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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
O componente curricular GBD017 tem um total de 90 horas, o que equivale a 108 horas-aulas (cada hora-aula tem 50 minutos). No período 2022/1, o componente curricular será desenvolvido em 6 horas/aula por semana e em 17 semanas de aula, previstas na Resolução CONGRAD/UFU n° 56/2022, a carga horária será de: 6 x 50 min = 300 min/semana, o que equivale a 5 horas por semana.
Ano/Semestre 2022/1 com início dia 26 de setembro de 2022 e término em 06 de fevereiro de 2023, segundo RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 56/2022 e outras normativas e resoluções, citadas abaixo: - Docente e estudantes devem atender ao Protocolo de Biossegurança da Universidade Federal de Uberlândia e aos Protocolos Internos de Biossegurança - PIBs das Unidades Acadêmicas e órgãos administrativos, que deverão ser atualizados conforme recomendações das autoridades sanitárias, segundo consta no Artigo 1 da RESOLUÇÃO CONSUN Nº 30, de 07 de março de 2022. - Docente e estudantes devem atender à PORTARIA REITO Nº 287, de 03 de março de 2022 que dispõe sobre os procedimentos a serem adotados para comprovação do esquema vacinal contra a Covid-19 e do acesso aos campi e aos espaços físicos no âmbito da UFU. - Ao se matricular na disciplina, o(a) discente declara-se ciente das normas estabelecidas nesse plano e na Resolução CONGRAD Nº 46/2022. - A Recuperação da Aprendizagem do componente curricular se dará seguindo Normas Gerais de Graduação (Resolução CONGRAD Nº 46/2022), Art. 141. - Os estudantes estão sujeitos às penalidades expostas no Regimento Geral da UFU (http://www.ufu.br/documentos/legislacao/Regimento_Geral_da_UFU.pdf) em caso de fraudes ou comportamento fraudulento, observado o Art. 196, do capítulo III do regime disciplinar. - O professor não autoriza a gravação e divulgação/compartilhamento de suas aulas, e mesmo frações, ou qualquer forma de reprodução das mesmas. |
EMENTA
Organização e hierarquização do sistema imunológico. Imunologia aplicada: métodos imunológicos de diagnóstico in vitro e in vivo, produção de vacinas e outros métodos de imunoprofilaxia. Imunopatologia: resposta imune anti-infecciosa, imunologia dos tumores, rejeição de alotransplantes e auto-imunidade.
JUSTIFICATIVA
O componente curricular Imunologia (GBD017), no curso de graduação em Biomedicina, pauta-se nas competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento profissional do Biomédico. Pretende-se sensibilizar e capacitar o acadêmico de Biomedicina em transformar ativamente seu conhecimento, relativo aos processos fisiológicos e fisiopatológicos associados ao sistema imune dos seres humanos, nas diversas fases da vida (gestação, nascimento, crescimento, vida adulta e envelhecimento). E assim, proporcionar ao futuro profissional atitudes transformadoras, olhar crítico e de respeito aos processos de saúde-doença, às pessoas, comunidades e populações.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Adquirir noções básicas sobre mecanismos imunológicos básicos e os princípios de imunopatologia, suas aplicações em pesquisa básica e em laboratório clínico com finalidade diagnóstica, terapêutica e profilática. |
Objetivos Específicos: |
Conhecer e entender os principais eventos e princípios que estão envolvidos nos processos e mecanismos imunes fisiológicos e patológicos, suas aplicações em pesquisa básica e em laboratório clínico com finalidade diagnóstica, terapêutica e profilática. Conhecer e entender os mecanismos imunes presentes nas doenças que incidem nas diversas fases de vida, da infância à velhice. Conhecer e entender os mecanismos de ativação e regulação do sistema imune e suas interações com outros sistemas biológicos, particularmente os sistemas endócrino e nervoso.
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PROGRAMA
A. Mecanismos imunológicos básicos:
1. Sistema linfoide: órgãos e células.
2. Antígenos e anticorpos. Superfamília das imunoglobulinas.
3. Complexo principal de histocompabilidade (MHC/HLA). Apresentação de antígenos.
4. Imunidade Inata; Sistema Complemento. Inflamação.
5. Mecanismos de resposta imune humoral: células, funções e produtos.
6. Mecanismos de resposta imune celular: células, funções e produtos. Regulação da resposta imune e Tolerância Imunológica.
