UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Biomédicas

Av. Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: 34 3225-8482 - Bloco 2B - Sala 2B221
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Imunologia

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Biomédicas (ICBIM)

Código:

GBD017

Período/Série:

3o

Turma:

B

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

45

Total:

90

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Mônica Camargo Sopelete

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

O componente curricular GBD017 tem um total de 90 horas, o que equivale a 108 horas-aulas (cada hora-aula tem 50 minutos).

No período 2022/1, o componente curricular será desenvolvido em 6 horas/aula por semana e em 17 semanas de aula, previstas na Resolução CONGRAD/UFU n° 56/2022, a carga horária será de: 6 x 50 min = 300 min/semana, o que equivale a 5 horas por semana.

 

Ano/Semestre 2022/1 com início dia 26 de setembro de 2022 e término em 06 de fevereiro de 2023, segundo RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 56/2022 e outras normativas e resoluções, citadas abaixo:

- Docente e estudantes devem atender ao Protocolo de Biossegurança da Universidade Federal de Uberlândia e aos Protocolos Internos de Biossegurança - PIBs das Unidades Acadêmicas e órgãos administrativos, que deverão ser atualizados conforme recomendações das autoridades sanitárias, segundo consta no Artigo 1 da RESOLUÇÃO CONSUN Nº 30, de 07 de março de 2022.

- Docente e estudantes devem atender à PORTARIA REITO Nº 287, de 03 de março de 2022  que dispõe sobre os procedimentos a serem adotados para comprovação do esquema vacinal contra a Covid-19 e do acesso aos campi e aos espaços físicos no âmbito da UFU.

- Ao se matricular na disciplina, o(a) discente declara-se ciente das normas estabelecidas nesse plano e na Resolução CONGRAD Nº 46/2022.

- A Recuperação da Aprendizagem do componente curricular se dará seguindo Normas Gerais de Graduação (Resolução CONGRAD Nº 46/2022), Art. 141.

- Os estudantes estão sujeitos às penalidades expostas no Regimento Geral da UFU (http://www.ufu.br/documentos/legislacao/Regimento_Geral_da_UFU.pdf) em caso de fraudes ou comportamento fraudulento, observado o Art. 196, do capítulo III do regime disciplinar.

- O professor não autoriza a gravação e divulgação/compartilhamento de suas aulas, e mesmo frações, ou qualquer forma de reprodução das mesmas.

 

EMENTA

Organização e hierarquização do sistema imunológico. Imunologia aplicada: métodos imunológicos de diagnóstico in vitro e in vivo, produção de vacinas e outros métodos de imunoprofilaxia. Imunopatologia: resposta imune anti-infecciosa, imunologia dos tumores, rejeição de alotransplantes e auto-imunidade. 

JUSTIFICATIVA

O componente curricular Imunologia (GBD017), no curso de graduação em Biomedicina, pauta-se nas competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento profissional do Biomédico. Pretende-se sensibilizar e capacitar o acadêmico de Biomedicina em transformar ativamente seu conhecimento, relativo aos processos fisiológicos e fisiopatológicos associados ao sistema imune dos seres humanos, nas diversas fases da vida (gestação, nascimento, crescimento, vida adulta e envelhecimento). E assim, proporcionar ao futuro profissional atitudes transformadoras, olhar crítico e de respeito aos processos de saúde-doença, às pessoas, comunidades e populações.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Adquirir noções básicas sobre mecanismos imunológicos básicos e os princípios de imunopatologia, suas aplicações em pesquisa básica e em laboratório clínico com finalidade diagnóstica, terapêutica e profilática. 

Objetivos Específicos:

Conhecer e entender os principais eventos e princípios que estão envolvidos nos processos e mecanismos imunes fisiológicos e patológicos, suas aplicações em pesquisa básica e em laboratório clínico com finalidade diagnóstica, terapêutica e profilática. 

Conhecer e entender os mecanismos imunes presentes nas doenças que incidem nas diversas fases de vida, da infância à velhice.

