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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Energia Eólica, Energia Solar Térmica, Energia Solar Fotovoltaica e Energia Heliotérmica.
JUSTIFICATIVA
É de suma importância os conteúdos a serem trabalhados no entendimento de como funcionam os sistemas renováveis e de como eles se interagem com os sistemas já existentes.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final da disciplina Fontes Alternativas de Energia, o aluno terá a capacidade de compreender a |
Objetivos Específicos: |
Cap.1 – Ekos/Vitae – Utilização Geral da Energia Solar Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - Compreender as diversas possibilidades de aplicações da energia solar desde a arquitetura bioclimática, energia solar fotovoltaica e aplicações térmicas de baixa, média e altas temperaturas. Cap.2 – Ekos/Vitae – Aquecimento Solar Térmico Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - Identificar as aplicações do aquecimento solar em habitações de interesse social, comercial e industrial bem como sua inserção arquitetônica. Cap.4 – Ekos/Vitae – Entendendo um Sistema de Aquecimento Solar Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - Analisar os principais componentes da instalação de aquecimento solar, suas funções além dos principais materiais utilizados nos processos de fabricação. Cap.5– Ekos/Vitae – Princípios de Funcionamento de uma Instalação de Aquecimento Solar Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - Compreender os principais atributos e classificações dos sistemas de aquecimento solar; - Detalhar os principais modos de funcionamento dos sistemas com circulação natural e forçada. Cap.6– Ekos/Vitae – Passo a Passo de um Projeto de Instalação de Aquecimento Solar Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - Analisar as principais fases e etapas que compõe um projeto de instalação de aquecimento solar. Cap.1 – Villalva & Gazoli – Energia e Eletricidade Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - Descrever as principais fontes de energias renováveis e citar exemplos; - Descrever como se dá a geração e uso de eletricidade no mundo; - Compreender o que é geração distribuída; - Identificar as diversas fontes renováveis de energia no Brasil e em especial a energia solar fotovoltaica. Cap.2 – Villalva & Gazoli – Conceitos Básicos Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - Entender os principais conceitos básicos relacionados com a geração de energia solar fotovoltaica: radiação solar, ângulos de incidência, orientação dos módulos fotovoltaicos. Cap.3 – Villalva & Gazoli – Células e Módulos Fotovoltaicos Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - Descrever os diversos tipos de células fotovoltaicas; - Entender o funcionamento e características dos módulos fotovoltaicos comerciais; - Compreender a influência da radiação solar, temperatura e sombreamento sobre os módulos fotovoltaicos. Cap.4 – Villalva & Gazoli – Sistemas Fotovoltaicos Autônomos Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - Descrever as diversas aplicações dos sistemas fotovoltaicos autônomos bem como seus principais componentes e organização; - Calcular o dimensionamento de um sistema fotovoltaico autônomo. Cap.5 – Villalva & Gazoli – Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - Descrever as diversas categorias de sistemas fotovoltaicos conectados à rede bem como os diversos sistemas de tarifação; - Avaliar os diversos componentes utilizados nos sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica e os requisitos necessários para a conexão destes à rede elétrica; - Calcular o dimensionamento de um sistema fotovoltaico de microgeração conectado à rede elétrica. Cap.7 – Mauricio Tolmasquim - Fontes Renováveis de Energia no Brasil Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - Descrever sobre o estado da arte da energia heliotérmica e avaliar como esta geração solar heliotérmica se encontra no Brasil; - Descrever sobre as tecnologias de Cilindro Parabólico, Torre Central e Disco Parabólico. Identificar e analisar seus impactos ambientais. Cap.1 – Milton Pinto – Introdução Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - Compreender a necessidade de se mudar a geração de energia de uma fonte fóssil para energia