7. Imunidade de mucosas. Imunidade na gestação e lactação.
B. Princípios de imunopatologia:
1. Hipersensibilidade Imediata e Tardia: reações de hipersensibilidade tipos I, II, III e IV.
2. Mecanismos de autoimunidade: doenças autoimunes.
3. Imunologia dos transplantes; Transfusão sanguínea.
4. Imunologia dos tumores.
5. Mecanismos imunológicos na relação parasita-hospedeiro. Imunidade a microrganismos.
6. Imunodeficiências primárias e secundárias.
7. Métodos imunológicos de diagnóstico: imunoensaios, diagnóstico por imagem e indicação.
c. Imunoprofilaxia e Imunoterapia:
1. Vacinas e Imunização: princípios, composição e Programa Nacional de Imunizações (PNI); CRIE e imunobiológicos especiais.
2. Soros: princípios da soroterapia; tipos de soros sanguíneos: normais e hiperimunes, homólogos e heterólogos, antinfecciosos e antiofídicos.
3. Anticorpos monoclonais: imunoterapia e diagnóstico.
METODOLOGIA
ATIVIDADES PRESENCIAIS:
As atividades presenciais (6 horas/aula por semana) serão realizadas nas segundas-feiras Segunda-feira - 14h00 - 16h50 (Teórica), Segunda-feira - 16h50 - 17h40 (Prática) e Quarta-feira - 08h00- 09h40 (Prática), conduzidas pelo docente responsável em sala de aula no Campus Umuarama, sendo que nas 17 semanas previstas, contabilizar-se-ão h/a no total. As aulas presenciais iniciarão no horário previsto e haverá uma tolerância de 05 minutos para o início das atividades, com a averiguação da presença de forma oral e/ou escrita, em todas as aulas presenciais, podendo ocorrer inclusive em mais de um momento em um mesmo dia.
CARGA HORÁRIA:
O componente curricular GBD017 tem um total de 90 horas o que equivale a 108 horas-aulas (cada hora-aula tem 50 minutos). Em cada semana são ministradas 6 h/a e no período 2022/1 serão 17 semanas de aulas previstas no calendário acadêmico, constante na Resolução CONGRAD/UFU n° 56/2022, assim a carga horária será de:
- Total: 6h/a por semana x 50 min cada = 300 min/semana ou 5 horas por semana.
OBSERVAÇÃO: Os estudantes poderão desenvolver atividades suplementares de estudo, à livre demanda, individual ou em grupo. Essas atividades poderão ser realizadas nos dias e horários convenientes para os estudantes, na plataforma Microsoft Teams. Elas não serão avaliativas e nem mesmo serão computadas na carga horária do componente curricular.
ASSIDUIDADE ÀS ATIVIDADES (AULAS E AVALIAÇÕES) E APROVAÇÃO:
A assiduidade ao componente curricular GBD017 2022/1 será computada:
- Pela participação nas atividades presenciais, através do preenchimento do Diário Eletrônico do Professor, por averiguação da presença de forma oral e/ou por escrito.
Quanto à aprovação, será considerado aprovado em um componente curricular o estudante que obtiver frequência mínima de 75% e nota mínima de 60 pontos, segundo o Artigo n° 116 da RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46/2022.
AULAS E AVALIAÇÕES:
- Aulas:
As aulas presenciais serão expositivas e dialogadas, com objetivo de promover que os acadêmicos desenvolvam competências, habilidades e atitudes que se aproximem dos objetivos de aprendizagem do componente curricular e das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Biomedicina. Para isso, serão utilizados recursos motivacionais, interacionais, de engajamento no processo de aprendizagem e metodologias ativas. Nas aulas serão empregados diversos recursos e estratégias que facilitem a participação e interação dos estudantes, bem como construção do conhecimento e habilidades e atitudes: perguntas rápidas e interativas, Quadro negro/branco, Mapa mental/conceitual e Team-Based Learning (TBL). Eles permitirão identificar e averiguar as experiências pessoais e da turma e facilidades/dificuldades dos acadêmicos, no seu aprendizado quanto ao conteúdo programático e nas atividades formativas e/ou somativas. Sendo assim, a análise dos resultados do uso desses recursos subsidiará a fundamentação para redirecionamento e reorientação, caso se faça necessário.