Conhecer e entender os mecanismos de ativação e regulação do sistema imune e suas interações com outros sistemas biológicos, particularmente os sistemas endócrino e nervoso. 

 

PROGRAMA

A. Mecanismos imunológicos básicos:

     1. Sistema linfoide: órgãos e células.

     2. Antígenos e anticorpos. Superfamília das imunoglobulinas.

     3. Complexo principal de histocompabilidade (MHC/HLA). Apresentação de antígenos.

     4. Imunidade Inata; Sistema Complemento. Inflamação.

     5. Mecanismos de resposta imune humoral: células, funções e produtos.

     6. Mecanismos de resposta imune celular: células, funções e produtos. Regulação da resposta imune e Tolerância Imunológica.

     7. Imunidade de mucosas. Imunidade na gestação e lactação.

 

B. Princípios de imunopatologia:

     1. Hipersensibilidade Imediata e Tardia: reações de hipersensibilidade tipos I, II, III e IV.

     2. Mecanismos de autoimunidade: doenças autoimunes.

     3. Imunologia dos transplantes; Transfusão sanguínea.

     4. Imunologia dos tumores.

     5. Mecanismos imunológicos na relação parasita-hospedeiro. Imunidade a microrganismos.

     6. Imunodeficiências primárias e secundárias.

     7. Métodos imunológicos de diagnóstico: imunoensaios, diagnóstico por imagem e indicação. 

 

c. Imunoprofilaxia e Imunoterapia:

     1. Vacinas e Imunização: princípios, composição e Programa Nacional de Imunizações (PNI); CRIE e imunobiológicos especiais.

     2. Soros: princípios da soroterapia; tipos de soros sanguíneos: normais e hiperimunes, homólogos e heterólogos, antinfecciosos e antiofídicos.

     3. Anticorpos monoclonais: imunoterapia e diagnóstico.

 

METODOLOGIA

ATIVIDADES PRESENCIAIS:

As atividades presenciais (6 horas/aula por semana) serão realizadas nas segundas-feiras Segunda-feira - 14h00 - 16h50 (Teórica), Segunda-feira - 16h50 - 17h40 (Prática) e Quarta-feira - 08h00- 09h40 (Prática), conduzidas pelo docente responsável em sala de aula no Campus Umuarama, sendo que nas 17 semanas previstas, contabilizar-se-ão  h/a no total. As aulas presenciais iniciarão no horário previsto e haverá uma tolerância de 05 minutos para o início das atividades, com a averiguação da presença de forma oral e/ou escrita, em todas as aulas presenciais, podendo ocorrer inclusive em mais de um momento em um mesmo dia.

 

CARGA HORÁRIA:

O componente curricular GBD017 tem um total de 90 horas o que equivale a 108 horas-aulas (cada hora-aula tem 50 minutos). Em cada semana são ministradas 6 h/a e no período 2022/1 serão 17 semanas de aulas previstas no calendário acadêmico, constante na Resolução CONGRAD/UFU n° 56/2022, assim a carga horária será de:

- Total:  6h/a por semana x 50 min cada = 300 min/semana ou 5 horas por semana.

 

OBSERVAÇÃO: Os estudantes poderão desenvolver atividades suplementares de estudo, à livre demanda, individual ou em grupo. Essas atividades poderão ser realizadas nos dias e horários convenientes para os estudantes, na plataforma Microsoft Teams. Elas não serão avaliativas e nem mesmo serão computadas na carga horária do componente curricular.

 

ASSIDUIDADE ÀS ATIVIDADES (AULAS E AVALIAÇÕES) E APROVAÇÃO:

A assiduidade ao componente curricular GBD017 2022/1 será computada:

- Pela participação nas atividades presenciais, através do preenchimento do Diário Eletrônico do Professor, por averiguação da presença de forma oral e/ou por escrito.

 

Quanto à aprovação, será considerado aprovado em um componente curricular o estudante que obtiver frequência mínima de 75% e nota mínima de 60 pontos, segundo o Artigo n° 116 da RESOLUÇÃO CONGRAD Nº  46/2022.