renovável. Cap. 2 – Milton Pinto – A Evolução Histórica Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - Descrever o uso da energia eólica ao longo do tempo bem como sua previsão para o futuro. Cap. 3 – Milton Pinto – O Mercado Eólico Moderno Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - Compreender as principais características do mercado eólico moderno. Cap. 4 – Milton Pinto – O Vento Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - Compreender como o vento é gerado, as diversas escalas do vento e como se dá sua circulação pela atmosfera. Cap. 5 – Milton Pinto – A Energia Eólica Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - Compreender os fatores que determinam a potência do vento, fatores que influenciam a energia do vento e sua natureza estocástica; - calcular a direção do vento. Cap. 6 – Milton Pinto – As Turbinas Eólicas Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - Compreender como se dá a conversão de energia em uma turbina eólica; - descrever os diversos tipos de turbinas eólicas; - entender como se faz o controle de potência de uma turbina eólica; - descrever a vibração de uma turbina eólica. Cap.7 – Milton Pinto – O Terreno Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - analisar a topografia e a orografia de um terreno para o uso da energia eólica, o impacto da altura e obstáculos no vento. Cap.8 – Milton Pinto – A Medição do Vento Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - descrever os diversos tipos de instrumentos usados para a medição do vento; - compreender como se faz a avaliação dos recursos eólicos. Cap.9 – Milton Pinto – Os Aerogeradores Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - descrever os principais componentes de um aerogerador; - compreender o funcionamento das várias máquinas elétricas usadas como gerador de energia em um aproveitamento eólico. Cap.11 – Milton Pinto – Conexão com a Rede Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - descrever os cuidados que se deve ter para se fazer conexão de um parque eólico com a rede elétrica; - determinar a potência de curto-circuito de um parque eólico e sua qualidade de energia elétrica gerada. Cap. 12 – Milton Pinto – Impacto Ambiental Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - entender os diversos tipos de impactos ambientais causados pela instalação de um parque eólico bem como possíveis doenças relacionadas. Cap.13 – Milton Pinto – Proteção, Aterramento e Fundação Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - compreender a necessidade e como se faz a proteção das turbinas eólicas contra raios bem como do aterramento necessário; - descrever como é a construção da fundação de uma torre para turbina eólica. Cap.14 – Milton Pinto – Acidentes com Turbinas Eólicas Nesta unidade o aluno deverá ser capaz de: - identificar os diversos acidentes ocorridos e documentados com turbinas eólicas. |
PROGRAMA
1. Energia Eólica
1.1. Estado da arte da energia eólica
1.2. Potência Extraída do Vento – Mapa Eólico
1.3. Distribuição da Velocidade do Vento e Energia
1.4. Sistemas de Energia Eólica
1.5. Gerador Elétrico – Acionamento
1.6. Meio ambiente e a Energia Eólica
2. Energia Solar Térmica
2.1. Aquecimento solar e cenário energético brasileiro
2.2. Estado da arte da energia solar térmica
2.3. Evolução do mercado no Brasil e no mundo
2.4. Evolução da dinâmica tecnológica do setor no Brasil
2.5. Estratégias de desenvolvimento de uma tecnologia solar térmica nacional
2.6. Análise da viabilidade econômica-financeira
3. Energia Solar Fotovoltaica
3.1. Evolução do mercado fotovoltaico e estado da arte
3.2. Radiação Solar
3.3. Fundamentos da Energia Fotovoltaica
3.4. Princípios de Conversão de Energia Fotovoltaica
3.5. Configurações de Sistemas Fotovoltaicos
3.6. Identificação e análise dos impactos ambientais da tecnologia fotovoltaica
4. Energia Heliotérmica
4.1. Evolução do mercado e estado da arte da tecnologia no mundo
4.2. Descrição da tecnologia
4.3. Identificação e análise dos impactos ambientais da tecnologia heliotérmica
4.4. Análise de viabilidade econômica da tecnologia heliotérmica
4.5. Estratégia para o desenvolvimento de uma tecnologia heliotérmica nacional
4.6. Identificação das barreiras atuais à penetração da tecnologia eólica e mecanismos para
viabilização da introdução da tecnologia.