Diversas metodologias de ensino e aprendizagem serão desenvolvidas nas aulas presenciais, em grupo ou individualmente. Entre elas, citam-se: Mapa mental/conceitual, TBL, Rotação por estações, sala de aula invertida, Peer instruction+ World Cafe e/ou jogos on-line com questões de múltipla escolha.
Pdf das aulas serão disponibilizados aos estudantes no Microsoft Teams da disciplina.
As aulas práticas serão realizadas no laboratório multiusuário do ICBIM no bloco 2B, salas 129-130.
As práticas com material biológico de origem animal foram previamente aprovadas pelo Comitê de Ética na Utilização de Animais (CEUA) da UFU.
- Avaliações Formativas e/ou somativas:
As atividades avaliativas seguirão critérios por rubricas com categorias, disponíveis previamente aos estudantes no início do período letivo, e mesmo, em cada avaliação impressa. os critérios ficarão disponíveis no M. Teams da disciplina. As avaliações serão na forma de questionário com questões objetivas e descritivas, de forma individual e sem consulta a serem respondidas presencialmente, ou em grupo (TBL e mapas conceituais).
Em caso de plágio (por exemplo, entre estudantes e/ou de cópia de material disponível na internet ou impresso), a atividade não será avaliada e o estudante receberá nota zero pela atividade, por se caracterizar atividade fraudulenta.
Em caso de fraudes ou comportamento fraudulento os discentes estão sujeitos às penalidades expostas no Regimento Geral da UFU (http://www.ufu.br/documentos/legislacao/Regimento_Geral_da_UFU.pdf), observado o Art. 196, do capítulo III do regime disciplinar.
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO e APOIO AO ESTUDANTE:
- O atendimento presencial, individualizado ou em grupo, aos estudantes se dará semanalmente, cujo dia e horário, serão acordados com os estudantes e disponibilizado previamente pelo docente, contando com a colaboração de monitore(s).
- O atendimento on-line poderá se dar pelo M. Teams, por meio de Chat ou por e-mail institucional (monica.sopelete@ufu.br). O docente se compromete a entrar pelo menos uma vez ao dia, de segunda à sexta-feira, para responder aos questionamentos, dúvidas, críticas e sugestões enviados pelos estudantes.
Obs.: Está prevista a participação de monitore(s) para auxiliar no desenvolvimento do componente curricular, de forma presencial.
ACESSO À BIBLIOGRAFIA:
Todo o material bibliográfico básico e complementar, bem como instrucional está disponível nas Bibliotecas da UFU e aqueles relativos à Imunologia e do Ministério da Saúde, como textos, videoaulas e vídeos institucionais e científicos, livres para uso educacional, estarão disponibilizados no formato pdf, link ou arquivo no M. Teams. Novos materiais bibliográficos serão adicionados à bibliografia da GBD017, conforme os acadêmicos socializem suas melhores escolhas, levando em consideração os diversos estilos e estratégias de estudo e aprendizagem.
Acesso a bibliografia suplementar (não fornecido pelo docente) de qualidade pode ser realizado pelo Portal de Periódicos Capes, que disponibiliza livros, e-books, enciclopédias e acervo de diversos periódicos científicos. Para isso o acadêmico, precisará estar conectado à internet e acessar a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), pelo site https://www.bibliotecas.ufu.br/servicos/acesso-remoto-portal-capes-cafe, utilizando para fazer o log in, seu e-mail institucional.
CRONOGRAMA
O cronograma abaixo (Quadro 1) apresenta o planejamento das atividades presenciais da GBD017 2022/1.
Quadro 1. Descrição das atividades síncronas, de acordo com o proposto pela Resolução 25/2020 do CONGRAD/UFU.