 

AULAS E AVALIAÇÕES:

Aulas:

Avaliações Formativas e/ou somativas:

 

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO e APOIO AO ESTUDANTE:

- O atendimento presencial, individualizado ou em grupo, aos estudantes se dará semanalmente, cujo dia e horário, serão acordados com os estudantes e disponibilizado previamente pelo docente, contando com a colaboração de monitore(s).

- O atendimento on-line poderá se dar pelo M. Teams, por meio de Chat ou por e-mail institucional (monica.sopelete@ufu.br). O docente se compromete a entrar pelo menos uma vez ao dia, de segunda à sexta-feira, para responder aos questionamentos, dúvidas, críticas e sugestões enviados pelos estudantes.

Obs.: Está prevista a participação de monitore(s) para auxiliar no desenvolvimento do componente curricular, de forma presencial.

 

ACESSO À BIBLIOGRAFIA:

Todo o material bibliográfico básico e complementar, bem como instrucional está disponível nas Bibliotecas da UFU e aqueles relativos à Imunologia e do Ministério da Saúde, como textos, videoaulas e vídeos institucionais e científicos, livres para uso educacional, estarão disponibilizados no formato pdf, link ou arquivo no M. TeamsNovos materiais bibliográficos serão adicionados à bibliografia da GBD017, conforme os acadêmicos socializem suas melhores escolhas, levando em consideração os diversos estilos e estratégias de estudo e aprendizagem. 

 

Acesso a bibliografia suplementar (não fornecido pelo docente) de qualidade pode ser realizado pelo Portal de Periódicos Capes, que disponibiliza livros, e-books, enciclopédias e acervo de diversos periódicos científicos. Para isso o acadêmico, precisará estar conectado à internet e acessar a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), pelo site https://www.bibliotecas.ufu.br/servicos/acesso-remoto-portal-capes-cafe, utilizando para fazer o log in, seu e-mail institucional.

 

CRONOGRAMA

O cronograma abaixo (Quadro 1) apresenta o planejamento das atividades presenciais da GBD017 2022/1.

 

Quadro 1. Descrição das atividades síncronas, de acordo com o proposto pela Resolução 25/2020 do CONGRAD/UFU.

 

Data

Atividades (aulas e avaliações): Segundas-feiras das 14h00 às 17h40 e Quartas-feiras das 8h00 às 9h40

     

Docente responsável

26/09 e 28/09

Dispensa dos estudantes para a recepção dos ingressos

 

Mônica Camargo Sopelete

03/10 e 05/10

03/10:

Apresentação da Disciplina GBD017 e do plano de ensino

Introdução à Imunologia

 

05/10:

Aprovação do plano de ensino da GBD017

Órgãos e células do Sistema Imune (laboratório 2B 130). Aprovação CEUA

Mônica Camargo Sopelete

10/10 e 12/10 (feriado)

 

10/10:

Antígenos e Anticorpos  

Interações antígeno-anticorpo Isolamento de imunoglobulinas (laboratório 2B 130)

 

12/10:

FERIADO

 

Mônica Camargo Sopelete

17/10 e 19/10

17/10: 

Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC)

Moléculas apresentadoras de antígenos

Processamento de antígenos e apresentação de peptídeos antigênicos aos linfócitos T

 

19/10: 

Avaliação somativa e formativa e individual (Avaliação 1):

Conteúdos: Introdução ao SI, Órgãos tecidos e células do SI, Antígeno e Anticorpo, MHC e Apresentação/Processamento de Antígenos

Valor total: 25,0 pontos

Mônica Camargo Sopelete

Semana 5 

 

24/10 e 26/10

 

24/10:

Mecanismos da resposta imune celular;  

Regulação da resposta imune celular e Tolerância imunológica

 

26/10:

Sensibilidade, Especificidade e Valores preditivos (laboratório 2B 130)

 

Mônica Camargo Sopelete

07/11 e 09/11

 

07/11:

Mecanismos da resposta imune humoral;  

Regulação da resposta imune humoral e Tolerância imunológica

 