METODOLOGIA
As aulas serão expositivas. Para tanto, contar-se a com recursos audiovisuais e o uso de plataforma Microsoft Teams. Por parte dos discentes serão cobradas pesquisas sobre temas de interesse e listas de exercícios. O cronograma do conteúdo a ser estudado é mostrado a seguir:
Cronograma de desenvolvimento do programa 2020 /2
Aulas |
Datas |
Conteúdo
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01-02 |
13/07 7:10 as 8:50hs
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Apresentação do curso, avaliações e normas. Apostila – Introdução ao Sistema de Aquecimento Solar Cap. 1 – Utilização geral da energia solar -Introdução; Arquitetura bioclimática; Energia Térmica; Energia solar fotovoltaica Apostila – Introdução ao Sistema de Aquecimento Solar Cap. 2 – Aquecimento solar térmico -Introdução; Residencial unifamiliar; Residencial multifamiliar; Projetos para distribuição de água quente; 2.4-Setor de serviços; Setor industrial; Aquecimento de piscina; Integração arquitetônica; Aquecimento distrital. |
03-04 |
14/07 7:10 as 8:50hs
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Cap. 4 – Entendo um sistema de aquecimento solar -Premissas para um bom projeto de uso de energia solar; Sistema de aquecimento solar; Modelos de coletores solares: coletor solar plano, cobertura do coletor, coletor solar aberto, coletor tubo de vácuo, painel solar termodinâmico, reservatório térmico. |
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Trabalho a ser entregue |
– O mercado brasileiro e mundial de energia térmica
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05-06
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20/07 7:10 as 8:50hs
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Apostila – Introdução ao Sistema de Aquecimento Solar Cap. 5 – Princípios de funcionamento de uma instalação de aquecimento solar-Classificação dos sistemas de aquecimento solar; Componentes de um sistema de aquecimento solar de água; Termossifão convencional; Termossifão acoplado; Termossifão integrado; Regras para garantir o termossifão; Circulação forçada convencional; Sistema anticongelamento para a circulação; Aquecimento de piscina. |
07 - 08 |
21/07 7:10 as 8:50hs |
Cap. 6 – Passo a passo de um projeto de instalação de aquecimento solar 6.1-Dimensionamento; Etapas do projeto de sistemas de aquecimento solar: Detalhes da visita técnica, Dimensionamento de água. |
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Trabalho a ser entregue |
Cap.1 – Villalva & Gazoli – Energia e Eletricidade |
09 -10
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27/07 7:10 as 8:50hs
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Cap.2 – Villalva & Gazoli – Conceitos Básicos – Radiação Solar; Massa de ar; Tipos de radiação solar; Energia solar; Orientação dos módulos fotovoltaicos; Ângulo azimutal; Movimentos da Terra;
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11-12 |
28/07 7:10 as 8:50hs |
2.8 – Declinação Solar; Altura solar; Ângulo de incidência dos raios solares; Escolha do ângulo de inclinação do módulo solar; Regras básicas para a instalação de módulos solares; Rastreamento automático da posição do sol; Espaçamento de módulos em usinas solares. |
13-14
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03/08 7:10 as 8:50hs
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Cap.3 – Villalva & Gazoli – Células e Módulos Fotovoltaicos – Células fotovoltaicas; Um pouco de história; Tipos de células fotovoltaicas; Módulo, placa ou painel fotovoltaico; Funcionamento e características dos módulos fotovoltaicos comerciais; Influência da radiação solar; Influência da temperatura.