Data |
Atividades (aulas e avaliações): Segundas-feiras das 14h00 às 17h40 e Quartas-feiras das 8h00 às 9h40 |
Docente responsável |
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26/09 e 28/09 |
Dispensa dos estudantes para a recepção dos ingressos |
Mônica Camargo Sopelete |
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03/10 e 05/10 |
03/10: Apresentação da Disciplina GBD017 e do plano de ensino Introdução à Imunologia
05/10: Aprovação do plano de ensino da GBD017 Órgãos e células do Sistema Imune (laboratório 2B 130). Aprovação CEUA |
Mônica Camargo Sopelete |
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10/10 e 12/10 (feriado) |
10/10: Antígenos e Anticorpos Interações antígeno-anticorpo Isolamento de imunoglobulinas (laboratório 2B 130)
12/10: FERIADO
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Mônica Camargo Sopelete |
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17/10 e 19/10 |
17/10: Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC) Moléculas apresentadoras de antígenos Processamento de antígenos e apresentação de peptídeos antigênicos aos linfócitos T
19/10: Avaliação somativa e formativa e individual (Avaliação 1): Conteúdos: Introdução ao SI, Órgãos tecidos e células do SI, Antígeno e Anticorpo, MHC e Apresentação/Processamento de Antígenos Valor total: 25,0 pontos |
Mônica Camargo Sopelete |
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Semana 5
24/10 e 26/10 |
24/10: Mecanismos da resposta imune celular; Regulação da resposta imune celular e Tolerância imunológica
26/10: Sensibilidade, Especificidade e Valores preditivos (laboratório 2B 130)
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Mônica Camargo Sopelete |
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07/11 e 09/11 |
07/11: Mecanismos da resposta imune humoral; Regulação da resposta imune humoral e Tolerância imunológica
09/11: Imunidade Inata e inflamação
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Mônica Camargo Sopelete |
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14/11 e 16/11 |
14/11: Sistema complemento Cálculos de diluição simples e seriada (laboratório 2B 130)
16/11: Avaliação somativa e formativa e individual (Avaliação 2 = Av2): Conteúdos: RI Celular e tolerância do Linfócito T, RI humoral e tolerância do Linfócito B, Imunidade Inata e Sistema Complemento, sensibilidade, especificidade e valores preditivos, cálculos de diluição Valor total: 25,0 pontos |
Mônica Camargo Sopelete |
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21/11 e 23/11 |
21/11: Imunologia da gestação e lactação
23/11: Hemólise pela ativação do sistema complemento (laboratório 2B 130). Aprovação CEUA
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Mônica Camargo Sopelete |
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28/11 e 30/11 |
28/11: Reações de Hipersensibilidade
30/11: Testes cutâneos de puntura para diagnóstico in vivo da alergia (laboratório 2B 130)
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Mônica Camargo Sopelete |
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05/12 e 07/12 |
05/12: Doenças autoimunes
07/12: Doenças autoimunes: Peer instruction na forma de World Cafe (laboratório 2B 130)
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Mônica Camargo Sopelete |
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12/12 e 14/12 |
12/12: Resposta imune aos transplantes Tipagem ABO/Rh: testes de aglutinação (laboratório 2B 130)
14/12: Avaliação somativa e formativa e individual (Avaliação 3 = Av3): Conteúdos: Imunologia da gestação e lactação, Reações de hipersensibilidade, Doenças autoimunes, RI a transplantes, testes cutâneos de alergia e testes de aglutinação Valor total: 25,0 pontos |
Mônica Camargo Sopelete |
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19/12 (reposição de aulas de sextas-feiras em todos os campi) e 21/12 |
19/12: NÃO TERÁ AULA DE IMUNOLOGIA
21/12: Sala de aula invertida inicial: auto estudo Imunidade a Microrganismos e Imunoprofilaxia (laboratório 2B 130) |
Mônica Camargo Sopelete |
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04/01 |
04/01: Sala de aula invertida final: TBL (individual - grupo - individual) e Branstorm: Imunidade a Microrganismos e Imunoprofilaxia Pontos extra: 5,0 pontos (2 individual, 1 em grupo e 2 individual) |
Mônica Camargo Sopelete |
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09/01 e 11/01 |
09/01: Resposta imune aos tumores
11/01: ELISA: Princípios e tipos (laboratório 2B 130) |
Mônica Camargo Sopelete |
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16/01 e 18/01 |
16/01 Imunodeficiências
18/01: ELISA HIV/AIDS (laboratório 2B 130) |
Mônica Camargo Sopelete |
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23/01 e 25/01 |
23/01: Anticorpos monoclonais Rotação por estações: anticorpos monoclonais em imunoensaios e na prática clínica
Anticorpos monoclonais: discussão de protocolo. Mapa conceitual: em grupo, com pontos extras Pontos extras: 3,0 pontos (critérios/rubrica disponibilizados previamente) |
Mônica Camargo Sopelete |
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30/01 e 01/02 |
30/01: Avaliação somativa e formativa e individual (Avaliação 4 = Av4): Conteúdos: Valor total: 25,0 pontos
01/02: Revisão de Imunologia: Mapa conceitual, em grupo e com pontos extras: atividade opcional Pontos extras: 5,0 pontos (critérios/rubrica disponibilizados previamente) |
Mônica Camargo Sopelete |
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02/02 (reposição de aulas de quartas-feiras em todos os campi) e 06/02 |
02/02: Recuperação da Aprendizagem: RA1 e/ou RA2 e/ou RA3 e/ou RA4
06/02: Vista de notas e faltas finais; Avaliação oficial do componente curricular pelos estudante |
Mônica Camargo Sopelete |
AVALIAÇÃO
O componente GBD017 2022/1 constará com atividades avaliativas formativas e/ou somativas conforme Quadro 2, apresentado abaixo.
