o circuito equivalente por fase do transformador. 5) Ensaio a vazio do transformador. Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Reconhecer o processo de funcionamento em vazio e as perdas em vazio. - Distinguir a origem das perdas que ocorrem no transformador em vazio. 6) Funcionamento do transformador com carga – Ensaio em curto-circuito. Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Montar o circuito equivalente simplificado. - Reconhecer as perdas no transformador em regime de carga plena. - Calcular a queda de tensão interna. - Determinar a impedância, reatância e resistência percentuais do transformador. - Definir o significado da tensão de curto circuito. 7) Rigidez dielétrica do óleo isolante e condições térmicas de operação. Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Reconhecer os diversos tipos de óleo e suas características. - Determinar a rigidez dielétrica do óleo isolante. - Reconhecer os sistemas de preservação do óleo mineral. - Conhecer o medidor de rigidez dielétrica, o Relé Buchholz e os Secadores de Sílica Gel. - Verificar as condições térmicas de operação. 8) Rendimento e Regulação de transformadores Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Conceituar rendimento e fator de carga para rendimento máximo. - Reconhecer transformadores de distribuição e de força.. - Calcular rendimento diário médio. - Conceituar a regulação de transformadores de forma analítica e gráfica. - Estudar a variação da regulação com o fator de potência e com a carga. - Desenhar o diagrama fasorial completo de Steinmetz. 9) Polaridade e defasamento angular de transformadores trifásicos Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Conceituar polaridade das colunas de um transformador trifásico. - Definir polaridades aditiva e subtrativa. - Calcular defasamento angular. - Conceituar os grupos de defasamento e métodos de ensaio. 10) Paralelismo de transformadores Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Conceituar o paralelismo de transformadores e suas vantagens. - Enumerar as condições obrigatórias e de otimização do paralelismo. - Calcular a corrente de circulação entre transformadores em paralelo. - Estudar a distribuição de potência entre unidades em paralelo. - Determinar a potência certa para inclusão e exclusão de unidades no paralelismo de bancos de transformadores. 11) Autotransformadores Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Conceituar autotransformadores elevadores e abaixadores. - Descrever a relação entre pesos de transformadores e autotransformadores de mesmas potências. - Enumerar as vantagens e desvantagens do autotransformador. - Calcular as potências transferida e transformada, correntes no primário, secundário e nos enrolamentos. - Estudar o transformador funcionando como autotransformador. 12) Transformadores de 3 Circuitos Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para: - Conceituar as características e impedâncias individuais e combinadas. - Descrever aplicações. - Realizar ensaios para a determinação das impedâncias. |
PROGRAMA
METODOLOGIA
Aulas Teóricas:
Técnicas de ensino que serão utilizadas:
Técnicas de ensino remoto síncronas e assíncronas.
Utilização de software para ensino remoto de conexão síncrona, Microsoft Teams, Google Meet, Zoom, entre outros.
O OBS Studio, o Youtube e o Dropbox ou qualquer outro software e recurso audiovisual e armazenamento na internet serão utilizados para ensino assíncrono, de comum acordo entre docentes e o corpo discente.
Arquivos para estudo e de avaliação serão disponiblizados em arquivo público do Dropbox no seguinte endereço: https://tinyurl.com/hl7d5hv
Cronograma de desenvolvimento do conteúdo proposto nas aulas teóricas:
Datas – Conteúdo – Aulas Síncronas (S) – Aulas Assíncronas (Ass.)
12/08 - O transformador no sistema elétrico de potência e funcionamento a vazio – S: 2 – Ass.: 1
19/08 - Ligações e conexões trifásicas, Tensão induzida e circuito equivalente – S: 2 – Ass.: 1
26/08 – Ensaio a vazio – S: 2 - Ass.: 1
02/09 - Funcionamento com carga, ensaio em curto-circuito – S: 2 – Ass.: 1
09/09 – Rendimento e regulação de transformadores – S: 2 - Ass.: 2
16/09 – Polaridade e Defasamento Angular de Transformadores Trifásicos – S: 2 - Ass.: 2
23/09 – Paralelismo de transformadores – S: 2 – Ass.: 2
30/09 – Autotransformadores – S: 2 - Ass.: 1
07/10 – Transformadores de 3 circuitos – S: 2 - Ass.: 1
Total - - - S: 18 - Ass.: 12
Aulas práticas:
Cronograma de desenvolvimento do conteúdo proposto nas aulas práticas. As atividades laboratoriais assíncronas estarão disponíveis em formato de vídeo no Moodle, Google Drive ou Youtube, havendo espaço para discussões através de aulas síncronas, fóruns e ou rodas de conversa por meio eletrônico.