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15-16
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04/08 7:10 as 8:50hs
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Cap.3 – Villalva & Gazoli – Células e Módulos Fotovoltaicos (cont.) 3.8 – Características dos módulos fotovoltaicos comerciais; 3.9 – Conjunto ou arranjos fotovoltaicos; 3.10 – Sombreamento de módulos fotovoltaicos; 3.11 – Conexões elétricas. |
Aulas |
Tipo |
Conteúdo
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17-18
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10/08 7:10 as 8:50hs
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Cap.4 – Villalva & Gazoli – Sistemas Fotovoltaicos Autônomos – Aplicações dos sistemas fotovoltaicos autônomos; Componentes de um sistema fotovoltaico autônomo; Bateria – Bancos de baterias; Tipos de baterias; Baterias de ciclo profundo; Vida útil das baterias; Características das baterias estacionárias de chumbo ácidas – Controladores de carga Funções do controlador de carga; Modo de utilização do controlador de carga; Principais tipos de controladores de carga |
19-20 |
11/08 7:10 as 8:50hs
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Cap.4 – Villalva & Gazoli – Sistemas Fotovoltaicos Autônomos (cont.) 4.5 – Inversor -Princípio de funcionamento; Modo de conexão; Características principais dos inversores; Tipos de inversores – Módulos fotovoltaicos para sistemas autônomos; – Organização dos sistemas fotovoltaicos autônomos; Sistemas para alimentação de consumidores em corrente contínua; Sistemas para alimentação de consumidores em corrente alternada; Sistemas sem baterias; Sistemas fotovoltaicos autônomos de grande porte.
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21-22
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17/08 7:10 as 8:50hs
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Cap.4 – Villalva & Gazoli – Sistemas Fotovoltaicos Autônomos (cont.) 4.8 – Cálculo da energia produzida pelos módulos fotovoltaicos; Dimensionamento do banco de baterias; Levantamento do consumo de energia do sistema fotovoltaico autônomo; Exemplo de dimensionamento de um sistema fotovoltaico autônomo.
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23-24
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18/08 7:10 as 8:50hs
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Cap.5 – Villalva & Gazoli – Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica – Introdução; Categorias de sistemas fotovoltaicos conectados à rede; Sistemas de tarifação; Inversores para conexão à rede elétrica. |
Aulas |
Tipo |
Conteúdo
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25-26
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24/08 7:10 as 8:50hs
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Cap.5 – Villalva & Gazoli – Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica (cont.) – Características dos inversores; Recursos e funções dos inversores para a conexão de sistemas fotovoltaicos è rede elétrica; Requisitos para a conexão de sistemas fotovoltaicos à rede elétrica; Inversores comerciais para sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica.
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27-28 |
25/08 7:10 as 8:50hs |
1ª prova |
29-30
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01/09 7:10 as 8:50hs |
Cap.5 – Villalva & Gazoli – Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica (cont.) – Organização dos conjuntos fotovoltaicos; Componentes dos sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica; Conexões elétricas nos sistemas conectados à rede de distribuição de baixa tensão; Dispositivos de proteção de surto para sistemas fotovoltaico.
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31-32 |
08/09 7:10 as 8:50hs |
Exemplo de dimensionamento de um sistema fotovoltaico de micro geração conectado à rede elétrica
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Trabalho a ser entregue |
– A Evolução Histórica do uso do vento
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33-34
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14/09 7:10 as 8:50hs |
Cap. 4 – Milton Pinto – O Vento – As Fontes do Vento; A Atmosfera Terrestre |
35-36
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15/09 7:10 as 8:50hs
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Cap. 4 – Milton Pinto – O Vento (cont.) – A Circulação Geral da Atmosfera; Ventos Próximos à Superfície; Ciclones, Anticiclones e Tornados; Escalas do Vento; A Circulação Geral do Vento e os Modelos de Circulação Global; A Circulação Secundária do Vento; A Circulação Terciária do Vento
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37-38 |
21/09 7:10 as 8:50hs |
Cap. 5 – Milton Pinto – A Energia Eólica – A Potência do Vento; Fatores Influentes na Energia do Vento; Natureza Estocástica do Vento; Distribuição de Weibull; A Direção do Vento. |
39-40
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22/09 7:10 as 8:50hs |
Cap. 6 – Milton Pinto – As Turbinas Eólicas – A Conversão de Energia; Classificação das Turbinas Eólicas; O Torque de uma Turbina; As Forças de Sustentação e Arrasto. |
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Trabalho a ser entregue |
Resolução de exercícios
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41-42 |
28/09 7:10 as 8:50hs |
Cap. 6 – Milton Pinto – As Turbinas Eólicas (cont.)– A Eficiência Energética; O Material das Pás; O Limite de Lanchester-Betz-Joukuwsky; Para Além do Limite de Betz. |
43-44
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29/09 7:10 as 8:50hs
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Cap. 6 – Milton Pinto – As Turbinas Eólicas (cont.) – O Coeficiente e a Curva de Potência de uma Turbina Eólica; O Número de Pás de uma Turbina Eólica; A Solidez de uma Turbina Eólica; Os Elementos de uma Pá; Aerofólios e Aerodinâmica.