As avaliações somativas e formativas na forma de Questionários, conterão questões de múltipla escolha e dissertativas. Serão importantes como verificação e reforço no conhecimento de tópicos da Imunologia Básica e Clínica.
a) Datas e horários da avaliação: Quadro 2.
b) Critérios para a realização e correção das avaliações: estarão disponíveis no ambiente no Microsoft Teams para consulta prévia. Serão observados os seguintes critérios de correção:
- Redação: coesão e coerência das respostas e adequação à norma padrão da língua portuguesa.
- Conteúdo: apresentação das respostas segundo fundamentação teórica abordada na disciplina.
Observação: Os (a) discentes estão sujeitos às penalidades expostas no Regimento Geral da UFU (http://www.ufu.br/documentos/legislacao/Regimento_Geral_da_UFU.pdf) em caso de fraudes ou comportamento fraudulento, observado o Art. 196, do capítulo III do regime disciplinar.
Todas as notas das avaliações formativas e somativas serão publicadas no M. Teams/Arquivos, pasta com documentos oficiais e/ou em postagens.
Assim, quanto as avaliações pontuadas: Avaliações somativas e formativas individuais = 25,0 pontos x 4 (avaliações) Total = 100 pontos
Avaliação opcional (revisão + mapa conceitual) = 5,0 pontos (extras)
Avaliações formativas individuais e em grupo extras (TBL e mapa conceitual) = 8,0 pontos
RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM (RA): Os estudantes que não obtiveram 60,0 pontos ao final do período poderão recuperar a aprendizagem do conteúdo e a pontuação referente as Av1, Av2, Av3 e/ou Av4 que obtiveram rendimento menor do que a média nesses instrumentos. Essas avaliações de recuperação (RA1, RA2, RA3 e R4) englobarão os conteúdos programados respectivos à Av1, Av2, Av3 e Av4. Assim, o estudante poderá fazer todas as RA, três, duas ou somente uma, conforme seu rendimento. O estudante terá acesso aos pdf das aulas pelo M. Teams referente ao conteúdo da recuperação, além de plantão de dúvidas junto ao docente, em horário a combinar.
A avaliação da recuperação da aprendizagem será presencial e individual, ao final do período letivo.
Quadro 2. Descrição das atividades avaliativas, seus respectivos dias, duração e valores.
Data |
Atividades avaliativas |
Tipo de atividade |
Duração |
Valor (pontos) |
19/10 |
Avaliação formativa e somativa individual (Avaliação 1) |
Individual |
90 min |
25,0 |
16/11 |
Avaliação formativa e somativa individual (Avaliação 2) |
Individual |
90 min |
25,0 |
14/12 |
Avaliação formativa e somativa individual (Avaliação 3) |
Individual |
90 min |
25,0 |
30/01 |
Avaliação formativa e somativa individual (Avaliação 4) |
Individual |
90 min |
25,0 |
Total |
|
|
|
100,0 |
04/01 |
TBL |
Individual - Grupo - Individual |
90 min |
5,0 (extras) |
25/01 |
Mapa conceitual |
Grupo |
90 min |
3,0 (extras) |
01/02 |
Mapa conceitual |
Grupo |
90 min |
5,0 (extras) |
Total extras |
|
|
|
13,0 (extras) |
02/02 |
Recuperação da Aprendizagem: RA1 e/ou RA2 e/ou RA3 e/ou RA4 |
Individual |
menor ou igual a 200 min |
variável |
BIBLIOGRAFIA
Básica
ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H.; PILLAI, S. Imunologia celular e molecular. 8a Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 536 p. : il.
