UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 5ª reunião/2022 Do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 22 de julho de 2022, às 14 horas e 20 minutos, foi realizada a reunião por meio de vídeo conferência RNP na comunidade PPGMQ (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgmq-ufu); teve início a 5ª reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (COLPPGMQ) do ano em curso, sob a Presidência do professor Drausio Honorio Morais, estando presentes os membros citados no final desta Ata. A docente Sheila Cristina Canobre teve sua ausência justificada. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Aprovação da Ata da 4ª reunião ordinária de 2022. Ata aprovada com duas abstenções. 2. Comunicações: 1) Houve a aprovação ad referendum da solicitação de pagamento de inscrição de evento (18º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha – 05 à 08/07/2022) feita pela docente Adriane de Andrade Silva. Mas, a Solicitação Nº 001353/2022 não foi tramitada. Motivo: Não foram fornecidos os dados suficientes a tempo de executar o pagamento. 2) Dia 25/05/2022, a Secretaria do PPGMQ recebeu um e-mail da discente SUELI SAYURI YOKOYAMA NAGATOMO informando que será orientada pelo professor Fábio Augusto do Amaral, conforme concordância do mesmo. 3) A Secretaria do PPGMQ está fazendo o levantamento das disciplinas que serão ofertadas em 2023 (Processo SEI Nº 23117.048524/2022-93). Foi solicitado aos docentes que respondam até dia 31/07/2022. Após a organização das informações recebidas, a relação das disciplinas será divulgada no site do PPGMQ. Além disso, a Secretaria também está fazendo o levantamento do quantitativo de vagas que serão ofertadas no próximo processo seletivo (ingresso em 2023-1) (Processo SEI Nº 23117.050148/2022-05). Os docentes deverão responder ao Ofício enviado por e-mail até hoje (22/07/2023). Após essa data, a relação de vagas será enviada à Comissão do Processo Seletivo para que seja inserido no edital. 4) Foi enviado por e-mail (18/07/2022) (Processo SEI Nº 23117.048967/2022-84), aos docentes do PPGMQ, o Ofício da DIRAC que trata da admissão de discentes em disciplinas isoladas. Assim, foi esclarecido que outros discentes regulares dos outros Programas de Pós-Graduação da UFU poderão se matricular em disciplinas isoladas do PPGMQ sem que seja necessário fazer o processo seletivo do PPGMQ. Foi ressaltado que não há previsão legal para a existência de “alunos ouvintes”. Assim, todos os participantes (alunos regulares e especiais) das disciplinas deverão estar regularmente matriculados. Após as comunicações, foi solicitado e aprovado o acréscimo de itens de pauta, dos quais foram acrescentados no item 3.25. Outros. 3. Ordem do dia: 3.1. Aprovação ad referendum da solicitação de pagamento de passagens aéreas com diárias feita pelo docente Drausio Honorio Morais. Aprovado. 3.2. Aprovação ad referendum da dilação de prazo para defesa de dissertação da discente SORYANE DE PAULA MENEZES. Prazo que antes estava previsto para o dia 04/07/2022, passa a ser dia 28/07/2022, conforme consta no Formulário de indicação de banca do discente. Diante do exposto pela professora Adriane, foi aprovada a dilação de prazo para defesa de dissertação até dia 12/08/2022. Nesse sentido, o Colegiado pediu para ficar registrado em ata que haverá concessão de dilação de prazo para defesa de dissertação dos discentes do PPGMQ apenas uma única vez, conforme previsto nas normativas do programa. Os casos excepcionais serão analisadas pelo Colegiado. 