09/11:

Imunidade Inata e inflamação

 

Mônica Camargo Sopelete

14/11 e 16/11

14/11: 

Sistema complemento

Cálculos de diluição simples e seriada (laboratório 2B 130)

 

16/11: Avaliação somativa e formativa e individual (Avaliação 2 = Av2):

Conteúdos: RI Celular e tolerância do Linfócito T,  RI humoral e tolerância do Linfócito B, Imunidade Inata e Sistema Complemento, sensibilidade, especificidade e valores preditivos, cálculos de diluição

Valor total: 25,0 pontos

Mônica Camargo Sopelete

21/11 e 23/11

21/11:

Imunologia da gestação e lactação

 

23/11:

Hemólise pela ativação do sistema complemento (laboratório 2B 130). Aprovação CEUA

 

Mônica Camargo Sopelete

28/11 e 30/11

 

28/11:

Reações de Hipersensibilidade 

 

30/11:

Testes cutâneos de puntura para diagnóstico in vivo da alergia (laboratório 2B 130)

 

Mônica Camargo Sopelete

05/12 e 07/12

 

05/12:

Doenças autoimunes

 

07/12:

Doenças autoimunes: Peer instruction na forma de World Cafe (laboratório 2B 130)

 

Mônica Camargo Sopelete

12/12 e 14/12

12/12: 

Resposta imune aos transplantes

Tipagem ABO/Rh: testes de aglutinação (laboratório 2B 130)

 

14/12:

Avaliação somativa e formativa e individual (Avaliação 3 = Av3):

Conteúdos:  Imunologia da gestação e lactação, Reações de hipersensibilidade, Doenças autoimunes, RI a transplantes, testes cutâneos de alergia e testes de aglutinação

Valor total: 25,0 pontos 

Mônica Camargo Sopelete

19/12 (reposição de aulas de sextas-feiras em todos os campi) e

21/12

19/12:

NÃO TERÁ AULA DE IMUNOLOGIA

 

21/12:

Sala de aula invertida inicial: auto estudo Imunidade a Microrganismos e Imunoprofilaxia (laboratório 2B 130)

Mônica Camargo Sopelete

04/01

04/01:

Sala de aula invertida final: TBL (individual - grupo - individual) e Branstorm: Imunidade a Microrganismos e Imunoprofilaxia

Pontos extra: 5,0 pontos (2 individual, 1 em grupo e 2 individual)

Mônica Camargo Sopelete

09/01 e 11/01

09/01:

Resposta imune aos tumores

 

11/01:

ELISA: Princípios e tipos (laboratório 2B 130)

Mônica Camargo Sopelete

16/01 e 18/01

16/01 

Imunodeficiências

 

18/01:

ELISA HIV/AIDS (laboratório 2B 130)

Mônica Camargo Sopelete

23/01 e 25/01

23/01:

Anticorpos monoclonais

Rotação por estações: anticorpos monoclonais em imunoensaios e na prática clínica  


25/01: 

Anticorpos monoclonais: discussão de protocolo. 

Mapa conceitual: em grupo, com pontos extras

Pontos extras: 3,0 pontos (critérios/rubrica disponibilizados previamente)

 

 

Mônica Camargo Sopelete

30/01 e 01/02

30/01:

Avaliação somativa e formativa e individual (Avaliação 4 = Av4):

Conteúdos: 

Valor total: 25,0 pontos

 

01/02:​

Revisão de Imunologia: Mapa conceitual, em grupo e com pontos extras: atividade opcional

Pontos extras: 5,0 pontos (critérios/rubrica disponibilizados previamente)

 

 

Mônica Camargo Sopelete

02/02 (reposição de aulas de quartas-feiras em todos os campi) e  06/02

02/02:

Recuperação da Aprendizagem: RA1 e/ou RA2 e/ou RA3 e/ou RA4

 

06/02:

Vista de notas e faltas finais; Avaliação oficial do componente curricular pelos estudante

 

 

Mônica Camargo Sopelete

 

AVALIAÇÃO

O componente GBD017 2022/1 constará com atividades avaliativas formativas e/ou somativas conforme Quadro 2, apresentado abaixo.  