Conteúdo programático:
Datas – Conteúdo – Aulas Síncronas (S) – Aulas Assíncronas (Ass.)
13/08 – Introdução da Disciplina – Critérios de Avaliação – Verificação da corrente a vazio e da corrente transitória (inrush – S: 1 – Ass.: 1
20/08 – Rigidez dielétrica de óleo isolante (fórum ou roda de conversa) – S: 0 – Ass.: 2
27/08 – Ensaio a vazio de transformadores – S: 1 – Ass.: 1
03/09 – Ensaio de transformadores em curto-circuito (fóruns ou roda de conversa) – S: 0 – Ass.: 2
10/09 – Rendimento e regulação (fóruns ou roda de conversa) – S: 0 – Ass.: 2
17/09 – Polaridade e defasamento angular - S: 1 – Ass.: 1
24/09 – Operação de transformadores em paralelo - S: 1 – Ass.: 1
01/10 – Ensaio no transformador 13,8 kV/220 V (fóruns ou roda de conversa) - S: 1 – Ass.: 2
08/10 – Apresentação de trabalhos - S: 2 – Ass.: 0
Total – - - S: 7 – Ass.: 12
AVALIAÇÃO
Teórica
As avaliações da parte teórica (70 pontos) serão constituídas de duas provas escritas, com consulta, baseadas em livros, apostilas e apontamentos do discente.As provas serão realizadas nas seguintes datas:
Primeira prova: 09 de Setembro de 2020 - Avaliação com consulta para entrega por e-mail em 24 horas.
Valor: 30 pontos.
Assunto: matéria lecionada até a aula anterior.
Segunda prova: 07 de Outubro de 2020 - Avaliação com consulta para entrega por e-mail em 24 horas.
Valor: 40 pontos.
Assunto: toda a matéria lecionada durante todo o período letivo.
A assiduidade discente na parte teórica (75%) será verificada via planilhas de presença tanto nas modalidades síncronas como assíncronas.
Prática:
Adicionalmente, as avaliações da parte prática (30 pontos) serão baseadas em relatórios técnicos a serem entregues após as aulas, baseadas em livros, apostilas e discussões com os alunos. Além disso, um trabalho deverá ser apresentado.
Relatório -Data-Aulas
Primeiro - 27/08/2020 - 1 e 2
Segundo - 17/09/2010 - 3 e 4
Terceiro - 24/09/2020 - 5 e 6
Quarto - 08/10/2020 - 7 e 8
Simulações em softwares livres como o ATP, Octave e Python poderão ser solicitados pelo docente.
2. Trabalho: 08/10/2020
Valor: 10 pontos
Assunto: Abordagem do conteúdo ensinado envolvendo pesquisa acadêmica sobre especificação, operação e/ou manutenção de transformadores em concessionárias brasileiras - cada grupo escolherá uma empresa distinta - entrega de documento escrito no Moodle (5 pontos) e apresentação online por videoconferência (5 pontos).
O horário-limite de entrega das atividades no Moodle nas datas mencionadas é 07:00 da manhã, antes do início do próximo conteúdo. Envio por outros meios eletrônicos não serão aceitos.
3. A assiduidade da parte prática (75%) será mensurada por meio da presença nas atividades síncronas (registradas em planilha) e estudo das tarefas assíncronas registradas na plataforma Moodle.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
1- Martignoni, A. – Transformadores, Editora Globo, Porto Alegre, 1979
2- Martin J. Heathcote, J & P Transformer Book, 12a edição, Newnes Editores, 1998.
3- A.V. Ivanov-Smolenski, Máquinas Eléctricas, Editorial Mir, Moscou, 1980.
4- Jordão, R. G. – Transformadores – Editora Edgard Blücher Ltda, São Paulo, 1a Edição, 2002.
5- Ras, E.; Tansformadores de potencia, de medida y de protección, Boixaréu Editores,7a Edición, 1994.
6- Kulkarni, S.V.; Khaparde, S.A.; Transformer Engineering, Design and Practice, Marcel Dekker, 2005.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por José Roberto Camacho, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/07/2020, às 14:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Wellington Maycon Santos Bernardes, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/07/2020, às 09:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2151870 e o código CRC 8C426448. |
Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 | SEI nº 2151870 |