3.3.  Aprovação ad referendum da indicação de banca para exame de qualificação (1ª etapa) da discente JACQUELINE SILVA DE JESUS. Banca indicada: Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (Orientadora); Prof.ª Dr.ª Bruna Fernanda Faria Oliveira (UFU); Prof.ª Dr.ª Maria Beatriz Junqueira Bernardes (UFU); Prof. Dr. Celso Carlino Maria Fornari Junior (UESC); e Prof.ª Dr.ª Anne Caroline Malvestio (UFU – Suplente). Aprovado. 3.4. Aprovação ad referendum da indicação de banca para exame de qualificação (2ª etapa) da discente LEIDIELEN PERES BRANDÃO. Banca indicada: Prof.ª Dr.ª Sheila Cristina Canobre (Orientadora); Prof.ª Dr.ª Sueli Moura Bertolino (UFU); Prof. Dr. Ricardo Francisco Brocenschi (UFU); e Prof.ª Dr.ª Elaine Kikuti (UFU - Suplente). Aprovado. 3.5. Aprovação ad referendum da indicação de banca para qualificação da discente YARA CRISTINA BATISTA DE SOUSA. Banca indicada: Prof. Dr. Hudson de Paula Carvalho (Orientador); Dr.ª Marília Christina Arantes Melo (UFU); Prof.ª Dr.ª Jaqueline Borges Inácio (Secretaria Estadual de Educação de MG); e Prof. Dr. Rildo Aparecido Costa (UFU – Suplente). Aprovado. 3.6. Aprovação ad referendum da indicação de banca para qualificação (1ª etapa) da discente ADRIENY KEROLLEN ALVES LOPES. Banca indicada: Prof. Dr. Fernando Luiz de Paula Santil (Orientador); Prof. Dr. Drausio Honorio Moraes (UFU); Prof. Dr. Milton Serpa de Meira Junior (UFU); e Prof.ª Dr.ª Tatiane Assis Vilela Meireles (UFU – Suplente). Aprovado. 3.7. Aprovação ad referendum da inscrição no processo seletivo de pós-doutorado do candidato VINICIUS DE OLIVEIRA KUHN. Aprovado. 3.8. Aprovação ad referendum da homologação de atas de defesa de dissertação dos discentes: ANA FLÁVIA BRANDÃO ROCHA e ARTHUR PEREIRA DOS SANTOS. Aprovado. 3.9. Homologar atas de Qualificação dos discentes: JANNA NAYAD DE SOUZA CASTRO (Qualificação 1ª etapa); JACQUELINE SILVA DE JESUS (Qualificação 1ª etapa); LEIDIELEN PERES BRANDÃO (Qualificação 2ª etapa); e STHÉFERSON BRUNO DA SILVA (Qualificação 2ª etapa). Atas homologadas. 3.10. Solicitação de indicação de banca para qualificação (2ª etapa) do discente EDUARDO BORGATO BARBEDI. Banca indicada: Prof. Dr. Fábio Augusto do Amaral (Orientador); Prof.ª Dr.ª Carla da Silva Meireles (UFES); Prof.ª Dr.ª Patrísia de Oliveira Rodrigues (UFU); e Prof. Dr. Douglas Queiroz Santos (UFU – Suplente). Aprovado. 3.11. Solicitação de indicação de banca para defesa de dissertação da discente ADRIANA SOUZA MARQUES. Banca indicada: Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (Orientadora); Prof.ª Dr.ª Gleice Aparecida de Assis (UFU); Prof. Dr. Gilsonley Lopes dos Santos (UFRRJ); Prof.ª Dr.ª Andressa Giovaninni Costa (UFU – Suplente); e Prof. Dr. Bruno Nery Vasconcelos (UFV - Suplente). Aprovado. 3.12. Solicitação de indicação de banca para defesa de dissertação da discente SORYANE DE PAULA MENEZES. Banca indicada: Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (Orientadora); Prof. Dr. Gilsonley Lopes dos Santos (UFRRJ); Prof. Dr. Bruno Nery Vasconcelos (UFV); Prof.ª Dr.ª Andressa Giovaninni Costa (UFU – Suplente); Prof.ª Dr.ª Anne Malvestio (UFU – Suplente); e Prof.ª Dr.ª Carine Firmino Carvalho Roel (UFU – Suplente). Banca aprovada. Devido as particularidades apresentadas pela professora Adriane, a discente terá até o dia 12/08/2022 para defender sua dissertação. 