As avaliações somativas e formativas na forma de Questionários, conterão questões de múltipla escolha e dissertativas. Serão importantes como verificação e reforço no conhecimento de tópicos da Imunologia Básica e Clínica.

a) Datas e horários da avaliação: Quadro 2.

b) Critérios para a realização e correção das avaliações: estarão disponíveis no ambiente no Microsoft Teams para consulta prévia. Serão observados os seguintes critérios de correção:

- Redação: coesão e coerência das respostas e adequação à norma padrão da língua portuguesa.

- Conteúdo: apresentação das respostas segundo fundamentação teórica abordada na disciplina.

Observação: Os (a) discentes estão sujeitos às penalidades expostas no Regimento Geral da UFU (http://www.ufu.br/documentos/legislacao/Regimento_Geral_da_UFU.pdf) em caso de fraudes ou comportamento fraudulento, observado o Art. 196, do capítulo III do regime disciplinar.

Todas as notas das avaliações formativas e somativas serão publicadas no M. Teams/Arquivos, pasta com documentos oficiais e/ou em postagens. 

 

Assim, quanto as avaliações pontuadas:  Avaliações somativas e formativas individuais = 25,0 pontos x 4 (avaliações)        Total = 100 pontos       

                                                                         Avaliação opcional (revisão + mapa conceitual) = 5,0 pontos (extras)

                                                                         Avaliações formativas individuais e em grupo extras (TBL e mapa conceitual) = 8,0 pontos                             

 

RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM (RA):  Os estudantes que não obtiveram 60,0 pontos ao final do período poderão recuperar a aprendizagem do conteúdo e a pontuação referente as Av1, Av2, Av3 e/ou Av4 que obtiveram rendimento menor do que a média nesses instrumentos. Essas avaliações de recuperação (RA1, RA2, RA3 e R4) englobarão os conteúdos programados respectivos à Av1, Av2, Av3 e Av4. Assim, o estudante poderá fazer todas as RA, três, duas ou somente uma, conforme seu rendimento. O estudante terá acesso aos pdf das aulas pelo M. Teams referente ao conteúdo da recuperação, além de plantão de dúvidas junto ao docente, em horário a combinar. 

A avaliação da recuperação da aprendizagem será presencial e individual, ao final do período letivo.

 

Quadro 2. Descrição das atividades avaliativas, seus respectivos dias, duração e valores.

Data

Atividades avaliativas

                  Tipo de atividade

               Duração

   Valor (pontos)

19/10

Avaliação formativa e somativa individual (Avaliação 1)

                        Individual

                90 min

            25,0

16/11

Avaliação formativa e somativa individual (Avaliação 2)

                        Individual

                90 min

            25,0

14/12

Avaliação formativa e somativa individual (Avaliação 3)

                        Individual

                90 min

            25,0

30/01

Avaliação formativa e somativa individual (Avaliação 4)

                        Individual

                90 min

            25,0

Total 

 

 

 

          100,0

04/01

TBL 

             Individual - Grupo - Individual

                90 min

       5,0 (extras)

25/01

Mapa conceitual

                            Grupo

                90 min

       3,0 (extras)

01/02

Mapa conceitual

                            Grupo

                90 min

       5,0 (extras)

Total extras

 

 

 

      13,0 (extras)

02/02

Recuperação da Aprendizagem: RA1 e/ou RA2 e/ou RA3 e/ou RA4

                        Individual

 menor ou igual a 200 min

            variável

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H.; PILLAI, S. Imunologia celular e molecular. 8a Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 536 p. : il.

 

CRUVINEL, W. de M. et al. Sistema imunitário: Parte I. Fundamentos da imunidade inata com ênfase nos mecanismos moleculares e celulares da resposta inflamatória. Rev. Bras. Reumatol., São Paulo, v. 50, n. 4, p. 434-447, Aug. 2010. Disponível em: <http://doi.org/10.1590/S0482- 50042010000400008>. Acesso em: 03 de fev. 2021.