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45-46
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05/10 7:10 as 8:50 hs
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Cap. 6 – Milton Pinto – As Turbinas Eólicas (cont.) – O Controle de Potência de uma Turbina Eólica; A Disponibilidade Técnica de uma Turbina; A Eficiência de uma Turbina; o Fator de Capacidade de uma Turbina; As Classes das Turbinas Eólicas; Rendimento do Gerador de uma Turbina Eólica; As Microturbinas Eólicas; A Modelagem da Turbina Eólica. |
47-48
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06/10 7:10 as 8:50hs
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Cap. 6 – Milton Pinto – As Turbinas Eólicas (cont.) – Os Fabricantes de Turbinas Eólicas; As Maiores Estruturas; Repotenciação das Turbinas Eólicas; O Ciclo de Vida de uma Turbina Eólica; A Vibração de uma Turbina Eólica; As Novas Arquiteturas de Turbinas Eólica.
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49-50 |
13/10 7:10as 8:50hs
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Cap. 7 - O Terreno – A camada-limite; O impacto da altura no vento; A rugosidade e a orografia do solo; Turbulência e a intensidade de turbulência; Indicadores biológicos; Obstáculos.
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51-52 |
19/10 7:10as 8:50hs
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Cap. 8 – Medição do Vento– Instrumentos de medição; Tipos de anemômetros; Sistemas de sensoriamento remoto; O datalogger; A campanha de medição; A calibração; A montagem dos anemômetros; Custos da medição; A avaliação dos recursos eólicos; As ferramentas computacionais para o uso em energia eólica.
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53-54 |
20/10 7:10 as 8:50hs
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Cap.9 – Milton Pinto – Os Aerogeradores– Os Componentes de um Aerogerador; Máquinas Elétricas;
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55-56
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26/10 7:10as 8:50hs
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Cap.11 – Milton Pinto – Conexão com a Rede – Conexão com a Rede; Cuidados com a Conexão; As Linhas de Transmissão; O Armazenamento de Energia; A Potência de Curto-Circuito; O Custo da Transmissão Elétrica; O Nível de Compartilhamento Eólico da Energia. |
57-58 |
27/10 7:10 as 8:50hs
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Cap.14 – Milton Pinto – Acidentes com turbinas eólicas. Cap. 16 – Custo da energia eólica |
59 - 60 |
29/10 7:10as 8:50hs |
2ª prova |
AVALIAÇÃO
A avaliação será composta por duas provas escritas, individuais, objetivas, sem consulta no valor de quarenta pontos cada uma e vinte pontos atribuídos ao desenvolvimento de pesquisas, em sua média, perfazendo um total de cem pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1) VILLALVA, MARCELO GRADELLA; GAZOLI, JONAS RAFAEL. Energia Solar Fotovoltaica – Conceitos e Aplicações - Editora Érica, São Paulo, 1ª edição, 2012, 224pp
2) PINTO, MILTON DE OLIVEIRA. – Fundamentos de Energia Eólica, GEN/LTC, 2013, 368pp
3) HODGE, B. K. – Sistemas e Aplicações de Energia Alternativa – Editora GEN/LTC, 2011, 324pp.
4) INSTITUTO EKOS BRASIL; INSTITUTO VITAE CIVILIS. – Introdução ao Sistema de Aquecimento Solar. 2010, 128pp.
Complementar
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Aidson Antonio de Paula, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/07/2021, às 14:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2890313 e o código CRC 2D4DC730. |
Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 | SEI nº 2890313 |