3.13. Solicitação de indicação de banca para defesa de dissertação do discente LUCIANO MARAJÓ DE CARVALHO NETO. Banca indicada: Prof. Dr. Guilherme Resende Corrêa (Orientador); Prof. Dr. Guilherme de Castro Oliveira (Coorientador); Prof. Dr. Alan Silveira (UFU); Prof. Dr. André Mundstock Xavier de Carvalho (UFV); Prof.ª Dr.ª Prímula Viana Campos (UFV – Suplente); Prof. Dr. José João Lelis Leal de Souza (UFV – Suplente). Banca aprovada com dilação de prazo para defesa de dissertação. A defesa de dissertação deverá ser realizada até dia 30/09/2022, pois segundo o professor Guilherme, não há disponibilidade para todos os membros da banca se reunir em agosto de 2022. 3.14. Solicitação de indicação de banca para qualificação (1ª etapa) do discente KASSIO HENRIQUE GAMA SOUZA. Banca indicada: Prof. Dr. Fernando Luiz de Paula Santil (Orientador); Prof.ª Dr.ª Tatiane Assis Vilela Meireles (UFU); Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Abdala (IFTM); e Prof. Dr. Claudionor Ribeiro da Silva (UFU – Suplente). Aprovado. 3.15. Solicitação de dilação de prazo para defesa de dissertação da discente LEIDIELEN PERES BRANDÃO. Dilação aprovada. A discente terá até dia 01/02/2023 para defender sua dissertação. 3.16. Solicitação de dilação de prazo para defesa de dissertação da discente STEPHANI LOREN DE MENEZES. Dilação aprovada. A discente terá até dia 31/08/2022 para defender sua dissertação. 3.17. Solicitação de Aproveitamento de Estudos do discente RAPHAEL SUSSIA SILVA. Aprovado. O discente terá o máximo de créditos aproveitados (11 créditos), conforme permitido em Regulamento (currículo da sua turma). 3.18. Análise dos Relatórios de Desempenho dos bolsistas do PPGMQ. Esse item voltará na próxima reunião. O Colegiado decidiu que os relatórios serão avaliados pelos membros do Colegiado, de forma a acompanhar o histórico de evolução dos bolsistas. Assim, para as próximas reuniões serão analisados apenas os pareceres dos membros do Colegiado referentes aos Relatórios dos bolsistas. 3.19. Definição da Comissão responsável pelo Processo Seletivo para ingresso no PPGMQ em 2023-1. Foram definidos os seguintes docentes para compor a comissão do processo seletivo (ingresso em 2023-1): Drausio Honorio Morais (presidente); Adriane de Andrade Silva; Fernando Luiz de Paula Santil; e Marcio Ricardo Salla. A portaria de nomeação da comissão será solicitada à Diretoria do ICIAG. 3.20. Definição de Coordenador substituto do PPGMQ. Conforme manifestação de interesse por parte dos docentes do PPGMQ, o Colegiado designou o professor Fernando Luiz de Paula Santil; como coordenador substituto. 3.21. Criação da linha de pesquisa: Ciências Florestais Sustentáveis. A professora Adriane explicou a necessidade da criação da linha de pesquisa, diante da necessidade de realização de estudos na área, bem como a demanda existente no curso de Engenharia Florestal. Os membros presentes consideraram também que já há três docentes do programa na área. Diante do exposto, o Colegiado aprovou a criação da nova linha de pesquisa. 3.22. Estratégias para minimizar o número de discentes desmatriculados do programa, visto que em 2021 tivemos 11 desmatriculados. Proposta: Repetir o seminário em que os docentes fizeram uma orientação coletiva, realizado em dezembro de 2020. Diante da solicitação, foi ressaltado que essa quantidade de desistências é decorrente do período de pandemia. Foi aprovada a proposta de realização de um seminário, no próximo semestre, para que tenham esclarecimentos assuntos pertinentes ao curso de mestrado. Diante da atual conjuntura e do perfil dos discentes, o Colegiado propôs que, caso seja possível, o atual mestrado acadêmico se transforme em mestrado profissional. 