 

EUROPEAN FEDERATION OF IMMUNOLOGICAL SOCIETIES. O Seu Incrível Sistema Imune. Como ele protege seu corpo - 4a edição - 2015. DOI: 10.13140/RG.2.1.3874.960. Disponível em: <http://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4563270/mod_resource/content/1/ Incrivel%20sistema%20imune.pdf>. Acesso em: 08 de fev. 2021.

 

HUNT, R. Microbiologia e Imunologia online. Disponível em:<http://www.microbiologybook.org/Portuguese/intro- port.htm>. Acesso em: 03 de fev. 2021.

 

MACHADO, P. R. L. et al . Mecanismos de resposta imune às infecções. An. Bras. Dermatol., Rio de Janeiro , v. 79, n. 6, p. 647-662, Dec. 2004. Disponível em: <http://doi.org/10.1590/S0365- 05962004000600002>. Acesso em: 03 Fev. 2021.

 

MESQUITA JUNIOR, D. et al. Sistema imunitário - parte II: fundamentos da resposta imunológica mediada por linfócitos T e B. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2010, v. 50, n.5, pp. 552-580. ISSN 0482-5004. Disponível em: <http://doi.org/10.1590/S0482- 50042010000500008>. Acesso em: 08 fev. 2021.

 

SANTOS, C. B. Imunologia III - Guerra R.A.T (organizador). Disponível em: <http://portal.virtual.ufpb.br/biologia/novo_site/Biblioteca/Livro_5/2-Imunologia.pdf>. Acesso em: 04 de fev. 2021.

 

SOUZA, A. W. S. de et al. Sistema imunitário: parte III. O delicado equilíbrio do sistema imunológico entre os pólos de tolerância e autoimunidade. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2010, v. 50, n. 6, pp. 665-679. ISSN 0482-5004. Disponível em: <http://doi.org/10.1590/S0482-50042010000600007>. Acesso em: 08 fev. 2021.

Complementar

BAHIA. Secretaria da Saúde. Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde. Manual de boas práticas em imunização no contexto da pandemia COVID-19 no Estado da Bahia / Secretaria da Saúde. Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa). – Salvador: SESAB, 2020. Disponível em:<http://www.saude.ba.gov.br/wp- content/uploads/2020/11/MANUAL-DE-BOAS-PRATICAS-DE-IMUNIZACAO.pdf.>. Acesso em: 03 de fev. 2021.

 

BLOG DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA (SBI). Disponível em: <http://blogdasbi.blogspot.com>. Acesso em: 03 de fev. 2021.

 

BMJ. Best Practice. Kwashiokor. Disponível em:<hps://bestpracce.bmj.com/topics/pt-br/1022>. Acesso em: 03 de fev. 2021.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, 2014. 176 p. : il. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf>. Acesso em: 03 de fev. 2021.

 

BRASIL.  Ministério da Saúde. PROTOCOLOS CLINICOS E " DIRETRIZES TERAPEUTICAS Volume I. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolos_clinicos_diretrizes_terapeuticas_v1.pdf>. Acesso em: 03 de fev. 2021.

 

DELVES, P. J. Overview of the Immune System. Disponível em: <http://www.merckmanuals.com/professional/immunology-allergic-disorders/biology-of-the-immune- system/overview-of-the-immune-system.>. Acesso em: 03 fev .2020.

 

FRANK, S. A. Immunology and Evolution of Infectious Disease. Princeton (NJ): Princeton University Press; 2002. Disponível em <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK2396/#A23>. Acesso em: 03 de fev. 2021.

 

KLEIN, H. Medicina transfusional. Disponível em: <http://www.medicinanet.com.br/m/conteudos/acp medicine/5283/medicina_transfusional_%E2%80%93_harvey_g_klein.htm>. Acesso em: 03 de fev. 2021.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Monica Camargo Sopelete, Professor(a) do Magistério Superior, em 31/08/2022, às 18:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.061974/2022-71 SEI nº 3882324