CRUVINEL, W. de M. et al. Sistema imunitário: Parte I. Fundamentos da imunidade inata com ênfase nos mecanismos moleculares e celulares da resposta inflamatória. Rev. Bras. Reumatol., São Paulo, v. 50, n. 4, p. 434-447, Aug. 2010. Disponível em: <http://doi.org/10.1590/S0482- 50042010000400008>. Acesso em: 03 de fev. 2021.
EUROPEAN FEDERATION OF IMMUNOLOGICAL SOCIETIES. O Seu Incrível Sistema Imune. Como ele protege seu corpo - 4a edição - 2015. DOI: 10.13140/RG.2.1.3874.960. Disponível em: <http://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4563270/mod_resource/content/1/ Incrivel%20sistema%20imune.pdf>. Acesso em: 08 de fev. 2021.
HUNT, R. Microbiologia e Imunologia online. Disponível em:<http://www.microbiologybook.org/Portuguese/intro- port.htm>. Acesso em: 03 de fev. 2021.
MACHADO, P. R. L. et al . Mecanismos de resposta imune às infecções. An. Bras. Dermatol., Rio de Janeiro , v. 79, n. 6, p. 647-662, Dec. 2004. Disponível em: <http://doi.org/10.1590/S0365- 05962004000600002>. Acesso em: 03 Fev. 2021.
MESQUITA JUNIOR, D. et al. Sistema imunitário - parte II: fundamentos da resposta imunológica mediada por linfócitos T e B. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2010, v. 50, n.5, pp. 552-580. ISSN 0482-5004. Disponível em: <http://doi.org/10.1590/S0482- 50042010000500008>. Acesso em: 08 fev. 2021.
SANTOS, C. B. Imunologia III - Guerra R.A.T (organizador). Disponível em: <http://portal.virtual.ufpb.br/biologia/novo_site/Biblioteca/Livro_5/2-Imunologia.pdf>. Acesso em: 04 de fev. 2021.
SOUZA, A. W. S. de et al. Sistema imunitário: parte III. O delicado equilíbrio do sistema imunológico entre os pólos de tolerância e autoimunidade. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2010, v. 50, n. 6, pp. 665-679. ISSN 0482-5004. Disponível em: <http://doi.org/10.1590/S0482-50042010000600007>. Acesso em: 08 fev. 2021.
Complementar
BAHIA. Secretaria da Saúde. Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde. Manual de boas práticas em imunização no contexto da pandemia COVID-19 no Estado da Bahia / Secretaria da Saúde. Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa). – Salvador: SESAB, 2020. Disponível em:<http://www.saude.ba.gov.br/wp- content/uploads/2020/11/MANUAL-DE-BOAS-PRATICAS-DE-IMUNIZACAO.pdf.>. Acesso em: 03 de fev. 2021.
BLOG DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA (SBI). Disponível em: <http://blogdasbi.blogspot.com>. Acesso em: 03 de fev. 2021.
BMJ. Best Practice. Kwashiokor. Disponível em:<hps://bestpracce.bmj.com/topics/pt-br/1022>. Acesso em: 03 de fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, 2014. 176 p. : il. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf>. Acesso em: 03 de fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. PROTOCOLOS CLINICOS E " DIRETRIZES TERAPEUTICAS Volume I. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolos_clinicos_diretrizes_terapeuticas_v1.pdf>. Acesso em: 03 de fev. 2021.
DELVES, P. J. Overview of the Immune System. Disponível em: <http://www.merckmanuals.com/professional/immunology-allergic-disorders/biology-of-the-immune- system/overview-of-the-immune-system.>. Acesso em: 03 fev .2020.
FRANK, S. A. Immunology and Evolution of Infectious Disease. Princeton (NJ): Princeton University Press; 2002. Disponível em <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK2396/#A23>. Acesso em: 03 de fev. 2021.
KLEIN, H. Medicina transfusional. Disponível em: <http://www.medicinanet.com.br/m/conteudos/acp medicine/5283/medicina_transfusional_%E2%80%93_harvey_g_klein.htm>. Acesso em: 03 de fev. 2021.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Monica Camargo Sopelete, Professor(a) do Magistério Superior, em 31/08/2022, às 18:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3882324 e o código CRC 2050B262. |
Referência: Processo nº 23117.061974/2022-71 | SEI nº 3882324 |