3.23. Solicitação de credenciamento no PPGMQ. Solicitante: Prof. João Vitor Meza Bravo. Solicitação aprovada. Após analisada e aprovada a documentação enviada para o PPGMQ, o nome do professor João Vitor será encaminhado à comissão designada pelo CONPEP para que seja inserido como docente colaborador do programa. 3.24. Reconhecimento de diploma obtido no exterior. Solicitante: DANIEL RODRIGUES DE OLIVEIRA. O Colegiado concluiu que as disciplinas que aparecem no histórico são afins às linhas e à área de concentração do PPGMQ. Mas, recomendou que seja melhor explicado o que se entende por equivalência de curso por parte da PROPP. É necessário saber se deve haver uma quantidade mínima de componentes iguais entre as disciplinas dos dois programas para afirmar ou não se são cursos equivalentes. Além disso, é necessário que sejam analisadas as ementas dos programas. Observação: as ementas do PPGMQ estão no site do programa para que possam ser analisadas por um relator designado pelo CONPEP para tratar do assunto. 3.25. Outros. 3.25.1. Solicitação de Aproveitamento de Estudos da discente FERNANDA OLIVEIRA DE MESQUITA. Aprovado. A discente terá o máximo de créditos aproveitados (12 créditos), conforme permitido em Regulamento (currículo da sua turma). 3.25.2. Solicitação de coorientação da discente Fernanda Oliveira de Mesquita feita pela docente Sueli Moura Bertolino. O Colegiado aprovou a coorientação feita pela professora Sueli. A discente deve enviar a solicitação de coorientação da professora Sheila para oficializar tal coorientação, uma vez que foi comunicada por e-mail sem que tivesse sido solicitada oficialmente junto ao Colegiado. 3.25.3. Solicitação de indicação de banca para defesa de dissertação da discente STEPHANI LOREN DE MENEZES. Banca indicada: Prof. Dr. Marcio Ricardo Salla (orientador); Prof.ª Dr.ª Sueli Moura Bertolino (UFU); Prof.ª Dr.ª Carla Eloísa Diniz dos Santos (UFTM); Prof. Dr. Ismarley Lage Horta Morais (UFU – Suplente); e Prof. Dr. Diego Andrade Lemos (UFTM – Suplente). Aprovado. 3.25.4. Homologar ata de Qualificação da discente YARA CRISTINA BATISTA DE SOUSA. Ata homologada. Nada mais havendo a tratar, às 16 horas e 30 minutos, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Marília Christina Arantes Melo, na qualidade de Secretária, pelo Presidente, pelos membros. Uberlândia-MG, 22 de julho de 2022.

 

Drausio Honorio Morais (Presidente)

Adriane de Andrade Silva

Gabriel Rodrigues Lima (Representante discente)

Guilherme Resende Corrêa

Marcio Ricardo Salla

Marília Christina Arantes Melo (Secretária do PPGMQ)


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Documento assinado eletronicamente por Marília Christina Arantes Melo, Secretário(a), em 03/08/2022, às 11:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Drausio Honorio Morais, Presidente, em 16/08/2022, às 14:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcio Ricardo Salla, Membro de Colegiado, em 16/08/2022, às 14:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Guilherme Resende Correa, Membro de Colegiado, em 16/08/2022, às 14:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Membro de Colegiado, em 20/10/2022, às 12:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gabriel Rodrigues Lima, Membro de Colegiado, em 21/11/2022, às 18:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.048854/2022-89 SEI nº 3803774